Temos Sempre Bom √ānimo

 

TEMOS SEMPRE BOM √āNIMO
 
 
"Por isso estamos sempre de bom √Ęnimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor." (2 Cor√≠ntios 5:6)
 
O povo de Deus pode ser encontrado em um destes dois lugares. Todos eles. At√© o √ļltimo deles, solit√°rio. Sem exce√ß√£o! Ponto final!
 
Onde s√£o esses dois lugares? Bem, todo filho de Deus est√°: ou sobre a terra esperando para ir e ficar em casa com o Senhor, ou j√° est√° em casa com o Senhor. Por essa raz√£o, os filhos de Deus t√™m "bom √Ęnimo".
 
Este é o ponto de Paulo aos Coríntios. Ou estamos "em casa no corpo" e "ausentes do Senhor" ou estamos "em casa com o Senhor" e "ausentes do corpo".
 
"Temos, portanto, sempre bom √Ęnimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor, visto que andamos por f√©, e n√£o pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confian√ßa, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. √Č por isso que tamb√©m nos esfor√ßamos, quer presentes quer ausentes, para lhe ser agrad√°veis. Porque importa que todos n√≥s compare√ßamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo"(2 Cor√≠ntios 5:6-10).
 
De bom √Ęnimo
 
"... portanto, sempre de bom √Ęnimo"(2 Cor√≠ntios 5:6,8). O c√©u n√£o era somente o destino de Paulo. Tinha-se, tamb√©m, tornado sua motiva√ß√£o. A esperan√ßa do c√©u deu a Paulo a for√ßa e a coragem das quais ele necessitava para ag√ľentar e vencer.
 
A palavra "√Ęnimo" aqui vem do grego "tharhountes". Significa ser ousado e confiante. Uma palavra do grego muito semelhante √© "tharseo". Pode ser traduzida como "tomar coragem" ou "tomar √Ęnimo" que significa "n√£o tenha medo!" ou "coragem!".
 
Isto descreve bem uma das bênçãos que homens e mulheres de fé recebem do Senhor quando permitem que sua fé se torne o que deve ser. Essa fé permite ao cristão dizer "confiantemente" "O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?"(Hebreus 13:6).
 
No corpo - fé
 
"... sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor, visto que andamos por fé, e não pelo que vemos..." (2 Coríntios 5:6-7).
 
No presente, vivemos pela f√© nas promessas de Deus. "Ora, a f√© √© a certeza de cousas que se esperam, a convic√ß√£o de fatos que se n√£o v√™em"(Hebreus 11:1). A palavra "certeza" significa "evid√™ncia" ou "subst√Ęncia, " O que isto significa √© que enquanto vivemos pela f√© em coisas n√£o vistas, n√£o vivemos por uma f√© quim√©rica, ou seja, n√£o baseada em nenhuma evid√™ncia. Nossa f√© tem sido substanciada e √© razo√°vel, n√£o √© cega nem irracional.
 
A melhor evidência da realidade de nossa fé no que não é visto é o que tem sido visto, especialmente a ressurreição de Jesus da sepultura. Porque ele vive, e foi realmente visto vivo por muitos, temos certeza de que nossa fé é viável (1 Coríntios 15:1-8; 1 João 1:1-3).
 
Mas ainda é fé, porque ainda não fomos estar com o Senhor. Nem podemos, nestes corpos de carne e osso. Ainda não recebemos as promessas de nosso novo lar. Mas temos como nossa esperança, motivação e destino, um lar com o Senhor, esperando por nós.
 
Em casa com o Senhor - vista
 
"... sempre bom √Ęnimo ,... visto que andamos por f√©, e n√£o pelo que vemos.... preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor"(2 Cor√≠ntios 5:7-8).
 
Meu estudo das Escrituras leva-me a crer que, quando os justos morrem, vão imediatamente à presença do Senhor, e que têm sido assim desde a ascensão de Jesus ao céu. Antes da morte de Cristo iam para um lugar de espera, mas agora eles vão diretamente a sua presença. Mas não estarão completos até a ressurreição, quando serão reunidos com seus corpos que, por sua vez, serão transformados em corpos espirituais. Agora mesmo, os justos mortos são espíritos desincorporados, ou almas, esperando por seus novos corpos. Contudo, eles estão conscientes na presença do Senhor.
 
