Desperte Do Sono Espiritual

 

DESPERTE DO SONO ESPIRITUAL

 

‚ÄúPelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminar√°.‚ÄĚ (Ef√©sios 5:14)

DESPERTAR - ACORDAR, TIRAR DO SONO

O sono e a morte são equiparados entre si; e ambas essas coisas servem de figuras simbólicas da alma que, devido a morte espiritual e às trevas, ficam separadas da fonte de luz e vida que é Cristo Jesus.

A vereda descendente pode começar com o que se pensa ser algo de somenos. As ninharias se multiplicam na vida do indivíduo, e não demora que ele comece a tolerar os pecados antigos, sendo destruído por eles, perdendo a luz de Cristo em sua vida.

DEIXE A MENTIRA

"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."  (Efésios 4:25)

MENTIRA

No grego √© ‚Äúpseudos‚ÄĚ, qualquer tipo de ‚Äúfalsidade‚ÄĚ, proferida ou vivida. O anticristo √© retratado no Novo Testamento como quem realizar√° ‚Äúprod√≠gios da mentira‚ÄĚ, isto √©, supostos milagres que iludem, como tamb√©m meras palavras podem ser usadas para enganar.

"A esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira." (2 Tesalonicenses 2:9)

A mentira √© uma das caracter√≠sticas do diabo, por ser ele o ‚Äúpai da mentira‚ÄĚ:

"Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira." (João 8:44)

E pode-se mentir tanto com as palavras como com a conduta di√°ria.

TENHA LINGUAJAR PURO

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem." (Efésios 4:29)

PALAVRA TORPE

√Č tradu√ß√£o do termo grego ‚Äúsapros‚ÄĚ, que significa ‚Äúpodre‚ÄĚ, ‚Äúdecadente‚ÄĚ, usada para indicar peixe, carne ou vida vegetal estragados, ou seja, figuradamente, ‚Äúmau‚ÄĚ, ‚Äúcorrupto‚ÄĚ, ‚Äúimoral‚ÄĚ, dando a id√©ia de ‚Äútorpeza‚ÄĚ.

NÃO SEJA IMORAL

"Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." (Efésios 5:5)

O apóstolo Paulo sabia, bem como os efésios, com certeza absoluta, que todos os indivíduos (quer dentro da igreja, quer fora dela), sendo imorais, impuros ou avarentos (amando as coisas do mundo mais do que a Deus) estavam fora do reino de Cristo.

Os profetas do Antigo Testamento assim ensinaram com forte convicção:

"Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece a ordenança do Senhor." (Jeremias 8:7)

"Dizem continuamente aos que desprezam a palavra do Senhor: Paz tereis; e a todo o que anda na teimosia do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós." (Jeremias 23:17)

"Portanto, sim, porquanto desviaram o meu povo, dizendo: Paz; e n√£o h√° paz; e quando se edifica uma parede, eis que a rebocam de argamassa fraca." (Ezequiel 13:10)

Bem como os apóstolos e a igreja do Novo Testamento:

"N√£o sabeis que os injustos n√£o herdar√£o o reino de Deus? N√£o vos enganeis: nem os devassos, nem os id√≥latras, nem os ad√ļlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas." (1 Cor√≠ntios 6:9)

"As invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j√° antes vos preveni, que os que tais coisas praticam n√£o herdar√£o o reino de Deus." (G√°latas 5:21)

QUEM COMETESSE TAIS PECADOS EVIDENCIAVA CLARAMENTE QUE NÃO ERA SALVO; QUE NÃO TINHA VIDA EM DEUS

"Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou." (João 8:42)

"Todo o que odeia a seu irmão é homicida; e vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." (1 João 3:15)

NÃO SE DEIXE ENGANAR

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." (Efésios 5:6)

Paulo sabia que alguns falsos mestres diriam aos ef√©sios que n√£o precisavam temer a ira de Deus contra eles, por causa de sua imoralidade. Por isso, ele os admoesta: ‚ÄúNingu√©m vos engane‚ÄĚ.

Fica claro, aqui, que alguém pode ser enganado a ponto de crer que pessoas imorais têm herança no reino de Cristo.

