Sinais de Uma Verdadeira Convers√£o

 
 
SINAIS DE UMA VERDADEIRA CONVERSÃO
 
 
"Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos:
 
Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
 
E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
 
De sorte que foram batizados¬†os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase tr√™s mil almas, e perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos ap√≥stolos.
 
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando¬†un√Ęnimes¬†todos os dias no templo, e partindo o p√£o em casa,¬†comiam juntos com alegria e singeleza de cora√ß√£o, louvando a Deus, e caindo na gra√ßa de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor √† igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2:36-47)¬†¬†¬†
 
‚Äď Cora√ß√£o compungido: dilacerado, profundamente envergonhado e arrependido.
 
"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?" (Atos 2:37)
 
DESEJO, DECISÃO E PROCURA DECIDIDA PARA OBEDECER A DEUS 
 
 
"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.  E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:38-40)
 
ACEITAÇÃO DE TODA A PALAVRA DO SENHOR DEUS E, ASSIM, DE CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR
 
"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas." (Atos 2:41)
 
 
Fome e respeito à Palavra como os Bereanos de quem é dito:

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17:11)

 
Batismo é PEDIDO, de forma bíblica (adulto, crente, imersão).
41  De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
 
Quando o oficial etíope entendeu-creu-e-recebeu, pediu a Filipe: .... (At 8:36-39).
36¬† E, indo eles caminhando, chegaram ao p√© de alguma √°gua, e disse o eunuco: Eis aqui √°gua; que impede que eu seja batizado? 37¬† E disse Filipe: √Č l√≠cito, se cr√™s de todo o cora√ß√£o. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo √© o Filho de Deus. 38¬† E mandou parar o carro, e desceram ambos √† √°gua, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39¬† E, quando sa√≠ram da √°gua, o Esp√≠rito do Senhor arrebatou a Filipe, e n√£o o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. (Atos 8:36-39)
 
Perseveraram na doutrina
 
E perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes.

Perseveraram nos ensinos [b√≠blicos] dos ap√≥stolos. 42 E perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes.

‚ÄúAlistaram-se‚ÄĚ numa igreja local, ... (Heb 10:25): ‚ÄúN√£o deixando a nossa congrega√ß√£o, como √© costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.‚ÄĚ

Perseveraram na comunhão, no amor e camaradagem fraternais entre os que estão no mesmo trabalho, mesma perseguição, mesma luta.

42 E perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes.
 
Perseveraram no partir do pão, isto é, visitando-se, comendo juntos singelamente.
42 E perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes.
 
Perseveraram nas ora√ß√Ķes.
 
Orar √© falar a Deus em atmosfera de comunh√£o. Adore-O, conte a Ele suas alegrias e tristezas, suas s√ļplicas... Orar em casa, orar no pensamento, orar nas refei√ß√Ķes, orar com irm√£os...
42¬†E perseveravam na doutrina dos ap√≥stolos, e na comunh√£o, e no partir do p√£o, e nas ora√ß√Ķes.
 
Ler do 43 ao 45 e explicar que isto não é comunismo, foi voluntário e só deu certo em Jerusalém, por uns pouquíssimos anos.
 
43  E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45  E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
Atos 2:43-45
 
Ler 46. Novamente sinais j√° mencionados. E, perseverando un√Ęnimes todos os dias no templo, e partindo o p√£o em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de cora√ß√£o, (Atos 2:46)
 
Alegria. - E, perseverando un√Ęnimes todos os dias no templo, e partindo o p√£o em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de cora√ß√£o, (Atos 2:46)
 
Singeleza de cora√ß√£o. - E, perseverando un√Ęnimes todos os dias no templo, e partindo o p√£o em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de cora√ß√£o, (Atos 2:46)
 
- Louvor a Deus.
 
47  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
 
Alguns outros sinais:
 
Restauração dos erros. ... (Luc 19:8). -E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. (Lucas 19:8)
 
Abandono do(s) pecado(s). ... (1 Cor 6:9 -11). ... (2 Cor 5:17).
 
