Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Não Vos Prendais a Um Jugo Desigual com os Infiéis

Não Vos Prendais a Um Jugo Desigual com os Infiéis
Leitura estimada 14 min

 

NÃO VOS PRENDAIS A UM JUGO DESIGUAL COM OS INCRÉDULOS

 

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso."
(2 Coríntios 6:14-18)

"Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3)

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus: digo-o para vergonha vossa." (1 Coríntios 15:33-34)

O propósito de Deus, neste princípio espiritual, é evitar o desvio e a contaminação do seu povo!

É difícil pensar em outra área da vida cristã que esteja rodeada de tantas dúvidas incertezas, desânimos e fraquezas como o namoro dos jovens cristãos!

A Palavra de Deus nos afirma que nenhum pecado é tão nocivo, para o nosso corpo como o pecado do adultério e da fornicação, uma vez que este é o único pecado que o homem/mulher comete contra o seu próprio corpo!

Quantas quedas, quantos dissabores, quantos sofrimentos, quantas perdas, foram causados pela utilização precipitada e indevida do sexo, pelas paixões desenfreadas, fruto da natureza carnal. Facilmente nós podemos lembrar das consequências que esse pecado causou nas vidas de Sansão e de Davi!

Por isso com a graça do nosso Senhor gostaria de meditar convosco sobre este tema tão profundo e atual: O namoro!

Pergunta: Porque você quer namorar?

A resposta comum ouvida pelos jovens é:
“Para ser feliz, para gozar a vida”, será que este é o propósito de Deus, para nós?

Resposta:
O propósito de Deus não consiste em apenas receber de outra pessoa a satisfação para si próprio, mas em dar e fazer a pessoa amada feliz.

Contudo, Deus nos fala da negação do “eu”, este sim, é basicamente o pilar dos relacionamentos (com o homem), (com Deus).

O propósito do casamento:

O casamento, é a união física e espiritual entre duas pessoas, de sexos opostos, do qual resultará o lar e a família, que é a mais antiga instituição da raça humana, o embrião da igreja, embrião esse que com a graça de Deus, possuirá todas as condições necessárias ao crescimento quer físico quer espiritual dos filhos em amor!

“ Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora que lhe corresponda” (Génesis 2:18)

O PERIGO DE SEGUIR A ORIENTAÇÃO HUMANA

Gostaria de contar um episódio que aconteceu comigo, há 18 anos a trás, por essa altura, eu tinha dezoito anos de idade e por ordem do estado, foi prestar provas de admissão no exército.

Por essa altura, no fim de um dia recheado de testes e provas físicas, foi nos dada a roupa da cama e um beliche no quartel para pernoitar.

Eu estava a fazer minha cama, para me preparar para dormir, quando três jovens que eu havia conhecido naquele dia, me disseram, olha queres vir conosco, e eu perguntei para onde, eles me disseram vamos passear e depois vemos, nós não queremos dormir, depois tu verás, eu na minha inocência e ignorância, fui com eles e depois de caminhar-mos cerca de 30 minutos a pé, por ruas estreitas, mal iluminadas da cidade do Porto - Portugal.
 

Ruas que metiam medo e onde haviam muitos homens do sub mundo das drogas a ressacar deitados na valeta, quando para meu espanto paramos numa espécie de taberna antiga, “um prostíbulo”, ali três moças que deviam rondar nossas idades, se aproximaram de nós em trajes indecentes, quando que apercebi da situação, fiquei assustado, e pensei, agora não sei o caminho de volta, e tenho medo de sair para a rua, por isso fiquei ali mesmo num canto paralisado, que nem uma pedra, quando uma das jovens prostitutas me tocava no braço, eu simplesmente decidi naquela altura, nem sequer olhar para ela, grudei os olhos da televisão, sem ver nada é claro e ela acabou por ir embora: nessa altura mil pensamentos passaram por minha mente.  “Meus colegas das provas”, vendo a minha atitude disseram:

“Você não é homem”
"Todo mundo faz isso”
“Para que te estás a guardar”
“Estás com medo do sexo?"

Mas eu hoje, dou graças a Deus, por ter resistido aquela tentação!

Com este testemunho, queria que vós, jovens que estai lendo estas palavras, parásseis um pouco e revisses agora, o vosso cÍrculo de colegas e amigos, quem são as vossas companhias, antes de avançar para os pensamentos que se seguem.

Infelizmente, alguns jovens crentes têm caído em tentação, por cederem as pressões, de seus colegas e amigos descrentes!


O QUE É JUGO?

