Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Às Vezes Morremos de Sede

Às Vezes Morremos de Sede
Leitura estimada 18 min

 

ÀS VEZES MORREMOS DE SEDE
 

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37-38)

Às vezes morremos de sede com tanta água para beber, às vezes ouvimos mas não entendemos, precisamos humildemente, orar a Deus em nome de Jesus pedindo-lhe que abra nossos olhos e entendimento.

Pedro havia pregado o plano de salvação, e os ouvintes ao termino lhe perguntaram:
“Mas e agora o que faremos?”

Ao que Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de voz seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e receba o dom do Espírito Santo.”

Com Jesus, foi Nicodemos que era Mestre, e conhecia a bíblia, e ainda sentia que lhe faltava algo, e sobre isto interrogou Jesus, e o Mestre dos Mestres lhe disse que era preciso NASCER DE NOVO!!!!!

O QUE É O NOVO NASCIMENTO E A CONSEQÜENTE REGENERAÇÃO?

O novo nascimento não é uma simples mudança de opinião, mas sim uma vida inteiramente nova com Deus.

DEUS DIZ QUE A NOSSA NATUREZA HUMANA É RADICALMENTE CORRUPTA, E QUE PRECISAMOS DE UMA NOVA

Mesmo os que são naturalmente amáveis, criados moral e religiosamente conforme altos padrões, não deixam de ser pecadores e espiritualmente mortos. Precisam nascer de novo, para verem o reino de Deus; e Jesus mostrou a Nicodemos no evangelho de João capitulo 3, o método do Novo Nascimento.

Aprendemos com Cristo que o novo nascimento: É DE DEUS, VEM DE CIMA.

A REGENERAÇÃO É UMA OBRA DIVINA NO CORAÇÃO HUMANO

Deus é o Autor de toda a vida, e esta nova vida é dada por Ele. Não se herda dos pais, nem vem pela cultura humana, nem pelo esforço próprio. 

”Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)

Assim como a natureza humana vem dos pais terrestres, assim a nova natureza vem da paternidade divina. É pelo espírito: O Espírito Santo de Deus opera no espírito do homem criando a nova natureza.

É pela palavra: A segunda figura empregada pelo Senhor, na Sua conversa com Nicodemos, é a "água", referindo-se à Escritura Sagrada, como se vê em 1 Pedro capítulo 1 verso 23:

“Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.”

 E em Tiago capítulo 1 verso 18 diz:

”Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”

Nada tem com o batismo.

"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." (Romanos 10:17)

O HOMEM SE REGENERA PELA SEMENTE INCORRUPTÍVEL QUE É A BÍBLIA

É pela cruz.

Disse Jesus a Nicodemos: "Como Moisés levantou a serpente no deserto assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nEle crê tenha a vida eterna." (João 3:14-15)

Nestas palavras Ele salienta o alicerce da regeneração.

FORA DO CALVÁRIO NÃO HA  SALVAÇÃO

Sem o sangue de Cristo, a vida derramada em sacrifício por nós, não há um novo nascimento. Mas logo que o pecador recebe o Senhor crucificado e ressuscitado, ele se torna um filho de Deus. Este nasceu de novo. Quando alguém crê em Jesus como seu Senhor e Salvador, se torna uma nova criação; recebe novos desejos, tem novas afeições; ama aquilo que Deus ama, e quer viver em harmonia com a boa vontade de Deus revelada na Sua Palavra.

O NOVO CRISTÃO PRATICA A JUSTIÇA PARA COM O SEU PRÓXIMO

O Espírito Santo obra no seu caráter e na sua conduta. Mudado o coração, a vida exterior dá frutos.

COMO NASCER DE NOVO EM CRISTO JESUS

1º) Venha como está. O convite de Jesus te alcança onde e como você está - “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)

2º) Reconheça sua condição de pecador e necessitado da misericórdia e perdão de Deus - ”Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23); ”Pois todos pecaram e necessitam da glória de Deus.” (Romanos 3:23)

3º) Arrependa-se de seus pecados e os confesse a Deus que está pronto a te perdoar - “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:9)

4º) Receba a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de sua vida e passe a viver uma nova vida com Deus a partir de hoje! - ”Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!” (Romanos 10:9)

5º) Coloque em seu coração e comece agora uma vida de santificação (separação do pecado) - "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)

Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo.

