O Leite Racional

 

O LEITE RACIONAL

 

√Č administrado aos salvos (id√īneo), ou seja, n√£o √© dado aos crist√£os para que possam ser salvos. Antes, os salvos que n√£o compreende a dimens√£o do amor de Deus, ou seja, que n√£o √© experimentado na palavra da justi√ßa, devem se alimentar do leite racional, para que possa ‚Äėcrescer‚Äô na compreens√£o.
 

Você é um dos filhos de Deus, logo, membro da família "E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso" (II Coríntios 6: 18).
 

Voc√™ aprendeu tamb√©m que a palavra de Deus √© semente incorrupt√≠vel, semente que concede vida ao homem gerado segundo Ad√£o, que passa a ser um novo homem gerado pelo Pai Celeste (Esp√≠rito). Do mesmo modo que, para nascer neste mundo voc√™ precisou ser participante da semente corrupt√≠vel de Ad√£o, agora em Cristo, participante do evangelho (semente incorrupt√≠vel), voc√™ adquiriu a natureza divina. √Čs filho da Luz, pois voc√™ deixou de ser homem carnal para ser homem espiritual (I Pedro 1: 23).
 

Assim como todos os homens morreram diante de Deus por causa de Ad√£o, basta crer na mensagem do evangelho que passar√£o a ter vida, participantes de Cristo, o √ļltimo Ad√£o. Quem √© gerado de novo segundo o Esp√≠rito Eterno passou da morte (aliena√ß√£o de Deus) para a vida, ‚Äėconhece‚Äô a Deus, ou antes, foi conhecido d‚ÄôEle (conhecer = uni√£o).
 
"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" (G√°latas 4: 9)
 
Para aqueles que tem fome e sede de justiça Cristo é o pão e a água que faz jorrar uma fonte de água que salta para a vida eterna. Quem crê em Cristo como diz a bíblia, nunca mais voltará a ter sede e nunca mais terá fome. Basta crer (descansar) na esperança que Deus propos aos homens por intemério do evangelho que jamais terá fome e sede (fome e sede = alienação de Deus).
 
A humanidade morreu diante de Deus porque Ad√£o desobedeceu (uma vez), comendo do fruto da √°rvore do conhecimento do bem e do mal. Por outro lado, para ter vida proveniente de Deus basta ao homem crer na mensagem do evangelho (uma vez) que ser√° participante da obedi√™ncia de Cristo, que morreu uma √ļnica vez pelo pecado da humanidade (Romanos 6: 10).
 
Quando você aceitou a Cristo como salvador, crendo na Sua pessoa através da mensagem do evangelho, bebeu da água que faz jorrar uma fonte para a vida eterna, a palavra de Deus, e é certo que você nunca mais voltará a ter sede.
Jesus disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (João 6 : 51). Ser participante de Cristo, ou seja, comer (união) do pão vivo que desceu do céu é o mesmo que crer na mensagem do evangelho, e você, ao crer n'Ele, passou a ser participante da vida que é proveniente de Deus.
 
Jesus disse √† mulher samaritana que quem bebesse da √°gua que ele desse, nunca mais voltaria a ter sede. Ora, isto por s√≠ s√≥ demonstra que voc√™ n√£o tem mais sede ou fome, pois j√° tem a vida eterna. Voc√™ j√° passou da morte para a vida. Deixou a condena√ß√£o de Ad√£o e se uniu a Cristo, o √ļltimo Ad√£o.
 
Voc√™ adquiriu uma nova vida por interm√©dio da f√© na palavra de Deus tornando-se homem espiritual (o que √© nascido do Esp√≠rito √© esp√≠rito). Isto significa que voc√™ foi criado id√īneo (apto) para participar da heran√ßa dos santos na luz, ou seja, voc√™ √© um dos filhos com pleno direito a heran√ßa prometida, sendo co-herdeiros com Cristo "E, se n√≥s somos filhos, somos logo herdeiros tamb√©m, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se √© certo que com ele padecemos, para que tamb√©m com ele sejamos glorificados" (Romanos 8: 17).
 
