A Armadura de Deus


A ARMADURA DE DEUS
 
"Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na for√ßa do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois n√£o √© contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os pr√≠ncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniq√ľidade nas regi√Ķes celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a coura√ßa da justi√ßa, e cal√ßando os p√©s com a prepara√ß√£o do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da f√©, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai tamb√©m o capacete da salva√ß√£o, e a espada do Esp√≠rito, que √© a palavra de Deus." (Ef√©sios 6:10-17)
 
 
- VESTIDOS PARA O SUCESSO
 
 
"A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz." (Romanos 13:12)
 
"Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja. Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros! Apresentai-vos com elmos; açacalai as lanças; vesti-vos de couraças." (Jeremias 46:3-4)
 
O propósito deste Estudo Bíblico é considerar e meditar sobre o significado das Escrituras para cada elemento da armadura completa de Deus, de forma que possamos permanecer de pé firmes nas batalhas da vida.
 
"Os projetos se confirmam pelos conselhos; assim, pois, com prudencia faze a guerra." (Provérbios 20:18)
 
"Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?" (1 Coríntios 14:8)
 
 
- FIQUE FIRME!
 
 
"Porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:17)
 
"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem." (Lucas 21:36)
 
"Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:12-13)

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos." (Judas 1:24)

"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)
 
 
- O CINTURÃO DA VERDADE
 
 
"Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça." (Efésios 6:14)
 
"A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins." (Isaías 11:5)
 
"Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor." (Êxodo 12:11)
 
"E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel." (1 Reis 18:46)
 
"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)
 
Ray Stedman: "Nenhum cristão tem o direito a uma vida particular. Nossas vidas devem ser vividas abertamente perante todos os homens, transparente, um espetáculo para o mundo inteiro. Não temos vidas particulares, nem devemos esperar uma. Isto é básica e fundamentalmente errado. Os cristãos devem ser uma demonstração da verdade."

"Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24)

"Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (Colossenses 3:8-10)

 "... Para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos." (Tessalonicenses 2:10)
 
 
- A COURAÇA DA JUSTIÇA
 

"E seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé." (Filipenses 3:9)

"E viu que ningu√©m havia, e maravilhou-se de que n√£o houvesse um intercessor; pelo que o seu pr√≥prio bra√ßo lhe trouxe a salva√ß√£o, e a sua pr√≥pria justi√ßa o susteve; vestiu-se de justi√ßa, como de uma coura√ßa, e p√īs na cabe√ßa o capacete da salva√ß√£o; e por vestidura p√īs sobre si vestes de vingan√ßa, e cobriu-se de zelo, como de um manto." (Isa√≠as 59:16-17)

"Far√°s tamb√©m o peitoral do ju√≠zo, obra de art√≠fice; conforme a obra do √©fode o far√°s; de ouro, de azul, de p√ļrpura, de carmesim, e de linho fino torcido o far√°s." (√äxodo 28:15)
 
"Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?" (1 Reis 3:9)
 
"Mas o juízo voltará a ser feito com justiça, e hão de segui-lo todos os retos de coração." (Salmos 94:15)
 
"Porque o Senhor d√° a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justi√ßa, e preservando o caminho dos seus santos. Ent√£o entender√°s a retid√£o, a justi√ßa, a eq√ľidade, e todas as boas veredas." (Prov√©rbios 2:6-9)
 
 
- FIRMADOS NO EVANGELHO
 
 
"E calçando os pés com a preparação do evangelho da paz." (Efésios 6:15)
 
"E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:15)
 
Imagine-se de p√© e descal√ßo numa regi√£o √°rida, cheia de pedras como a do Oriente M√©dio. Voc√™ at√© pode se mover, s√≥ que com muito cuidado. Contudo, sem sapatos, voc√™ seria in√ļtil no dia de uma batalha.
 
O peso das outras peças da armadura, só fariam os seus pés mais sensíveis se você não tivesse proteção. Você seria um alvo fácil para o inimigo, pois não teria agilidade e estaria estremecendo de dor cada vez que tentasse se mover.
 
Por isso √© essencial ter nossos "P√ČS CAL√áADOS COM O EVANGELHO DA PAZ".

"Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (1 Coríntios 15:1-4)

Este é o evangelho como o recebemos.
 
√Č tolice para muitos, mas vida e luz para aqueles que acreditam nele e desejam seguir e ser "inclu√≠dos" na morte de Cristo.
 
Na prática, o Evangelho significa que estamos mortos para uma vida própria com todas as suas concupiscências e instintos e vivos com nova vida em Cristo.
 
As boas novas s√£o que ao considerarmo-nos "homens mortos" em Cristo, podemos ser colocados em paz com Deus em Cristo.
 
Se realmente tivermos morrido para o "eu", com o tempo, os nossos instintos estar√£o mortos para as pedras, vidros e espinhos deste mundo que costumavam nos ferir.
 
Aqueles firmes no Evengelho n√£o reagir√£o na carne. Ao inv√©s disso, ser√£o movidos pelo Esp√≠rito de Deus com um desprezo protegido para tais considera√ß√Ķes "carnais", sendo "protegidos" pelos "sapatos da morte, sepultamento e ressurrei√ß√£o de Cristo", que √© o Evangelho que traz paz.
 
"Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma." (1 Pedro 2:11)

"Digo, por√©m: Andai pelo Esp√≠rito, e n√£o haveis de cumprir a cobi√ßa da carne. Porque a carne luta contra o Esp√≠rito, e o Esp√≠rito contra a carne; e estes se op√Ķem um ao outro, para que n√£o fa√ßais o que quereis." (G√°latas 5:16-17)

"Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8:5-11)

"Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas-novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52:6-7)

 

- O CAPACETE DA SALVAÇÃO [JESUS] 

 
"E viu que ningu√©m havia, e maravilhou-se de que n√£o houvesse um intercessor; pelo que o seu pr√≥prio bra√ßo lhe trouxe a salva√ß√£o, e a sua pr√≥pria justi√ßa o susteve; vestiu-se de justi√ßa, como de uma coura√ßa, e p√īs na cabe√ßa o capacete da salva√ß√£o; e por vestidura p√īs sobre si vestes de vingan√ßa, e cobriu-se de zelo, como de um manto." (Isa√≠as 59:16-17)
 
"Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação." (1 Tessalonicenses 5:8)

"√ď Senhor, meu Senhor, meu forte libertador, tu cobriste a minha cabe√ßa no dia da batalha." (Salmos 140:7)

JESUS - YESHUA em hebráico significa "Salvação" - Salvação é JESUS CRISTO.

"Também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência." (Colossenses 1:18)

"Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16)

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Filipenses 2:5)

"Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado." (1 Pedro 4:1)

"Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo." (2 Coríntios 10:3-5)

"Para que n√£o mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudul√™ncia dos homens, pela ast√ļcia tendente √† maquina√ß√£o do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cres√ßamos em tudo naquele que √© a cabe√ßa, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo aux√≠lio de todas as juntas, segundo a justa opera√ß√£o de cada parte, efetua o seu crescimento para edifica√ß√£o de si mesmo em amor." (Ef√©sios 4:14-16)
 
 
- A ESPADA DO ESP√ćRITO = A PALAVRA DE DEUS

 

"E fez a minha boca qual espada aguda; na sombra da sua mão me escondeu; fez-me qual uma flecha polida, e me encobriu na sua aljava." (Isaías 49:2)

Para os crist√£os armados para defesa na batalha, o ap√≥stolo recomenda somente uma √ļnica arma de ataque; mas ela √© suficiente, a espada do Esp√≠rito, que √© a Palavra de Deus.

Ela p√Ķe por terra e mortifica desejos maus e pensamentos de blasf√™mia conformes eles surgem em n√≥s; e responde √† descren√ßa e ao erro conforme eles atacam por fora.
 
Um √ļnico texto, bem entendido e aplicado corretamente, destroe de uma √ļnica vez uma tenta√ß√£o ou uma obje√ß√£o, e p√Ķe por terra o mais incr√≠vel dos advers√°rios.
 
"Porque a palavra de Deus √© viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra at√© a divis√£o de alma e esp√≠rito, e de juntas e medulas, e √© apta para discernir os pensamentos e inten√ß√Ķes do cora√ß√£o. E n√£o h√° criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas est√£o nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hebreus 4:12-13)
 
"Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda." (2 Coríntios 6:7)
 
"Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação. Exultem de glória os santos, cantem de alegria nos seus leitos. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes." (Salmos 149:4-6)
 
 
- O ESCUDO DA F√Č
 
 
"Tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno." (Efésios 6:16)
 
"Contende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; combate contra os que me combatem. Pega do escudo e do pavês, e levanta-te em meu socorro. Tira da lança e do dardo contra os que me perseguem. Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. ... Então minha alma se regozijará no Senhor; exultará na sua salvação." - [Sim, Yeshua novamente] - (Salmos 35:1-3,9).

"Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus. Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça." (Salmos 3:2-3)

"Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a f√©, para a salva√ß√£o que est√° preparada para se revelar no √ļltimo tempo." (1 Pedro 1:5)

"A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo." (Salmos 33:20)

"Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." (1 Timóteo 6:12)

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" (1 João 5:4-5)

"Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam." (Provérbios 30:5)

 

SEJAM FORTES NO SENHOR, PELO PODER DA GRAÇA

 
"Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes." (1 Coríntios 16:13)
 
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 2:1)
 
"Do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder." (Efésios 3:7)
 
"E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra." (2 Coríntios 9:8)
 
"Corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo." (Colossenses 1:11)

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." (Filipenses 4:13)

 

- A BATALHA PERTENCE AO SENHOR 

 
"[Davi, falando a Golias] E para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos." (1 Samuel 17:47)

"E lhe dir√°: Ouvi, √© Israel; v√≥s estais hoje para entrar na peleja contra os vossos inimigos; n√£o se amole√ßa o vosso cora√ß√£o; n√£o temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles; pois e Senhor vosso Deus √© o que vai convosco, a pelejar por v√≥s contra os vossos inimigos, para vos salvar." (Deuteron√īmio 20:3-4)

"Ele é o Deus que me cinge de força e torna perfeito o meu caminho; faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos. Adestra as minhas mãos para a peleja, de sorte que os meus braços vergam um arco de bronze. Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me sustém, e a tua clemência me engrandece." (Salmos 18:32-35)
 
"Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos." (Zacarias 4:6)
 
"Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:36)

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®