É o objeto de ligação, que têm como propósito unir e conjugar os esforços de dois animais da mesma espécie, num determinado sentido, com o propósito principal de levarem uma carga!

Este termo, também é utilizado de forma figurada, para descrever os laços de amor, a união, comunhão entre um casal, uma sociedade, as amizades!

Na prática, o que se espera desses animais, é que ambos conjuguem esforços numa mesma e determinada direção, orientados pelo seu proprietário (uma figura de Deus). Que eles sejam compactáveis no seu trabalho, tenham um mesmo procedimento, possuam uma mesma natureza, sem a qual será impossível realizarem a tarefa a que estão destinados.

O QUE É ESTAR DEBAIXO DO MESMO JUGO?


Pura e simplesmente é viver debaixo de um(a) mesmo(a):


1.Autoridade, 2.Submissão, 3.Obediência, 4.Domínio


"Com boi e com jumento juntamente não lavrarás"
(Deuteronômio 22:10)

Eles estão querendo juntar, aquilo que não pode por natureza ser conciliado, contraindo namoro e mais tarde casamento, com pessoas completamente diferentes, com outros princípios morais, pessoas com uma natureza distinta da dos filhos de Deus, não é portanto de admirar, que o resultado final na maioria dos casos seja catastrófico, resultando em infelicidade, tristeza, muitas lágrimas e nalguns casos no desvio da fé!

Vivemos tempos em que muitos jovens crentes não querem obedecer a este princípio espiritual, trazendo sobre si mesmo, a infelicidade e muitas dores que de outra forma seriam evitadas.

O casamento de forma figurada, é comparado à igreja, ele é o pilar, o pequeno embrião, onde tudo começa, onde o amor se propaga e difunde, não por isso de admirar, que ele seja tão fortemente atacado por Satanás, para que o homem não venha a cumprir todo o propósito de Deus na sua vida!

Advertência:
Não vos prendais voluntariamente, com alguém infiel a Deus!

Que sociedade poderá existir entre:

1. A justiça e a Injustiça;
2. A luz e as trevas;
3. Cristo e Satanás;
4. O fiel com o infiel;
5. O templo de Deus com os ídolos;


Exortação:
Não vos prendais por vontade própria:

1. Sai do meio deles,
2. Apartai-vos,
3. Não toquei na imundo,
4. Purifiquemo-nos destas coisas, da carne e do espírito!

Contraste entre o Salvo e o Incrédulo:

O Salvo - Ama a Deus sobre todas as coisas de Deus
O Incrédulo -Ama as coisas acima de tudo

O Salvo - Vive na luz
O Incrédulo - Está em trevas

O Salvo - É o templo do Espírito Santo
O Incrédulo - Segue os ídolos

O Salvo - Busca as coisas do Espírito
O Incrédulo - Não compreende as coisas do Espírito

O Salvo - Ama a Palavra de Deus
O Incrédulo - Despreza toda a Palavra de Deus

O Salvo - É guiado pelo Espírito Santo
O Incrédulo - É guiado por tradições e filosofias mundanas

O Salvo - Separa-se do mundo
O Incrédulo - Têm comunhão com o mundo

O Salvo - Valoriza a família
O Incrédulo - Seus valores são confusos

O Salvo - Espera em Cristo
O Incrédulo - Não tem qualquer esperança


O jugo desigual terá uma alta probabilidade de resultar em infelicidade, para o resto da vida!

AS CONSEQÜÊNCIAS NATURAIS DE UM JUGO DESIGUAL:

1. Infelicidade generalizada;
2. O prejuízo espiritual no ensino e admoestação dos filhos no Senhor;
3. Diferença várias, quanto ao modo de viver, pensar, agir, sentir, que mais cedo ou mais tarde acabaram, por se manifestar sob forma de conflitos, discussões ameaças e chantagens emocionais, que impediram à verdadeira liberdade e alegria, no serviço ao Senhor!
4. O abandono da fé dos mais fracos e inconstantes, que de outra forma pelo ensino da Palavra poderiam vir a firma-se na fé, para a salvação!

O desentendimento e o fracasso serão os únicos resultados possíveis, a este tipo de relacionamentos, pois muito dificilmente o outro se entregará ao Senhor!

O FALSO ARGUMENTO:

Deus tem todo o poder para mudar o coração do meu namorado(a)!

Eu tenho orado tanto por ele!
Deus tu sabes quanto eu o amo!
Oh Senhor Tu tens que salva-lo!