Como filho, pleno (cheio) do Esp√≠rito de Deus, herdeiro de Deus e id√īneo a participar da heran√ßa de Deus, segue-se que, espiritualmente, voc√™ n√£o necessita de desenvolvimento ou crescimento. Voc√™ n√£o mais precisa de aio (tutor), pois j√° √© id√īneo (Colossenses 1: 12). A semente que te deu vida (evangelho), o p√£o da qual voc√™ √© participante, a fonte da qual voc√™ bebeu, concedeu a posi√ß√£o de ‚Äėpronto‚Äô, pois agora, em Cristo, voc√™ √© homem espiritual, nascido (do) da √°gua (palavra) e do Esp√≠rito (de Deus). Voc√™ alcan√ßou de Deus um novo cora√ß√£o e um novo esp√≠rito (Salmos 51: 10).
 
Agora, após ser inteirado da sua nova condição em Cristo (aquele que está em Cristo nova criaura é), por que é preciso ler a bíblia? Ainda falta algum coisa, se você já é participante da natureza de Deus e herdeiro de Deus?
Paulo ao perceber que ainda faltava alguma coisa aos crist√£os orou a Deus dizendo: ‚Äú... o Pai da gl√≥ria vos d√™ em seu conhecimento o esp√≠rito de sabedoria e de revela√ß√£o. Oro tamb√©m para que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento...‚ÄĚ (Ef√©sios 1: 16- 17).
 
Ora, depreende-se do vers√≠culo acima que, o ‚Äėiluminar dos olhos‚Äô n√£o √© o mesmo que ‚Äėconhecimento de Deus‚Äô. Conhecer a Deus, ou antes ser conhecido d‚ÄôEle √© o mesmo que uni√£o intima, conforme empregou-se a palavra ‚Äėconhecer‚Äô para designar a uni√£o conjulgal. O conhecer a Deus √© proveniente da mensagem do evangelho, que tamb√©m √© designado de f√©. J√° os ‚Äėolhos do entendimento‚Äô (saber, conhecimento) √© proveniente da sabedoria e revela√ß√£o de Deus, que Ele concede √†queles que est√£o unidos a Cristo, por interm√©dio da sua palavra.
 
Sabemos que a gra√ßa de Deus foi revelada aos homens atrav√©s do evangelho de Cristo (A f√© que foi dada aos santos) "Porque a gra√ßa de Deus se h√° manifestado, trazendo salva√ß√£o a todos os homens" (Tito 2: 11), e quando o ap√≥stolo Pedro Pedro disse: "Antes crescei na gra√ßa e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a gl√≥ria, assim agora, como no dia da eternidade. Am√©m" (II Pedro 3: 18). estava recomendando aos crist√£os ‚Äėcrescerem‚Äô em ‚Äėentendimento‚Äô (conhecer, saber) aquele que lhes trouxe salva√ß√£o.
 
O ‚Äėconhecer‚Äô (estar unido a, intima comunh√£o) a Deus √© que traz gra√ßa (salva√ß√£o) e paz (justifica√ß√£o e santifica√ß√£o), a paz que excede todo entendimento "Gra√ßa e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor" (II Pedro 1: 2); "E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef√©sios 3: 19).
 
Ora, s√≥ pode ser cheio de toda plenitude de Deus aqueles que conhecem (uniram-se) a Deus, ou antes, foram conhecido por Ele. Por isso o ‚Äėconhecer‚Äô a Deus n√£o pode ser confundido com ‚Äėentendimento‚Äô, ‚Äėcompreens√£o‚Äô, ‚Äėsaber‚Äô.
 
Quanto mais o cristão conhece (compreende) o amor de Deus (Cristo), maior o entendimento, e a paz que ele alcançou lhe é multiplicada (Romanos 5: 8- 9). O amor lança fora o medo!  Somente através das Escrituras (bíblia) é possível ao cristão compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade (dimensão) do amor de Cristo em conceder a plenitude de Deus aos homens.
 
