As Palavras...

 

AS PALAVRAS...
 

"O homem bom tira do tesouro bom cousas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira cousas m√°s." (Mateus 12:35)

Mateus 12 é um dos capítulos mais penetrantes do Novo Testamento. Uma parte das palavras de Jesus aqui refere-se à língua. Ele está falando sobre a árvore e seus frutos.

"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar cousas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12:33-34)

O CORA√á√ÉO √Č A √ĀRVORE, E A BOCA √Č O FRUTO DA √ĀRVORE

A árvore (o coração) é conhecida pelo fruto (as palavras). O que sai da sua boca demonstra o que está no seu coração. Jesus prossegue, aplicando isto especificamente às nossas palavras.

N√£o existe um n√≠vel intermedi√°rio entre o bem e o mal. Ou √© bom at√© o fim, ou √© mau at√© o fim. √Č a mesma corrente do in√≠cio ao fim. N√£o pode se alterar.

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia de juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado." (Mateus 12:36-37)

Em √ļltima an√°lise, o destino da nossa alma √© determinado pelas nossas palavras. Teremos que dar conta de cada palavra fr√≠vola que pronunciamos.

DEUS NUNCA USA PALAVRAS VÃS

Ele sustenta cada palavra que profere. E nos diz: "Que suas palavras sejam assim. N√£o use palavras v√£s. Se usar ter√° que dar conta delas."

A epístola de Tiago provavelmente examina o assunto da língua de forma mais completa e penetrante que qualquer outra parte do Novo Testamento. Olhe apenas um versículo:

"Se algu√©m sup√Ķe ser religioso, deixando de refrear a sua l√≠ngua, antes enganando o pr√≥prio cora√ß√£o, a sua religi√£o √© v√£." (Tiago 1:26)

Não quero me tornar pessimista ou crítico, mas para mim, com este golpe de caneta, foram riscados setenta e cinco por cento da religião atual.

AS PESSOAS QUE PRATICAM RELIGI√ÉO N√ÉO T√äM DOMADO A SUA L√ćNGUA

E a Bíblia diz: "Se você não dominar a sua língua, sua religião é vã."

- Vamos examinar problemas específicos que encontramos relacionados com a língua:
 
FALAR DEMAIS: A seguir temos duas passagens que tratam desta quest√£o.

"No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente." (Provérbios 10:19)

"Porque da muita ocupação vem os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras." (Eclesiastes 5:3)

Se alguém conversa o tempo todo, está simplesmente demonstrando a todos o que realmente é, pois a voz do tolo se conhece pela multidão das suas palavras.

Além disso, lembre-se das palavras de Jesus: "Porque a boca fala do que está cheio o coração."

Uma língua irrequieta denota um coração irrequieto.

Uma pessoa que n√£o pode ficar calada n√£o est√° tranq√ľila, por mais que fale sobre paz e alegria. Em todas essas coisas, ela proclama sua inquietude interior pelo que flui continuamente da sua boca.
 
PALAVRAS VÃS: Como já tratamos deste problema nos parágrafos anteriores, vamos apenas mencioná-lo aqui.

Em Mateus capítulo 12 verso 36, já citamos: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo."

No Sermão da Montanha, há um versículo paralelo: "Seja porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno." (Mateus 5:37)

Enfatizar exageradamente destrói rapidamente o efeito de uma palavra. A melhor maneira de impressionar os outros não é empregar palavras impressionantes; é simplesmente dizer o que você realmente quer dizer.
 
FUXICO (MEXERICO, MALEDICÊNCIA):
Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito do fuxico.

Eu não brinco com o fuxico, porque é algo terrível. Embora seja verdade que os homens também fuxicam, basicamente concordo com o comentário de Ern Baxter que diz: "Fuxico é o risco ocupacional das mulheres". A mulher normal da nossa sociedade tem muito mais tentação e oportunidade de fuxicar do que o homem. Entretanto, estou ciente de que o homem também fuxica.

