Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16
CONSTRUINDO NA ROCHA
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina." (Mateus 7:21 – 28)
A parábola do homem prudente e do insensato serve tanto como uma conclusão ao sermão da montanha como a uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de Deus.
O QUE DEUS NOS DISSE PARA FAZER
Jesus adverte contra a auto ilusão, uma mera profissão verbal de autoridade SEM A OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS
É até mesmo possível para uma pessoa auto iludida exercer um ministério espetacular, usando a autoridade das escrituras e o nome de Jesus, sem servir como discípulo genuíno e obediente.
I - Antes de falar sobre os dois alicerces vamos tirar algumas lições sobre o sermão do monte.
a) O sermão do monte:
A mensagem nos Capítulos 5 a 7 de Mateus é chamada de sermão da montanha ou do monte, porque Jesus a pronunciou em um monte nas proximidades de Cafarnaum.
b) Nele Jesus revelou seu pensamento em relação à lei.
c) Demonstrou que posição social, autoridade e dinheiro não são importantes em seu reino.
d) O sermão do monte desafiou os lideres religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas.
e) O sermão os chamou de volta às mensagens dos profetas do Antigo Testamento que como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que aplicação leviana da lei.
f) Grandes multidões seguiram Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-lo.
g) Porém antes de dirigir-se a tão grande numero de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros Dele.
h) Jesus disse-lhes que não esperassem fama e fortuna, mas pranto e perseguição, no entanto, Jesus lhes garantiu que seriam recompensado.
i) Não podemos usar a mensagem de Deus somente para promover nossos interesses pessoais.
j) Jesus começou seu sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente contradiz o do mundo.
SE VOCÊ DESEJA VIVER PARA DEUS, DEVE ESTAR PRONTO PARA DIZER E FAZER O QUE PARECE ESTRANHO PARA O MUNDO
"As bem-aventuranças contradizem o estilo de vida da sociedade."
II - Há pelo menos quatro considerações sobre as bem-aventuranças.
1º É um padrão de conduta para todos os cristãos.
2º Contrastam os valores do reino, que é eterno com os terrenos, que são temporários.
3º Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige.
4º Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no novo reino.
* As Bem-aventuranças não nos permite escolher aquelas que nos agradam e desprezar as demais.
Cada bem-aventuranças diz respeito a uma benção de Deus.
É mais do que ter alegrias, implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do reino de Deus.
* Existem algumas qualificações para entrar no Reino de Deus.
III Conclusão do sermão do monte: (os dois alicerces) Mt. 7. 24-27
1º Devemos construir a nossa vida na rocha em um alicerce firme, "Jesus" - Mt. 7.21 - 27
2º Jesus ensina sobre construir em um sólido alicerce. Lc. 6.49
3º Aquele que ouve a palavra de Jesus e pratica, é como o homem sábio que edificou a casa (sua vida e suas atividades) sobre a rocha (Cristo) resistindo assim a ação devastadora do tempo e da eternidade: as provações tentações e o julgamento.
4º O que ouve a palavra de Jesus e não a pratica, é como um insensato que constrói a casa da sua vida sobre os alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama, da popularidade. Os quais como a areia não resistem à ação demolidora do Juízo Final.
5º Edificam a casa sobre a rocha significa ser um discípulo que ouve e coloca em prática o que aprendeu.
6º A obediência é o sólido fundamente para que possamos resistir as tempestades da vida. (Tiago 1. 22 - 27)
7º Como uma casa feita de papelão, a vida do tolo se desmancha, reduzindo-se a pó.
8º A parábola do homem prudente e do insensato serve tanto como uma conclusão ao sermão da montanha como uma ilustração da absoluta necessidade de fazer a vontade de Deus.
9º Nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do reino de Deus.
10º Jesus está mais preocupado com o nosso comportamento do que com o nosso discurso.
Conclusão: Jesus quer que façamos o que é certo., e não apenas ensinemos o que é correto. A sua casa, que representa sua vida ( 7.24), resistirá as tempestades da vida apenas se você fizer o que é correto, em vez de apenas falar disto. Aquilo que você faz não pode ser diferente do que você diz crer.
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Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3
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"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6