Eis Que Estou À Porta e Bato

 

EIS QUE ESTOU À PORTA E BATO

 

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:20)

HOMEM CORRUPT√ćVEL E A VIDA DA ALMA

"E mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis. Por isso tamb√©m Deus os entregou √†s concupisc√™ncias de seus cora√ß√Ķes, √† imund√≠cia, para desonrarem seus corpos entre si; pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que √© bendito eternamente. Am√©m." (Romanos 1:23-25)

"Pela multid√£o das tuas iniq√ľidades, pela injusti√ßa do teu com√©rcio profanaste os teus santu√°rios; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te v√™em." (Ezequiel 28:18)

Muitas vezes nos perguntamos: porque Deus não salva o Diabo ao invés de condená-lo?  Se Deus é o todo poderoso, porque ele não salva Satanás?

COMO FOI OPERADA A SALVAÇÃO DO HOMEM?

Até podemos pensar que o Diabo não quer ser salvo, que ele é rebelde mesmo e não adiantaria Deus lhe oferecer a salvação. Tudo bem, é uma hipótese, poderíamos até pensar isso, mas não é o essencial. 

O Diabo é um anjo, que caiu e perdeu a glória de Deus.

Não há maneira de regenerá-lo, pois o fogo de Deus o consumiu de tal maneira que a sua condição original se perdeu. Depois que o fogo consome algo, nunca mais se reconstitui o que era no inicio.

Se você colocar fogo numa folha de papel, aquela folha nunca mais voltará a ser papel, ela será apenas cinzas.

Foi o que aconteceu com o ele. Você já viu cinzas voltar a ser papel? Pois é, esta é a situação do Diabo.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." (Gênesis 1:26)

O HOMEM √Č UM SER CRIADO √Ä IMAGEM E SEMELHAN√áA DE DEUS

Com tr√™s partes distintas: CORPO, ALMA e ESP√ćRITO. A imagem se refere a parte interior do homem, que √© seu esp√≠rito e sua alma. J√° a semelhan√ßa refere-se a apar√™ncia exterior do homem, seu corpo.

Originalmente, Deus não habitava dentro do homem. Quando Adão estava no Edem, ele era santo e justo, não porque Deus morava em seu espirito, mas porque fora criado à imagem e semelhança de Deus. Quando decidiu aceitar a proposta da serpente, ele deu as costas para o seu espírito e passou a viver pela vida da alma, contaminada pelo veneno. 

A VIDA DA ALMA √Č COMPLETAMENTE DIFERENTE DA VIDA NO ESP√ćRITO

A primeira e crucial diferença é a duração dela, enquanto a vida no espírito é eterna, a vida da alma é limitada.  Quando o homem vivia no espírito, era eterno. Após passar a viver na alma, seus anos de vida passaram a ser de no máximo cento e vinte anos. Tudo que é almático tem limites e é imperfeito.

Veja a fé que Jesus tinha que maravilhosa. Ele dizia aos mortos para levantar e eles levantavam. Falou para a figueira secar e ela secou. Você já viu fé como essa? Esta é a fé que vem do espirito.

Agora a fé da alma é aquela que Tomé tinha, que precisava ver para crer.

O amor do esp√≠rito: √Č aquele que se doa pelos outros sem esperar nada em troca, √© aquele que abdica das suas coisas pessoais para se entregar a causa de Deus. O amor da alma: Ao contrario, √© aquele que quando faz alguma coisa, sempre espera algo em retorno, mesmo que seja apenas um elogio. √Č uma grande diferen√ßa.

Romanos 8:29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;

"Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra." (Efésios 5:26)

Deus enviou seu filho para mudar este quadro na nossa vida, ou seja, fazer o homem voltar a viver no espírito e andar por ele, não mais andar pela vida da alma.

Paulo disse aos Romanos, no capitulo primeiro, que o homem mudou a gloria de Deus em semelhança de imagem de homem corruptível

QUEM √Č ESTE HOMEM CORRUPT√ćVEL?

Nós. Porque ao invés de obedecermos a Deus, andando no espirito, passamos a andar guiados por aquilo que se corrompe, que é a nossa alma. Mas a partir do momento que aceitamos o Senhor Jesus na nossa vida, uma obra se iniciou. Desde então passamos a ser conformados à imagem de Cristo, ou seja, a forma da nossa imagem, nossa parte interior, começou a sofrer uma mudança. Ela não será mais conformada a serpente, nem a aves, quadrupedes e repteis, porém ela será conformada a Cristo. Se amamos com a alma, passaremos a amar com o espirito. Veja a diferença. Se nossos pensamentos vem da alma, agora virão do espirito. A alma será purificada, levada de todo o veneno que entrou nela.

Gênesis 1:20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

Gênesis 1:24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

Gênesis 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança …
O livro de G√™nesis nos guarda muitas surpresas. Se voc√™ reparar nestes vers√≠culos, ir√° perceber que Deus fez os animais numa seq√ľ√™ncia do menos desenvolvido para o mais desenvolvido, do menos complexo para o mais complexo. Por fim criou o homem. √Č assim que funciona a transforma√ß√£o que ocorre na nossa alma.

Quando chegamos na igreja, somos apenas um peixe. Com o passar do tempo, me torno uma ave. Conforme vou crescendo em vida, me torno um animal mais desenvolvido e vou seguindo até ser como Cristo. Nossa alma precisa estar cheia de Cristo, para não mais agirmos como animais e sim como homens criados à imagem e semelhança de Deus.

Rm 1:23 - Mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível.
Romanos 1:23-25 e mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis. Por isso Deus os entregou, nas concupisc√™ncias de seus cora√ß√Ķes, √† imund√≠cia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram √† criatura antes que ao Criador, que √© bendito eternamente. Am√©m.
 

A B√≠blia nos revela que em todo o universo s√≥ existem duas for√ßas agindo, a divina, representada no livro de G√™nesis pela Arvore da Vida, e a sat√Ęnica, representada no mesmo livro pela Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Em todos os sessenta e seis livros b√≠blicos, encontramos, de alguma forma, uma representa√ß√£o destas duas. Por exemplo, no livro de Apocalipse encontramos duas cidades: a grande Babil√īnia e a Nova Jerusal√©m. Babil√īnia √© o fruto amadurecido da Arvore do Bem e do Mal, j√° a Nova Jerusal√©m √© o fruto amadurecido da Arvore da Vida.

O homem pode ser guiado pela sabedoria oriunda da Arvore do Bem e do Mal ou pela sabedoria que prov√©m da Arvore da Vida, n√£o h√° uma terceira op√ß√£o. Ou somos Babil√īnia ou somos Nova Jerusal√©m. O que vai definir nossa condi√ß√£o √© a arvore que iremos escolher para ser nossa fonte de alimento. Ou se come de uma ou de outra.