A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa:

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

"A vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4:23-24)

Efetuadas por Deus e o Espírito Santo:

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (João 3:6)

"Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo." (Tito 3:5)

Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente:

"Pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo." (2 Pedro 1:4)

"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho." (1 João 5:11)

Este se torna um filho de Deus:

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)

"O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." (Romanos 8:16-17)

"Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." (Gálatas 3:26)

É uma nova criatura:

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17)

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (Colossenses 3:10)

Já não se conforma com este mundo:

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Mas é criado segundo Deus “EM VERDADEIRA JUSTIÇA E SANTIDADE”:

"E a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4:24)

A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe:

"Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe." (Salmos 51:5)

"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras." (Salmos 58:3) 

"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita ã lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Romanos 8:7-8)

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram." (Romanos 5:12)

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2:14)

A REGENERAÇÃO TEM LUGAR NAQUELE QUE SE ARREPENDE DOS SEUS PECADOS, VOLTA-SE PARA DEUS 

"... Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 3:2)

E coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador:

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus." (João 1:12)

A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo:

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5:17) 

"E vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Colossenses 3:10)

AQUELE QUE REALMENTE NASCEU DE NOVO ESTÁ LIBERTO DA ESCRAVIDÃO DO PECADO

"Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?

Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação.

Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? pois o fim delas é a morte. Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:14-23)

E passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a direção do Espírito:

"Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Romanos 8:13-14)

VIVE UMA VIDA DE RETIDÃO

"Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." (1 João 2:29)

AMA AOS DEMAIS CRENTES

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." (1 João 4:7)

EVITA UMA VIDA DE PECADO

"Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus." (1 João 3:9)

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca." (1 João 5:18) 

NÃO AMA O MUNDO

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo." (1 João 2:15-16)

Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço vitorioso de agradar a Deus e de evitar o mal:

"E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.

Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:3-11)

"Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.

E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei. E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele." (1 João 2:24-29)

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4:7-8)

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido." (1 João 5:1)

Mediante uma comunhão profunda com Cristo e a dependência do Espírito Santo:

"Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Romanos 8:2-14)

Aqueles que continuam vivendo na imoralidade e nos caminhos pecaminosos do mundo, seja qual for a religião que professam, demonstram que ainda não nasceram de novo:

"Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo." (1 João 3:6-7)

Assim como uma pessoa nasce do Espírito ao receber a vida de Deus, também pode extinguir essa vida ao enveredar pelo mal e viver em iniqüidade.

As Escrituras afirmam: “Se viverdes segundo a carne, morrereis ...” (Romanos 8:13)

"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus." (Gálatas 5:19-21)

O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do espírito e não da carne (João 3:6). Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra:

"Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8:13)

Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros:

"E, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem." (Hebreus 5:9)

"Se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará." (2 Timóteo 2:12)

Se você quer ter esta vida nova com Cristo, faça esta oração (Não é uma reza é só um modelo) de confissão, arrependimento e entrega a Deus, em nome de Jesus. Mas faça com o coração, para que você possa nascer de novo em Cristo Jesus.

Senhor Deus, criador dos céus e da terra. Eu me coloco agora diante de Ti, reconhecendo que sou um(a) pecador(a) e preciso da tua graça,misericórdia e perdão. Por favor, perdoe meus pecados. Purifica-me com o sangue do Teu Filho amado. Para que eu seja justificado(a). Liberte-me de tudo aquilo que tem me aprisionado ao pecado e me afastado do Senhor. Eu confesso o Senhor Jesus como meu único e suficiente salvador. E entrego a minha vida e meus caminhos em tuas mãos, Confiando em Ti. Em nome de Jesus eu oro, Amém.

Esteja numa igreja onde a PALAVRA DE DEUS é PREGADA, e aplique o que foi lido a sua vida em nome de Jesus.

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.