Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Obedecer é Melhor Do Que Sacrificar

Obedecer é Melhor Do Que Sacrificar
Leitura estimada 14 min


OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR

 

"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros" (I SAMUEL 15:22).

Deus em toda a história da humanidade sempre requereu de nós cristãos a obediência, desde o jardim do Éden o homem foi provado para saber se era obediente ou não.

O texto acima afirma que Deus não tem prazer em holocaustos e sacrifícios, tanto quanto se obedeça aos seus mandamentos.

O QUE É HOLOCAUSTOS E SACRIFÍCIOS?

- A palavra Holocausto, que em grego significa uma oferenda sacrificial completamente (holos) queimada (kaustos). Sacrifício em que a vítima era completamente queimada em sinal de que o ofertante se dedicava completamente a Deus (ÊXODO 29:18). Enfim, sacrificar-se; dar a vida por uma causa.

"Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR" (ÊXODO  29:18).    

                                                                                                                                                                                                                                   SACRIFÍCIOS:

- Dádiva ou oferta a DEUS - "... Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou" (ÊXODO 12:27).

Algo oferecido a DEUS em expiação pelo pecado. JESUS é o derradeiro e definitivo sacrifício que aplaca a ira de DEUS contra a espécie humana - "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (I JOÃO 4:10).

Os crentes devem levar a vida oferecendo-se ao Senhor como sacrifício vivo. - "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (ROMANOS 12:1).

Basicamente sacrifício, tinha de haver o animal, a lenha, o fogo, o cutelo (faca);

O interessante é que o primeiro holocausto que iria acontecer na bíblia, que não aconteceu, foi quando Abraão, seguindo a voz de Deus, subiu ao monte para oferecer seu filho Isaque, claro que antes disso, já tinham sido feitos outros com animais, mais o importante é que um sacrifício em holocausto o animal era imolado derramando-se seu sangue e em seguida era queimado e a sua fumaça era o que representava o incenso de louvor a Deus.

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR 

Deus não requer sacrifício de tolo. Não adianta sacrificar-se, se não tivermos constante obediência, enfim, primeiramente Deus exige que tenhamos amor e obedeçamos.

Levando para os nossos dias, pois Cristo foi nosso sacrifício vivo, que por uma só vez nos remiu* e hoje somos santificados e salvos por Ele.

"Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei); agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre" (HEBREUS 10:5-10);

Cerimônias religiosas ou rituais são vazios, a menos que apresentados com atitude de amor e obediência.

Pois o sacrifício era um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus.

"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção" (HEBREUS 9:12).                                                                                                                                                                                                                          Davi disse: "Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste" (Salmos 40:6). Cria que Deus cuidava dele, desde que fosse constante no serviço da obra de Deus em sujeição.

"Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus" (SALMOS 40:17).

Deus havia estabelecido um sistema de sacrifícios para encorajar Israel a obedecer-lhe alegremente. Ele exigiu que o povo fizesse esses sacrifícios não porque os sacrifícios o agradavam, mas porque faziam o povo reconhecer seus pecados e voltar-se para Deus.

Depois de algum tempo, os israelitas continuaram a oferecer fielmente os sacrifícios, mas se esqueceram da razão pela qual o faziam, e passaram a desobedecer a Deus. Conseqüentemente, os israelitas pagariam o preço por sua desobediência e pensar que seus sacrifícios eram suficientes, com isto foram cativos, por serem rebeldes.

"Ouvi esta palavra, que levanto como uma lamentação sobre vós, ó casa de Israel..." (AMÓS 5:1).

"Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei. Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios" (JEREMIAS 6:19-20).

"Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados" (AMÓS 5:12).

"Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis" (AMÓS 5:14).

"Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso. Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos. Portanto vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o SENHOR, cujo nome é o Deus dos Exércitos" (AMÓS 5:21-27).

"O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!" (PROVÉRBIOS 21:27).

"O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento" (PROVÉRBIOS 15:8).

Jesus Cristo foi o maior exemplo de todos os tempos, pois Ele sendo Deus, não usurpou* ser Deus, mas se esvaziou tornando-se servo, fazendo-se semelhantes aos homens e assim foi obediente a Deus até a sua morte e morte horrenda* ainda, de cruz.

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (FILIPENSES 2:5-8 5).

Rituais religiosos podem ajudar as pessoas a compreender Deus e a alimentar seu relacionamento com Ele. É por isso que Deus instituiu a circuncisão e o sistema sacrifical do Antigo Testamento, e o batismo e a Ceia do Senhor no Novo Testamento. Porém os rituais religiosos somente são úteis quando praticados sob uma atitude de obediência e amor a Deus. Se o coração de uma pessoa estiver longe Dele, qualquer ritual será apenas uma imitação vazia. Deus não desejava os rituais dos israelitas. Ele queria seus corações. Deus não deseja sacrifícios; Ele quer que sejamos misericordiosos.

Em Mateus cap 12 verso 7, disse Jesus: "Misericórdia quero e não sacrifício". Deus odeia a falsidade e a hipocrisia; Ele quer ver a justiça correr como um rio.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (MATEUS 9:13).

"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes" (MATEUS 12:7).

Muitos vivem uma vida religiosa dissoluta*, exibem externamente como se fossem pessoas santas, porém, internamente são lobos devoradores, vivem uma vida de pecado, não tem compromisso sério com Deus.

Deus requer corações sinceros diante Dele e não adoração e/ou louvores hipócritas.

O interesse maior de Deus não é a penitência, mas sim um coração quebrantado

"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (SALMOS 51:17).

"Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?" (MIQUÉIA 6:6-8).

Só alcançaremos perdão e benefícios, bem como as bênçãos de Deus, se colocarmos nosso coração na lei do Senhor.                                                                                                                                                                                                                                  
"Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades" ((HEBREUS 10:16-17).

"Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra" (ISAÍAS 1:10-19).

"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (JOÃO 15:7).

"Porque andamos por fé, e não por vista" (II CORÍNTIOS 5:7).

Nisto então, devemos obediência da fé - "Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome" (ROMANOS 1:5).

Porque muitos são os que vivem pelo o que vêem ou acham segundo seus corações e não segundo a Palavra de Deus.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (JEREMIAS 17:9).

"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações. Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício" (PROVÉRBIOS 21:2-3).

"Guarda o teu pé, quando fores ã casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal" (ECLESIASTES 5:1).

"Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (OSÉIAS 6:6).

Entretanto, para não pecarmos contra o Senhor é necessário esconder, isto é, guardar, viver a sua Palavra.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (SALMOS 119:11).

Por fim, se quisermos herdar o reino dos céus, é preciso entender e vivenciar a vontade de Deus, não com obras sem a fé, porque são mortas.

Tem que haver fé genuína, porque só as obras "boas" não salva ninguém. Primeiro tem que se a ter a fé, a obra é conseqüência de uma retidão com Cristo, porque Ele nos fez para que andássemos em boas obras.

"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada" (MARCOS 12:32-34).

"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (TIAGO 2:26).

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (EFÉSIOS 2:8-10).



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.