Dicionário Bíblico Online

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:15,16

judas

1) Iscariotes, escolhido por Jesus para ser apóstolo (#Mt 10.4), sendo o tesoureiro do grupo (#Jo 12.6). Traiu a Jesus (#Mt 26.47-49) e, depois, enforcou-se (#Mt 27.3-5; At 1.16-19). 2) Irmão de Jesus (#Mt 13.55) e provável autor da carta que leva seu nome (v. JUDAS, EPÍSTOLA DE). 3) Apóstolo, filho de Tiago, também chamado de Tadeu (#Mt 10.3; Lc 6.16). 4) Cristão de Damasco, em cuja casa Paulo se hospedou, após sua conversão (#At 9.11). 5) Cristão que se destacou na igreja de Jerusalém, também chamado de Barsabás (#At 15.22-32). 6) O Galileu, um revolucionário (#At 5.37). 7) Macabeu, chefe da revolta dos macabeus (v. MACABEUS).

Encontrado emPorque viu o SENHOR que a miséria de Israel era muito amarga, e que nem havia escravo, nem absolvido, nem quem ajudasse a Israel. II Reis 14:26
Então veio Pul, rei da Assíria, contra a terra; e Menaém deu a Pul mil talentos de prata, para que este o ajudasse a firmar o reino na sua mão. II Reis 15:19
E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo: I Crônicas 22:17
Naquele tempo o rei Acaz mandou pedir aos reis da Assíria que o ajudassem. II Crônicas 28:16
Como ajudaste aquele que não tinha força, e sustentaste o braço que não tinha vigor? Jó 26:2
Portanto, lhes abateu o coração com trabalho; tropeçaram, e não houve quem os ajudasse. Salmos 107:12
Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste. Salmos 86:17
E olhei, e não havia quem me ajudasse; e admirei-me de não haver quem me sustivesse, por isso o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve. Isaías 63:5
E, estando ele ainda a falar, eis que chegou judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. Mateus 26:47
Então judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Mateus 27:3
Simão o Zelote, e judas Iscariotes, aquele que o traiu. Mateus 10:4
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e judas? Mateus 13:55
Então um dos doze, chamado judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, Mateus 26:14
E, respondendo judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. Mateus 26:25
E a judas Iscariotes, o que o entregou. Marcos 3:19
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Marcos 6:3
E judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar. Marcos 14:10
E logo, falando ele ainda, veio judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes, e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus. Marcos 14:43
E judas, irmão de Tiago, e judas Iscariotes, que foi o traidor. Lucas 6:16
Entrou, porém, Satanás em judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. Lucas 22:3
E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. Lucas 22:47
E Jesus lhe disse: judas, com um beijo trais o Filho do homem? Lucas 22:48
Disse-lhe judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? João 14:22
Então, um dos seus discípulos, judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: João 12:4
E judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos. João 18:2
E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, João 13:2
Tendo, pois, judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. João 18:3
Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a judas Iscariotes, filho de Simão. João 13:26
Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E judas, que o traía, estava com eles. João 18:5
Porque, como judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. João 13:29
E, tendo judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite. João 13:30
E isto dizia ele de judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:71
Depois judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. Atos 15:32
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. Atos 1:25
Depois deste levantou-se judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. Atos 5:37
E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; Atos 9:11
Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Atos 15:22
E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e judas, irmão de Tiago. Atos 1:13
Enviamos, portanto, judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas. Atos 15:27
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Atos 1:16
judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Judas 1:1

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.