Gênesis 3:14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Quando Deus julgou a serpente, Ele a condenou a rastejar sobre o pó da terra todos os dias da sua vida. Esta é a natureza terrena, em sua representação. Tudo que é proveniente da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal é terreno. Como sabemos que estamos comendo da arvore terrena?

Certa vez Jesus disse: ‚Äúpelos seus frutos o conhecereis‚ÄĚ. Basta olharmos para as nossas atitudes e a√ß√Ķes, e veremos um retrato de uma das duas arvores. Definitivamente, somos o que comemos. Isso vale para nosso corpo, com certeza, mas a mesma analogia vale para a nossa alma.

Olhe para a escala de valores da sua vida, aquilo que lhe é mais importante e poderás ter uma noção disto que estou falando. O que lhe é mais importante? Pegue o dia de hoje como exemplo, quanto tempo você dedicou as suas coisas pessoais e quanto tempo dedicou a buscar a Deus? Fazendo perguntas deste tipo, poderás saber qual arvore você esta comendo. Da arvore que você comer virá a sabedoria que irá guiar a sua vida.

João 1:1-4 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;

Mateus 23:3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam.

Buscar a Deus não é apenas ler a Bíblia e meditar nela. Posso ler a Bíblia muitas horas por dia e mesmo assim estar comendo apenas conhecimento da Bíblia. E o conhecimento da Bíblia pode muito bem se manifestar em mim em forma de bem e mal, o que também não serve. Certa vez Paulo escreveu que a letra mata.

O que √© letra? √Č apenas conhecimento b√≠blico, que fica guardado na mente mas nunca se manifesta. A vida est√° no verbo. Alem de buscar o verbo, precisamos extrair a vida que est√° nele. De nada adianta o verbo estar na nossa mente se a vida n√£o flui dele. Isso tamb√©m √© terreno.

Pegue como exemplo os fariseus da época de Jesus. Eles conheciam a palavra de Deus mas não cumpriam. Isso chegou ao ponto de Jesus dizer para as pessoas fazerem o que eles diziam mas não fazerem o que eles faziam.

Tiago 3:14-15 Mas, se tendes amargo ci√ļme e sentimento faccioso em vosso cora√ß√£o, n√£o vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa n√£o √© a sabedoria que vem do alto, mas √© terrena, animal e diab√≥lica.

A natureza terrena, representada pela serpente que come terra, é diabólica. Ela é diabólica porque a origem desta natureza vem de Satanás, o Diabo. Muitos se perguntam porque Deus permitiu isso acontecer. Porque no Edem havia a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal e não apenas a Arvore da Vida. O problema na verdade não é a presença ou não dela lá, mas sim o porque do homem se deixar corromper para comer do seu fruto.

Para existir uma mentira, obrigatoriamente necessita existir uma verdade. Deus é a verdade, que se manifesta através dos seus princípios. Se sempre obedecermos seus princípios, sempre estaremos na verdade e nunca morreremos. Mas se conhecermos os seus princípios e os desobedecemos, então se manifesta a mentira e morremos.

L√ļcifer conhecia a Deus e seus princ√≠pios, e era desobediente.. Pronto, j√° era o suficiente para que a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal estivesse a disposi√ß√£o do homem. Por toda a eternidade a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal, teoricamente, estar√° a disposi√ß√£o do homem, por√©m, como todos seremos conformados √† imagem de Cristo Jesus, que √© incorrupt√≠vel, isso faz com que nunca mais se coma do fruto dela, que √© como se n√£o existisse.

Certa vez Jesus disse a uma figueira: ‚Äúnunca mais se coma fruto de ti‚ÄĚ. Quando Jesus ressuscitou, era como se Deus dissesse: ‚Äúnunca mais se coma fruto da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal‚ÄĚ.

Deus é incorruptível, por isso estamos em paz e vivos por toda a eternidade.

Colossenses 3:2 Pensai nas coisas que s√£o de cima, e n√£o nas que s√£o da terra;

Quando Paulo diz aos romanos que o homem mudou a gloria do Deus incorruptível pela de homem incorruptível e de animais, ele estava dizendo exatamente isto, que o homem deixou de pensar nas coisas lá do alto para pensar nas coisas que são da terra. O homem deixou de servir a Deus para servir aquele que rasteja sobre a terra. Para ser ainda mais especifico: o homem deixou de servir a Deus para servir a Satanás 

O homem deixou de lado a fé, que é do alto para viver pelo conhecimento terreno. A subsistência da nossa vida, tanto no aspecto natural como emocional, só se mantém quando estou na verdade.

A mentira faz tudo desmoronar. O homem coloca muitas mascaras para cobrir sua miséria. A verdadeira felicidade e paz só chega quando nossa casa está construída na rocha, que é Cristo. Fora disso, o que se vê é miséria e destruição

Romanos 1:23-25 e mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis. Por isso Deus os entregou, nas concupisc√™ncias de seus cora√ß√Ķes, √† imund√≠cia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram √† criatura antes que ao Criador, que √© bendito eternamente. Am√©m.

A Bíblia é um livro que contem muitas figuras, tipos e símbolos. Para entender seus ensinamentos, é necessário buscar dentro dela os seus significados, comparando os textos, cruzando os dados, para então compreende-los. Pinçar versículos isoladamente e interpreta-los é um dos maiores riscos que podemos cometer, pois faltarão peças que dêem a visão completa daquela doutrina. Um dos símbolos utilizados por Deus em seus livros é a figura dos animais.

Em toda a B√≠blia encontramos animais, de G√™nesis a Apocalipse eles participam das historias, tendo grande parte nas revela√ß√Ķes da Economia de Deus. Os homens que det√©m a verdade em injusti√ßa, os que n√£o vivem pela f√©, mudaram a gl√≥ria de Deus em imagem de homens corrupt√≠veis e de animais. Ao inv√©s de adorarem ao √ļnico Deus verdadeiro, preferiram adorar mais a criatura do que o Criador.

Quando lemos este texto, imediatamente lembramos de muitas religi√Ķes, onde animais s√£o adorados: a vaca, o cachorro, o gato, o morcego, enfim, muitos animais s√£o considerados deuses. Tamb√©m podemos relacionar homens corrupt√≠veis com uma serie de pessoas que s√£o adoradas como verdadeiros deuses. Esta compara√ß√£o serve, sem duvida, mas n√£o pode ficar somente neste aspecto. Quando a B√≠blia se refere aos animais, ela est√° se referindo principalmente a homens que adotam praticas influenciados por uma natureza semelhante a dos animais.

O que Satan√°s injetou no cora√ß√£o do homem foram novos princ√≠pios de vida, e que princ√≠pios s√£o estes? Uma natureza animal, composta de esp√≠ritos ca√≠dos, que s√£o os dem√īnios

Cada dem√īnio √© um principio.

