Purificando as Vossas Almas Pelo Espírito na Obediência à Verdade

 

PURIFICANDO AS VOSSAS ALMAS PELO ESPÍRITO NA OBEDIÊNCIA À VERDADE 
 
 
"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente." (Isaías 40:8) 
 
 
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." (1 Pedro 1:18-25)
 
 
Uma vez que o nosso DEUS é imutável, eterno, não há como se ter outra concepção quanto à sua Palavra. Mais do que eterna, a Palavra de DEUS é atual.
 
Ela é atual à medida que o DEUS que a falou não muda e as necessidades do homem contemporâneo são absolutamente iguais às do homem aqui existente quando ela foi proferida ou registrada pela primeira vez. 
 
 
I. A BÍBLIA É ATUAL NA SUA MENSAGEM
 
Já dissemos que, uma vez que DEUS é imutável - "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." (Malaquias 3:6) e as necessidades do homem moderno são as mesmas do homem dos mais primitivos tempos, é de se esperar que a Bíblia, ao ser pregada, se imponha como:
 
1. Uma mensagem de salvação:
 
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16)
 
Os estudiosos chegaram à conclusão de que o conhecimento humano, nestes últimos vinte anos, tem dobrado a cada cinco anos. A sofisticação do mundo é algo com que jamais sonharam os nossos pais. Cumpre-se fielmente o que diz: "o saber se multiplicará." - "E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará." (Daniel 12:4)
 
Mas, o que de concreto isto trouxe para a humanidade?
 
Muito pouco, uma vez que a necessidade do homem é algo afeto à sua alma. Deste modo, onde quer que as boas-novas de salvação sejam pregadas, homens e mulheres, dos mais diferentes níveis sociais, aceitam a JESUS e se convertem dos seus pecados a DEUS.
 
2. Uma mensagem de restauração:
 
"O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR." (Lucas 4:18-19)
 
Para muitos a Bíblia é um livro cuja mensagem nada tem de singular ou especial. Evidentemente existem aqueles que pregam a Bíblia e o fazem com pouco ou nenhum poder de convencimento.
Deste modo os seus ouvintes não auferem toda a riqueza e favor divinos oferecidos pelo Evangelho.
 
Mas, quanto à sua natureza, não é assim a Bíblia. Como Palavra de DEUS ela é capaz de tirar o miserável em meio às cinzas, erguê-lo e levá-lo a se assentar nas regiões celestiais em CRISTO JESUS - "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo." (Efésios 1:3)
 
3. Uma mensagem de esperança:
 
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se." (2 Pedro 3:9)
 
O vazio da alma humana, gerado pelo pecado, que afasta o homem de DEUS, tem sido ocupado pelo pavor e pelo desespero:
 
"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me." (Gênesis 3:6-10)
 
"Mas os ímpios não têm paz, diz o SENHOR." (Isaías 48:22)
 
"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59:2)
 
Apesar dos esforços dos bem intencionados, o futuro da humanidade é pouco animador. Os conflitos políticos e raciais destroem os povos. Moléstias sem conta desafiam as pesquisas no campo da medicina.
 
HÁ UM VAZIO NO CORAÇÃO DO HOMEM QUE NÃO ATENTA PARA O SEU CRIADOR
 
"Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do hipócrita perecerá." (Jó 8:13)
 
"Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida. E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito." (SaImos 106:19-21)
 
A Bíblia, porém, tem uma mensagem de esperança para aqueles que estão aprisionados nas garras destruidoras do desespero e do medo.
 
O homem pode confiar no socorro e livramento de DEUS desde que O busque de todo o coração:
 
"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." (Isaías 55:6-7)
 
"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (SaImos 121)
 
Tinha razão Agostinho quando disse que o homem foi feito por DEUS e para DEUS, e não encontrará a felicidade enquanto não repousar em DEUS.
 
II. A BÍBLIA É ATUAL NO SEU PODER
 
A Bíblia Sagrada, lida ou pregada, é "a dinamite de DEUS", que explode os redutos de Satanás. É o Poder demolidor do ESPÍRITO SANTO, usado pêlos servos de DEUS nas batalhas espirituais contra o mal. Deste modo a Bíblia é:
 
1. Poder destruidor: Paulo declara categoricamente que a Bíblia, a Palavra de DEUS, é a espada do ESPÍRITO SANTO que o crente usa nas suas batalhas contra as potestades das trevas - "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:17)
 
Ela é usada tanto na defesa dos humildes, quanto para abater a arrogância dos jactanciosos.
 
