Ande com os Sábios

 
ANDE COM OS SÁBIOS
 

"Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição." (Provérbios 13:20)

SABEDORIA: capacidade de fazer julgamentos acertados e seguir o melhor curso de ação, baseado no conhecimento e na compreensão da situação. (Dicionário ilustrado da Bíblia)

O antigo ditado popular “uma maçã podre estraga o cesto” é freqüentemente aplicado às amizades, e com razão.
 
Nossos amigos e colegas nos afetam; às vezes profundamente. Seja cuidadoso ao escolher seus companheiros mais chegados. Passe seu tempo com as pessoas com quem deseja se parecer, porque você e seus amigos certamente parecerão uns com os outros.

A BÍBLIA É O LIVRO POR EXCELÊNCIA
 
No texto bíblico acima, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se ao invés disso tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior.

Muitas vezes temos visto jovens com um futuro promissor, colocando tudo a perder, em função das pessoas que escolheram para ser seus amigos.
 
Não raras vezes, já na adolescência, pessoas que foram criadas e educadas em lares estruturados, tendo pais que vivem uma vida equilibrada e que lhes deram todas as oportunidades para serem pessoas de bem e respeitáveis, acabam se enveredando pelo caminho das drogas, prostituição, roubo, corrupção e até mesmo assassinatos.
 
SITUAÇÕES ESSAS CRIADAS EM FUNÇÃO DO GRUPO DE PESSOAS QUE ESTÁ AO SEU REDOR
 
Muitas das vezes, a situação se torna tão crítica, que jamais conseguirão sair do quebra cabeça diabólico em que se meteram.

Feliz aquele que consegue rebater os convites (As “Bandejas”) vindos de pessoas que querem levar uma vida fácil e cheia de prazeres efêmeros.
 
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:1-3)
 
BEM-AVENTURADO AQUELE QUE É CRITERIOSO AO ESCOLHER AS PESSOAS COM AS QUAIS ESTARÁ SE RELACIONANDO
 
Quem anda dentro deste padrão, terá sem dúvida alguma, inúmeras oportunidades de conhecer e conviver com gente de ótimo caráter, que zela por um comportamento ético e moral.

O exercício da sabedoria, nos leva a tomar decisões acertadas em todas esferas da nossa vida, como por exemplo:
  • Casamento,
  • Profissão,
  • Realização de negócios equilibrados, onde a razão estará acima das emoções.
As decisões mais sábias que podemos tomar estão na área espiritual: a nossa tomada de posição, tendo Jesus como Senhor e Salvador de nossa alma, um pacto sério com Deus no sentido de lermos a sua Palavra, guardar em nosso coração e praticá-la.
 
A Palavra de Deus nos indicará com quais pessoas devemos ou não, andar.
 
Temos tudo para viver como sábios e isso só depende de nós, pois Deus preparou um excelente caminho para trilharmos.
 

Número de visualizações 226

arrow_upward
Pedido de Oração