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo: não atentarás contra a vida do teu próximo." (Levítico 19:16)

"As palavras do maldizente são doces bocados, que descem para o mais interior do ventre." (Provérbios 18:8)

VOC√ä SABIA QUE √Č POSS√ćVEL LITERALMENTE MATAR UMA PESSOA ATRAV√ČS DE PALAVRAS?

Sei de casos reais onde ministros morreram sob o opróbrio, vergonha e feridas de línguas maliciosas.

Em Jeremias capítulo 18 verso 18 diz que os inimigos de Jeremias falaram: "Vinde, firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras."

Muitos servos de Deus morreram de feridas causadas pela língua.

No Novo Testamento, examinaremos duas passagens: "Além do mais aprendem também a viver ociosas (falando a respeito de mulheres na igreja), andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (1 Timóteo 5:13)

"Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócio de outrem." (1 Pedro 4:15)

Voc√™ n√£o acha interessante o intrometido ser classificado junto com os assassinos, ladr√Ķes e malfeitores?

A maioria dos religiosos ficaria horrorizada ao ser classificada como um assassino, ladr√£o ou malfeitor; no entanto, muitos deles s√£o intrometidos.
 
MENTIRA:
Vamos começar novamente no livro de Provérbios.

"Seis cousas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

Das sete coisas abominadas pelo Senhor, três se relacionam com a língua:

A língua mentirosa, A testemunha falsa, E o que semeia contendas entre os irmãos.

Provérbios capítulo 12 verso 22 confirma isto, quando diz:

"Os l√°bios mentirosos s√£o abomin√°veis ao Senhor; mas os que praticam a verdade s√£o o seu deleite."

"ABOMINAÇÃO" é a palavra mais forte que se pode usar para descrever o que desagrada a Deus.

Encontramos mais um vers√≠culo sobre mentir no Apocalipse, onde h√° tr√™s advert√™ncias a respeito do perigo de mentir nos √ļltimos dois cap√≠tulos. Apocalipse cap√≠tulo 21 verso 8 diz:

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe seja no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte."

TODOS OS MENTIROSOS SÃO DESTINADOS PARA O LAGO DE FOGO

N√£o quero estender-me nesse assunto, mas sejamos honestos - h√° muitos crist√£os mentirosos. Embora eu n√£o seja o juiz, fico me perguntando o que lhes acontecer√° no √ļltimo dia. N√£o quero ignorar a Palavra de Deus que afirma que todos os mentirosos acabar√£o no lago de fogo.

Creio que isto significa literalmente o que está escrito; contudo, lembremos também que sempre há arrependimento para aqueles que quiserem voltar-se a Deus.
 
A BAJULA√á√ÉO: Creio que a maioria das pessoas n√£o entende o perigo da bajula√ß√£o, e nem o quanto isso √© desagrad√°vel a Deus. Como pregador da Palavra, aprecio a genu√≠na gratid√£o e sou estimulado pelas express√Ķes de estima das pessoas que me ouvem; entretanto, aprendi a vigiar contra bajula√ß√£o, pois muitos servos de Deus t√™m se enredado por meio desse instrumento.

Eu poderia citar os nomes de diversos homens que foram bajulados a ponto de serem cativados e de perderem os seus ministérios.

"Socorro, Senhor! porque já não há homens piedosos; desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens. Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido. Corte o Senhor todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente." (Salmos 12:1-3)

S√£o palavras bem claras, e outra vez acho que a maioria das pessoas concordaria que h√° uma abund√Ęncia de insinceridade entre o povo religioso - uma riqueza de palavras a√ßucaradas que no fim n√£o significam nada.

TOME CUIDADO COM PESSOAS DE L√ĀBIOS BAJULADORES!
 
PALAVRAS PRECIPITADAS:

Provérbios capítulo 29 verso 20 diz: "Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele."

Esta é uma afirmação muito penetrante. Não diga tudo que sente na hora que sente. Se você fizer assim, acabará entrando em problemas sérios.

Aprenda a se dominar.

