Andar Com Deus

 

ANDAR COM DEUS

 

√Ȭ†uma necessidade de todo o ser humano devido √† grande car√™ncia de seguran√ßa, prote√ß√£o, sustento e conforto.¬†Assim como a crian√ßa sente-se segura andando ao lado de seu pai, n√≥s tamb√©m nos sentimos quando andamos com Deus.

Este tipo de andar significa: Concordar, Comungar, Harmonizar, Combinar, Compartilhar, estar em Sintonia.

PARA ANDAR COM DEUS √Č PRECISO ESTAR DE ACORDO COM ELE

A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e o resultado foi surpreendente, ele foi levado para o céu sem passar pela morte:

"Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou." (Gênesis 5:24)

Todos que andaram com Deus experimentaram sua gloriosa presença e a sua incomparável força, provaram sua fidelidade, sua santidade e o tamanho do seu amor, alguns chegaram até a ter certa intimidade com Ele como:

Abraão: "E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço." (Gênesis 18:17) Moisés: "Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: à Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre. Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo." (Êxodo 32:11-14)
 

COMO PODEMOS ANDAR COM DEUS?

¬†Veja algumas condi√ß√Ķes.

Andar com Deus significa:

I- Andar segundo o Esp√≠rito, e n√£o segundo a carne ‚Äď ‚ÄúPara que a justi√ßa da lei se cumprisse em n√≥s, que n√£o andamos segundo a carne, mas segundo o Esp√≠rito.‚ÄĚ (Romanos 8:4)

Paulo descreve duas classes de pessoas:

AS QUE VIVEM SEGUNDO A CARNE E AS QUE VIVEM SEGUNDO O ESP√ćRITO

Viver "segundo a carne" ("carne", aqui, é o elemento pecaminoso da natureza humana) é desejar e satisfazer os desejos corrompidos da natureza humana pecaminosa; ter prazer e ocupar-se com eles.

Trata-se não somente da fornicação, do adultério, do ódio, da ambição egoísta, de crises de raiva, etc.

‚ÄúOra, as obras da carne s√£o manifestas, as quais s√£o: a prostitui√ß√£o, a impureza, a lasc√≠via, a idolatria, a feiti√ßaria, as inimizades, as contendas, os ci√ļmes, as iras, as fac√ß√Ķes, as dissens√Ķes, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j√° antes vos preveni, que os que tais coisas praticam n√£o herdar√£o o reino de Deus.‚ÄĚ (G√°latas 5:19-21)

Mas também da obscenidade, de ser viciado em pornografia e em drogas, do prazer mental e emocional em cenas de sexo, em peças teatrais, livros, vídeo, cinema e assim por diante.

√Č imposs√≠vel obedecer √† carne e ao Esp√≠rito ao mesmo tempo: ‚Äď ‚ÄúPorquanto a inclina√ß√£o da carne √© inimizade contra Deus, pois n√£o √© sujeita √† lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que est√£o na carne n√£o podem agradar a Deus.‚ÄĚ (Romanos 8:7-8)

‚ÄúPorque a carne luta contra o Esp√≠rito, e o Esp√≠rito contra a carne; e estes se op√Ķem um ao outro, para que n√£o fa√ßais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esp√≠rito, n√£o estais debaixo da lei.‚ÄĚ (G√°latas 5:17-18)

Se alguém deixa de resistir, pelo poder do Espírito Santo, a seus desejos pecaminosos e, pelo contrário, passa a viver segundo a carne:

‚ÄúPorque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esp√≠rito mortificardes as obras do corpo, vivereis.‚ÄĚ (Romanos 8:13)

Torna-se inimigo de Deus:

"Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser." (Romanos 8:7)

"Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4)

E  A MORTE ESPIRITUAL ETERNA O AGUARDA

“Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer." (Romanos 8:13)

Aqueles cujo amor e solicitude est√£o prioritariamente fixados nas coisas de Deus, podem esperar a vida eterna e a comunh√£o com Ele:

"Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita." (Romanos 8:10-11)

"Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8:15-16)

II- Andar em caridade: √Č imposs√≠vel obedecer √† carne e ao Esp√≠rito ao mesmo tempo ‚Äď ¬† "E andai em amor, como Cristo tamb√©m vos amou, e se entregou a si mesmo por n√≥s, como oferta e sacrif√≠cio a Deus, em cheiro suave." (Ef√©sios 5:2)

O AMOR FRATERNO DEVE SER ALIMENTADO E TORNAR-SE UMA FONTE CERTA DE SERVIÇO ALEGRE

Responsabilidade de uns pelos outros:

"Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?" (Gênesis 4:9)

Nós somos responsáveis pela maneira como tratamos os nossos irmãos e irmãs.

