Viver Para Si Ou Para Deus?


 

VIVER PARA SI OU PARA DEUS?

 

A vida dos homens são governadas por uma de duas filosofias fundamentais:

VIVER DA MANEIRA QUE LHE AGRADA, OU VIVER DA MANEIRA QUE AGRADA A DEUS.

O apóstolo Pedro refere-se indiretamente a esses dois estilos de vida enquanto incentiva o segundo quando diz:

“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.” (1 Pedro 4:2-3)

OS HOMENS VIVERÃO PARA SI OU PARA DEUS

Faz-me pensar se contemplo exatamente como o resto da minha vida na carne será vivida. Seria bom se todo mortal considerasse isso.

Como foi notado, nossa maneira de vida é governada pela vontade própria ou pela vontade divina.

Isso não quer dizer que sempre somos influenciados exclusivamente por uma e negligenciamos completamente a outra. Homens maus freqüentemente farão algumas coisas boas e homens bons às vezes fazem o mal.

No entanto, aquela que governa as nossas vidas é aquela que tem a influência predominante ou decisiva. Como um agente mortal livre, cada homem irá determinar suas próprias prioridades.

O HOMEM NÃO TEM QUE SER SERVO DO PECADO! 

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça"? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Romanos 6:16-18)

Mas Deus também não o predestina nem o preserva como um servo da justiça.

É o que cada homem quer fazer, o que ele quer ser, que determina suas prioridades e os princípios que o governarão .

Da mesma forma, Jesus disse a certos judeus: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.” (João 8:44)

A outros como eles, ele disse: “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37).

ELES FAZIAM COMO QUERIAM, SEM RESPEITAR O QUE AGRADAVA AO SENHOR

Ao escrever para os santos em Éfeso, Paulo relembra-os de um tempo no qual “também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos...”

"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." (Efésios 2:3)

Este era o seu estilo de vida, mas havia mudado porque eles haviam mudado. Não era mais a sua vontade “viver segundo as inclinações dos homens, mas segundo a vontade de Deus”.

Então os homens podem mudar suas vontades? SIM!  Fazem isso conforme mudam as suas mentes pelo Arrependimento Verdadeiro.

O arrependimento é um efeito da fé e a fé vem através de ouvir a palavra de Deus:

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10:17)

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." (João 20:29-31)

Por isso, conforme o homem ouve e aprende a vontade de Deus (João 6:45 "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.")

O HOMEM PODE MUDAR SUA PRÓPRIA VONTADE E, CONSEQÜENTEMENTE, SEU ESTILO DE VIDA

Isso é o que Paulo chama de “transformai-vos pela renovação da vossa mente.”

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Todo cristão verdadeiro foi mudado assim. É uma mudança de fé, afetado pela palavra poderosa de Deus

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Romanos 1:16) – nada mais  pode produzir tal fé, e levar a tal mudança.

Mas, temos que lembrar que, uma mente mudada, por si só, não significa um relacionamento mudado com Deus. O pecador alienado ainda tem que ter o perdão pelos pecados e isso só é possível através do batismo.

OS PECADOS SÃO LAVADOS  NO BATISMO

"E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." (Atos 22:16), torna-se um ponto de transição entre o estado perdido e salvo.

A partir de tal fé, como será expressado no arrependimento e batismo, vem a remissão dos pecados (Atos 2:38 "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;)

E, CONSEQÜENTEMENTE, A NOVIDADE DE VIDA

"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." (Romanos 6:4)

Quer maneira melhor de viver o "T empo que vos resta na carne ? "

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Este trabalho é totalmente voluntário!

Nos últimos meses, não temos recebido ajuda nenhuma para manter essa obra.
Mas, AGORA PRECISAMOS DA SUA AJUDA, para poder manter este trabalho no ar.

Entre em contato através do nosso WhatsApp +55 (11) 98704-5053, ou através do email radioweb@casadosenhor.com.br para saber como ajudar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Ministério Internacional Casa do Senhor. © 2003-2020 Todos os direitos reservados. ®