Porque a natureza animal tem inveja? Porque h√° um dem√īnio, um espirito ca√≠do em n√≥s, que produz a inveja. O espirito √© o principio.¬† O mesmo vale para a natureza divina. O que leva um homem que originalmente n√£o perdoava ningu√©m, ap√≥s receber o Espirito de Deus, passar a perdoar a todos incondicionalmente? O principio do perd√£o, que √© o Espirito de Deus. Qual a nossa interfer√™ncia neste processo? Temos o livre-arb√≠trio para permitir ou n√£o a manifesta√ß√£o destes princ√≠pios Simbolicamente, o homem permitiu que Satan√°s lhe transformasse num animal.

O homem, originalmente foi criado à imagem e semelhança de Deus, uma natureza divina, incorruptível, mas acabou se tornando homem corruptível, comparado a animais.

Deuteron√īmio 25:4 N√£o atar√°s a boca ao boi quando estiver debulhando.
1 Corintios 9:9-10 Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha.

Porventura está Deus cuidando dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto.

A B√≠blia tem uma vis√£o e um objetivo bem claro, que √© aproximar o homem de Deus. Tudo o que lemos tem por objetivo nos levar ao arrependimento. Se voc√™ medita nas palavras de Deus e n√£o se arrepende dos seus pecados, algo esta errado. Se voc√™ ouve prega√ß√Ķes e n√£o enxerga seus pecados, algo esta muito errado, e al√©m disso, voc√™ esta parado no crescimento de vida. Isso √© muito grave.

Quando lemos este vers√≠culo de Deuteron√īmio, somos tentados a achar que Deus esta se referindo aos bois. Posso logo pensar que, se n√£o tenho bois, logo este vers√≠culo n√£o √© para mim. Mas Paulo, um profundo conhecedor de Deus, sabia que o que foi escrito √© para nos levar ao arrependimento, e logo tratou de dar aos corintios a real revela√ß√£o daquela palavra. Deus n√£o tratava de bois, mas de homens. Ele estava dizendo que aquele que trabalha merece receber o fruto do seu trabalho.

Paulo trabalhou pelos corintios, semeou coisas espirituais, e poderia receber o sustento material. Veja que Deus usou um animal para fazer esta ilustração Neste caso, ao invés de ministrar sobre a natureza pecaminosa, foi usado para ilustrar o funcionamento da obra de Deus, mas veja que ele está lá. Deus não está preocupado com animais, mas sim com homens.

N√ļmeros 21:8 Ent√£o disse o Senhor a Mois√©s: Faze uma serpente de bronze, e p√Ķe-na sobre uma haste; e ser√° que todo mordido que olhar para ela viver√°.

João 3:14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;

Romanos 8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado.

Veja como Deus revelou seus mistérios utilizando três estágios: primeiro falou para Moisés, em seguida se revelou na figura de homem e por ultimo confirmou através das cartas. Falta aqui a finalização de todas estas coisas, que está no livro de Apocalipse. Moisés recebeu do Senhor a ordem para fazer uma serpente de bronze e coloca-la sobre uma haste, e todo mordido que olhar para ela viveria. Veja mais uma vez aqui o animal, usado como figura para nos abrir o entendimento. A serpente pendurada na haste é o homem pecador. Porque ele foi parar là?

Justamente porque foi mordido pela serpente. Todos os homens foram mordidos. Jesus, que n√£o era pecador, mas tinha apenas a semelhan√ßa da carne pecaminosa, se colocou no nosso lugar para ser crucificado. Somente ele poderia passar pela cruz e permanecer vivo. Se n√≥s fossemos crucificados no lugar de Jesus, morrer√≠amos e a lei de Deus se cumpriria, porem n√£o ressuscitarmos, conseq√ľentemente o plano de Deus de ter a sua esposa estaria fracassado.¬†

Como entendemos todas estas coisas? Pela combina√ß√£o de v√°rios textos da B√≠blia, auxiliada pelos s√≠mbolos e figuras que Deus usou. Onde voc√™ encontrar serpente na B√≠blia, pare por um momento e reflita onde mais Deus usou a serpente para explicar algo. Fa√ßa suas anota√ß√Ķes, desenhos, cruze as informa√ß√Ķes, com o passar dos tempos este quebra-cabe√ßa ir√° se aprontando, porem n√£o esque√ßa que toas estas coisas n√£o tem valor algum se n√£o gerar arrependimento no seu cora√ß√£o, pois a letra mata e o espirito vivifica.

Estudo de Romanos - Rm 1:22-23 - E mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis.

Romanos 1:22-23 Dizendo-se s√°bios, tornaram-se estultos, e mudaram a gl√≥ria do Deus incorrupt√≠vel em semelhan√ßa da imagem de homem corrupt√≠vel, e de aves, e de quadr√ļpedes, e de r√©pteis.

Trocar a velha natureza pela nova exige do homem uma atitude de coopera√ß√£o com Deus, de negar-se, de usar seu livre-arb√≠trio a favor da obra de Cristo na nossa vida, de perder muitas coisas que nos prejudicam (embora as amamos). √Č como o processo de troca da carca√ßa do camale√£o: lento e doloroso, poucos est√£o dispostos a passar este sofrimento para ganhar as vestes de justi√ßa.

√Č comum as pessoas passarem a vida toda na igreja com os mesmos problemas, sem avan√ßar na maturidade espiritual, levando uma vida religiosa, de comparecer a reuni√Ķes, at√© fazendo obras, participando das atividades, mas desfocadas do objetivo principal: buscar a santifica√ß√£o.¬†

Estamos na igreja por um √ļnico e bem especifico objetivo:

Receber a transformação, deixar de ser o velho homem para ser o novo, idealizado por Deus.

Em outras palavras: nos tornarmos mansos e humildes. O que √© uma pessoa mansa? √Č aquela que renunciou todos os seus direitos, passando a viver √ļnica e exclusivamente dependendo de Deus. Uma pessoa mansa n√£o reclama, n√£o murmura, n√£o se queixa da sua vida nem dos outros. Ela esta feliz com tudo o que tem e ama a todos, incondicionalmente.

E o que é uma pessoa humilde?

√Č aquela que reconhece o Senhor em todos os seus caminhos, nas dores e nas consola√ß√Ķes, e alem disso, considera a todos superiores a si mesmo. Somente uma pessoa mansa e humilde tem paz no seu cora√ß√£o, antes disso, √© imposs√≠vel Esta √© a proposta que Deus tem para as nossas vidas, mas para chegar l√° precisamos de coragem, ser√° que estamos dispostos a encarar estas batalhas?

Se toparmos e perseverarmos, certamente Deus nos dar√° a vitoria, pois Jesus disse para termos bom animo, pois ele j√° venceu o mundo.

