Dons Espirituais: Línguas - O Sinal Inicial

 

DONS ESPIRITUAIS: LÍNGUAS - O SINAL INICIAL

 

"E foram vistas por eles LÍNGUAS REPARTIDAS, como que DE FOGO, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e começaram a FALAR OUTRAS LÍNGUAS, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes CONCEDIA QUE FALASSEM." (Atos 2:3-4)

"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, CAIU O ESPÍRITO SANTO sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, ...maravilharam-se de que O DOM DO ESPÍRITO SANTO se derramasse também sobre os gentios. Pois OS OUVIAM FALAR EM LÍNGUAS, e engrandecendo a Deus." (Atos 10:44-46)

Em Marcos capítulo 16 verso 17 diz: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; FALARÃO NOVA LÍNGUAS."

 

O DOM DE LÍNGUAS É PARA A EDIFICAÇÃO ESPIRITUAL

"Pois O QUE FALA EM LÍNGUAS não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, E EM ESPÍRITO fala mistérios." (1 Coríntios 14:2)

"O que FALA EM OUTRA LÍNGUA edifica a si mesmo... E eu quero que TODOS FALEIS EM LÍNGUAS, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação." (1 Coríntios 14:4-5)

"Porque, SE EU ORAR EM OUTRA LÍNGUA, o MEU ESPÍRITO ORA de fato, mas a minha mente fica  infrutífera." (1 CORÍNTIOS 14:14)

"Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, ORANDO NO ESPÍRITO SANTO." (Judas 1:20)

"... E NÃO PROIBAIS FALAR EM LÍNGUAS." (1 Coríntios 14:39)

 

O DOM DE LÍNGUAS NOS LEMBRA DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO HABITANDO EM NÓS

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (João 14:16-17)

Orar e adorar continuamente a Deus em línguas nos ajuda a ser sempre conscientes da Sua Presença em nosso interior.

 

ORAR EM LÍNGUAS É ORAR EM HARMONIA COM A PERFEITA VONTADE DE DEUS

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo ESPÍRITO INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMÍVEIS. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos." (Romanos 8:26-27)

Um especialista na língua grega, disse que esse texto diz literalmente. “O Espírito Santo faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos em linguagem articulada”. Linguagem articulada significa nosso tipo de linguagem regular. Ele prossegue e destaca como o grego enfatiza que isso não somente inclui gemidos, que escapam dos nosso lábios em oração intensa, mas também o orar em outras línguas. Isso esta de acordo com o que Paulo disse em 1 CORÍNTIOS 14:14 - Porque, SE EU ORAR EM OUTRA LÍNGUA (língua estranha), o MEU ESPÍRITO ORA bem. Não se trata de algo que o Espírito faz separado de nós. Esses gemidos procedem de nosso interior e saem dos nossos lábios. O Espírito Santo não está fazendo nossas orações por nós. Ele foi enviado para habitar em nós como Auxiliador e Intercessor.

Orar em outras línguas é orar de acordo com a orientação do Espírito.

 

ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; E A OUTROA VARIEDADE DE LÍNGUA; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12:1-11)

"PROCURAI COM ZELO OS MELHORES DONS, e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (1 Coríntios 12:31)

ROMANOS 12:6- De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada...

1 CORÍNTIOS 12:28- A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? são todos mestres? Ou, operadores de milagres?

EFÉSIOS 4:11- E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.

EFÉSIOS 4:12-13- Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

 

VEMOS OS DONS ESPIRITUAIS SÃO INDISPENSÁVEIS

ATOS 10:38- Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com O ESPÍRITO SANTO E COM PODER; o qual ANDOU FAZENDO BEM, e CURANDO A TODOS OS OPRIMIDOS do diabo, porque Deus era com ele.

ATOS 1:8- Mas recebereis PODER ao DESCER sobre vós o ESPÍRITO SANTO, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

1 TESSALONICENSES 1:5 – O nosso evangelho NÃO foi a vós SOMENTE EM PALAVRAS, mas também em PODER, e no ESPÍRITO SANTO.

1 CORÍNTIOS 2:4 – A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do ESPÍRITO E DE PODER.

Paulo, falando sobre os sinais e os prodígios que Cristo operou por intermediário dele PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, testificou que o propósito dos discípulosde Jesus era  conduzir os gentios (os não convertidos) à obediência, através de palavras e de obras. ROMANOS 15:18-19 – Porque não ousarei falar nada, senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para conduzir os gentios a obediência, e em obras,PELO PODER DE SINAIS E MARAVILHAS E PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO... Assim...tenho DIVULGADO PLENAMENTE o EVANGELHO DE CRISTO.

JOÃO 14:12- Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

EFÉSIOS 4:8- Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu DONS aos homens.

COMO O SENHOR PROFETIZOU

JOEL 2:28– E há de ser que, DEPOIS DERRAMAREI O MEU ESPÍRITO SOBRE TODA A CARNE, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

1 CORÍNTIOS 1:5- Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento.

1 CORÍNTIOS 14:12-  Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

1 CORÍNTIOS 1:7- De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a  revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.

 1 CORÍNTIOS 14:1- Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Deixe-me esclarecer aqui que profetizar não é o mesmo que pregar. Se fossem a mesma coisa, não precisaríamos ter qualquer preparação para a pregação. No entanto, para pregar temos de estudar e preparar a mensagem. Paulo disse: Estude para apresentar-te a Deus aprovado(2 TImÓTEO 2:15).Não é preciso estudar para falar em outras línguas ou para interpretar. Nem é preciso estudar para profetizar. Essas coisas são inspiradas pelo ESPÍRITO SANTO. Evidentemente, quando alguém está pregando sob a inspiração do Espírito Santo e, subitamente, diz coisas que nunca pensou, isso é inspiração, e há um elemento de profecia envolvido.

Por isso o cristão tem que viver uma vida  de santificação e consagração. Para que seja Cheio do ESPÍRITO SANTO.

EFÉSIOS 1:3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo.

Vemos que através desses versículos o Senhor já nos outorgou, e nos afirma que já estamos abençoados e enriquecidos. Ele já nos deu dons, habilidade e autoridade, aos cristãos para desempenharem “o papel” como embaixadores de Cristo.

2 CORÍNTIOS 5:20- De sorte que somos embaixadores em NOME DE CRISTO, como se DEUS exortasse por nosso intermédio. EM NOME DE CRISTO, pois, rogamos, que vos reconcilieis com Deus.

MARCOS 16:17-18 - E ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

LUCAS 10:19- Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

O CONSOLADOR

ROMANOS 8:14- Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

ROMANOS 8:16-17- O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

1 JOÃO 4:4– [...] porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

JOÃO 16:13- Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

JOÃO 16:15- Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

O SENHOR CONFIRMA SUA PALAVRA COM SINAIS

ATOS 4:31- E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

ATOS 5:12- E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos...

ATOS 5:16- E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

MATEUS 22:29- Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

 

Número de visualizações 1339

arrow_upward
Pedido de Oração