Jesus Limpou a Casa!

 

JESUS LIMPOU A CASA!

 

Falamos constantemente da import√Ęncia de seguir os passos de Jesus, imitando o exemplo do nosso Senhor. Paulo disse: ‚ÄúSede meus imitadores, como tamb√©m eu sou de Cristo‚ÄĚ (1 Cor√≠ntios 11:1). Pedro acrescentou: ‚ÄúCristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos‚ÄĚ (1 Pedro 2:21). Aplicando essas instru√ß√Ķes, devemos amar como Jesus ama, ag√ľentar cal√ļnias e persegui√ß√Ķes como ele as suportava, resistir a tenta√ß√Ķes como ele o fez, etc.


E a dureza de Jesus? Quando ele fez uma prega√ß√£o que causou as multid√Ķes a irem embora ‚Äď devemos ser t√£o fortes? Quando ele expulsou os cambistas e comerciantes do templo ‚Äď devemos ser t√£o zelosos, ao ponto de ofender outros?

Leia o relato de Jo√£o 2:13-17 ‚Äď ‚ÄúEstando pr√≥xima a P√°scoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusal√©m. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e tamb√©m os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo ch√£o o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; n√£o fa√ßais da casa de meu Pai casa de neg√≥cio. Lembraram-se os seus disc√≠pulos de que est√° escrito: O zelo da tua casa me consumir√°‚ÄĚ.

Como devemos aplicar o exemplo de Jesus em nosso serviço ao Senhor?

Deus é Santo - Para entender o zelo de Jesus, precisamos salientar a santidade de Deus.

Santo quer dizer ‚ÄúSEPARADO‚ÄĚ.

Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, ele é o Criador, e nós, as criaturas (1 Samuel 2:2,6; Salmo 99:1-3). A natureza de Deus é diferente e superior à nossa. Este sentido da santidade de Deus se manifesta na criação que ele fez do nada. Segundo, ele é acima de todo pecado e maldade, e assim separado dos homens pecadores (Josué 24:19-20). Este aspecto da santidade de Deus se manifesta na criação de homens e mulheres com livre arbítrio, ou seja, com a capacidade de fazer escolhas morais.

Deus sempre quis um povo santo. Ele expressou esse desejo na Lei dada aos israelitas (Lev√≠tico 11:45). Hoje, ele nos convida a ser santos (1 Pedro 1:15-16). √Č a santidade que serve como base da nossa obedi√™ncia √† vontade de Deus.

A Santidade de Deus Deve Ser Respeitada no Santuário Dele - Jesus entendeu perfeitamente a santidade de Deus e conheceu bem a história dos santuários terrestres. O tabernáculo feito no deserto de Sinai representava a presença de Deus no meio do povo. Quando entraram para servir no tabernáculo, os sacerdotes foram obrigados a respeitar cuidadosamente a santidade do Senhor. Aqueles que não mostraram reverência total para com Deus foram mortos (Levítico 10:1-3).

Quase cinco séculos mais tarde, o templo em Jerusalém foi construído como uma casa mais permanente para Deus. Deus o santificou como sua habitação (1 Reis 9:3), mas disse que ficaria no meio do povo somente se Israel fosse fiel (1 Reis 9:6-9).

Quando Jesus chegou a Jerusal√©m e viu os homens profanando a casa de Deus, ele agiu com coragem e dureza. Em duas ocasi√Ķes, ele expulsou os comerciantes do templo (Jo√£o 2:13-17, e tr√™s anos depois, em Mateus 21:12-13). Jesus respeitou a santidade do santu√°rio de Deus, mesmo quando os l√≠deres religiosos se mostraram relaxados nos seus deveres.

- O Crist√£o: Santu√°rio de Deus -

Em 1 Cor√≠ntios 6:19-20, Paulo disse: ‚ÄúAcaso, n√£o sabeis que o vosso corpo √© santu√°rio do Esp√≠rito Santo, que est√° em v√≥s, o qual tendes da parte de Deus, e que n√£o sois de v√≥s mesmos? Porque fostes comprados por pre√ßo. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo‚ÄĚ.

- Cada crist√£o deve se enxergar como o templo de Deus -

Deus habita em nós, e deve ser glorificado e santificado pela nossa vida. Com essa base, compreendemos o problema do pecado. A nossa desobediência mancha e estraga o santuário de Deus. Um povo santo, o povo que Deus sempre quis, começa comigo e com você! Devemos ser santos, como ele é santo.

Agora chegamos à aplicação difícil:
Imitamos o exemplo de Jesus em relação à pureza da nossa vida? Temos a coragem e o zelo para expulsar o pecado das nossas vidas? Temos a vontade de enfrentar as nossas fraquezas e tirar qualquer conduta ou atitude que milita contra a santidade do nosso Criador?

- A Igreja: Santu√°rio de Deus -

A figura do santu√°rio de Deus √© usada, tamb√©m, para descrever a igreja de Jesus. Paulo fala √† igreja quando diz: ‚ÄúN√£o sabeis que sois santu√°rio de Deus e que o Esp√≠rito de Deus habita em v√≥s? Se algu√©m destruir o santu√°rio de Deus, Deus o destruir√°; porque o santu√°rio de Deus, que sois v√≥s, √© sagrado‚ÄĚ (1 Cor√≠ntios 3:16-17). Em outra carta, ele diz que a igreja √© a casa de Deus (1 Tim√≥teo 3:14-15). Esses dois trechos mostram a import√Ęncia de procedimento digno na igreja, tanto na edifica√ß√£o como na organiza√ß√£o dela. A igreja deve ser zelosa em manter a doutrina pura e praticar somente as coisas autorizadas por Jesus.

Deus n√£o habitar√° numa casa suja e polu√≠da pela iniq√ľidade.

