Jesus e Uma Disputa de Herança: O Perigo da Avareza

 


JESUS E UMA DISPUTA DE HERANÇA: O PERIGO DA AVAREZA

 
"Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança." (Lucas 12:13).
 
 
Um certo homem fez este pedido incomum quando Jesus estava ensinando uma multidão. Ninguém sabe quem ele era, mas evidentemente ele pensava que seu irmão estava enganando-o na partilha da propriedade da família e queria que Jesus interviesse para resolver o assunto. Jesus recusou-se, mas no processo ele explicou a relação do homem com as posses e revelou os princípios que governam a atitude cristã para com o dinheiro.
 
Uma pergunta
Quando o homem pediu a Jesus que arbitrasse a disputa da heran√ßa, ele se recusou, fazendo a pergunta: "Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre v√≥s?" (Lucas 12:14). Ele estava simplesmente dizendo que n√£o era seu prop√≥sito acertar querelas de propriedade. √Č certo que o homem tinha entendido mal a meta da miss√£o de Jesus. O Senhor poderia ter deixado isso assim, mas n√£o o fez.
 
Uma advertência
Jesus acrescentou uma advert√™ncia: "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem n√£o consiste na abund√Ęncia dos bens que ele possui" (Lucas 12:15). Que declara√ß√£o forte! "Tende cuidado".Mas o Senhor n√£o ficou numa √ļnica declara√ß√£o de perigo; ele acrescentou outra: "guardai-vos".
 
E qual era o perigo contra o qual ele estava advertindo tão duramente? Avareza.                                          
 
Ela é o assunto de muitas advertências bíblicas (Marcos 7:22; Romanos 1:29; I Coríntios 5:10-11; 6:9-11; Efésios 5:3, 5; Colossenses 3:5; I Timóteo 6:10; II Pedro 2:14).
 
Um pecado sobre o qual as Escrituras advertem t√£o freq√ľentemente tem que ser muito espalhado.
 
Será que somos cegos a este erro em nossas próprias vidas?
 
A avareza é um desejo desordenado por coisas. Vemos e queremos!
Coisas materiais tornam-se mais importantes para nós do que o Senhor, motivo pelo qual a avareza é chamada idolatria (Efésios 5:5; Colossenses 3:5). Daí a cobiça leva a outros pecados.
Compramos coisas que não podemos pagar. Logo, devemos tanto dinheiro que não podemos pagar nossas dívidas. Provérbios 22:7 adverte que quem pede emprestado se torna um escravo do emprestador. O crédito fácil é um tirano. Como o peixe que abocanha a isca do anzol, somos atraídos por coisas materiais e pela nossa obsessão de tê-las agora mesmo. Não podemos pagá-las, mas não importa.
 
Apenas cinco pagamentos facilitados, ou um cart√£o de pl√°stico. Mas a satisfa√ß√£o instant√Ęnea tem seu pre√ßo, e √© alto.
 
A raiz do problema: a avareza!  Queremos o que queremos, e faremos coisas erradas para conseguir.
 
Permitimos que nosso emprego interfira com o serviço a Deus. Tornamo-nos tão devotados à nossa carreira e a ganhar mais e mais dinheiro que não temos tempo para ensinar, estudar, orar ou adorar. Deus nos manda trabalhar (2 Tessalonicenses 3:10), mas ele não quer que façamos de nosso trabalho um ídolo. Ele não quer que esposas negligenciem sua responsabilidade principal de dirigir o lar (Tito 2:5; I Timóteo 5:14) para se devotarem a uma carreira.
 
A raiz do problema: avareza! Queremos o que queremos, e faremos um deus de nosso trabalho para conseguir.
 
Murmuramos e nos queixamos a respeito do que n√£o temos. "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes" (Hebreus 13:5). √Č f√°cil olhar em volta e ver nossos vizinhos e colegas com mais do que temos e ent√£o sentir-se privado. Sentimos que ficar√≠amos contentes se tiv√©ssemos apenas mais uma quinquilharia mas, quando a conseguirmos, logo quereremos mais alguma coisa. O problema √© nossa atitude, n√£o nossa posi√ß√£o financeira. "Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abund√Ęncia nunca se farta da renda"(Eclesiastes 5:10). Se n√£o estamos contentes com o que temos agora, n√£o ficaremos contentes com coisa nenhuma.
 