O Amor aceita os que falharam contra nós:

"José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito." (Gênesis 45:4)

Deus espera que demonstremos um amor perdoador e expressivo àqueles que falharam contra nós.

Amor cristão desinteressado em relação aos estranhos:

"Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus." (Levítico 19:34)

Lembre-se do quanto a rejeição fere e nunca a pratique.

TRATE OS OUTROS COM AMOR

Para aproximar-se de Deus, é necessário amar o próximo:

"Que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta." (Salmos 15:3)

‚ÄúPermanecer‚ÄĚ na presen√ßa de Deus, falar gentilmente e nunca fazer fofoca ou desacreditar o seu pr√≥ximo.

Perdoado: Perdoe! 

"Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam." (Salmos 86:5) 

Deus deseja que exerçamos misericórdia de forma abundante, assim como a recebemos abundantemente.

Ame os inimigos

"Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem." (Mateus 5:44)

Jesus nos exorta claramente a amarmos aqueles que demonstram animosidade em relação a nós.

Deus ama o homem incondicionalmente:

"Assim como quereis que os homens vos façam, do mesmo modo lhes fazei vós também. Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais receber, que mérito há nisso? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus." (Lucas 6:31-35)

Através da transformação pelo amor de Deus, nós somos capacitados a amar sinceramente aqueles que aparentemente não merecem amor.

O AMOR TEM ESP√ćRITO DE SERVO¬†

"Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará." (João 12:26) 

O amor desprende-se do status social e aceita um lugar mais simples entre aqueles a quem servimos.

AMAR O TEU PR√ďXIMO

A parábola do bom samaritano é um dos mais conhecidos ensinamentos de Jesus.

"Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo." (Lucas 10:30-37)

A história apresenta quatro conjuntos de personagens:

O HOMEM QUE FOI ROUBADO, ESPANCADO E DEIXADO COMO MORTO

Quase nada sabemos sobre este homem, exceto que estava viajando de Jerusalém para Jericó. Não sabemos sua classe social, seu caráter, nem mesmo sua raça. Não sabemos se ele tinha feito alguma coisa para merecer estes ferimentos.

Não faz diferença: O amor ao próximo responde à necessidade, não à identidade da pessoa. 

OS ASSALTANTES

Eles se aproveitaram de sua v√≠tima, tomaram o que puderam, e se desfizeram dela. Muitos hoje em dia olham para os outros do mesmo modo que os ladr√Ķes.¬†Procuram ganhar o que podem de algu√©m e depois n√£o se preocupam mais com ele.

UM SACERDOTE E UM LEVITA QUE ESTAVAM VIAJANDO PELA ESTRADA

Eles viram o homem ferido e se desviaram, passando pelo outro lado. A despeito da posição religiosa deles, evidentemente encontraram alguma desculpa para não ajudar.

O SAMARITANO

Um judeu poderia ter esperado que o samaritano tivesse sido o vilão da história. Mas Jesus mostrou que alguns dos desprezados samaritanos eram mais justos até mesmo que sacerdotes e levitas.

¬†III- Andar em Santidade: ‚Äď "Segui a paz com todos, e a santifica√ß√£o, sem a qual ningu√©m ver√° o Senhor." (Hebreus 12:14)

Ser santo √© estar separado do pecado e consagrado a Deus. √Č ficar perto de Deus, ser semelhante a Ele, e, de todo o cora√ß√£o, buscar sua presen√ßa, sua justi√ßa e a sua comunh√£o. Acima de todas as coisas, a santidade √© a prioridade de Deus para os seus seguidores:

"Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4:21-24)

