PAIXÕES HUMANAS

PAIXÓES HUMANAS

VAMOS DISCERNIR O QUE SÃO “PAIXÕES HUMANAS”

“E os que sĂŁo de Cristo crucificaram a carne com as suas paixĂ”es e concupiscĂȘncias” GÁLATAS 5.24

1 Pedro 4:1-3

“Ora, pois, jĂĄ que Cristo padeceu por nĂłs na carne, armai-vos tambĂ©m vĂłs com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne jĂĄ cessou do pecado;

Para que, no tempo que vos resta na carne, nĂŁo vivais mais segundo as concupiscĂȘncias dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Porque Ă© bastante que no tempo passado da vida fizĂ©ssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluçÔes, concupiscĂȘncias, borrachices, glutonarias, bebedices e abominĂĄveis idolatrias”;

 

ENTENDA QUE PRECISAMOS PADECER...

Verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo: Sofrer de dores (físicas ou morais); estar doente; ser alvo de maus-tratos; ter dificuldades ou estar infeliz: ‘padecia torturas’; ‘padecia de uma aflição imensa’; ‘ela padeceu na prisão por meses’.

 Verbo transitivo direto: Ser resistente a; conseguir suportar situaçÔes adversas; aguentar um mal: ‘o mendigo padece a frio das noites de inverno’. ‘Padecer como cristĂŁo’.

 

“Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” Fp 1:29

Nem todos querem padecer por amor a Cristo; por isso, muitos ignoram esse versĂ­culo.

 

“Se alguĂ©m vier a mim, e nĂŁo aborrecer a seu pai, e mĂŁe, e mulher, e filhos, e irmĂŁos, e irmĂŁs, e ainda tambĂ©m a sua prĂłpria vida, nĂŁo pode ser meu discĂ­pulo.” LUCAS 14:26

 

ESSA PALAVRA “ABORRECER”: QUE É ENTRISTECER; QUANDO JÁ NÃO CONCORDAMOS COM AS COISAS ERRADAS!

MUITOS, PARA AGRADAR O PAI, A MÃE, MULHER, FILHOS, FAZIAM AS COISAS, MESMO QUE FOSSE DE FORMA ERRADA: ‘COM MENTIRA’, ‘COM ENGANO’, ‘SE CONTAMINANDO COM AS COISAS DO MUNDO’, ‘CONCORDAVAM COM A PROSTITUIÇÃO DOS FILHOS’, ‘NÃO CORRIGIA’, ‘MESMO OS PAIS’, FAZENDO COISAS ERRADAS, ACABAVAM AJUDANDO-OS, SÓ PARA NÃO CONTRARIAR...

 

MAS, QUANDO COMEÇAMOS A VIVER COM JESUS, CUMPRINDO SEUS MANDAMENTOS, JÁ NÃO CONCORDAMOS COM AS COISAS ERRADAS: COM A MENTIRA, O ESCÁRNIO, A PROSTITUIÇÃO, E TODA FORMA DE ENGANO. ENTÃO, VAMOS REPROVÁ-LAS.

AÍ, VAMOS ABORRECER! POR NÃO CONCORDARMOS COM SEUS ATOS!

 

MUITOS ESTÃO PADECENDO POR CAUSA DO EVANGELHO:

FORAM ABANDONADOS PELO ESPOSA, PELO ESPOSO, POR NÃO CONCORDAREM MAIS COM A MENTIRA, COM A PROSTITUIÇÃO; PELOS FILHOS, PELA FAMÍLIA; PADECEM, ATÉ DENTRO DA IGREJA, POR PREGAREM A VERDADE.

SÃO INJURIADOS PELOS HOMENS; PADECEM, POR REJEITAREM BENEFÍCIOS E FAVORECIMENTOS INJUSTOS; PERDEM SEUS EMPREGOS, POR RECUSAREM A MENTIRA, O SUBORNO, O ESCÁRNIO; ENTÃO, PADECEM...

 

“SÓ PADECER” NÃO NOS TRAZ A SALVAÇÃO, MAS REGOZIJANDO-NOS NO SENHOR.