No Salmos 106 temos um quadro bem trágico de Moisés, que perdeu o privilégio de guiar o povo de Deus para a terra prometida por causa de uma frase impetuosa que pronunciou. Nada poderia melhor nos mostrar até que ponto Deus é exigente quanto a nossa maneira de falar do que esse acontecimento com Moisés.

Os filhos de Israel estavam se queixando da falta de água, e Deus ordenou a Moisés: "Volte ao povo, e fale à rocha. Quando você falar, a água sairá."

Da outra vez, Moisés havia tirado água da rocha, ferindo-a com a sua vara. Agora, por estar realmente irado com o povo, ao invés de fazer como Deus ordenou, ele feriu a rocha outra vez e disse: "Precisamos tirar água para esses rebeldes?" Deus o honrou, e a água saiu, mas depois, numa conversa particular com Moisés, Deus disse: "Moisés, você perdeu o privilégio de guiar o meu povo para a terra prometida, porque não me honrou com as suas palavras."

Salmos 106 versos 32 e 33 refere-se a isso: "Depois o indignaram nas águas de Meribá, e, por causa deles, sucedeu mal a Moisés, porque irritaram o seu espírito de modo que falou imprudentemente com seus lábios."

Você sabia que quando seu espírito se provoca, muitas vezes você fala imprudentemente? Isto é falar precipitadamente, e Deus nos adverte a esse respeito.
 
PALAVRAS NEGATIVAS:
Este é um dos "pecados respeitáveis" praticados regularmente por pessoas religiosas. Normalmente não é considerado pecado.

"Não tenho fé." "Não creio que conseguirei o dinheiro a tempo." "Tenho certeza que será preciso fazer uma operação."

As palavras podem ser muito educadas, respeit√°veis e religiosas, mas em muitos casos s√£o inaceit√°veis a Deus.

MUITAS VEZES, CAVAMOS NOSSAS PR√ďPRIAS SEPULTURAS COM NOSSAS BOCAS

H√° muitas pessoas mortas hoje que n√£o deveriam ter morrido. Morreram por causa daquilo que falaram.

Darei um exemplo de N√ļmeros 13, onde temos a hist√≥ria dos doze espias que foram enviados para a terra prometida. Os doze espias viram a mesma coisa e tiveram a mesma experi√™ncia.

N√£o houve diferen√ßa entre suas circunst√Ęncias nem entre sua proced√™ncia.

Dez voltaram dizendo: "Oh, √© uma boa terra, mas est√° cheia de gigantes. As cidades s√£o muradas at√© os c√©us, e sentimo-nos como gafanhotos aos nossos pr√≥prios olhos." Dois espias disseram: ‚Äú√Č uma terra maravilhosa. Entremos para possu√≠-la.‚ÄĚ

O contraste entre os dois pontos de vista pode ser visto claramente em N√ļmeros cap√≠tulo 13 versos 30 e 31:

"Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos."

Josué e Calebe disseram: "Somos capazes." Os outros dez falaram: "Não somos capazes."

Cada um selou o seu próprio destino pelo que disse.

Aqueles que disseram que n√£o podiam subir, realmente n√£o puderam. Aqueles que disseram que podiam subir, puderam de fato subir.

Selaram seu próprio destino pelo que disseram, e assim acontece vez após vez com os cristãos até hoje.

CHEGAMOS AGORA AOS REM√ČDIOS PARA ESSES PROBLEMAS COM A L√ćNGUA!

- Rem√©dio n√ļmero um √© reconhecer que o abuso da l√≠ngua √© um problema do cora√ß√£o.

Já vimos em Mateus capítulo 12 versos 33 e 34 que o problema está no nosso coração. Além disso, Tiago capítulo 3 versos do 10 ao 12 diz:

"Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce."

Assim, novamente se compara o coração com a árvore, e as palavras que saem com o fruto.

Em Provérbios capítulo 4 verso 23, uma das minhas passagens prediletas, diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

O que sai da sua boca vem do seu cora√ß√£o. A boca √© o bar√īmetro do cora√ß√£o.