A santidade foi o prop√≥sito de Deus para seu povo quando Ele planejou sua salva√ß√£o em Cristo: "Como tamb√©m nos elegeu nele antes da funda√ß√£o do mundo, para sermos santos e irrepreens√≠veis diante dele em amor." (Ef√©sios 1:4) A santidade foi o prop√≥sito de Cristo para seu povo quando Ele veio a esta terra: "Ela dar√° √† luz um filho, a quem chamar√°s JESUS; porque ele salvar√° o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1:21); - "√Ä igreja de Deus que est√° em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." (1 Cor√≠ntios 1:2); - "Mas v√≥s sois dele, em Cristo Jesus, o qual para n√≥s foi feito por Deus sabedoria, e justi√ßa, e santifica√ß√£o, e reden√ß√£o." (1 Cor√≠ntios 1:30) A santidade foi o prop√≥sito de Cristo para seu povo quando Ele se entregou por eles na cruz: "V√≥s, maridos, amai a vossas mulheres, como tamb√©m Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da √°gua, pela palavra, para apresent√°-la a si mesmo igreja gloriosa, sem m√°cula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreens√≠vel." (Ef√©sios 5:25-27) A santidade √© o prop√≥sito de Deus, ao fazer de n√≥s novas criaturas e nos conceder o Esp√≠rito Santo: "Porque a lei do Esp√≠rito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era imposs√≠vel √† lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu pr√≥prio Filho em semelhan√ßa da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. Para que a justa exig√™ncia da lei se cumprisse em n√≥s, que n√£o andamos segundo a carne, mas segundo o Esp√≠rito." (Romanos 8:2-4); - Digo, por√©m: Andai pelo Esp√≠rito, e n√£o haveis de cumprir a cobi√ßa da carne. Porque a carne luta contra o Esp√≠rito, e o Esp√≠rito contra a carne; e estes se op√Ķem um ao outro, para que n√£o fa√ßais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esp√≠rito, n√£o estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne s√£o manifestas, as quais s√£o: a prostitui√ß√£o, a impureza, a lasc√≠via, a idolatria, a feiti√ßaria, as inimizades, as contendas, os ci√ļmes, as iras, as fac√ß√Ķes, as dissens√Ķes, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j√° antes vos preveni, que os que tais coisas praticam n√£o herdar√£o o reino de Deus. Mas o fruto do Esp√≠rito √©: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansid√£o, o dom√≠nio pr√≥prio; contra estas coisas n√£o h√° lei. E os que s√£o de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paix√Ķes e concupisc√™ncias." (G√°latas 5:16-24); - "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que and√°ssemos nelas." (Ef√©sios 2:10)
¬† Sem santidade, ningu√©m poder√° ser √ļtil a Deus: "Ora, numa grande casa, n√£o somente h√° vasos de ouro e de prata, mas tamb√©m de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, por√©m, para uso desonroso. Se, pois, algu√©m se purificar destas coisas, ser√° vaso para honra, santificado e √ļtil ao Senhor, preparado para toda boa obra." (2 Tim√≥teo 2:20-21)
  Sem santidade, ninguém terá intimidade nem comunhão com Deus: "Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade." (Salmos 15:1-2) Sem santidade, ninguém verá o Senhor: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus." (Mateus 5:8)

 

DEUS QUER UM POVO SANTO

Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele numa união especial. Mas a própria natureza de Deus estabelece limites para tal associação. Seu caráter santo não pode permitir ser contaminado pelo pecado e pela corrupção.

OS HOMENS S√ď PODEM ESTAR NA SUA PRESEN√áA SE FOREM PUROS

Ad√£o e Eva andavam no mesmo jardim que Deus, e falavam com Ele. Mas logo pecaram e perderam esta conviv√™ncia especial. Foram expulsos do jardim do √Čden, separados de Deus, o que foi a morte espiritual que Deus havia prometido como conseq√ľ√™ncia do pecado:

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17)

"O Senhor Deus, pois, o lan√ßou fora do jardim do √Čden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lan√ßado fora o homem, p√īs ao oriente do jardim do √Čden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da √°rvore da vida." (G√™nesis 3:23-24)

O POVO SEM SANTIDADE NÃO PODIA PERMANECER NA PRESENÇA DO SANTO DEUS

Depois que gera√ß√Ķes de pecadores morreram num mundo corrompido, Deus escolheu os descendentes de Abra√£o para serem um povo santo. Ele os separou da m√° influ√™ncia dos senhores eg√≠pcios e preparou uma terra onde poderiam habitar livres da corrup√ß√£o dos povos id√≥latras. Ele at√© mesmo lhes deu uma lei especial, que ressaltava a distin√ß√£o entre o puro e o impuro. Deus explicou a necessidade da pureza deles quando lhes deu essa lei:

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra; porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser o vosso Deus, sereis pois santos, porque eu sou santo." (Levítico 11:44-45)

Os aspectos da santificação são:

Santifica√ß√£o posicional, isto acontece no momento em que a pessoa cr√™ em Cristo: "√Č nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre... Pois com uma s√≥ oferta tem aperfei√ßoado para sempre os que est√£o sendo santificados." (Hebreus 10:10,14); - "Judas, servo de Jesus Cristo, e irm√£o de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo." (Judas 1); - "E a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justi√ßa e santidade." (Ef√©sios 4:24) Santifica√ß√£o experimental, isto √© um processo di√°rio, o crente procura a santifica√ß√£o no seu dia a dia: "Rogo-vos pois, irm√£os, pela compaix√£o de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrif√≠cio vivo, santo e agrad√°vel a Deus, que √© o vosso culto racional.E n√£o vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renova√ß√£o da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agrad√°vel, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)
¬† Santifica√ß√£o final, isso acontecer√° na segunda vinda de Cristo, por meio do arrebatamento, quando finalmente atingiremos o est√°gio final: "Porque os que dantes conheceu, tamb√©m os predestinou para serem conformes √† imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primog√™nito entre muitos irm√£os." (Romanos 8:29); - "... Como tamb√©m Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da √°gua, pela palavra,para apresent√°-la a si mesmo igreja gloriosa, sem m√°cula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreens√≠vel." (Ef√©sios 5:25-27); - "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que f√īssemos chamados filhos de Deus; e n√≥s o somos. Por isso o mundo n√£o nos conhece; porque n√£o conheceu a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda n√£o √© manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como √©, o veremos. E todo o que nele tem esta esperan√ßa, purifica-se a si mesmo, assim como ele √© puro." (1 Jo√£o 3:1-3)
 

Alguns elementos na santificação:

√Č uma realiza√ß√£o exclusivamente divina, realizado por meio de Cristo e atrav√©s do Esp√≠rito Santo: "E as na√ß√Ķes saber√£o que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santu√°rio no meio deles para sempre." (Ezequiel 37:28); - "Mas, havendo anteriormente padecido e sido maltratados em Filipos, como sabeis, tivemos a confian√ßa em nosso Deus para vos falar o evangelho de Deus em meio de grande combate.Porque a nossa exorta√ß√£o n√£o procede de erro, nem de imund√≠cia, nem √© feita com dolo." (1 Tessalonicenses 2:2-3); - "Pois tanto o que santifica como os que s√£o santificados, v√™m todos de um s√≥; por esta causa ele n√£o se envergonha de lhes chamar irm√£os." (Hebreus 2:11); - "Por isso tamb√©m Jesus, para santificar o povo pelo seu pr√≥prio sangue, sofreu fora da porta." (Hebreus 13:12); - "Para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceit√°veis os gentios como oferta, santificada pelo Esp√≠rito Santo." (Romanos 15:16); - "E tais fostes alguns de v√≥s; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Esp√≠rito do nosso Deus." (1 Cor√≠ntios 6:11); - "Portanto, quem rejeita isso n√£o rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos d√° o seu Esp√≠rito Santo." (1 Tessalonicenses 4:8) O crente √© separado para Deus e para o Seu servi√ßo: "Assim tamb√©m n√≥s, quando √©ramos meninos, est√°vamos reduzidos √£ servid√£o debaixo dos rudimentos do mundo." (G√°latas 4:3); - "Mas, o que se une ao Senhor √© um s√≥ esp√≠rito com ele." (1 Cor√≠ntios 6:17); Cristo √© o nosso maior exemplo de santidade, porquanto Ele √© a nossa santifica√ß√£o: "Mas v√≥s sois dele, em Cristo Jesus, o qual para n√≥s foi feito por Deus sabedoria, e justi√ßa, e santifica√ß√£o, e reden√ß√£o." (1 Cor√≠ntios 1:30); O crente √© conduzido √† mortifica√ß√£o da natureza pecaminosa por meio da santifica√ß√£o: "Porque esta √© a vontade de Deus, a saber, a vossa santifica√ß√£o: que vos abstenhais da prostitui√ß√£o." (1 Tessalonicenses 4:3); √Č dito que sem santidade ningu√©m ver√° a Deus: "Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santifica√ß√£o, e por fim a vida eterna." (Romanos 6:22); - "Portanto n√£o sejais participantes com eles; pois outrora √©reis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz, (pois o fruto da luz est√° em toda a bondade, e justi√ßa e verdade)." (Ef√©sios 5:7-9); (Hebreus 12:14); A santifica√ß√£o torna a oferta dos santos aceit√°vel a Deus: "Para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceit√°veis os gentios como oferta, santificada pelo Esp√≠rito Santo." (Romanos 15:16); √Č da vontade Deus que os crentes sejam santos: "N√£o queremos, por√©m, irm√£os, que sejais ignorantes acerca dos que j√° dormem, para que n√£o vos entriste√ßais como os outros que n√£o t√™m esperan√ßa." (1 Tessalonicenses 4:13); Os ministros de Deus s√£o separados para o servi√ßo divino por meio da santifica√ß√£o: "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que sa√≠sses da madre te santifiquei; √†s na√ß√Ķes te dei por profeta." (Jeremias 1:5);

