Livres da Avareza

 

LIVRES DA AVAREZA
 

Quando o homem afastou-se de Deus por causa do pecado, ele ficou sujeito a vários sentimentos amargos que lhe destrói a vida afastando-o cada vez mais da presença de Deus, entre estes sentimentos se encontra a avareza.


Muitas pessoas d√£o a avareza v√°rios nomes: administra√ß√£o dos bens, guardando para o futuro, eu n√£o tenho nada por isto n√£o posso dar nada, ningu√©m mim ajudou, conseguir o que tenho sozinho, etc. Mas Deus dar outro nome a avareza, Ele denomina a avareza de idolatria, de pecado, de maquina√ß√Ķes malignas, de ego√≠smo. E realmente a avareza √© o apego excessivo ao dinheiro, √†s riquezas, aos bens materiais; √© a falta de generosidade, a cobi√ßa, o desejo excessivo pelas posses.
 

CUIDADO COM AVAREZA
 

‚ÄúE disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer n√£o consiste na abund√Ęncia do que possui.‚ÄĚ (Lucas 12:15)
 

Jesus nos orienta que devemos ter cuidado com avareza, pois a vida de um homem não consiste no que ele tem, mas no que ele é.

O conceito do mundo valoriza a avareza, porque os homens são medidos pelo que tem, Deus disse a Samuel, quando este escolhia um dos filhos de Jessé para ser rei de Israel:

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (1 Samuel 16:7)


Por isto os √ļnicos que elogiam os avarentos s√£o os √≠mpios, pois sabem que os tais renunciaram ao Senhor, e aceitaram as sugest√Ķes do inimigo entrando na rota da pobreza, pois o crente avarento se torna pobre.
 

‚ÄúPorque o √≠mpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.‚ÄĚ (Salmos 10:3)
 

PORQUE A AVAREZA √Č MALIGNA
 

‚ÄúTamb√©m todas as armas do avarento s√£o m√°s; ele maquina inven√ß√Ķes malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente.‚ÄĚ (Isa√≠as 32:7)
 

Por ser um sentimento destrutivo, que impede Deus agir para aben√ßoar, a avareza se torna um instrumento do mau, o avarento se torna uma pessoa m√°, uma pessoa que inventa desculpas mentirosas para n√£o ofertar, para n√£o dar, ou ajudar algu√©m ou a igreja de Cristo. Os pensamentos do avarento s√£o alimentados pela gan√Ęncia que o leva a n√£o ser generoso.
 

O avarento √© uma pessoa contaminada pelo mal no seu interior. As pessoas mais contaminadas pelo crente avarento √© a sua fam√≠lia que acaba sofrendo as conseq√ľ√™ncias, tamb√©m a igreja, que deixa de cumprir o seu papel de evangeliza√ß√£o pela mesquinharia e dureza do avarento. Marcos 7.20-23. ‚ÄúE dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do cora√ß√£o dos homens saem os maus pensamentos, os adult√©rios, as prostitui√ß√Ķes, os homic√≠dios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolu√ß√£o, a inveja, a blasf√™mia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem‚ÄĚ.
 

O COSTUME CRISTÃO
 

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: N√£o te deixarei, nem te desampararei‚ÄĚ. Hebreus 13.5.
 

Assim como os √≠mpios tem os seus costumes enraizados no mundo, no pecado, na mentira, o crente tem o seu costume enraizado na palavra de Deus, na verdade. O que √© costume? √Č o h√°bito, a pr√°tica freq√ľente e regular de uma pessoa. √Č o modo de pensar, agir e se comportar caracter√≠stico de uma pessoa, ou um grupo social. Ent√£o o costume de um crente deve ser caracter√≠stico do grupo social que ele faz parte, a igreja, e Paulo disse que o nosso costume como crist√£os √© viver sem avareza.
 

‚ÄúOra, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irm√£o padecer necessidade, e fechar-lhe o cora√ß√£o, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, n√£o amemos de palavra, nem de l√≠ngua, mas por obra e em verdade‚ÄĚ. I Jo√£o 3.17,18.
 

AVAREZA √Č IDOLATRIA
 

"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual √© id√≥latra, tem heran√ßa no reino de Cristo e de Deus‚ÄĚ. Ef√©sios 5.5.
 

O Ap√≥stolo Jo√£o escrevendo em uma das suas cartas fez a seguinte recomenda√ß√£o aos crentes: ‚ÄúFilhinhos, guardai-vos dos √≠dolos‚ÄĚ. I Jo√£o 5.21. Fiquei pensando, que √≠dolos? Creio que o maior √≠dolo interno que governa os cora√ß√Ķes de muitos crentes √© a avareza. O avarento √© idolatra, adora os bens materiais, as posses, o dinheiro, coloca em primeiro lugar em suas vidas essas coisas e n√£o conseguem servir a Deus, fazendo a Sua vontade com rela√ß√£o aos recursos que tem. Ele ama o dinheiro e por isto cai em engano e em toda forma do mau.
 

‚ÄúOra, os que querem ficar ricos caem em tenta√ß√£o, e cilada, e em muitas concupisc√™ncias insensatas e perniciosas, as quais afogam o homem na ru√≠na e perdi√ß√£o. Porque o amor do dinheiro √© a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobi√ßa (avareza), se desviaram da f√© e a si mesmos se atormentaram com muitas dores‚ÄĚ. I Tim√≥teo 6.9,10.
 

Além de o avarento ser idolatra, amar o dinheiro, cair em ruína e perdição, se desviar da fé e a si mesmo se atormentar com muitas dores, também ele não tem herança no reino de Deus.

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®