A raiz do problema: avareza! Queremos o que queremos  e nos sentimos despojados se não conseguimos.
 
Jesus simplesmente disse: "... a vida de um homem n√£o consiste na abund√Ęncia dos bens que ele possui"(Lucas 12:15). Coisas materiais n√£o s√£o tudo o que a vida √©. Nada realmente valioso, desej√°vel ou duradouro pode ser comprado. O Senhor poderia ter parado aqui, por√©m n√£o o fez.
 
Uma par√°bola
 
Jesus acrescentou uma parábola. Ele falou de um homem que era tão próspero que resolveu demolir seus celeiros e construir outros maiores para armazenar suas colheitas. Então ele disse lá consigo mesmo: "Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bem para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te"(Lucas 12:19). Mas Deus replicou: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"(Lucas 12:20). Este homem tinha três problemas principais:
 
- Era egoísta. Ele estava pensando em seu próprio conforto e segurança e esquecia a fonte de sua prosperidade.
 
-  Via só o que estava perto. Riquezas dão ilusão de segurança, mas no dia do julgamento a riqueza não faz diferença, absolutamente, nenhuma (veja Provérbios 11:4). Não há bolsos nas vestes de luto.
 
- Tinha uma meta errada. Jesus concluiu a parábola com estas palavras: "Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus"(Lucas12:21).
E quanto a nós? Entesouramos nossas posses de um modo egoísta e de visão curta? Ou somos generosos? Damos bondosamente ou nossa contribuição é diminuída pela cobiça (2 Coríntios 9:5-6) Os cristãos deveriam sacrificar prontamente a prosperidade material para servir o Senhor e para ajudar a outros. Jesus poderia ter parado aqui, porém não o fez.
 
Um serm√£o
Jesus acrescentou um serm√£o (Lucas 12:22-34).
Ele pregou sobre a preocupa√ß√£o, mandando que jamais nos preocup√°ssemos com as coisas materiais. E deu raz√Ķes ponder√°veis. Ele disse que, desde que Deus j√° nos deu nossa vida e nosso corpo, certamente podemos confiar nele para nosso alimento e roupa. Ele salientou que Deus cuida dos corvos e dos l√≠rios e que somos muito mais valiosos do que eles. Ele insistiu em que a preocupa√ß√£o √© in√ļtil, uma vez que n√£o podemos fazer-nos um dia mais velhos, nem um cent√≠metro mais altos. Finalmente, lembrou-nos que a preocupa√ß√£o √© caracter√≠stica dos gentios, que n√£o t√™m rela√ß√£o com um Pai celestial que cuide deles. Preocupa√ß√£o com coisas materiais revela falta de confian√ßa em Deus e um desejo exagerado de posses materiais.
O Senhor pregou sobre prioridades. Ele disse: "Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas cousas vos ser√£o acrescentadas"(Lucas 12:31).
 
Muitos colocam as bênçãos materiais acima das espirituais. Jesus advertiu sobre a preocupação do mundo e engano das riquezas que afogam a palavra em nosso coração para que não dê nenhum fruto (Mateus 13:22).
 
Gradualmente o diabo muda nossa atenção do Senhor para nós mesmos e do céu para esta vida. Há igrejas que pregam mais a respeito da prosperidade material e menos sobre as riquezas eternas, e cristãos que gastam mais tempo e esforço assegurando sua própria prosperidade do que promovendo a obra do Senhor.
 
Ele pregou sobre a generosidade: "Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inestinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome"(Lucas 12:33). Os cristãos primitivos às vezes vendiam propriedade para ajudar os irmãos necessitados.
 
Em vez de armazenarmos nossas posses, precisamos ver-nos como administradores de tudo o que possu√≠mos e usar estas b√™n√ß√£os para o Senhor e para seu povo. Paulo advertiu-nos que f√īssemos generosos, misericordiosos e prontos a partilhar (1 Tim√≥teo 6:17-19).
 
Jesus pregou sobre o coração: "Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração"(Lucas 12:34). Podemos ficar rapidamente ligados a esta vida, porque quando nosso trabalho e atenção se concentram aqui, nosso coração logo seguirá.
 
A um simples pedido de um homem por arbitragem numa disputa de herança, Jesus respondeu com uma pergunta, uma advertência, uma parábola e um sermão.
 
Que possamos ouvir e ficarmos avisados.
 


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