O ALVO DA SANTIFICA√á√ÉO √Č A PERFEI√á√ÉO DE DEUS

"Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial." (Mateus 5:48)

IV ‚Äď Andar em humildade ‚Äď "Ele te declarou, √≥ homem, o que √© bom; e que √© o que o Senhor requer de ti, sen√£o que pratiques a justi√ßa, e ames a benevol√™ncia, e andes humildemente com o teu Deus?" (Miqu√©ias 6:8)

Humildade: Fundamental para nossa comunhão com Deus

Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram diretas ao coração: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." (Mateus 5:3)

Ele continuou a pregar durante mais três capítulos, mas muitos ouvintes não o ouviram porque nunca passaram da linha de partida. Mesmo hoje, a maior parte da mensagem do evangelho cai em ouvidos surdos de homens e mulheres arrogantes que não querem mesmo reconhecer a posição de Jesus como Senhor.

Mas Jesus n√£o reduziu os padr√Ķes. Ele n√£o abriu uma porta extra para entrarem os arrogantes ou os "quase" humildes. Ele manteve intacto o seu requisito fundamental porque ele reflete a exig√™ncia eterna de Deus. Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu pr√≥prio modo. Ao contr√°rio de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posi√ß√£o, Deus aceita exclusivamente os humildes.

Uma geração depois de Uzias, o profeta Miquéias pegou perfeitamente a idéia quando ele citou as palavras de Deus: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." (Miquéias 6:8)

As Escrituras deixam perfeitamente claro que n√£o h√° outra maneira de caminhar com Deus.

Ou andamos humildemente com nosso Deus, ou n√£o andamos de modo nenhum com Ele!

Jesus andou no meio de homens carnais e enfrentou tremendo desafio. Como poderia ele capturar seus cora√ß√Ķes para mold√° -los como os servos humildes que o Pai quer? N√£o foi uma tarefa f√°cil. Ele falava freq√ľentemente de humildade, e mostrava em sua vida de servi√ßo o que significa elevar os outros acima de n√≥s mesmos.

Quem poderia exemplificar melhor a humildade voluntária do que o próprio Deus, que deixou sua habitação celestial para servir e mesmo morrer pelos homens pecadores? (Esta é a essência do apelo irresistível de Paulo em Filipenses 2:3-8).

Dois exemplos mostram claramente como Jesus ressaltava a humildade para seus apóstolos.

O primeiro est√° em Mateus 18:1-4. Os ap√≥stolos freq√ľentemente disputavam entre si sobre a grandeza. Dois deles uma vez foram t√£o ousados a ponto de pedir que fossem colocados acima de seus colegas no reino. Jesus respondeu √† atitude deles chamando uma crian√ßa. Enquanto estes homens crescidos olhavam, Jesus come√ßou a pregar um serm√£o memor√°vel: "Em verdade vos digo que, se n√£o vos converterdes e n√£o vos tornardes como crian√ßas, de modo algum entrareis no reino dos c√©us. Portanto, aquele que se humilhar como esta crian√ßa, esse √© o maior no reino dos c√©us" (Mateus 18:3-4).

