Santificação

 

SANTIFICAÇÃO

 

"Santificai-vos, pois amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós." Josué 3:5

Hebreus 12:14 "Sem santificação ninguém verá a Deus".

Santificação significa: "tornar santo", "consagrar", "separar do mundo e do pecado".

Que coisa difícil é para nós, separarmos-nos do mundo e do pecado.

O mundo é tão atraente, tem tantas coisas boas e fáceis aos olhos da carne. Mas a Bíblia diz que sem santificação ninguém verá a Deus. Por isso todos nós temos que buscar a santificação diariamente. E é o Espírito Santo quem nos conduz a santificação.

2 Tessalonicenses 2:13 -
"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;"

1 Pedro 1:2 - "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas."

A santificação muitas vezes tem seu sentido confundido com ser santo, relativo a sem pecado, coisa que nós não podemos ser (Romanos 3:23-24 -
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus".

2 Coríntios 6:14-18: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?
Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?
Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,
serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."


O homem não deve unir aquilo que naturalmente é separado. Isto é, não devemos ter amizades intimas com incrédulos, pois isso pode ofuscar a luz de Deus na vida do crente.

Mas isso também não quer dizer que não devemos falar com os incrédulos. Mas, pelo contrário, temos que falar do amor de Cristo para todos, falar que Jesus veio para Salvar, Curar e Libertar, temos que evangelizar e fazer discípulos de Jesus.

Mateus 28:19 - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Esse é um dos primeiros modos de cooperarmos com a nossa santificação.

A segunda forma de nós cooperarmos com a nossa santificação é abstermos-nos da prostituição.

1 Tessalonicenses 4:3-8: "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;
que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,
não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus;
e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,
porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo".

Prostituição refere-se não só a vender o corpo, mas também ao adultério, homossexualismo, lesbianismo e outras imoralidades sexuais. Nos abstendo de imoralidades sexuais estaremos cooperando para nossa santificação.

A terceira forma de cooperarmos está em 1 João1:9:

9 - Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Devemos confessar os nossos pecados a Deus. Devemos admitir a Deus, nossa pecaminosidade, e nossos pecados que cometemos durante o dia, concordando com a afirmação de Deus de que somos pecadores. E devemos admitir que somos pecadores acompanhados da determinação de nos livrar do pecado.

A quarta forma de cooperação, é evitar que palavras torpes, ou mais conhecidas como palavrões saiam de nossa boca.

 

arrow_upward
Pedido de Oração