As cartas √†s igrejas da √Āsia mostram a import√Ęncia de manter a santidade da igreja. O Senhor rejeitar√° uma igreja que perdeu o seu amor (Apocalipse 2:4-5). Ele n√£o ficar√° numa congrega√ß√£o que tolera falsas doutrinas ou imoralidade (Apocalipse 2:14-16,20). Uma igreja morta, cujas obras n√£o sejam √≠ntegras, ser√° castigada por Jesus (Apocalipse 3:2-3). Ele vomitar√° da boca uma igreja morna e satisfeita (Apocalipse 3:15-17).

Como é que mantemos a santidade de uma igreja?

1. Precisamos tirar a impureza da nossa própria vida. Eu faço parte da congregação. Se eu limpar o meu coração, a igreja ficará mais limpa.

2. Devemos ajudar os nossos irmãos a se purificarem do pecado. Quando recuperamos o irmão que tropeçou (Gálatas 6:1-2), ou convertemos aquele que desviou (Tiago 5:19-20), a igreja ficará mais pura.

3. Quando um irm√£o persiste no pecado, somos obrigados a expuls√°-lo do nosso meio (1 Cor√≠ntios 5:1-13; 2 Tessalonicenses 3:6-14). Algumas das igrejas da √Āsia foram reprovadas por n√£o fazer isso. Uma igreja que tolera o pecado aberto e persistente n√£o ama a Deus acima de tudo. Se ela n√£o mostrar o arrependimento, o Senhor remover√° o seu candeeiro!

- Sejamos Zelosos! -

Jesus falou para a igreja de Laodic√©ia: ‚ÄúS√™, pois, zeloso e arrepende-te‚ÄĚ (Apocalipse 3:19). No Velho Testamento, homens zelosos se mostraram radicais em tirar a m√° influ√™ncia do pecado do meio do povo. Fin√©ias matou os rebeldes e poupou Israel da praga que estava matando o povo (N√ļmeros 25:1-13). Deus elogiou o zelo desse servo: ‚ÄúFin√©ias, filho de Eleazar, filho de Ar√£o, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, n√£o consumi os filhos de Israel‚ÄĚ (N√ļmeros 25:11).

Em v√°rios outros casos, servos fi√©is escolheram Deus acima dos pr√≥prios filhos e irm√£os. Quando Nadabe e Abi√ļ morreram na rebeldia contra Deus, seu pai e seus irm√£os continuaram no tabern√°culo, respeitando a santidade de Deus (Lev√≠tico 10:3-7). Pais de filhos rebeldes foram instru√≠dos a entreg√°-los √† justi√ßa para serem mortos, assim eliminando o mal do meio da congrega√ß√£o (Deuteron√īmio 21:18-21). A vontade de Deus e a pureza da congrega√ß√£o foram mais importantes do que a vida de um filho.

O povo de Israel recebeu de Deus uma lei que servia para govern√°-lo, tanto na vida espiritual, como nas quest√Ķes civis. Por isso, o ‚Äúgoverno‚ÄĚ castigava as pessoas que desobedeciam as leis religiosas. Hoje, o governo ainda castiga malfeitores para manter ordem na sociedade (Romanos 13:1-4), mas a igreja n√£o mata as pessoas que desobedecem as instru√ß√Ķes religiosas que Deus nos deu! Devemos ter o mesmo zelo de Fin√©ias, mas n√£o o mostramos da mesma maneira.

O ensinamento do Novo Testamento requer o nosso zelo para manter a pureza da igreja.

J√° citamos instru√ß√Ķes dadas aos cor√≠ntios e aos tessalonicenses sobre a necessidade de nos afastar de irm√£os que voltam ao pecado. Muitas pessoas acham tal ensinamento duro demais, e muitas igrejas recusam segu√≠-lo. Quando procuramos um ‚Äújeitinho‚ÄĚ para evitar esses mandamentos, ou simplesmente ignoramos a palavra de Deus, as conseq√ľ√™ncias s√£o grav√≠ssimas:

1. O pecador permanece no erro, cauterizando a própria consciência;

2. N√≥s nos tornamos c√ļmplices, sujando a santa igreja com o pecado n√£o corrigido;

3. Pela nossa conduta desobediente, mostramo-nos indignos de Deus, pois escolhemos a amizade de pecadores acima da santidade de Deus.

A necessidade de aplicar ensinamentos ‚Äúduros‚ÄĚ envolve, muitas vezes, membros da pr√≥pria fam√≠lia. √Äs vezes, √© necess√°rio nos afastar de parentes ‚Äúcrist√£os‚ÄĚ que voltam ao pecado. Em vez de oferecer desculpas para justificar a nossa desobedi√™ncia, a pr√≥pria fam√≠lia deve ser a primeira na aplica√ß√£o da disciplina de Deus ao pecador. Pode ser necess√°rio falar para algu√©m, at√© da pr√≥pria fam√≠lia:

‚ÄúVoc√™ pode escolher o pecado e a eternidade no inferno, mas eu n√£o vou junto!‚ÄĚ

Purificar ou Destruir - A inda há mais um capítulo na história da purificação do templo. Na mesma semana da segunda purificação, Jesus avisou o povo que voltaria para destruir o templo em Jerusalém (Mateus 23:37-38; 24:2). Quarenta anos depois, ele usou o exército romano para cumprir a sua palavra. Jesus fez tudo para salvar o povo e estabelecer a sua comunhão com eles, mas rejeitaram os seus apelos. Devemos aprender a lição. Se não tivermos o zelo para purificar o santuário de Deus, a nossa casa ficará deserta.

Não é fácil ser um povo santo, mas somente os santos têm a esperança da vida eterna com Deus. Sejamos santos, porque Deus é santo! (1 Pedro 14-16)



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®