O segundo exemplo, ainda mais tocante, é registrado em João 13:1-17. Quando se preparavam para partilhar a refeição da Páscoa, Jesus aproveitou o momento para ensinar uma lição necessária. Os apóstolos jamais esqueceriam esta noite, e Jesus não perdeu a oportunidade para ensinar. Ele tomou uma toalha e água e foi, de discípulo em discípulo, lavando seus pés. Isto era, por costume, serviço dos servos mais humildes, mas aqui o Criador do universo estava se humilhando diante de simples galileus.

Quando terminou, ele voltou-se para os apóstolos e perguntou?

"Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes." (João 13:12-17)

N√£o √© de se admirar que outros homens inspirados falassem da import√Ęncia da humildade.

Tiago disse: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará" (Tiago 4:6-10).

Como a arrog√Ęncia impede a salva√ß√£o

Podemos tirar algumas conclus√Ķes claras e importantes do ensinamento da B√≠blia, mostrando o porqu√™ a falta de humildade impede a salva√ß√£o. Considere como o orgulho √© absolutamente oposto √†s qualidades e comportamentos que Deus quer que demonstremos.

Sem humildade, n√£o serviremos outros como dever√≠amos, porque aqueles que s√£o arrogantes e ego√≠stas querem ser servidos, e n√£o servir. Sem humildade, n√£o seremos seguidores. Os orgulhosos querem ser chefes e cobi√ßam a posi√ß√£o e a influ√™ncia de outros. Este foi o problema que Ar√£o e Miri√£ tiveram em N√ļmeros 12, e o mesmo pecado que custou as vidas de quase 15.000 pessoas, em N√ļmeros 16.


SEM HUMILDADE NÃO BUSCAREMOS REALMENTE A VERDADE

O homem orgulhoso pensa que j√° conhece as respostas, e n√£o quer depender de quem quer que seja, nem mesmo do pr√≥prio Deus. A arrog√Ęncia tamb√©m impede nosso entendimento da verdade. Se n√£o queremos admitir a necessidade de mudan√ßa, ou n√£o queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe mais do que n√≥s, nosso orgulho ser√° um bloqueio fatal para o estudo eficaz da B√≠blia.

SEM HUMILDADE, N√ÉO RECONHECEREMOS NOSSOS PR√ďPRIOS DEFEITOS

Somos at√© capazes de enganar nossos pr√≥prios cora√ß√Ķes para n√£o vermos nosso pr√≥prio pecado. Saul fez isto quando defendeu sua desobedi√™ncia na batalha contra os amalequitas. Ele argumentou que tinha obedecido o Senhor e que o povo tinha errado (1 Samuel 15:20-21). Deus n√£o aceitou esta desculpa esfarrapada, e n√£o aceita a nossa.

Um outro problema relacionado com a arrog√Ęncia √© a dificuldade em aceitar a corre√ß√£o.

Prov√©rbios cap√≠tulo 15 versos do 31 ao 33 mostra a conseq√ľ√™ncia de tal orgulho:

"Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra."

Provérbios capítulo 12 verso 1 é mais direto:

"Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreens√£o √© est√ļpido."

O outro lado deste problema é que a pessoa arrogante também não perdoa o erro dos outros.

A √ļltima linha √© muito clara. Se n√£o aprendemos como ser humildes, n√£o entraremos no c√©u. Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes (Tiago 4:6,10).

COMO DESENVOLVER A HUMANIDADE

Uma vez que a humildade √© obviamente essencial √† nossa salva√ß√£o, deveremos estar preocupados em acrescentar esta qualidade a nossas vidas. Aqui est√£o umas poucas sugest√Ķes simples que nos ajudar√£o:

Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12:10; Efésios 4:2-3; Filipenses 2:3-4). Não devemos pensar que somos importantes (Lucas 17:10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12:3-8). Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada. Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3, 4 e 10, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente!

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10)

Quanto mais concordarmos com Deus, mais perto dele estaremos, conseq√ľentemente, mais aben√ßoados seremos e com toda a certeza nos sentiremos seguros em quaisquer circunst√Ęncias podendo encarar de frente todos os problemas que nos alcan√ßarem:

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, n√£o temerei mal algum, porque tu est√°s comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmos 23:4)

 



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