Crucificando A Carne (G√°latas 5:19-21)

 

CRUCIFICANDO A CARNE

 

"Porque as obras da carne s√£o manifestas, as quais s√£o: adult√©rio, prostitui√ß√£o, impureza, lasc√≠via, idolatria, feiti√ßaria, inimizades, porfias, emula√ß√Ķes, iras, pelejas, dissens√Ķes, heresias, invejas, homic√≠dios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j√° antes vos disse, que os que cometem tais coisas n√£o herdar√£o o reino de Deus." (G√°latas 5:19-21)

A carta de Paulo aos gálatas ataca com força a doutrina falsa que alguns cristãos judeus estavam ensinando, pela qual tentavam obrigar os cristãos a obedecer a lei que Deus havia dado aos israelitas, no Velho Testamento.

Ele demonstra efetivamente que nossa justificação é pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei de Moisés.

Os primeiros quatro capítulos do livro apresentam e defendem seus argumentos para mostrar que não somos escravos sob a velha lei, mas livres em Cristo.

Em G√°latas cap 5 verso 1, ele faz este forte apelo: "ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e n√£o torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servid√£o."

Paulo faz, então, uma transição dos argumentos doutrinários contra este erro de alguns irmãos judeus, para os argumentos práticos que todos podemos e devemos aplicar em nossas vidas.

Pondo de lado a lei do Velho Testamento, ele continua dizendo: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13)

Este contraste entre nossa liberdade em Cristo e a escravidão à carne é desenvolvido nos versículos finais do capítulo 5, onde ele mostra que devemos andar no Espírito e recusarmo-nos a satisfazer os desejos pecaminosos de nossa carne.

ESTAMOS EM UMA GUERRA QUE O ESP√ćRITO DEVE VENCER

Para ajudar-nos a ser vitoriosos, Paulo enumera as obras da carne e coloca-as em contraste direto com o fruto do Espírito.

Vai nos ajudar a vencer o inimigo dos desejos carnais se considerarmos cuidadosamente esta lista e o significado das palavras que Paulo emprega:

As Obras da Carne (G√°latas 5:19-21)

Muitos dos pecados listados aqui s√£o semelhantes, portanto, pode ajudar em seu entendimento se os considerarmos em grupos.

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia." (Gálatas 5:19)
 

Prostitui√ß√£o: √Č um termo amplo, que descreve rela√ß√Ķes sexuais il√≠citas. Sua origem, como pode ser entendida pela tradu√ß√£o comum, "prostitui√ß√£o", vem de uma palavra que descrevia "amor" que pode ser comprado e vendido, onde uma pessoa √© usada e descartada. Em vez de restringir as rela√ß√Ķes sexuais como Deus tencionava (somente a um casamento legal, por toda a vida, de um homem com uma mulher - "Portanto deixar√° o homem o seu pai e a sua m√£e, e apegar-se-√° √† sua mulher, e ser√£o ambos uma carne." (G√™nesis 2:24); - "Venerado seja entre todos o matrim√īnio e o leito sem m√°cula; por√©m, aos que se d√£o √† prostitui√ß√£o, e aos ad√ļlteros, Deus os julgar√°." (Hebreus 13:4), aqueles que praticam a prostitui√ß√£o fazem do sexo uma paix√£o carnal barata e vazia. Impureza: Significa basicamente sujeira. Ela fala da impureza que corrompe a moralidade e a alma de uma pessoa. Ela pode ser usada para falar de impureza religiosa, mas tamb√©m veio a significar corrup√ß√£o moral. Esta impureza separa uma pessoa de Deus, que √© puro e santo. Lasc√≠via: Sugere um amor ao pecado, de quem perdeu sua vergonha e imprudentemente viola a lei de Deus. √Č normalmente usada para falar de tal atitude para com os pecados sexuais.

Pecados de Impureza Espiritual e Religiosa: "Porque as obras da carne s√£o manifestas, as quais s√£o: ... Idolatria, feiti√ßaria, inimizades, porfias, emula√ß√Ķes, iras, pelejas, dissens√Ķes, heresias." (G√°latas 5:19-20)

Idolatria: √Č, essencialmente, a adora√ß√£o de uma criatura quando dever√≠amos adorar somente o Criador. √Č, assim, uma rejei√ß√£o de Deus e de sua posi√ß√£o de autoridade e honra. Pode ser cometida na adora√ß√£o a imagens - "Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invis√≠veis, desde a cria√ß√£o do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se v√™em pelas coisas que est√£o criadas, para que eles fiquem inescus√°veis; porquanto, tendo conhecido a Deus, n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu. Dizendo-se s√°bios, tornaram-se loucos. E mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis." (Romanos 1:19-23) Ou na exalta√ß√£o e na busca de coisas materiais - "Ningu√©m pode servir a dois senhores; porque ou h√° de odiar um e amar o outro, ou se dedicar√° a um e desprezar√° o outro. N√£o podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6:24); - "Mortificai, pois, os vossos membros, que est√£o sobre a terra: a prostitui√ß√£o, a impureza, a afei√ß√£o desordenada, a vil concupisc√™ncia, e a avareza, que √© idolatria." (Colossenses 3:5) Feiti√ßaria: Vem da mesma raiz que a palavra "farm√°cia". Ela, originalmente, se referia a drogas medicinais, e com o passar do tempo veio a ser associada com o abuso de drogas e, finalmente, com o abuso de drogas em bruxaria e feiti√ßaria.