- Rem√©dio n√ļmero dois: Confesse os seus pecados e seja purificado.

Muitas pessoas não gostam de usar a palavra "pecado" para descrever suas faltas no uso da língua. Mas palavras erradas constituem pecado. Quando as encararmos como pecado, começaremos a ver resultados.

Enquanto as tolerarmos, nos desculparmos, ou tentarmos nos esquivar da responsabilidade, não haverá modificação.

Em 1 João capítulo 1 verso 9 nos diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Deus tem um remédio para os problemas da língua, mas enquanto não os reconhecermos como pecado, confessando e nos arrependendo deles, e buscando de Deus o perdão e a purificação, não estamos aceitando o remédio de Deus.

- Rem√©dio n√ļmero tr√™s: Recuse o mal, entregue-se a Deus.

Há uma dupla decisão que precisamos tomar. Paulo diz em Romanos capítulo 6 versos 12 e 13 que primeiro devemos recusar que os membros do nosso corpo sejam usados como instrumentos de injustiça e pecado.

Diga ao diabo: "Você não pode ter minhas mãos; você não pode ter meus pés; e acima de tudo, não pode ter minha língua. Quando Jesus morreu, ele comprou a minha língua junto com todo o meu ser, e, Satanás, não vou deixar que você domine a minha língua."

Segundo, entregue-se a Deus e os seus membros como instrumentos de justiça sob a obediência. Diga deliberadamente a Deus que você quer que sua língua seja um instrumento de justiça e que a está entregando a Ele para este fim.

- Rem√©dio n√ļmero quatro: Compreender porque voc√™ tem uma l√≠ngua.

Se você não compreender isso, nunca há de entrar verdadeiramente naquilo que Deus lhe oferece.

PORQUE DEUS P√ĒS UMA L√ćNGUA NA SUA BOCA?

As Escriituras nos esclarecem.

No Salmos capítulo 16 verso 9, o salmista Davi diz: "Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória: também a minha carne repousará segura."

A que Davi se referia quando disse "a minha glória"?

Encontramos a resposta em Atos capítulo 2 verso 26, onde Pedro cita este salmos: "Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou."

Sua glória e a sua língua. Por quê?

Porque lhe foi dada para um supremo propósito: GLORIFICAR A DEUS!

SUA L√ćNGUA √Č A SUA GL√ďRIA

Se você puder alcançar essa verdade e meditar sobre ela e agir sobre ela, sua vida será revolucionada.

- Rem√©dio n√ļmero cinco: Resolva louvar a Deus.

Louvor é resultado de uma decisão. Foi por isso que Davi disse: "O meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores." (Salmos 57:7)

Uma vez eu disse: "Mesmo que o telhado caia, vou louvar ao Senhor."
No momento, eu estava pregando longe de casa, e telefonei para casa para perguntar:

- "Como est√£o as coisas?"
- "Tudo bem", veio a resposta, "o telhado caiu."

Fui apanhado pelo meu próprio testemunho e tive que dar graças!

VAMOS EXAMINAR UMA DAS DECIS√ēES DE DAVI

O título introdutório do Salmos 34 nos conta que Davi estava na corte do rei filisteu fugindo para salvar a sua vida, e fingindo ser maluco. Nesta época, ele tomou a decisão:

"Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigo e todos à uma lhe exaltemos o nome." (Salmos 34:1-3)

Primeiro você toma uma decisão individual: "Eu vou agir assim. Depois, você encontra outras pessoas de igual pensamento, e diz: "Vamos fazer isso juntos". Porém, a decisão individual vem primeiro.

- Rem√©dio n√ļmero seis: Lembre-se de Cristo, seu Sumo sacerdote.

Aqui está uma verdade importantíssima. Cristo é o nosso sumo sacerdote, que intercede por nós, e que nos representa diante de Deus no céu.

O que você diz com a sua boca limita o que ele pode fazer por você no céu. Se fizer uma confissão fraca, você terá um sumo sacerdote fraco em seu favor, pois ele é o sumo sacerdote da sua confissão.