Observe o seguinte:
 
As Escrituras indicam que quando Jesus se levantou e ascendeu, alguma coisa mudou no estado dos justos mortos. Eles deixaram o Hades e foram conduzidos por Jesus quando ascendeu de volta a Deus (Mateus 27:52-53; Efésios 4:8-10).
 
Nosso texto, bem como estas outras passagens, indica que, quando morrem, os justos v√£o estar com o Senhor (Atos 7:59; Filipenses 1:23; Apocalipse 6:9-11).
 
Quando Jesus retornar, trará consigo as almas dos justos mortos, o que indica que elas já estarão com ele. Nesse tempo, elas serão reunidas com seus corpos que serão mudados num piscar de olhos (1 Tessalonicenses 4:14; 1 Coríntios 15:42-44,50-52).
 
Então, os justos serão levados por Jesus ao Pai, não mais como corpos desincorporados, mas agora equipados com novos corpos espirituais por meio dos quais poderão gozar plenamente as bênçãos dos redimidos através de toda a eternidade (1 Coríntios 15:24; 2 Coríntios 5:4-5).
 
Assim, por ora, Paulo esperava que quando morresse sua alma iria estar com Jesus para esperar a ressurreição. Com sua vitória na eternidade garantida e suas lutas encerradas, e na presença de seu Senhor e Salvador, Paulo diz que "estar ausente do corpo e em casa com o Senhor" é algo que ele preferia a permanecer no corpo. Mas, como sempre, nossa atitude deverá ser "não como eu quero, mas como tu queres". Buscamos cumprir o propósito de Deus quando fazemos nossa corrida na terra. Mas quando a vida já fez sua corrida, não seremos desencorajados quando vivemos e morremos pela fé.
 
Base de nosso bom √Ęnimo
 
"√Č por isso que tamb√©m nos esfor√ßamos, quer presentes quer ausentes, para lhe ser agrad√°veis. Porque importa que todos n√≥s compare√ßamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo"(2 Cor√≠ntios 5:9-10).
 
Naturalmente, a base de nossa esperança está nas promessas de Deus. Mas conquanto isto seja verdade, é também verdade que estas promessas de um dia estarmos em casa com o Senhor não são incondicionais. São condicionadas à nossa resposta adequada à graça. A escolha de viver ou morrer não nos pertence, mas a escolha do que fazer com nossas vidas sim. Homens e mulheres que têm fé, têm-na como sua ambição de agradar ao Senhor, agora e para sempre.
 
A palavra "esfor√ßar", que aparece no vers√≠culo 9, vem da palavra grega philotimoumenta. √Č um verbo que significa "visar, honrar, aspirar". Torna-se nosso empenho em agradar ao Senhor pelo nosso viver, percebendo que seremos julgados nessa base. Mas nosso labor se torna um labor de amor+ quando percebemos que a meta de nossos esfor√ßos √© um lar com Deus. Quem quer que sugira que aqueles na gra√ßa de Deus s√£o julgados por algo diferente dos atos que tiverem praticado no corpo, "bons ou maus", est√£o em erro (Romanos 2:5-11).
 
O que isto significa é que precisamos obedecer ao evangelho e continuar a andar na luz. Quando não cumprimos, precisamos arrepender-nos e pedir perdão. Pela graça e amor de Deus, temos certeza de perdão se continuarmos a andar na luz (1 João 1:6 - 2:1).
 
Mas "andar na luz" n√£o dever√° ser problema para algu√©m que se esfor√ßa para agradar ao Senhor em todas as coisas, pois seus mandamentos n√£o s√£o opressivos. De fato, este √© o segredo de manter "bom √Ęnimo", andar pela f√©, e esperar pelo dia quando a f√© se tornar√° vista. A vida, mesmo durante os tempos mais tempestuosos, √© vivida melhor pela f√©. Sim, agora se pode encontrar o povo de Deus em dois lugares, mas a hora est√° chegando quando eles ser√£o todos encontrados num √ļnico lugar.
 


www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®