Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

O Pecado da Lascívia

O Pecado da Lascívia
Leitura estimada 7 min

 

O PECADO DA LASCÍVIA

"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a LASCÍVIA." (Gálatas 5:19)

 

"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: ...Paixão LASCIVA." (Colossenses 3:5)

A LASCÍVIA é um pecado que geralmente passa meio que desapercebido em meio à igreja, porém é listado como um dos frutos da carne em Gálatas. E, na Epístola aos Colocensses é descrito como, comum à natureza humana.

Mas, o que significa? Na prática, onde encontramos a lascívia na igreja? É comum entre os crentes?

A definição, segundo o Dicionário Aurélio: Lasciva; Sensualidade; Lúbrica; Desregrado (Devasso, Libertino); Libidinagem Relativo ao Prazer Sexual; Voluptuoso, Que Procura Constantemente e Sem Pudor Satisfações Sexuais; Luxúria.

Nos dias atuais, o pecado da lascívia tem entrado na vida dos crentes de uma forma muito natural; isto devido à velha natureza pecaminosa que insiste em sobreviver.

“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5)

Espaços são abertos e sem a devida vigilância, o diabo, na sua grande astúcia desperta nos corações desejos contrários aos princípios determinados por Deus ao Seu povo. Nasce, no íntimo, a vontade de agir e ou mostrar-se à semelhança do mundo.

A LASCÍVIA: 

Na Igreja: Infelizmente é comum vermos em algumas igrejas a manifestação deste pecado sem muitas reservas. A lascívia apresenta-se nas pessoas, que levadas por sentimentos diversos, deixam-se moldar pelos costumes comuns aos ímpios e lançam mão de roupas inadequadas aos servos do Eterno.

É a moda que obriga as mulheres a usarem saias curtíssimas; calças justíssimas; fazerem uso de vestidos curtos e decotes que expõe os seios e costas. É a sensualidade que se manifesta com grande intensidade.

“Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.” (1 Coríntios 6:20)

Qual o objetivo de estar na moda e usar roupas que não condiz com os ensinamentos do Senhor Deus?

Com certeza, despertar no próximo uma série de sentimentos “carnais” perturbando-o, chamando para si as atenções e fazendo renascer nos corações a velha natureza.

O exemplo de Paulo deve ser observado, quando ele afirma:

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo." (Gálatas 6:14)

No Trabalho: Se o temor a Deus não foi suficiente para coibir o uso de vestimentas inadequadas na igreja, com certeza, no dia-a-dia, na rua, trabalho e nas obrigações sociais a situação torna-se mais grave.

Geralmente é preciso apresentar-se bem e quando o Espírito Santo não está no controle, a carne manifesta-se com toda a sua força.

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Entra em cena todo um conjunto de roupas e ações sensuais;

Algumas sentem satisfação em despertar no próximo à cobiça e sentimentos baixos; alegram-se com “cantadas” e insinuações maliciosas feitas por colegas; assemelha-se com os ímpios, impossibilitando visualizar o senhorio de Jesus Cristo na vida.

“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Romanos 13:14)

No Lar: A lascívia também encontra lugar nos lares, na intimidade dos casais, que levados por desejos incomuns aos servos do Senhor, procuram fazer uso de diversas práticas mundanas que por sua natureza imunda, afasta o Espírito Santo da vida.

“Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos.” (Efésios 5:3)

“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus." (1Tessalonicenses 4:4-5)

É INCONCEBÍVEL QUE O NOSSO AGIR APAGUE O ESPÍRITO DE DEUS EM NOSSA VIDA

Entre as “quatro paredes” muitos têm feito uso de fetiches, tais como:

Filmes pornôs; Revistas de sexo; Novelas eróticas; Objetos; com o objetivo de despertar e satisfazer o desejo sexual, de forma antinatural.

O que fazer então?

Amados, somos chamados pelo Senhor para sermos:

 - Seus seguidores:

“Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:7-8)

 - Propriedade exclusiva do Pai:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)

E esta condição de vida não nos permite dar lugar aos costumes comuns àqueles que desconhecem os princípios e não obedecem aos preceitos do Senhor.

“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” (Romanos 8:5)

As nossas vestimentas, bem como, todo o nosso agir dever ser equilibrado e santo.

“Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5:1)

Não é aconselhável à mulher mostrar-se demasiadamente, porém, o uso de roupas extremamente longas desperta no próximo uma rejeição à obra de Deus.

Portanto, é preciso usar o bom senso e, guiados pelo Espírito de Deus, vestir-se de forma adequada e santa.

É preciso que olhem para tua vida e não veja uma mulher/homem sensual, e sim, que vejam a imagem do Senhor Jesus Cristo.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)

Lembre-se disso: QUE VEJAM CRISTO EM NOSSA VIDA DIARIAMENTE

Quanto às práticas intimas; quando há o verdadeiro amor dado por Deus entre os casais o desejo mútuo é normal, dispensando o uso de instrumentos pecaminosos e vergonhosos.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.” (1 Pedro 1:15)

Assim deve ser o proceder dos verdadeiros servos de Deus:

Santos no agir; Nas conversas; Nas amizades; No trabalho; No vestir-se; Na intimidade sexual; No namoro E em todos os aspectos da vida.

Quando assim nos portamos, louvamos a Deus e O adoramos através de nossos atos.

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Coríntios 3:16)

Que sobre a carne esteja o controle do Espírito Santo de Deus.

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." (Romanos 8:9)

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.