Ler a b√≠blia n√£o faz o crist√£o crescer ou desenvolver a ‚Äėespiritualidade‚Äô, como muitos afirmam. O evangelho de Cristo nem de longe se compara a concep√ß√£o mundana de que o homem desenvolve a sua espiritualidade atrav√©s de medita√ß√Ķes, ora√ß√Ķes, leituras, isolamento, sacrif√≠cios. Um crist√£o n√£o pode confundir a id√©ia de ‚Äėespiritualidade‚Äô com ser ‚Äėespiritual‚Äô em Cristo. Enquanto este s√≥ √© poss√≠vel alcan√ßar quando o homem nasce de novo, aquele posicionamento aponta para o homem como sendo o agente que d√° impulso a sua espiritualidade. ¬†
 
O alimento de Deus √© que d√° vida ao homem (p√£o e √°gua viva), e o homem passa a ser participante da vida eterna quando cr√™ em Cristo (come do p√£o e bebe da √°gua), id√īneo a participar da heran√ßa dos santos na luz. Por√©m, o que faz o homem crescer no ‚Äėentendimento‚Äô (conhecimento) √© o leite racional, proveniente da leitura e analise da b√≠blia.
Observe:
"Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis" (I Coríntios 3: 2);
"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" (Hebreus 5: 12);
"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino" (Hebreus 5: 13).
 
Ap√≥s provar que o Senhor √© bom, ou seja, ap√≥s provar da salva√ß√£o, √© de bom alvitre que o crist√£o anele ‚Äėentendimento‚Äô (conhecimento) de Deus, que somente √© poss√≠vel atrav√©s da leitura e estudo da palavra de Deus¬† "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, n√£o falsificado, para por ele crescerdes para a salva√ß√£o" (I Pedro 2: 2).
 
O leite RACIONAL √© administrado aos salvos (id√īneo), ou seja, n√£o √© dado aos crist√£os para que possam ser salvos. Antes, os salvos que n√£o compreende a dimens√£o do amor de Deus, ou seja, que n√£o √© experimentado na palavra da justi√ßa, devem se alimentar do leite racional, para que possa ‚Äėcrescer‚Äô na compreens√£o.
 
Observe que n√£o s√£o as a√ß√Ķes do crist√£o que promove o ‚Äėentendimento‚Äô (conhecimento): "Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" (Colossenses 1: 10). S√≥ √© poss√≠vel andar, agradar, frutificar e compreender (crescendo no conhecimento) a Deus ap√≥s ter sido gerado d‚ÄôEle por meio do evangelho.
 
O crescimento no ‚Äėconhecimento‚Äô (entendimento), segundo o profeta Os√©ias √© o mesmo que ‚Äėprosseguir em conhecer ao Senhor‚Äô. Por√©m, para ‚Äėprosseguir em conhecer‚Äô, primeiramente √© necess√°rio ‚Äėconhecer‚Äô a Deus (ser participante da sua natureza), ou antes, ser conhecido d‚ÄôEle "Ent√£o conhe√ßamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua sa√≠da, como a alva, √© certa; e ele a n√≥s vir√° como a chuva, como chuva ser√īdia que rega a terra" (Os√©ias 6: 3).
 
A ordem ‚Äėconhe√ßamos‚Äô fala de uni√£o intima com o Criador, e 'prosseguir em conhecer' fala de entendimento, compreens√£o da sua palavra, para que se evite que o maligno venha e arrebate a semente que da v√≠da ‚ÄúMas, o que foi semeado em boa terra √© o que ouve e compreende a palavra; e d√° fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta‚ÄĚ (Mateus 13: 23; Lucas 8: 12).
 
O novo nascimento √© ato criativo de Deus, mas o conhecimento (saber) √© gradativo "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Colossenses 3: 10). Deus criou o novo homem segundo a sua imagem, participante da sua natureza, e o crist√£o se veste do que √© pertinente ao novo homem, despindo-se do que era pr√≥prio ao velho homem (m√°s a√ß√Ķes). Por meio da f√© (descansar) no evangelho (f√©) Deus criou (fez) o novo homem segundo o poder que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos (Jo√£o 1: 12; I Jo√£o 4: 17).
 
O que se renova no novo homem é o conhecimento (compreensão), pois o aumento da compreensão se dá de acordo com a medida da renovação do entendimento (despir-se do que é pertinente ao velho homem). Por conseguinte, o modo de agir do cristão será transformado perante a sociedade. A renovação no entendimento faz com que o cristão não ande conforme o mundo (Romanos 12: 2), mas segundo Cristo.

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®