 

ANDANDO PELA FÉ, PADECEMOS NA CARNE; MAS, SOMOS RENOVADOS TODOS OS DIAS PELO ESPÍRITO SANTO, A PERDOAR OS QUE NOS MALDIZEM, E A ORAR PELOS QUE NOS PERSEGUEM.

ESTEVÃO ESTAVA PADECENDO, PORQUE ESTAVA PREGANDO A VERDADE PARA OS JUDEUS; O CÉU SE ABRIU, ELE VIU A GLÓRIA DE DEUS. MAS, COMO NÃO O ACEITARAM, POR FALAR A VERDADE, FOI APEDREJADO; E ANTES DE MORRER, PEDIU A DEUS QUE NÃO IMPUTASSE A ELES SEUS PECADOS.

 

Tiago 4:1-4

“De onde vĂȘm as guerras e pelejas entre vĂłs? Porventura nĂŁo vĂȘm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

Pedis, e nĂŁo recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

AdĂșlteros e adĂșlteras, nĂŁo sabeis vĂłs que a amizade do mundo Ă© inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

 

“A criação ficou sujeita Ă  vaidade, nĂŁo por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que tambĂ©m a mesma criatura serĂĄ libertada da servidĂŁo da corrupção para a liberdade da glĂłria dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda criação geme e estĂĄ juntamente com dores de parto atĂ© agora. E nĂŁo sĂł ela, mas nĂłs mesmos, que temos as primĂ­cias do EspĂ­rito, tambĂ©m gememos em nĂłs mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” Rm. 8:20-23

 

SE VIVERMOS NA NOSSA NATUREZA HUMANA, VAMOS ESTAR SUJEITOS  A  TODA VAIDADE E CONCUPISCIÊNCIA.

 

MAS DEUS NOS CHAMOU, NÃO PARA VIVERMOS NA IMUNDÍCIA DOS NOSSOS PENSAMENTOS.

 

SATANÁS COMPRA OS   HOMENS COM COISAS CORRUPTÍVEIS, COM VAIDADES DESTA VIDA.

 

MAS, PARA SERMOS INSTRUMENTOS DA GLÓRIA DE DEUS, PRECISAMOS PURIFICAR NOSSAS MENTES, PENSAMENTOS E AÇÕES.

“Ou nĂŁo sabeis que o vosso corpo Ă© o templo do EspĂ­rito Santo, que habita em vĂłs, proveniente de Deus, e que nĂŁo sois de vĂłs mesmos?” 1 CorĂ­ntios 6:19

 

LEMBRANDO QUE NÃO SOMOS DE NÓS MESMOS.

O SENHOR NOS COMPROU, NÃO COM COISAS CORRUPTÍVEIS.

1 Pedro 1 -  18 “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,

 19. mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo”,

 

 “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo Ă© vaidade. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?”(Eclesiastes 1:2-3). 

“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento” Eclesiastes 1:14 

“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos . . . e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol”. Eclesiastes 2:11

 

VAIDADE - Qualidade do que Ă© vĂŁo, inĂștil, sem solidez nem duração.2 - Fatuidade; ostentação.
- Sentimento de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio.- Futilidade.

 

“porque tudo que hĂĄ no mundo, a concupiscĂȘncia da carne, a concupiscĂȘncia dos olhos e a soberba da vida, nĂŁo procede do Pai, mas procede do mundo.” (1 JoĂŁo 2. 16)

 

QUANDO DAMOS TANTA IMPORTÂNCIA NAQUILO QUE É VÃO, QUE SÓ TEM VALOR MOMENTÂNEO, TERRENO, QUE NÃO PROCEDE DE DEUS, NO QUAL MUITOS AINDA QUEREM ‘USAR DEUS’ PARA CONSEGUIR AS OSTENTAÇÕES DESTE MUNDO.

 

DAMOS TANTOR VALOR NAS COISAS QUE FAZEMOS E SONHAMOS, COMO SE ELAS FOSSEM ETERNAS...

 

DEUS NOS ALERTA: PARA NÃO NOS APEGARMOS A ESTAS COISAS, QUE SÃO PASSAGEIRAS.