Hebreus capítulo 3 verso 1 diz: "Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus."

Ele é o sumo sacerdote das suas palavras. Se você cerrar os seus lábios, ele terá nada para dizer a seu respeito.

Hebreus capítulo 10 versos do 21 ao 23 o expressa dessa forma:

"E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa."

Fa√ßa sua confiss√£o, continue fazendo e n√£o pare. √Č isto que significa em portugu√™s claro.

- Rem√©dio n√ļmero sete: Submeta-se √† discipl√≠na do corpo de Cristo.

Esta √© a √ļltima recomenda√ß√£o. Uma √°rea da nossa vida que est√° inquestionavelmente sujeita √† disciplina do corpo √© a maneira pela qual falamos uns sobre os outros. Se voc√™ estiver sujeito a disciplina do corpo, n√£o falar√° a respeito de outras pessoas, porque, por uma raz√£o, ser√° embara√ßoso voc√™ ter que ir pedir-lhes perd√£o. E se voc√™ n√£o for pedir perd√£o, estar√° caminhando para um apuro pior ainda. Portanto, √© melhor ficar livre disso desde o princ√≠pio.

Vamos examinar a passagem de Mateus capítulo 18 versos do 15 ao 17:

"Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano."

"Se teu irm√£o pecar contra ti, vai arg√ľi-lo entre ti e ele s√≥." Isso √© disciplina. N√£o v√° contar a todos os outros primeiro. Esta seria a rea√ß√£o da maioria dos crist√£os. Se algu√©m me ofender, n√£o falo com ele - falo com todos menos com o irm√£o que me ofendeu. Depois torna-se quase imposs√≠vel curar a ruptura.

"Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano."

ISSO √Č DISCIPLINA

Todos estamos sujeitos a ela se formos membros do corpo de Cristo. Agora, h√° dois aspectos disso:

Primeiro: Se algu√©m cometer algo que considero errado, o que devo fazer? Devo ir √† pessoa para curar a ruptura. Na maioria dos casos, se voc√™ agir assim, a ruptura ser√° curada. Depois, h√° outro lado - e √© a√≠ que a maioria das pessoas cai. Quando algu√©m vai a voc√™ e diz: "Voc√™ sabe o que o irm√£o Ant√īnio falou sobre mim? Voc√™ sabe como ele est√° me tratando?", voc√™ tem que responder: "Voc√™ j√° conversou com irm√£o Ant√īnio?" Se a resposta for "n√£o", voc√™ tem que dizer: "Ent√£o n√£o converse comigo."

Essa √© a verdadeira disciplina. Doutra forma, voc√™ se torna um c√ļmplice posterior, em termos jur√≠dicos, e respons√°vel por explodir a situa√ß√£o e criar uma ruptura no corpo de Cristo.

√Č a√≠ que a maioria de n√≥s trope√ßa.

Em Provérbios capítulo 25 verso 23 diz: "O vento norte traz chuva, e a língua caluniadora, o rosto irado."

Se aparecer uma l√≠ngua caluniadora, deve aparecer tamb√©m o rosto irado. √Č leg√≠timo ser irado. N√£o receba a pessoa que proferir palavras caluniadoras. Se pessoas vierem constantemente ao seu lar para contar est√≥rias sobre os outros, diga-lhes que sua sala n√£o √© um dep√≥sito de lixo.

Se quiserem se dispor do seu lixo, que procurem outro lugar.

Em conclusão, depois de ler essa mensagem, se você reconheceu que tem pecado com a sua língua, ou tiver algum dos problemas que descrevemos, sugiro que você aplique estes sete remédios, e confesse o seu problema agora como pecado.

Se tiver ferido um outro crente, pode ser necess√°rio ir a ele e pedir que lhe perdoe.

Enfrente a verdade sobre o seu pecado e peça que Deus lhe perdoe. Peça que ele o purifique, e então creia que recebeu dele o perdão e a purificação.

 



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