Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

O Que É Aceitar JESUS

O Que É Aceitar JESUS
Leitura estimada 8 min

 

ACEITAR JESUS! O QUE É?

"...Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7)
 

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3)

 

Definição de aceitar (minidicionário Aurélio, 1993) = 1. Consentir em receber (coisa oferecida ou dada). 2. Concordar com. 3. Ter como bom ou certo. 4. Assentir em algo. 5. Consentir em receber coisa oferecida ou dada.

Neste estudo veremos o que é aceitar Jesus como Senhor e Salvador , o que preciso fazer, e quais as conseqüências da vida cristã:
 

Leia e medite sobre João 3:1-15:

"E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
 

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?                                                                                                                                                                                                  

Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.


E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Nicodemos (cf João 3:1) era um homem muito sábio que entendia muito a Palavra de Deus, tanto que ele era um dos principais entre os judeus. Porém, Nicodemos, sabendo que Cristo era da parte de Deus foi ter com Ele à noite (pois tinha vergonha de ser visto). E Cristo lhe disse que ele deveria nascer de novo. Nicodemos não entendeu. Então Jesus lhe disse que ele deveria nascer no espírito.

É evidente que uma pessoa não pode gerar-se por si só. Assim também é no espírito. Pelas nossas forças ou esforços não podemos nascer de novo. Precisamos de alguém que nos gere no espírito, a saber, Jesus Cristo, o Espírito que dá vida. Logo, conclui-se que sem Jesus nem eu nem qualquer criatura pode entrar no reino de Deus.

Cristo quer que toda criatura nasça de novo (para que dela sejam retirados todos os seus pecados e também para ela receber a natureza divina), pois Jesus veio ao mundo para trazer vida (João 10:10: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". e João 10:7: "Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.").

Cristo AMA a toda criatura, independente de pecadora ou não (cf. João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." e Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.").

Mas, como em todo filme ‘bonitinho’ tem que ter sempre um problema para tudo transcorrer como desejamos; também há este problema, que é nós mesmos.

Para o homem ser regenerado ele precisa:

1. consentir em receber a Cristo (cf. João 1:12 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome");
2. concordar com Cristo (ou seja, permanecer nEle, cf. João 15:6 "Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem."),
3. ter como bom ou certo  [algo que temos como bom ou certo, é aquilo que cremos], e se realmente cremos, não seremos confundidos (Romanos 10:11: "Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.")
4. assentir em algo (assentir é dizer: Sim! )
5. consentir em receber coisa oferecida ou dada (esta coisa oferecida ou dada é o perdão dos pecados pela morte na cruz , esta coisa que é oferecida ou dada também é a vida eterna (cf. João 6:40: "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."; I Pedro 2:24: "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."; I João 3:9: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.").

Já entendeste onde entra esta história de:

"ACEITAR A  CRISTO"?                                                                                                                                  

Se não entendeu agora te explico:

Deus quer regenerar toda criatura (nascer de novo no espírito); só que é sabido que Deus não obriga nada a ninguém - pois seu amor é verdadeiro e não compulsório.

Aceitar a Cristo é dizer: Sim à obra de Deus (João 6:29: "Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou."); é o início de toda caminhada de um cristão.

Logo após aceitarmos a Cristo como nosso SENHOR E SALVADOR somos regenerados.
E com esta regeneração - que é feita por Deus - temos como certo em nossa vida o perdão dos pecados e por conseqüência a certeza da salvação.

Este novo nascimento no espírito só pode haver se fizermos uma ENTREGA TOTAL DE NOSSA VIDA NAS MÃOS DE CRISTO (pois Ele, por amor a nós, doou a Sua vida primeiro cf. I João 4:19: "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.").

Aceitar a Cristo é um passo que qualquer pessoa pode fazer por meio da fé, porém há muitas barreiras que são colocadas na vida da pessoa como: medo de Deus, timidez, egocentrismo, soberba (orgulho), medo de pressões da turma, medo de ser infeliz, e aí vai...

Ressalto que, fui transformado por Cristo depois que O aceitei como meu Senhor e Salvador e não antes.

Portanto, entrei em uma igreja completamente alheio e alienado de Deus; mas eu disse sim! a obra Dele e Ele me regenerou.

DEUS pode e quer  fazer a mesma obra na tua vida!

Tu só precisa consentir que Ele o faça, você só precisa crer. A conseqüência de não aceitar a Cristo você deve saber. (I João 5:12) "aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho não tem a vida."

Há três passos básicos a se tomar para aceitar a Cristo como Senhor e Salvador:

1. Reconhecer que é pecador afastado de Deus e que Cristo o Filho de Deus veio em carne para nos salvar. Ele morreu, ressuscitou e voltou para a presença de Deus Pai.

2. Arrepender-se dos seus pecados em confissão diante de Deus.

II Pedro 3:9 "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.") e (Atos 3:19 "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,").

3. Aceitar Cristo na sua vida, deixando Ele ser o SENHOR (e Salvador).

João 1:12 "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"

Romanos 10:9-13: "9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
 12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
"



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.