Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

A Glória da Segunda Casa

A Glória da Segunda Casa
Leitura estimada 9 min


 

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

 

“Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela?” (Ageu 2:3)

Ciro rei da Pérsia, havia permitido que 50.000 judeus voltassem a Jerusalém sob a liderança do governador Zorobabel e o sumo sacerdote Josué. Durante o segundo ano de seu retorno, foram lançadas os alicerces do templo. A oposição dos samaritanos, porém, fez cessar a obra. Esta tarefa ficou paralisada por dezesseis anos. E, os judeus se tornaram espiritualmente fracos. Foi quando Deus enviou os profetas Ageu e Zacarias para encorajá-los.

1 – A casa do Senhor estava deserta:

“Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?” (Ageu 1:4)

Os judeus que voltaram do cativeiro estavam tão ocupados, com os próprios interesses, que passaram negligenciar a construção da casa de Deus. As suas casas estavam revestidas de madeira de cedro, enquanto o templo permanecia em ruínas. Ageu mostra-lhes que a obra de Deus tem que ter primazia. O Reino de Deus e as causas do Mestre precisam ter prioridade em nossa vida: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas   estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Jesus era zeloso pela casa e obra de Deus: "Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará." (João 2:17); -"Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra." (João 4:34); - "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (João 6:38) O que estabelecemos como prioridade, indica o amor que devotamos ao nosso Senhor.

2 – Semeastes muito e recolhestes pouco:

“Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor.

Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa.

Por isso o céu não vos dá o orvalho, e a terra não dá seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre as colinas, sobre o trigo e o mosto e o azeite, e sobre tudo o que a terra produz; como também sobre os homens e os animais, e sobre todo o seu trabalho.” (Ageu 1:6-11)

O povo de Deus perdera a sua bênção, pois estava vivendo apenas em função das próprias vantagens. Revelavam um mínimo interesse pelos alvos e propósitos divinos. Podemos esperar um declínio das bênçãos e da ajuda de Deus em nossa vida, se não estivermos envolvidos pela sua obra, tanto no lar quanto entre as nações.

3 – Ouviu a voz do Senhor:

“Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor.” (Ageu 1:12)

Os líderes e o povo reagiram positivamente à mensagem de Ageu. Obedeceram e temeram ao Senhor. Levaram a sério a Palavra de Deus. Recomeçaram de imediato a construção da casa do Senhor.

4 – Eu sou convosco:

Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor.” (Ageu 1:13)

Deus responde a obediência do seu povo, prometendo-lhe que estaria de seu lado. Fortaleceu-lhes a decisão, ajudou-os a levar adiante a obra: “Então ele me respondeu e disse para mim: Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel dizendo: Não é por força, não é pelo poder, mas pelo meu espírito, diz o Senhor dos Exércitos.” (Zacarias 4:6) Estar “Contigo” é a mais grandiosa promessa que o Senhor pode nos fazer: “E o Senhor lhe apareceu naquela noite, e disse: Eu sou o Deus de teu pai Abraão; não temas, porque estou contigo, e eu te abençoarei e multiplicarei tua descendência por causa de meu servo.” (Gênesis 26:24)

“E eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra; porque não te deixarei até que esteja cumprido aquilo de que te falei.” (Gênesis 28:15)

“E Ele disse: Eu estarei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito meu povo, servireis a Deus neste monte.” ( Êxodo 3:12)

“Ensinando-os a obedecer tudo o que eu vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:20)

5 – A glória da segunda casa:

“Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada em vossos olhos, comparada com aquela?” (Ageu 2:3)

Deus encoraja o povo com três promessas:

a. O próprio Deus estará com eles para garantir o cumprimento de todas as promessas (verso 4).

b. O espírito de Deus permanecerá entre o povo (verso 5).

c. A glória do último templo seria maior do que a do primeiro por causa da demonstração do poder de Deus que nele haverá (verso 9).

O ministério de Jesus e dos apóstolos aconteceu no segundo templo. Não é a beleza da estrutura que dá frutos no Reino de Deus. O que mais importa é a presença dos dons, ministérios e presença do poder do Espírito Santo em nosso meio. O Espírito Santo tem se manifestado em nosso meio, com poder?

6 – Perguntai, agora, aos sacerdotes:

“Ao vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Ageu, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Pergunta agora aos sacerdotes, acerca da lei, dizendo:

Se alguém levar na aba de suas vestes carne santa, e com a sua aba tocar no pão, ou no guisado, ou no vinho, ou no azeite, ou em qualquer outro mantimento, ficará este santificado? E os sacerdotes responderam: Não.

Então perguntou Ageu: Se alguém, que for contaminado pelo contato com o corpo morto, tocar nalguma destas coisas, ficará ela imunda? E os sacerdotes responderam: Ficará imunda. Ao que respondeu Ageu, dizendo: Assim é este povo, e assim é esta nação diante de mim, diz o Senhor; assim é toda a obra das suas mãos; e tudo o que ali oferecem imundo é.” (Ageu 2:10-14)

A influência corruptiva do pecado é contagiosa Morar na terra santa não torna ninguém santo. O pecado profana tudo o que povo faz, inclusive a adoração.

7 – Aplicai o vosso coração a isso, desde este dia em diante:

“Agora considerai o que acontece desde aquele dia. Antes que se lançasse pedra sobre pedra no templo do Senhor, quando alguém vinha a um montão de trigo de vinte medidas, havia somente dez; quando vinha ao lagar para tirar cinqüenta, havia somente vinte.

Eu vos feri com vento causticante, e com ferrugem, e com granizo, em todo o trabalho de vossas mãos; contudo não houve entre vós quem me desse atenção, diz o Senhor. Sede cautelosos de hoje em diante, fazei uma reflexão até o vigésimo quarto dia do mês nono, em que foi colocado o fundamento do templo do Senhor; considerai bem.

Está ainda semente no celeiro? A videira, a figueira, a romeira, e a oliveira ainda não dão os seus frutos? Desde este dia hei de vos abençoar.”  (Ageu 2:15-19)

Deus ordena ao povo que considere por que não fora ainda abençoado. A causa era a desobediência (Ageu 1:9-11). Agora as bençãos vinham a partir da decisão de edificar o templo (a obra). Deus faz com que tudo que empreendam tenha êxito. O favor de Deus, amor, e comunhão, vêm a medida que continuamos a buscá-lo e observar os seus mandamentos.

“Quem tem os meus mandamentos e os obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele. Disse então Judas (não o Iscariotes): Senhor, por que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Jesus respondeu: Se alguém me ama,guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada.” (João 14:21-23)

O Templo foi reiniciado no ano de 520 a.C e terminado no ano 516 a.C.

Concluímos que quando amamos a obra do Senhor e investimos os nossos recursos e trabalho, seremos ricamente abençoados.

As promessas de nosso Deus não falham. Deus é fiel!

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.