1 Corintios 3:1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;

1 Pedro 1:22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,

Apesar de muitas igrejas estarem lotadas no mundo todo, poucos s√£o os que procuram este caminho. Se observarmos as prega√ß√Ķes, veremos que as mensagens liberadas procuram, na sua ess√™ncia, agradar aos ouvidos, de maneira que os irm√£os permane√ßam na congrega√ß√£o. √Č como uma empresa que n√£o quer perder clientes. O que gostamos de ouvir s√£o as promessas do evangelho da gra√ßa, de que Deus nos dar√° muitas ben√ß√£os, far√° tudo por n√≥s, sem a renova√ß√£o da nossa mente, sem a troca das vestes. As prega√ß√Ķes giram em torno do tema ‚Äúfinan√ßas-sa√ļde-livramentos‚ÄĚ. √Č s√≥ ligarmos a televis√£o em qualquer programa evang√©lico: vitoria n√£o √© sinonimo de mansid√£o e humildade, porem vitoria virou sinonimo de dinheiro no bolso, prote√ß√£o e curas e livramentos. Resumindo, √© tudo aquilo que Deus ir√° fazer por n√≥s, os fieis, aqueles que d√£o o dizimo e as ofertas, que v√£o na igreja, que n√£o bebem e n√£o fumam, entre outras superficialidades. Satan√°s roubou a cruz da igreja, definitivamente.

Ora, o evangelho da graça é para quem toma leite na igreja, os recém chegados, os novinhos, os imaturos. A partir do momento que o irmão já está com um certo entendimento das coisas celestiais, ele não precisa mais de leite, mas sim de alimento sólido, que é o evangelho do Reino. A partir deste momento, Deus quer governa-lo, pois indiretamente Deus quer governar a terra através dele. Se Deus quer fazer algo que é contrario a nossa vontade, então teremos que nos negar, obedecendo a Deus e fazendo o que Ele quer, e não o que nós queremos.

Podemos dar um exemplo: em Mateus, capitulo sete, est√° escrito: n√£o julgueis para n√£o serdes julgados. √Č algo que Deus est√° me pedindo. Mas dentro de mim tem uma vontade muito grande de julgar os outros. O que fa√ßo? Se eu julgar, estarei desobedecendo e Deus n√£o estar√° no meu governo, porem se eu n√£o julgo, coopero para que o Reino de Deus chegue a terra e ao mesmo tempo vou sendo transformado, recebendo a santifica√ß√£o, pois ela vem atrav√©s da obedi√™ncia a verdade.

2 Corintios 7:10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Se sou alguém que costuma julgar os outros todos os dias, usando todas as minhas forcas e energias, quando receber a noticia para parar de julgar, irei ficar muito triste, sem duvida.

Julgar nos d√° um prazer muito grande, nos deliciamos em emitir opini√Ķes e julgamentos sobre os outros. Que tristeza d√° na nossa alma saber que Jesus disse para n√£o julgar. E agora, o que fazer?

O julgamento √© uma erva daninha no nosso cora√ß√£o, a partir dele brota a ira, a raiva, o √≥dio, as separa√ß√Ķes, as inimizades. √Č come√ßarmos a julgar alguem e em breve j√° estaremos lhe odiando, trazendo perturba√ß√£o no nosso cora√ß√£o. Jesus quer nos dar a paz, porem n√£o como o mundo a d√°, mas sim do seu modo. Veja que diferente, Jesus ent√£o diz: voc√™ quer paz? Pare de julgar os outros.¬†

√Č realmente um m√©todo totalmente diferente de como o mundo nos ensina, iremos ficar tristes, mas esta tristeza ir√° operar algo maravilhoso, a salva√ß√£o objetiva da nossa alma.¬† A vista destes fatos, temos agora duas alternativas: reconhecer nossos erros e nos arrepender, ou ent√£o nos voltarmos para uma vida religiosa, aparentemente (e enganosamente) muito mais confort√°vel, adorando homens, animais, aves, quadrupedes, repteis. Estes, certamente, n√£o ir√£o nos pregar arrependimento.

Rm 1:22 - Dizendo-se s√°bios, tornaram-se estultos.
Romanos 1:21-22 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu. Dizendo-se s√°bios, tornaram-se estultos,

Isaías 55:8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.

Rejeitar algo oriundo de Deus é como dizer que a sabedoria humana é mais elevada do que a sabedoria divina. Receber a luz de Deus e não andar nela, é pensar que as nossas escolhas para a nossa vida são melhores e mais benéficas do que as escolhas de Deus para as nossas vidas. Dizer-se sábio não significa necessariamente que temos esta imagem formada de si mesmo, mas apenas o fato de rejeitar o conhecimento divino, já o caracteriza como tal. Quando rejeitamos Deus, é porque nos achamos sábios. 

Mas o que leva um homem, refiro-me ao ser humano, a rejeitar Deus? Parece uma grande loucura. Lembre que estas palavras do livro de Romanos se referem aqueles que receberam o conhecimento da pessoa de Deus, dos que detém a verdade, porem em injustiça (Rom 1:18).

Não estamos falando de ignorantes, que nunca receberam a luz divina. Não estamos falando também especificamente de cristãos, mas sim genericamente, pois muitos detém a verdade em injustiça, tanto cristãos como gentios.

Lucas 6:43-44 Porque não há árvore boa que dê mau fruto nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois dos espinheiros não se colhem figos, nem dos abrolhos se vindimam uvas.

Um dos motivos que levam o homem a rejeitar Deus é a forma como o Senhor atua. Ele não age como os homens agem, ele não pensa como os homens pensam. Se você observar a vida de

Abra√£o, ver√° que toda vez que Deus se dirigiu a ele, lhe pediu para que deixasse algo para tr√°s. Primeiro foi sua terra, depois sua fam√≠lia, depois seu servo, depois sua serva e por ultimo seus filhos. De todas estas coisas, seu filho Isaque permaneceu. Quem est√° disposto a perder tanto? Deus n√£o obrigou Abra√£o a deixa-las, tanto que seu sobrinho L√≥ permaneceu com ele por um bom tempo ‚Äď lhe causando muitos problemas - porem Abra√£o creu que se Deus pediu para deixar todas estas coisas, √© porque n√£o lhe serviam, e com muitas lutas foi vencendo cada etapa da sua vida. O apostolo Paulo passou pela mesma situa√ß√£o, se lermos a carta aos

Filipenses, capitulo três, veremos quantas coisas Paulo deixou para trás Não é possível mesclar nossa natureza antiga com a nova. Precisamos perder a velha para que a nova tenha seu espaço. Uma árvore não pode dar fruto bom e ruim ao mesmo tempo. Ou dá a árvore fruto bom ou ruim. Para darmos fruto bom, a árvore, nós, precisa ter a natureza boa.

