Dicionário Bíblico Online

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:15,16

gnosticismo

Termo derivado do grego gnosis, conhecimento, e que designa um tipo de filosofia religiosa do segundo século da era cristã. No NT já há sinais de certos desvios doutrinários dos gnósticos. O gnosticismo era uma mistura de elementos judaicos, cristãos e pagãos com vistas a responder a duas perguntas: a) Como reconciliar a presença do mal num mundo criado por um Deus perfeito e bom? b) Como se prendeu o espírito à matéria, que é má, e como libertá-lo? A primeira questão era resolvida assim: Deus criou uma série de seres que foram se tornando imperfeitos (DEMIURGOS), e um deles criou o mundo com seus males. A segunda questão era resolvida ou por uma vida ASCÉTICA (#Cl 2.21-23; 1Tm 4.3) ou por uma vida de LIBERTINAGEM (#2Tm 3.2-7; Tt 1.16; 2Pe 2.12-22; Jd 1.4,8). Para os gnósticos o corpo de Jesus não era real: era um fantasma (#1Jo 2.23; 4.2-3). E a salvação não era pela fé, mas pelo conhecimento (#1Co 13.2; 1Tm 6.20).

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.