O Que √Č A Igreja?

 

O QUE √Č A IGREJA?

 

Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam "igreja" para descrever um belo edif√≠cio no centro de uma pra√ßa proeminente. Outros a usam para descrever uma organiza√ß√£o religiosa mundial, completa com regi√Ķes, distritos e dioceses. As defini√ß√Ķes confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de "igreja" na B√≠blia.

Igreja: O que significa?
 

Igreja √© um edif√≠cio constru√≠do com blocos e cimento? N√£o. √Č um edif√≠cio constru√≠do com pedras vivas. "Tamb√©m v√≥s mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerd√≥cio santo, a fim de oferecerdes sacrif√≠cios espirituais agrad√°veis a Deus por interm√©dio de Jesus Cristo"(1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas s√£o chamadas santos e s√£o membros da fam√≠lia de Deus: "Assim, j√° n√£o sois estrangeiros e peregrinos, mas concidad√£os dos santos, e sois da fam√≠lia de Deus, edificados sobre o fundamento dos ap√≥stolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edif√≠cio, bem ajustado, cresce para santu√°rio dedicado ao Senhor, no qual tamb√©m v√≥s juntamente estais sendo edificados para habita√ß√£o de Deus no Esp√≠rito" Ef√©si 2:19-22).

A palavra grega traduzida como "igreja" significa, literalmente, "chamado para fora" e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para sa√≠rem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja n√£o √© nenhum tipo de institui√ß√£o ou objeto impessoal. √Č um corpo constitu√≠do de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que s√£o chamadas para sa√≠rem do pecado n√£o continuam participando do mal no mundo, porque elas est√£o santificadas ou separadas do pecado (estude Jo√£o 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 Jo√£o 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo atrav√©s da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que s√£o convertidos verdadeiramente a Cristo s√£o chamados santos (1 Cor√≠ntios 1:2;¬† Colossenses 1:1-2).

Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8;  1 Coríntios 6:19-20).

A Igreja Universal e a Igreja Local
 

Algumas vezes a Bíblia usa a palavra "igreja" no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: "...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Freq√ľentemente, a palavra "igreja" √© usada para descrever uma congrega√ß√£o local ou assembl√©ia de santos. Note uns poucos exemplos: "‚Ķ√† igreja de Deus que est√° em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos‚Ķ" (1 Cor√≠ntios 1:2); "E, se ele n√£o os atender, dize-o √† igreja;¬† e, se recusar ouvir tamb√©m a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mateus 18:17); "...saudai igualmente a igreja que se re√ļne na casa deles." (Romanos 16:5). Igrejas locais s√£o o resultado da prega√ß√£o do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam crist√£s, elas come√ßam a reunir-se com outros irm√£os na f√©.

A Igreja: Organismo, não Organização
 

A igreja √© uma organiza√ß√£o? Muitas pessoas t√™m a no√ß√£o errada de que a igreja √© uma organiza√ß√£o ou institui√ß√£o, independente do povo que ¬†comp√Ķe a igreja. Este n√£o √© o conceito b√≠blico de igreja. Jesus n√£o morreu para estabelecer uma institui√ß√£o, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28;¬† 1 Cor√≠ntios 6:20). Jesus e o Pai n√£o habitam numa organiza√ß√£o, mas no povo que os obedece (Jo√£o 14:15, 23).

Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5;  1 Coríntios 12:12-27;  Colossenses 1:8, 24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são "blocos" ou "pedras" usados na construção da igreja (1 Coríntios 3:10-15).

Muitas pessoas sugerem que a "igreja universal" √© constitu√≠da de todas as congrega√ß√Ķes locais no mundo. Isto n√£o √© um conceito b√≠blico. Uma igreja local consiste de crist√£os que se re√ļnem num determinado lugar. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15;¬† 1 Cor√≠ntios 16:19;¬† Colossenses 4:15). A igreja universal consiste de todos os disc√≠pulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem √© capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. Tentativas de contar todos os verdadeiros crist√£os em uma na√ß√£o ou no mundo ilustram a ignor√Ęncia e a vaidade dos homens. Somente Deus pode contar e identificar seus "primog√™nitos arrolados nos c√©us"¬† (Hebreus 12:23).

Descri√ß√Ķes B√≠blicas da Igreja que Pertence a Jesus
 

A B√≠blia n√£o usa um nome exclusivo para a igreja. √Č errado, portanto, ¬†insistirmos num √ļnico nome que todas as igrejas fi√©is tenham que usar. ¬†Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de crist√£os se reunia. Portanto, podemos nos referir √† igreja simplesmente como "a igreja" (Atos 8:1;¬† 9:31; Romanos 16:1).

Freq√ľentemente, as descri√ß√Ķes da igreja no Novo Testamento mostram a rela√ß√£o que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e √©, muitas vezes, chamada "a Igreja de Deus" (veja Atos 20:28; 1 Cor√≠ntios 1:2; 10:32; G√°latas 1:13; 1 Tim√≥teo 3:5,15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de "igrejas de Cristo" (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua pr√≥pria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a "igreja dos primog√™nitos arrolados nos c√©us" (Hebreus 12:23).

Consideremos o significado de descri√ß√Ķes b√≠blicas comuns da igreja.

O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24;  Efésios 1:22-23;  4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nosso cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23;  Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).

O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17;  Lucas 4:43;  Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23,31). A idéia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20;  Hebreus 1:8;  12:28-29;  Mateus 28:18-20;  Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade, inocência (Marcos 10:14-15) e santidade (1 Coríntios 6:9-10;  Gálatas 5:19-21).

A Casa de Deus (1 Tim√≥teo 3:15) n√£o √© um edif√≠cio material, mas o santu√°rio e a habita√ß√£o do Senhor (Ef√©sios 2:21-22). √Č um edif√≠cio espiritual (1 Pedro 2:5).

O Rebanho de Deus (Atos 20:28). Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).

Nomes Humanos Causam Divis√£o
A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa. Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns  destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos.

A unidade dos salvos √© baseada no nome e na doutrina de Cristo. Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). "N√£o h√° salva√ß√£o em nenhum outro...nome..." (Atos 4:12). Esta unidade √© poss√≠vel somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que √© a doutrina de Cristo (1 Cor√≠ntios 1:10). Quando os homens come√ßam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Cor√≠ntios 1:11-13). Divis√Ķes e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. Paulo argumentou que devemos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. Jesus foi crucificado por n√≥s e somos batizados em seu nome. Jesus, e n√£o homens, merece nossa dedica√ß√£o e honra. Os verdadeiros seguidores de Deus fazem parte da igreja que pertence a Jesus.

 



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