Cuidado com as Raposinhas

 

CUIDADO COM AS RAPOSINHAS

 

"Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor." (Cantares 2:15)

A palavra de Deus nos exorta a apanhar as RAPOSINHAS, não deveríamos nos preocupar com as grandes raposas, em vez de pequenas raposinhas? Não deveríamos achar que as raposinhas são pequeninas e inofensivas?

Caçar coisas grandes é fácil, porque vemo-las rapidamente, mas as coisas pequenas muitas vezes não aparecem, ficam escondidas.

As raposinhas s√£o o √ļnico elemento negativo no cen√°rio da primavera.

A raposa é um animal pequeno, mas causa grandes estragos, a bíblia diz que elas devastam (DESTRUIR, ARRASAR) as vinhas que estavam em FLOR (que iam começar a dar frutos, momento da fertilidade, que está por acontecer.)

As raposinhas s√£o animais astutos (esperto), elas conseguem enganar os c√£es urinando para confundir o olfato deles, com isso eles se atrapalham e perdem o rastro.

As raposinhas simbolizam dem√īnios, que por ordem de satan√°s querem destruir a igreja que √© a vinha do Senhor.

Satanás e astuto, e ele começa a atacar a igreja com coisas PEQUENININHAS que aparentemente não causam danos.

Mas sabemos que √© mentira, porque elas causam muitos estragos. Existem muitas situa√ß√Ķes que acabam invadindo as nossas vidas e a igreja, situa√ß√Ķes que √†s vezes n√£o damos muita import√Ęncia por serem pequeninas.

Deus quer que cada um de nós apanhe as raposinhas, está decretada a caça as raposas, e Deus tem nos dado todas as armas espirituais para vencermos todas as investidas de satanás.
 

1 ‚Äď A FOFOCA: √Č uma raposinha, as pessoas normalmente n√£o se incomodam com ela, muito pelo contr√°rio acabam se envolvendo com ela. (MEXERICO, INTRIGA).

A fofoca √© um veneno para a vinha, veneno estraga, mata, acaba com uma planta√ß√£o. A fofoca causa aborrecimentos e inimizades - "Aquele que diz que est√° na luz, e odeia a seu irm√£o, at√© agora est√° em trevas. Aquele que ama a seu irm√£o est√° na luz, e nele n√£o h√° esc√Ęndalo." (1 Jo√£o 2:9-10)

Todas as pessoas que rodeiam o fofoqueiro só têm um objetivo: Fazer fofoca.

A fofoca mata relacionamentos - "Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." (1 João 3:15)


2 ‚Äď A CR√ćTICA: (Examinar ou julgar censura, notar perfei√ß√£o ou defeitos, dizer mal de, etc)

Normalmente a cr√≠tica √© fruto do ci√ļme e da inveja.

"E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; e, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem.

E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas. Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." (Marcos 7:1-9)

Estavam criticando os disc√≠pulos, estavam presos √†s tradi√ß√Ķes e n√£o conseguiam enxergar as coisas novas, estavam invalidando a Palavra de Deus.

- O crítico invalida a Palavra de Deus, por causa da sua cegueira espiritual.

3 ‚Äď A INVEJA: N√£o deixa a pessoa prosperar, porque ela se concentra em possuir o que pertence √† outra pessoa. Leva a pessoa ao descontentamento, nunca est√° satisfeita com o que possui. "Seja a vossa vida livre do amor a dinheiro e contentai-vos com o que tendes; porque Deus tem dito: De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13:5).

"Estes são os caminhos de todo o que anseia pela cobiça; ela rouba a vida dos que a possuem" (Provérbios 1:19)

"Ent√£o Absal√£o lhe dizia: Olha, os teus neg√≥cios s√£o bons e retos, por√©m n√£o tens quem te ou√ßa da parte do rei. Dizia mais Absal√£o: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou quest√£o, para que lhe fizesse justi√ßa! Sucedia tamb√©m que, quando algu√©m se chegava a ele para lhe fazer rever√™ncia, ele estendia a m√£o e, pegando nele o beijava. E desta maneira fazia Absal√£o a todo o Israel que vinha ao rei para ju√≠zo; assim furtava Absal√£o o cora√ß√£o dos homens de Israel." (2 Samuel 15:3-6) Causa divis√Ķes, fofocas, intrigas.

4 ‚Äď A MURMURA√á√ÉO: √Č uma queixa √© um lamento. O murmurador √© aquele que se queixa de tudo. Est√° tamb√©m sempre descontente com pessoas ou situa√ß√Ķes. √Č um ingrato, a ingratid√£o leva a murmura√ß√£o. Ele murmura contra a autoridade delegada por Deus - "Ent√£o todos os anci√£os de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ram√°, e disseram-lhe: Eis que j√° est√°s velho, e teus filhos n√£o andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre n√≥s, para que ele nos julgue, como o t√™m todas as na√ß√Ķes. Por√©m esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: D√°-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois n√£o te t√™m rejeitado a ti, antes a mim me t√™m rejeitado, para eu n√£o reinar sobre eles." (1 Samuel 8:4-7)

Os murmuradores não entraram na terra prometida, não conseguiram a benção.

Temos que apanhar as raposinhas, n√£o podemos deixar que elas devastem a vinha do Senhor.

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®