Se a salvação não depende apenas da vontade divina, se assim fosse todos se salvariam, sem qualquer exceção, e com isso quero dizer que apesar de Deus ter providenciado todas as coisas para que o homem seja salvo, ele precisa escolher livremente, necessita usar do seu livre arbítrio, e dizer, eu quero servir ao Senhor, eu aceito todo o seu projeto para a minha vida!

Infelizmente, em nossos dias, muitos crentes ofuscados pela cegueira de suas paixões, mesmo sentindo em seu corações que não deviam proceder desta forma, persistem em seu erro, desejando contrair matrimónio com um jugo desigual, estes recusam-se a ouvir a todos os que os advertem, certamente receberam em suas vidas o fruto dos seus erros, infelizmente tarde de mais!

O mais triste de tudo é que eles, recusam-se a dar ouvidos ao que diz a Palavras de Deus a esse respeito.

Muitas jovens dizem, eu sei que o meu namorado não é crente, mas ele é tão meigo comigo, ele é mais cavalheiro que a maioria dos crentes que conheço, ele até me leva para o culto e não se importa de ficar, no café esperando por mim! Não te iludas, com o casamento, ele mudará e passará a exigir em vez de condescender.

Nunca te esqueças, que se casares com um descrente nunca haverá unidade espiritual no casamento!

A QUEM QUEREMOS POR SOGRO ESPIRITUAL?

O Sogro espiritual que buscamos quem é, Deus ou o diabo?

"Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai, ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele, quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8:43-44)

Como devemos então fazer para escolher o nosso namorado?

• Em primeiro lugar:
Não nos devemos impacientar e escolher precipitadamente, pois só o podemos fazer uma vez!

• Em segundo lugar:
Devemos com bastante antecedência orar ao Senhor nesse sentido.

• Em terceiro Lugar:
Devemos pedir a aprovação de nossos pais, ou na falta destes, do nosso pastor?

LEMBRA-TE QUE:

1. O jugo desigual é pecado perante o Senhor!
2. A nossa felicidade depende inteiramente de nós, por isso ela deve ser construída a cada dia, assim como as pedras pequenas, são o suporte num edifício enorme, de igual modo são os pequenos actos diários, que sustentam o nosso casamento e trazem felicidade!
3. Existe poder em nossas palavras, por isso esforça-te por extrair delas o que de melhor existe em teu coração! Pois a seu tempo colheremos o que tivermos semeado!

ALERTA:

Eis algumas perguntas que deveríamos fazer, a nos mesmos, relativamente a pessoa com a qual tencionamos, iniciar o namoro:

1. Está é a pessoa com a qual desejo passar o resto da minha vida?
2. Ela está salva, possui a certeza da salvação?
3. Ela é uma pessoa que deseja crescer espiritualmente?
4. Possui bons sentimentos?
5. É prestável e amorosa com os outros?

Será que é Amor?
Devemos ter cuidado com o nosso coração, pois ele é enganoso!

“O amor a primeira vista não é nada especial. Quando duas pessoas se têm olhado durante anos, então sim, isso é um milagre de Deus”

O melhor de Deus para nós :
“Pois sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor, planos de paz, e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro” (Jeremias 29:11)

O Amor dá!

A paixão deseja receber!

1. O amor é controlado - A paixão não,
2. O amor busca obedecer ao Senhor - A paixão não,
3. O amor procura dar mais do que receber - A paixão não,
4. O amor cresce - A paixão não,
5. O amor se constrói a cada dia - A paixão não,
6. O amor Jamais acaba – a paixão é passageira,
7. O amor em tudo honra a Deus – a Paixão não.

A Paixão não correspondida transforma-se em ódio, que é um sentimento repulsivo, oposto ao amor, por isso podemos afirmar que a paixão não serve para matrimónio, nem honra ao Senhor.

Amar é gostar do outro(a), com defeitos que ele(a) tem, e o desejo de dar, em sacrifício próprio.

"E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha dito aos filhos de Israel: Não entrareis a elas, e elas não entrarão a vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor" (I Reis 11:1-2)

"Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o seu coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,

Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominaçãoo dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.

Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom. E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras; as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses. (I Reis 11:4-8)

"Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque" (Gênesis 24:3-4)

É incrível o número de jovens crentes, que estão dispostos a entrarem num relacionamento que tem tudo para dar errado!
Não coloquemos nossas vidas na dependência de pessoas que não possuem temor de Deus em suas vidas!

Porque:
Que sociedade? Que comunhão? Que harmonia? Que união? Poderá existir?
Quando foi a última vez que oraste ao Senhor com teu namorado(a) e colocaste o Senhor no vosso relacionamento?



"Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração." (Salmos 37:4)

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.