Pecados Contra Outras Pessoas: As obras da carne incluem oito palavras que se referem a conflitos e divis√Ķes entre pessoas, por causa de atitudes ego√≠stas e pecaminosas, que destroem as rela√ß√Ķes pessoais. Estes pecados t√™m destru√≠do muitas amizades, fam√≠lias e igrejas, e t√™m que ser vencidos para se andar no Esp√≠rito.

Inimizades: √Č uma palavra comum para descrever a separa√ß√£o entre inimigos. √Č a mesma palavra que Paulo usou em outro lugar para falar da separa√ß√£o de Deus - "Porquanto a inclina√ß√£o da carne √© inimizade contra Deus, pois n√£o √© sujeita √† lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." (Romanos 8:7) Ou a divis√£o entre os judeus e os gentios que foi removida pelo sacrif√≠cio de Cristo - "Porque ele √© a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separa√ß√£o que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto √©, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenan√ßas, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades." (Ef√©sios 2:14-16). Os crist√£os t√™m que amar seus inimigos, e n√£o podem imitar ao √≥dio do mundo - "Ouvistes que foi dito: Amar√°s o teu pr√≥ximo, e odiar√°s o teu inimigo. Eu, por√©m, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que est√° nos c√©us; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva des√ßa sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galard√£o tereis? N√£o fazem os publicanos tamb√©m o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irm√£os, que fazeis de mais? N√£o fazem os publicanos tamb√©m assim? Sede v√≥s pois perfeitos, como √© perfeito o vosso Pai que est√° nos c√©us." (Mateus 5:43-48) Porfias (20) s√£o o comportamento que resulta da atitude de inimizade. Esta palavra descreve debates, disputas e lutas que freq√ľentemente ocorrem quando pessoas est√£o preocupadas, de modo ego√≠sta, em proteger seus pr√≥prios interesses. Ci√ļmes (20) √© uma palavra que fala do medo de perder alguma coisa, que leva a conflitos com outros e at√© mesmo a ressentimento e √≥dio a outras pessoas. Iras (20) √© uma palavra forte que descreve a f√ļria e o impulso violento contra coisas ou pessoas que nos ofendem. √Č, freq√ľentemente, vista na tend√™ncia de pessoas a reagirem quando se sentem lesadas. Em contraste, Paulo disse que n√£o temos que procurar vingan√ßa, mas devemos deixar a Deus o exerc√≠cio da justi√ßa (Romanos 12:19-21). Disc√≥rdias (20) descrevem as dissens√Ķes que resultam de ambi√ß√Ķes ego√≠stas. √Č uma palavra pol√≠tica que descreve a campanha partid√°ria pela honra e posi√ß√£o. Tal pol√≠tica n√£o tem lugar entre os servos de Cristo. Paulo disse que a solu√ß√£o para tais conflitos √© imitar a atitude altru√≠sta e sacrificial de Cristo (Filipenses 2:1-8). Dissens√Ķes (20) descrevem as divis√Ķes que resultam quando as pessoas satisfazem seus pr√≥prios desejos em vez de buscar agradar ao Senhor. Para evit√°-las, precisamos basear nossa unidade na palavra de Deus (1 Cor√≠ntios 1:10) e no exemplo que Jesus nos deu (Jo√£o 17:20-23). Fac√ß√Ķes (20) s√£o seitas ou partidos. Os primeiros tr√™s cap√≠tulos de 1 Cor√≠ntios mostram que tais seitas n√£o deveriam existir na igreja do Senhor. N√£o devemos seguir as v√°rias doutrinas humanas que dividem o mundo religioso, mas devemos nos unir a Cristo e com aqueles que o seguem fielmente.
¬† Invejas (21) s√£o similares aos ci√ļmes. Os ci√ļmes resultam do temor de perder algo que algu√©m j√° tem; as invejas s√£o o √≥dio e o ressentimento que uma pessoa sente quando outros prosperam.

Pecados que Demonstram Falta de Autodomínio
 

Bebedices (21), ou embriaguez, é um problema que tem afligido as sociedades desde os tempos antigos. O abuso do álcool, com todos os seus feios resultados de mortes desnecessárias, lares desfeitos, esposas e filhos maltratados, etc., continua a ser uma das mais comuns obras da carne. Ela não tem lugar na vida de uma pessoa que está verdadeiramente sob o comando de Deus. Glutonarias (21) é uma palavra que nos recorda que o excesso, mesmo em coisas que não são inerentemente más, pode ser errado. Não é errado comer, mas comer sem se conter é errado. A pessoa que não pode recusar comida não está mostrando o autodomínio que Deus exige de nós.

E Coisas Semelhantes

Esta n√£o √© uma lista completa de todos os pecados poss√≠veis que uma pessoa pode cometer. Paulo est√° simplesmente dando exemplos para ilustrar a diferen√ßa entre a pessoa que √© governada pelo Esp√≠rito e aquela que √© uma escrava das paix√Ķes carnais. Ele nos est√° desafiando a retirar estas coisas de nossas vidas para que possamos viver e andar no Esp√≠rito.

A Conseq√ľ√™ncia do Servir √† Carne

Paulo n√£o deixa d√ļvida em seu coment√°rio final, no vers√≠culo 21: ". . . a respeito das quais eu vos declaro, como j√°, outrora, vos preveni, que n√£o herdar√£o o reino de Deus os que tais cousas praticam". H√° uma liga√ß√£o ineg√°vel entre nossa conduta e nossa salva√ß√£o eterna. A pessoa que n√£o permite ao Esp√≠rito mudar totalmente sua vida e remover tal carnalidade n√£o receber√° o pr√™mio de um lar eterno com Deus. Devemos ser transformados de dentro para fora (Romanos 12:1-2).

 



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