ANDE COMO FILHO DA LUZ

"Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz." (Efésios 5:8)

Paulo deseja que os crentes façam mais do que se abster das coisas que trazem a ira de Deus. Eles devem viver como filhos da luz:

"E que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado." (Colossenses 1:13)

O resultado da uni√£o dos crentes com Cristo, aquele que √© ‚ÄúA LUZ DO MUNDO‚ÄĚ:

"Ent√£o Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andar√° em trevas, mas ter√° a luz da vida." (Jo√£o 8:12)

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (Jo√£o 9:5)

√Č que eles tamb√©m s√£o feitos ‚ÄúLUZ DO MUNDO‚ÄĚ:

"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte." (Mateus 5:14)

CONDENE AS OBRAS DAS TREVAS

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as." (Efésios 5: 11)

AQUELE QUE √Č EM TUDO LEAL A CRISTO, N√ÉO PODE SER NEUTRO, NEM MANTER SIL√äNCIO QUANTO √ÄS ‚ÄúOBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS‚Ä̬†

IMORALIDADE

"Mas a prostitui√ß√£o, e toda sorte de impureza ou cobi√ßa, nem sequer se nomeie entre v√≥s, como conv√©m a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que n√£o conv√™m; mas antes a√ß√Ķes de gra√ßas. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual √© id√≥latra, tem heran√ßa no reino de Cristo e de Deus. Ningu√©m vos engane com palavras v√£s; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobedi√™ncia." (Ef√©sios 5:3-6)

DEVE SEMPRE ESTAR PRONTO A DESMASCARAR, REPREENDER E DENUNCIAR O MAL EM TODAS AS SUAS FORMAS 

Bradar sinceramente contra toda a iniq√ľidade √© odiar o pecado:

"Amaste a justi√ßa e odiaste a iniq√ľidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com √≥leo de alegria, mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1:9)

Tomar posição com Deus, contra o mal:

"Quem se levantar√° por mim contra os malfeitores? quem se por√° ao meu lado contra os que praticam a iniq√ľidade?" (Salmos 94:16)

E permanecer fiel a Cristo, o qual também denunciava as obras das trevas:

"O mundo n√£o vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras s√£o m√°s." (Jo√£o 7:7)

"Mas v√≥s sois os que tendes permanecido comigo nas minhas prova√ß√Ķes." (Lucas 22:28)

DESPERTE DO SONO ESPIRITUAL  

E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.  

"E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes." (Romanos 13:11)

DESPERTARMOS DO SONO

A preguiça e a sonolência espiritual devem deixar de caracterizar o crente.

Essa palavra d√° a entender um estado de estupor mundano, de descuido ou neglig√™ncia, ou de simples insensibilidade ou indiferen√ßa para com as realidades espirituais, atitudes err√īneas essas que caracterizam at√© mesmo muitos crentes que fazem profiss√£o de dar cr√©dito no fim pr√≥ximo de nossa era ou dispensa√ß√£o, devido ao segundo advento de Cristo.

CONSERVE VIVO O DOM DE DEUS QUE VOCÊ RECEBEU

"Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos." (2 Timóteo 1:6)

DESPERTES O DOM DE DEUS

O ‚Äúdom‚ÄĚ (gr.charisma) concedido a Tim√≥teo √© comparado a uma fogueira: "N√£o extingais o Esp√≠rito." (1 Tessalonicenses 5:19) que ele precisa manter acesa. O ‚Äúdom‚ÄĚ era, provavelmente, o poder espec√≠fico do Esp√≠rito Santo sobre ele para realizar o seu minist√©rio. Note aqui que os dons e o poder que o Esp√≠rito Santo nos concede n√£o permanecem automaticamente fortes e vitais.

PRECISAM SER ALIMENTADOS PELA GRA√áA DE DEUS, MEDIANTE NOSSA ORA√á√ÉO, F√Č, OBEDI√äNCIA E DILIG√äNCIA

DEIXE-SE ADMOESTAR

"E tenho por justo, enquanto estiver neste tabern√°culo, despertar-vos com admoesta√ß√Ķes." (2 Pedro 1:13)

Pedro tinha consci√™ncia que era sua obriga√ß√£o, admoestar os crist√£os de ent√£o a ‚Äúdespertar‚ÄĚ, afim de que estivessem preparados para o encontro com o Senhor nos ares.

DESPERTA, √ď TU QUE DORMES!

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®