Ferramentas Auxiliares (Casa do Senhor) | Rádio Web Online | Dicionário Bíblico Online

Guardar o Coração

 

GUARDAR O CORAÇÃO 

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". (PV. 4:23) "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (LC 6:45)

"Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (MT 15:19)

"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios" (MC 7:21)

"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (RM 1:21)

"Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus" (RM 2:5)

"E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim" (MC 7:6)
"Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos." (HB 3:10)

"Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito" (AT 7:39)

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento." (MT 22:37)

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (MT 6:21)
"E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança." (LC 8:15)

"E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade." (AT 13:22)

"O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;" (AT 11:23)

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (TG 1:8)
"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1PE 1:22)

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," (HB 10:22)

"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (RM 10:9)

"Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (RM 10:10)
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2TM 2:22)

"Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo." (HB 3:12)

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (HB 4:12)

"Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1PE 3:4)

O Senhor tem me impressionado com o primeiro versículo: “Sobretudo o que se deve guardar...”.
Tenho pensado que, nesse tempo em que vivo, preciso, mais do que nunca, guardar meu coração. Sobre ele, e contra ele, vem ataques dos mais variados. Percebi que, em alguns momentos, eu fraquejei e permiti que o meu coração fosse atingido por dardos.

Por causa disso, e através da ferida aberta, a vida, a energia, se esvaiu e me vi lutando, sem forças, para me colocar de pé novamente. Não fosse o Senhor que esteve ao meu lado, há muito eu teria morrido. Tudo por que não protegi o meu coração nos momentos de ataques.

Normalmente, sou uma pessoa que gosta de guardar coisas, isto é, mesmo coisas que não vou precisar não gosto de jogar fora, pois me parece que, em algum momento vou precisar delas novamente. Livros, cadernos, agendas, parafusos, chaves, etc., são algumas das coisas que guardo. O Senhor me falou nesses dias: - Guarda o teu coração!

Tenho procurado saber de que devo guardar meu coração. Vi que existem coisas que andam perigosamente próximas do meu coração e podem atingi-lo com muita facilidade, pois são coisas que nos assediam constantemente. Não sei se é o caso de algum de vocês, meus caros amigos, mas, na dúvida, guardem seus corações dessas coisas:

GUARDE O CORAÇÃO DA AVAREZA

Avareza é a incapacidade de dividir, de compartilhar algum bem ou algum dom. É quando se retém algo que serviria para o bem de outrem. É quando eu guardo algo de valor, porque pode ser que me faça falta no futuro. Dependo, de alguma maneira, daquilo e, ao retê-lo, tenho uma certa confiança e descanso. Isso é o que se sente pelo dinheiro. Um apego, uma má vontade em me desfazer dele em favor de outra pessoa, pois no futuro imediato ou longínquo posso precisar.

A avareza foi chamada de idolatria, também por causa daquilo que os bens produzem em nós, em termos de consolo e conforto em relação ao futuro.

"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" (CL 3:5) (MC 7:22; LC 12:15; RM 1:29; 2CO 9:5; EF 5:3; CL 3:5; 1TS 2:5; HB 13:5; 2PE 2:3; 2PE 2:14)

GUARDE O CORAÇÃO DA IMPUREZA 

Tudo aquilo que não é puro, deve ser confessado e abandonado. Podemos estar sujos sem perceber, pois fomos nos sujando aos poucos. Às vezes, vou sair de casa e a Irani, minha querida esposa, diz: "- Você deve trocar essa roupa por que está suja!" Eu andei com aquela roupa em diversos lugares e não percebi!

Precisamos nos guardar de toda forma de sujeira. O mundo em que vivemos é sujo. É imundo mesmo. Ao tocar em pessoas e coisas, somos impregnados pelo pó e as manchas que estão por aí. Somos contagiados em nossa maneira de viver, no reagir, pensar, falar, vestir, comprar, vender. Somos influenciados, principalmente, através daquilo que ouvimos e vemos. A Bíblia nos diz que a Fé vem pelo OUVIR e o OUVIR pela Palavra.

Também fala que os nossos olhos são a lâmpada do nosso corpo (MT 6:22; MT 6:23).
Quanta coisa vem, há anos, pelos olhos! No livro de Jó, capítulo 31:1-9, temos em detalhes o caminho para o pecado do adultério. Ele fala de fixar os olhos em uma donzela (olhar e depois continuar olhando), fala de o coração seguir os olhos, depois, dos pés seguir o coração, e de andar à espreita, esperando o momento de pecar.

Temos duas portas de entrada que são: os olhos e os ouvidos. Através dessas portas, o material coletado vai para a mente para ser processado e, se não cuidarmos, vai para o coração.
Nesse texto de Jó é assim. As coisas que presenciamos, que ouvimos, permanecem por um tempo na mente. Se tivermos um bom filtro funcionando, elas não chegarão ao coração. Esse filtro é a nossa consciência, num primeiro momento, depois aquilo que sabemos de Deus (os princípios que recebemos e armazenamos em nosso espírito), depois da consciência, e a própria voz do Espírito Santo.

Lembremo-nos que, "somente subirá ao santuário do Senhor aquele que tem as mãos limpas e o coração puro", que "sem santificação ninguém verá a Deus".   Então, de repente, passo por uma situação desagradável, ouço ou recebo algo, e, ao invés de perdoar, relevar, passar por cima, sem considerar como algo importante, penso e medito naquilo sem colocar diante de Deus.

Aquele simples pensamento passa a ser uma fonte de mágoa, que se transforma em amargura com raízes que geram frutos e contaminam o ambiente e as pessoas ao meu redor. Depois disso estabelece-se uma fortaleza no meu interior, na qual me isolo, e de onde olho desconfiado para todas as pessoas. Tudo porque, não me guardei de sentir de novo. De refletir nos fatos sem a cobertura do Espírito Santo. O santo remédio para isso é chamado na bíblia de perdão.

Devo me armar, enquanto estiver vivendo em congregação formada por gente, de um coração perdoador que me fará perdoar antecipadamente as faltas dos irmãos (se houverem, pois algumas delas são somente a minha interpretação das coisas).

Não posso permitir que os meus passos sigam o meu coração contaminado pela mágoa, embriagado pelas riquezas desse mundo, corrompido pela imundície do pecado, enganado pela falsa doutrina, soberbo por aquilo que pensa que sabe, altivo por aquilo que acha que tem.

Preciso trazer o meu coração diante do Pai das luzes e, diante dele dizer:

- Senhor, tu sabes que tenho o coração perfeito diante de Ti!

Preciso guardar o meu coração, livre e incontaminado, diante desse mundo louco e pervertido. Ele não deve ser produtor de invejas, maledicências, homicídios, enganos, fraudes, etc.


Este estudo foi visualizado 35484 vez(es)

Ir para o Portal Casa do Senhor - Clique Aqui

Estudos Bíblicos

Copyright(c) 2003-2012. Ministério Internacional Casa do Senhor. Todos os direitos reservados.
Rádio Web Nova Vida - www.casadosenhor.com.br | www.casadosenhor.com | www.casadosenhor.pt