Assim como o sol, que tanto derrete a cera como endurece o barro, de igual modo age a Palavra de DEUS, enternecendo ou endurecendo o coração do homem.
 
Bíblia será a base do juízo e da destruição "dos que não conhecem a DEUS e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor JESUS CRISTO." (2 Tessalonicenses 1:8)
 
2. Poder santificador
 
"Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." (SaImos 119:9)
 
Nenhum livro do mundo tem igual poder de conduzir o homem à comunhão com DEUS e à santificação, como a Bíblia.
 
Na verdade, é impossível ler o Livro Santo de DEUS, de todo o coração, e não se desejar que as bem-aventuranças do evangelho faça parte da nossa vida.
 
Um certo homem de DEUS percebeu tão bem isto, que foi levado a dizer: "Ou a Bíblia lhe afasta do pecado, ou o pecado lhe afasta da Bíblia."
 
3. Poder capacitador
 
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)
 
Certo irmão indagou se o trabalho espiritual cansa o obreiro de DEUS. Ele esperou que a resposta fosse dada negativamente.
 
Porém, a que ouviu é que sim, o ministério cristão cansa.
 
João cap 4 verso 6, diz que JESUS, cansado do caminho, assentou-se junto ao poço de Jacó.
 
De fato, aqueles que dão tempo integral para o Evangelho, sabem que quando estão desanimados e as forças lhes faltam, o apego à Palavra de DEUS, seja pela leitura ou pela simples meditação, torna suas forças inteiramente renovadas, impulsionando-os a andar e a cumprir mais uma etapa da longa caminhada.
 
O capítulo 10 de Daniel nos informa que esse servo de DEUS passou por experiências semelhantes em meio ao intenso trabalho, secular e espiritual, e por causa das contínuas visões e revelações divinas. Só a Palavra do Senhor lhe recobrava o "ânimo" "lhe restaurava as forças."
 
"No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão. Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas. Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas. E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande rio Hidequel;
 
E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; e o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão.
 
 E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se. Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma. Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra.
 
E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras." (Daniel 10:1-12)
 
III. A BÍBLIA É ATUAL NA SUA PERFEIÇÃO
 
Apesar de ter sido .escrita há mais ou menos dois mil anos, a Bíblia desafia o tempo, levantada altaneiramente como um monumento à perfeição do caráter do DEUS que fala e se revela ao homem:
 
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hebreus 1:1)
 
Deste modo, devemos compreender que:
 
1. A Bíblia está completa: A Bíblia encerra tudo quanto o homem precisa saber de DEUS. Ela não é nem mais nem menos daquilo que eu e você precisamos para conhecer qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS - "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)
 
NADA SE LHE DEVE SUBTRAIR NEM ACRESCENTAR
 
No Apocalipse, ao serem encerradas as Escrituras, o apóstolo João registrou as últimas palavras do Senhor JESUS CRISTO, as quais nos advertem a todos:
 
"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, DEUS fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, DEUS tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)
 
2. A Bíblia contém a mente de DEUS: A declaração de Pedro, segundo a qual "A profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO" (2 Pedro 1:21), credencia a Bíblia como o registro das intenções e propósitos de DEUS.
 
Ela é o testamento divino onde estão registrados todos os desejos de DEUS para com o seu povo em todo o tempo.
 
3. A Bíblia revela o futuro:
 
"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." (2 Pedro 1:19)
 
Só DEUS conhece o futuro e só a sua Palavra, a Bíblia Sagrada, registra esse conhecimento de DEUS quanto ao porvir. Só a Bíblia registra com detalhes vivos qual o destino das nações, o triunfo futuro da Igreja, a bem-aventurança dos santos e a maldição eterna a ser derramada sobre os ímpios.
 
"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Apocalipse 20:10)
 
"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
 
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
 
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Apocalipse 20:11-15)
arrow_upward
Pedido de Oração