João 5:17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
O processo de substituição da natureza antiga ocorre todos os dias, quando Deus nos ministra a sua palavra, ou seja, quando ingerimos o pão da vida. Se somos irados, Deus irá ministrar a paz e nos dar suporte no momento que a ira se levantar. Se somos muito sensíveis, qualquer ofensa nos machuca, Deus irá ministrar o perdão e nos dar suporte no momento da ofensa.

Precisamos cooperar com Deus para que Ele tenha liberdade para trocar a nossa natureza. Nossa alma precisa deste processo. Com certeza iremos perder a ira, a justiça própria, nossa auto-defesa, mas iremos ganhar algo muito melhor, a natureza divina, que tudo suporta. Jesus disse que venceu o mundo, ou seja, ele já venceu a ira, a sensibilidade exagerada e todas as ferramentas de Satanás. Quantos relacionamentos foram quebrados pela ira ou pela super-sensibilidade?

A Igreja n√£o serve para outra coisa nem tem outro proposito do que este, curar os cora√ß√Ķes, trazer a natureza divina ao homem, para que possa viver em paz. Enquanto o homem n√£o descansar, Deus n√£o descansa.¬† Porque Deus descansou no s√©timo dia? Porque o homem estava descansando. Jesus quando veio a terra disse que seu Pai, Deus, estava trabalhando, ou seja, mudou a situa√ß√£o. Hoje o homem descansa? Voc√™ esta com seu cora√ß√£o em paz, descansado?

Se a resposta é negativa, então Deus ainda trabalha. Não podemos desprezar esta grande oportunidade que Deus está nos dando hoje.

João 12:3-5 Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do bálsamo. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair disse:  Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres?

Não sabemos a forma como Deus irá fazer esta obra em nosso coração, pois só ele conhece o coração de cada pessoa. O que sabemos é que quando uma pessoa está transformada, suas atitudes mudam completamente e muitas vezes vai na contramão da lógica. Isso não significa que estas atitudes escandalizem as pessoas negativamente a ponto de espanta-las da Igreja, pelo contrário, suas atitudes chocam as pessoas positivamente de forma a atrai-las para a Igreja.

O que se manifesta numa pessoa transformada é o amor, a paciência, a mansidão, todos os atributos divinos. Maria tinha uma profunda gratidão por Jesus, ela estava recebendo esta transformação no sue coração. Certo dia ela resolveu derramar seu perfume, que na época valia muito dinheiro, aos pés de Jesus. 

Porque ela fez isso? Por amor, simplesmente. O que ela recebeu em troca? Naturalmente nada. Mas foi o suficiente para provocar os sentimentos de Judas, que com seu coração comandado pela natureza antiga, não suportou ver tamanha manifestação de amor a sua frente. Como todo bom homem, educado e altruísta, é claro que ele mascarou os seus sentimentos utilizando-se de uma boa causa, questionando porque não se dera aquele valor aos pobres. Ora, seria

Judas alguem preocupado com os pobres?

√Č claro que n√£o, mas este exemplo serve bem para marcarmos a diferen√ßa da sabedoria humana da sabedoria divina. Na cabe√ßa de Judas, a sabedoria humana, n√£o foi poss√≠vel entender o amor legitimo. Mas para Maria, a sabedoria divina, o valor do perfume n√£o importava, o que ela queria √© demonstrar sua gratid√£o a Jesus por tudo o que ele havia feito por ela. Quando um homem est√° transformado, as coisas naturais n√£o importam mais, ele sabe que Deus prover√° o suficiente para sua vida natural. Devemos tomar a nossa decis√£o pelo Senhor para n√£o nos tornarmos estultos, vivendo em nossa pr√≥pria sabedoria.

Rm 1:21 - Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Romanos 1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu.

Êxodo 3:2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

Êxodo 34:29 Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.

Conhecer Deus e n√£o o glorificar como tal, √© motivo de muita tristeza para o pr√≥prio Deus ‚Äď que se revelou ‚Äď e tamb√©m para todos aqueles que conhecendo a Deus, o glorificaram. Um homem que conhece a Deus profundamente sente muita tristeza ao ver um outro desprezando o Criador.¬†

O conhecimento de Deus não é algo que se adquire da noite para o dia, mas é um processo de experienciar diariamente este contato, a qual a soma destas experiencias vão aumentando a luz e a comunhão com o Criador.  A luz começa fraquinha, ela não é forte, mas já é suficiente para nos inclinar a avançar.

Podemos ver o exemplo de Moisés, a qual o primeiro contato direto que teve com Deus foi vê-lo no fogo da sarça ardente. Depois de um certo tempo, Deus não se revelou mais na sarça, mas sobre o monte, com mais luz, de modo que o rosto de Moisés resplandecia. Se Moisés tivesse recusado a proposta de Deus na sarça, certamente não o veria com mais luz no monte.

Estamos na mesma situação hoje, Deus começa falando a nós na sarça, ou seja, com luz fraquinha, se toparmos sua proposta e crermos nas suas palavras, chegaremos a experiencia do monte, se não toparmos, a luz da sarça se apagará e talvez não o vejamos mais.
Jó 42:5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.

João 12:40-41 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Estas coisas disse Isaías, porque viu a sua glória, e dele falou.

Quando um homem vê Deus - não apenas o ouve, mas o vê - ele deseja que os outros também o vejam. Deus criou o homem para viver em comunidade e em comunhão em torno da Sua palavra. A comunhão dos homens só existe em torno do que Deus definiu para os homens.

Chegar√° ainda o dia que todos os homens ser√£o transformados por Deus e viver√£o sob os mesmos princ√≠pios de vida, ent√£o neste dia estar√° estabelecida a comunh√£o. Isa√≠as viu a gloria de Deus e se ele viu, significa que ele teve experiencias de vida com Deus. N√£o foram apenas informa√ß√Ķes, conhecimento de coisas escritas, ou apenas de ouvir falar, mas ele viveu com Deus algo que lhe trouxe uma experiencia, uma a√ß√£o de Deus na sua vida. Durante toda a historia da humanidade, poucos foram os homens que viram Deus. Isa√≠as, ap√≥s conhecer a Deus e v√™-lo, disse que os cora√ß√Ķes estavam endurecidos, que os olhos estavam cegados. Ele falou de Deus, pregou as experiencias, falou do que conhecia, mas ningu√©m creu nas suas palavras, pois os cora√ß√Ķes estavam endurecidos.

Quando o cora√ß√£o √© duro, ele j√° determinou o estilo de vida que quer levar. Mesmo que o pr√≥prio Deus lhe mostre sua luz, ele n√£o est√° disposto a mudar. Hoje este problema √© muito maior entre os crist√£os do que entre os incr√©dulos √Č muito mais f√°cil um incr√©dulo passar a crer na luz do que um crist√£o admitir que precisa mudar e avan√ßar no conhecimento de Deus. As igrejas est√£o cheias de homens orgulhosos, que usam a B√≠blia para se auto-promover. O nome de Deus √© blasfemado entre os gentios pela mau testemunho dos crist√£os, que n√£o s√£o humildes nem mansos, mas desejam obter benef√≠cios de Deus para as suas vidas. Querem servir-se de Deus mas n√£o querem servi-lo.