 

FICAR PRESOS NESTAS COISAS, NO QUAL NÃO VAI NOS TRAZER QUALQUER GALARDÃO ESPIRITUAL, É CORRER ATRÁS DO VENTO; VAIDADE.

 

SIM, PODEMOS TER AS COISAS TERRENAS, DESDE QUE ELAS NÃO NOS TIRE DA REALIDADE, QUE É BUSCAR REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA.

 

PORQUE, SE AS PAIXÕES HUMANAS ESTÃO ATRAPALHANDO, ENTÃO É MELHOR RENUNCIÁ-LAS.

 

“Ouvistes que foi dito: NĂŁo adulterarĂĄs. Eu, porĂ©m, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, jĂĄ adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convĂ©m que se perca um dos teus membros, e nĂŁo seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mĂŁo direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convĂ©m que se perca um dos teus membros, e nĂŁo vĂĄ todo o teu corpo para o inferno.”  (Mateus 5. 27-30)

 

Jesus usou, para muitos, palavras pesadas para os homens; mas, Ă© para que possamos entender, o quanto Ă© precioso o reino de Deus.

 

O REINO DE DEUS É MUITO MAIS VALIOSO QUE QUALQUER COISA DESTA VIDA; QUE PODE NOS DESVIAR DE ENTRARMOS  NO REINO DE DEUS, DE TERMOS A ETERNIDADE.

POR ISSO, NÃO SE PERCA POR CAUSA DAS PAIXÕES DESTA VIDA!

MUITOS SE VENDEM PELA PROSTITUIÇÃO, PELA SOLIDÃO, PELA COBIÇA, PELA  AVAREZA, PELAS GLUTONARIAS; VENDEM SUA VIDA  ATÉ POR UM PRATO DE LENTLHA.

“E JacĂł cozera um guisado; e veio EsaĂș do campo, e estava ele cansado;
E disse EsaĂș a JacĂł: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
EntĂŁo disse JacĂł: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse EsaĂș: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirĂĄ a primogenitura?
EntĂŁo disse JacĂł: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a JacĂł.
E JacĂł deu pĂŁo a EsaĂș e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou EsaĂș a sua primogenitura.”
GĂȘnesis 25:29-34

"E ninguĂ©m seja devasso, ou profano, como EsaĂș, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bĂȘnção, foi rejeitado, porque nĂŁo achou lugar de arrependimento, ainda que com lĂĄgrimas o buscou." Hebreus 12:16,17

TEMOS QUE PADECER PARA NÃO NOS VENDERMOS, E VOLTAR AO VÔMITO DO PECADO.

“Porquanto se, depois de terem escapado das corrupçÔes do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o Ășltimo estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora nĂŁo conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;

Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provĂ©rbio se diz: O cĂŁo voltou ao seu prĂłprio vĂŽmito, e a porca lavada ao espojadouro de lama”. (II Pedro 2:20-22)

 

ENTÃO, SE CRUCIFICARMOS AS NOSSAS PAIXÕESS CARNAIS, COM ELE REINAREMOS, E FAREMOS PROEZAS.

MAS, ENQUANTO A CARNE ESTÁ VIVA, TRISTE, DECEPCIONADA, E NÃO ATENTANDO PARA AQUILO QUE FOMOS RESGATADOS, ENTÃO VAMOS PADECER EM NOSSAS MISÉRIAS.

NÃO DEIXE MAIS A CARNE REINAR. MAS, VENÇA-A, PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, SE ADORNANDO DOS SEUS DONS E ENRIQUECIDO PELA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS.

VIVA VIDA SANTA, QUE TEMOS A BENÇÃO DE DEUS! EM TODO TEMPO!

 

DEUS ABENÇOE.

 

PASTOR CARLOS ALBERTO DANILUSKI      MENSAGEM DIA 17/01/2018

www.casadosenhor.com.br   Radio Web Nova Vida  24h on-line 

 

 

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos BĂ­blicos. RĂĄdio Web Nova Vida - BĂ­blia Online

MinistĂ©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®