Pregam que Deus é o seu juiz, mas querem defender-se. Pregam que Deus é a sua bandeira, mas são as estrelas. Pregam que Deus é o sustentador, mas intimidam as pessoas a darem dinheiro. Pregam a humildade, mas exigem bençãos de Deus.

João 12:43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
A vis√£o de um homem que n√£o viu Deus √© curta, pois pensa como homem, com os olhos do homem e com a mente do homem. Mas quando um homem v√™ Deus, ele amplia a sua percep√ß√£o de tempo, investindo seus recursos naquilo que √© eterno e n√£o mais apenas no que √© tempor√°rio. Para quem conhece a Deus, o Reino dos C√©us j√° come√ßou, e toda a sua energia passa a ser dedicada no sentido de desfrutar daquilo que Deus tem para a sua vida. Se antes, a grande preocupa√ß√£o era a subsist√™ncia natural, agora esta prioridade n√£o √© mais a primeira na sua escala de valores, mas desceu alguns degraus. A primeira passa a ser a busca da comunh√£o com Deus, o desfrute das suas riquezas, da sua paz, do seu amor, das suas consola√ß√Ķes, dos seus sentimentos, dos seus pensamentos.

Quando um homem despreza a luz de Deus, ele est√° desprezando uma semente e tudo o que esta semente pode produzir. Dentro de uma semente h√° um potencial enorme, ali dentro pode estar uma floresta. √Č uma questa de escolha.

Rm 1:21 - Nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram.
Romanos 1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu.

Quando a serpente, figuradamente, injetou seu veneno no homem, ela depositou no nosso cora√ß√£o uma vida alternativa √†quela que Deus nos havia oferecido. T√≠nhamos paz, descanso, √©ramos plenamente supridos, nada nos faltava. Olhamos para o mundo hoje e n√£o encontramos paz nos cora√ß√Ķes. Podemos at√© encontrar paz, no sentido de n√£o haver viol√™ncia nem agress√£o, mas nas almas n√£o h√° paz, n√£o h√° descanso. Foi isto que o veneno da serpente gerou, uma imensa car√™ncia nos cora√ß√Ķes.

O homem √© carente porque quando nos referimos ao veneno, na verdade nos referimos a milhares de dem√īnios, seres espirituais malignos, que entraram na nossa alma e produzem a car√™ncia. Eles querem seu supridos, n√≥s lhe damos a comida. Esta car√™ncia n√£o tem cura, ela deve ser eliminada.

Dem√īnios n√£o tem salva√ß√£o, eles n√£o podem ser curados. Nossa √ļnica solu√ß√£o √© eliminar os carentes da nossa alma e s√≥ quem pode faze-lo √© Deus.

Romanos 7:19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
Esta vida de suprir os desejos dos dem√īnios, chama-se vida da alma. Quem produz a inveja, o √≥dio, a amargura, a vingan√ßa, o adult√©rio, a trai√ß√£o? Os dem√īnios, a vida da alma, com a permiss√£o do homem. A vida da alma n√£o √© apenas o mal, mas tamb√©m √© o bem. O bem est√° na nossa mente, desejamos fazer o bem, porem o efetu√°-lo n√£o podemos, pois na nossa carne habita o mal. Entramos num conflito interno entre o bem e o mal, raciocinando e se perdendo nestas especula√ß√Ķes.

Na nossa mente temos bem certo o que devemos fazer, por√©m quando a carne fala, ela predomina. O mesmo processo acontece quando Deus nos apresenta a sua luz, a natureza ca√≠da do bem e do mal entra em racioc√≠nios e especula√ß√Ķes, gerando a incredulidade e procurando desviar o homem da luz.

João 12:35-36 Disse-lhes então Jesus: Ainda por um pouco de tempo a luz está entre vós. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz.

Havendo Jesus assim falado, retirou-se e escondeu-se deles.

Quando o homem recebe a revela√ß√£o da exist√™ncia de Deus, tenha certeza que o inferno se levantar√° para impedi-lo de avan√ßar. Deus nos encoraja a seguir adiante, nos d√° sinais, nos lembra situa√ß√Ķes, faz de tudo para que permane√ßamos na luz que recebemos, por√©m precisamos crer na luz para que novamente nosso cora√ß√£o n√£o se obscure√ßa. Enquanto temos a luz, creiamos na luz.

A luz permanece por um momento entre n√≥s e este √© o tempo necess√°rio para buscar a consolida√ß√£o do conhecimento de Deus, para nos tornarmos filhos da luz. Se negligenciamos este momento, a luz se vai e as trevas voltam. √Č como comer um chocolate, o gosto permanece na boca por um tempo, mas logo em seguida ele vai sumindo, at√© desaparecer.

1 Corintios 2:14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

O maior problema que enfrentamos quando recebemos a luz de Deus é tentar racionaliza-la. Isto não é possível, Deus não segue as leis naturais da razão, pois como poderemos entender Deus com a mente cheia de veneno?

A lei da raz√£o s√≥ toca o certo e errado, o bem e o mal, n√£o vai al√©m disso. Paulo disse aos Corintios que o homem natural n√£o pode entender as coisas do Espirito de Deus. A √ļnica coisa que podemos fazer √© confiar e seguir na luz, aguardando em Deus para que a luz aumente e possamos v√™-lo claramente.

Este √© o processo de cruz, a qual negamos nossa vontade de agir por n√≥s mesmos, negamos as nossas razoes, especula√ß√Ķes, nosso conhecimento e confiamos na revela√ß√£o do Espirito de Deus.

João 9:4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.

Rm 1:21 - Render graças ao Senhor
Romanos 1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu.

Dar gra√ßas a Deus √© uma das coisas mais corriqueiras que conhecemos. Quando acontece um fato positivo na nossa vida, falamos: ‚ÄúGra√ßas a Deus!‚ÄĚ, quando nos livramos de um problema, idem. Quando alguem que n√£o gostamos se d√° mal, agradecemos a Deus. Quando levamos vantagem sobre os outros, damos gra√ßas a Deus. Enfim, dar gra√ßas a Deus virou express√£o popular, esculachada e sem realidade. Paulo diz que os homens, tendo conhecido a Deus, n√£o lhe renderam gra√ßas. Isto n√£o significa que n√£o diziam ‚Äúgra√ßas a Deus‚ÄĚ com as suas bocas, mas que dentro do seu cora√ß√£o n√£o houve o devido reconhecimento da grandeza do Criador, da honra que Ele merece. Veremos isso com alguns exemplos.

1 Cr√īnicas 16:34 Dai gra√ßas ao Senhor, porque ele √© bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Romanos 7:18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.

Este vers√≠culo de Cronicas vai direto ao ponto, ele nos mostra o que √© render gra√ßas ao Senhor de uma forma muito objetiva e clara. Ele diz para rendermos gra√ßas ao Senhor, porque Ele √© bom, porque a sua benignidade dura para sempre.¬† Certa vez um homem chamou Jesus de bom e recebeu como resposta uma pergunta e uma afirma√ß√£o: ‚ÄúPorque me chamas bom? Somente um √© bom, Deus que est√° nos c√©us‚ÄĚ. Veja que nem Jesus se considerava bom, mas dizia que bom era somente Deus. Este √© o ponto que nos mostra porque devemos render gra√ßas a Deus: porque n√≥s n√£o somos bons, ou seja, se h√° algo de bom em n√≥s, isto veio de Deus, se h√° algo de bom na nossa vida, isto veio de Deus, se algo de bom est√° ocorrendo, isto veio de Deus. Do homem n√£o pode vir nada bom, nenhum beneficio, nenhuma ben√ß√£o, porque dentro do homem n√£o habita bem algum.

Pensamos que as conquistas da nossa vida, o fruto do nosso trabalho é mérito pessoal. Até entre os cristãos existe este conceito de que o homem tem méritos, de que Deus sozinho não faz nada e que precisa do homem. As palavras não podem ser torcidas. Deus conta apenas com o livre-arbitro do homem, para que este se incline a obedece-lo, pois isto foi definido na sua Economia. Apenas isso. As demais coisas é Deus quem faz. Se o homem tivesse alguma capacidade, algum poder, alguma força, algo de bom para oferecer, Deus não precisaria ter descido da gloria, morrer numa cruz, ressuscitar e entrar no homem.

Porque Deus faria isso, se o homem fosse bom?

Não precisaria. Foi justamente pelo fato de não haver nada de bom entre os homens, que Deus veio à terra.  Daí graças ao Senhor, porque Ele é bom.

Lucas 18:10-12 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano.¬† O fariseu, de p√©, assim orava consigo mesmo: √ď Deus, gra√ßas te dou que n√£o sou como os demais homens, roubadores, injustos, ad√ļlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o d√≠zimo de tudo quanto ganho.

No livro de Lucas temos este belo exemplo do que é render graças ao senhor. Dois homens se colocaram para orar, um fariseu e um publicano. O fariseu é o da religião judaica, que conhece a lei de Deus, já o publicano é odiado por todos, pois são os cobradores de impostos. O fariseu deu graças a Deus por não ser como os pecadores. Veja que o senso de valor pessoal dele é elevado. Ele olhava para si e se achava superior aos demais homens. Alem disso, mostrou para Deus uma lista dos seus feitos: não roubava, não era injusto, nem adultero, jejuava e dava o dizimo. Se dependesse deste fariseu, mais um pouco e ele redimia a humanidade. Na sua oração havia puramente orgulho por manter exteriormente uma vida sem pecados. Deus não olha o que o homem faz mas sim o que tem dentro dele. Quem a si mesmo se louva não é aprovado.

2 Corintios 10:17 Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda.
Quando o fariseu disse que não era como os demais homens, mostrou que não estava rendendo graças a Deus, mas rendendo graças a seu ego. Temos que dar graças a Deus porque Ele é bom e não porque somos bons. Veja que diferença. Nunca podemos dizer que já vencemos em determinada área, que isto nunca nos acontecerá, porque todos os livramentos e bençãos que recebemos vem de Deus. Mesmo as coisas mais grosseiras, não diga que já venceu, pois isto não é verdade. Deus, por misericórdia, está nos livrando de não cair. Davi, que era um homem segundo coração de Deus, conhecedor dos mistérios profundos de Deus, vacilou e caiu em adultério, logo em seguida matou um homem. Deus teve que mostrar a Davi que ele não era bom, que mesmo depois de se tornar Rei de Israel, ainda era pecador e dependia de Deus para tudo.

Lucas 18:13 Mas o publicano, estando em p√© de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao c√©u, mas batia no peito, dizendo: √ď Deus, s√™ prop√≠cio a mim, o pecador!
O publicano √© o homem orando com realidade, dando gra√ßas a Deus. Veja que ele n√£o se achava uma pessoa boa, mas um pecador, e por ser pecador, clamava para Deus ser propicio a ele. Quando um homem reconhece que √© pecador e que n√£o habita nele bem algum, ele reconhece que tudo o que tem vem de Deus. Ele d√° gra√ßas a tudo, pela sa√ļde, pela comida, pelas coisas boas, pelas coisas ruins, pelas honras, pelas ofensas. No capitulo oito de romanos Paulo diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e s√£o chamados segundo o seu proposito. Todas as coisas vem de Deus para a nossa vida, algumas para nos consolar, outras para nos exortar, tamb√©m para corrigir, e tamb√©m para nos ajudar. Deus tem o melhor para n√≥s e sabe o que √© melhor. Precisamos confiar e dar gra√ßas a Ele por todas as coisas.
Lucas 18:14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e n√£o aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar ser√° humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar ser√° exaltado.
Estudo de Romanos - Rm 1:21 - Tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus.
Romanos 1:21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo n√£o o glorificaram como Deus, nem lhe deram gra√ßas, antes nas suas especula√ß√Ķes se desvaneceram, e o seu cora√ß√£o insensato se obscureceu.
Quando a informa√ß√£o da exist√™ncia de Deus chega ate n√≥s, podemos ter diversas rea√ß√Ķes. Se antes pens√°vamos que eramos obra do acaso, agora sabemos que existe um Criador, com intelig√™ncia e poder infinitamente superiores ao homem, a qual nos observa e tem meios de interferir na nossa vida. Muda tudo. O homem sem Deus tem uma rotina, que √© buscar a pr√≥pria sobreviv√™ncia. Todos os dias ele acorda e precisa urgentemente busc√°-la. Nesta rotina, ele desenvolve mecanismos de defesa, que √© a maneira de se relacionar com o mundo l√° fora. Todos os movimentos do homem sem Deus buscam proteger e satisfazer a si mesmo, o seu ego. A psicologia humana est√° ai para explicar isso. Por√©m quando o homem conhece a Deus, sabe da exist√™ncia de Deus, a vida que levou at√© aquele momento perde o sentido. Ele sabe que precisar√° perder tudo o que acumulou durantes todos aqueles anos para poder contactar a Deus. Ele n√£o ir√° mais se proteger, pois Deus o proteger√°. Ele n√£o ir√° mais buscar a pr√≥pria satisfa√ß√£o e alegria, pois Deus a dar√°, ele n√£o ir√° mais viver para si, pois agora viver√° para Deus.
Mateus 8:8 O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.
Mateus 8:10 Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé.
Para quem est√° acostumado a resolver os problemas usando a pr√≥pria sabedoria, seus pr√≥prios argumentos e m√©todos, recorrer a Deus atrav√©s da ora√ß√£o √© uma grande humilha√ß√£o. Orar √© reconhecer que n√£o tem for√ßas, que n√£o pode fazer algo. Isso √© totalmente contrario √† natureza humana que est√° em n√≥s, que quer resolver as coisas relativas a nossa vida usando o conhecimento, a experiencia adquirida durante os anos. Temos muito orgulho disso. No livro de Mateus h√° um exemplo, o momento em que um centuri√£o romano chegou at√© Jesus para clamar pela vida de um criado. Os romanos dominavam a palestina naquela √©poca, eram a autoridade natural daquele lugar, pois mesmo assim este centuri√£o se humilhou de tal forma que at√© Jesus ficou impressionado. Jesus se ofereceu para ir at√© a casa dele para curar o seu criado, mas o centuri√£o n√£o se considerou pessoa digna de receber um homem santo e justo como Jesus. √Č como se dissesse: ‚ÄúSenhor, eu sou pecador, sou pag√£o, tu √© um homem santo, tu n√£o merece a desonra de entrar na minha casa‚ÄĚ. Este homem glorificou a Deus, pois reconheceu a sua posi√ß√£o de criatura, de que n√£o √© merecedor de nada. Quando um homem se coloca na sua posi√ß√£o, ele deu liberdade para Deus agir em sua vida. A posi√ß√£o √© a chave para Deus se mover a favor de um homem. Deus n√£o muda a sua posi√ß√£o, Ele est√° sempre no mesmo lugar, esperando que os homens se convertam e voltem a se considerar criaturas. Jesus se admirou daquele homem e disse que nem em Israel havia encontrado tamanha f√©, nem entre aqueles que conheciam a Deus, alguem O havia glorificado de tal maneira como aquele centuri√£o romano.
Salmos 133:3 é como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.
Deus tem uma vida de descanso aguardando o homem, não é algo futuro, para daqui a muito tempo, ou depois da morte física. Esta nova vida, a qual oferece uma alma sadia, cheia de vida, em paz, é algo já disponível para todos os homens hoje. O reino dos Céus iniciaram quando Jesus levantou da sepultura. A partir daquele momento ele tornou-se o Espirito que dá a vida e todo aquele que o recebe, pode desde agora desfrutar das riquezas da terra de Canaã. O que nos impede este desfrute? Nossa vida antiga, aquela que vive para o ego. Aquela que não se humilha para Deus como o centurião se humilhou. Aquela que não desiste de se defender, que não desiste de exigir seus direitos, suas bençãos. Existe um lugar, uma posiçao onde Deus derrama a sua benção para o homem, Deus está lá nos esperando.
Estudo de Romanos - Rm 1:20 - Os atributos invisíveis de Deus
Romanos 1:20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
A B√≠blia √© um livro incr√≠vel, inspirado por Deus, que tem o poder de revelar todos os mist√©rios da vida. Por ela sabemos quem √© Deus, o Criador, como Ele pensa, como age, qual seu plano. Al√©m disso, ela nos revela quem somos n√≥s. Estas duas revela√ß√Ķes combinadas s√£o suficientes para decidirmos os rumos da nossa vida. O apostolo Paulo diz em Romanos que Deus tem atributos invis√≠veis, ou seja, que n√£o pode ser percebido pelas faculdades f√≠sicas e psicol√≥gicas do homem. Deus ent√£o, atrav√©s das coisas criadas, manifestou seus atributos invis√≠veis ao homem, de maneira que possamos v√™-los e entende-los. A B√≠blia nos auxilia nesta tarefa.
Gênesis 1:3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.
Jo√£o 8:12 Ent√£o Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andar√° em trevas, mas ter√° a luz da vida.
Vejamos este exemplo que est√° no livro de G√™nesis. O atributo invis√≠vel de Deus aqui √© a luz. Deus √© luz, Jesus tamb√©m disse que era a luz do mundo. Como podemos ver isso? Atrav√©s da cria√ß√£o, ent√£o Deus disse: ‚ÄúHaja luz. E houve luz‚ÄĚ. A luz, portanto, tem duas maneiras de ser interpretada: a espiritual, que √© o atributo divino da luz, e a natural, que √© a manifesta√ß√£o da luz entre os homens. Se voc√™ estudar a luz, sua composi√ß√£o, seus atributos, suas caracter√≠sticas, ir√° descobrir muitas coisas a respeito de Deus. Hoje podemos conhecer a luz na pr√°tica. Se voc√™ est√° num ambiente escuro, tem dificuldade de se mover, por medo de esbarrar em alguma coisa. Quando a luz chega, voc√™ enxerga claramente e vai adiante com passos firmes, pois se houver algum obstaculo, voc√™ desvia. A luz de Deus tem este poder na nossa vida espiritual. Quando ela chega, faz voc√™ enxergar o que n√£o estava vendo sobre voc√™ mesmo. Imediatamente voc√™ desvia, troca o rumo e vai adiante naquilo que Deus tem para a sua vida. A luz, que era um atributo invis√≠vel, tornou-se vis√≠vel e uma ferramenta para nos auxiliar.
Mateus 7:16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Gálatas 5:22-23 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Este exemplo do livro de Mateus nos mostra as frutas como um outro exemplo de coisas criadas que ministram os atributos divinos invis√≠veis de Deus. Deus queria manifestar a sua ess√™ncia, o seu amor, a qual desceu dos c√©us para tornar-se homem e morrer na cruz para redimir toda a cria√ß√£o. Como podemos entender isso? Atrav√©s da uva. A uva √© a fruta que ap√≥s ser amassada, ir√° tornar-se a bebida que representa o sangue de Cristo derramado na cruz. Atrav√©s da uva, podemos ver este atributo de Deus. Cada cacho de uva, tem muitos gomos, e cada gomo representa uma parcela dos atributos invis√≠veis de Deus. A soma dos gomos, forma o Fruto do Espirito, como est√° em G√°latas. Repare que √© apenas um fruto, mas muitos gomos. O fruto do espirito √© um, porem com muitos gomos. Temos tamb√©m o figo, que representa a do√ßura de Deus, o seu apascentamento, o bom pastor que cura as feridas das ovelhas. Voc√™ j√° comeu um figo bem doce? Ent√£o sabe o prazer que representa a do√ßura de Cristo. S√£o as suas consola√ß√Ķes. Fa√ßa uma pesquisa na B√≠blia a respeito do figo e com certeza ir√° entender melhor o que Deus quer falar sobre este atributo.
N√ļmeros 13:23 Depois vieram at√© e vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um s√≥ cacho, o qual dois homens trouxeram sobre uma verga; trouxeram tamb√©m rom√£s e figos.



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®