9¬†N√£o sabeis que os injustos n√£o h√£o de herdar o reino de Deus? N√£o erreis: nem os devassos, nem os id√≥latras, nem os ad√ļlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10¬†nem os ladr√Ķes, nem os avarentos, nem os b√™bados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdar√£o o reino de Deus.
11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:9-11)
 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
 

Os sinais de uma verdadeira salvação são:

1 - Aceita√ß√£o de toda a Palavra como sendo a √ļnica e totalmente de Deus;
2 ‚Äď Anelar e pedir pelo batismo; etc.
 
Exorta√ß√£o a auto-exames e a decis√Ķes sinceras, nos cora√ß√Ķes.
 
 
PASSAPORTE AO PARA√ćSO
Nova vida, dada a um malfeitor moribundo, pelo Rei da vida eterna.
 
"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso." Luc. 23:43.
 
Deus se importa com a alma das pessoas em particular. Homens que tratam com outros homens em grande escala tendem a perder a visão de indivíduos e só pensam em grupos ou massas.
 
Mas Deus jamais faz isto. Pelo contrário, muitas vezes Ele parece dar mais atenção a uma alma em particular do que a uma multidão de outras. E a alma que atrai Sua atenção é a que O busca com fé. Era assim a alma do malfeitor a quem Jesus falou as palavras em nosso texto.
 
Dois criminosos, ou malfeitores, como Lucas se refere a eles, foram crucificados com Jesus. Mateus e Marcos os chamam de ladr√Ķes, e Marcos acrescenta que assim as Escrituras se cumpriram: "E com os malfeitores foi contado." Um que s√≥ fizera o bem e dois que s√≥ haviam feito o mal: foram crucificados juntos. Da salva√ß√£o de um dos malfeitores podemos tirar li√ß√Ķes importantes.
 
UMA NECESSIDADE
 
Com certeza √© √≥bvio que estes dois ladr√Ķes precisaram desesperadamente de salva√ß√£o. A vida deles aqui na terra fora arruinada e estava quase no fim. Acima de tudo precisaram da salva√ß√£o espiritual para a vida vindoura. Com certeza necessitaram de perd√£o para os pecados, livramento do castigo eterno e entrada num mundo melhor.
 
Da mesma maneira, eu e você também precisamos da salvação do Senhor. Embora haja diferenças na variedade e grau de pecado, não existe diferença no fato de que…"todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Rom. 3:23. "Não há homem justo sobre a terra, que faça bem, e nunca peque." Ecl. 7:20.
 
GRAÇA NA SALVAÇÃO
 
Um malfeitor foi salvo ao passo que o outro continuou perdido. Por que? L√≥gico que n√£o foi porque um era melhor do que o outro. Ambos foram chamados ladr√Ķes, transgressores e malfeitores. Ambos, durante algum tempo, zombaram e blasfemaram de Jesus. Mat. 27:4, Mc. 15:32. Mas um, finalmente, mudou de id√©ia e repreendeu seu antigo companheiro de crimes.
 
"Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, recebemos o que nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." Luc. 23:40-41.
 
A gra√ßa divina mudou o modo de pensar deste homem e por isso ele trocou de lado. Agora censurava o pecado, confessava sua pr√≥pria culpa e justificava a Deus. √Č sempre assim que acontece quando a gra√ßa de Deus traz um pecador ao arrependimento.
 
Se este pecador tivesse que ser salvo, seria unicamente pela gra√ßa. Ele estava numa posi√ß√£o onde n√£o podia fazer nada para sua salva√ß√£o. E o mesmo acontece com cada pecador, seja qual for sua condi√ß√£o ou meios, porque a √ļnica salva√ß√£o dada por Deus aos pecadores √© pela gra√ßa. Ele nunca salvou ningu√©m de outro modo nem nunca far√°.
 
A SALVAÇÃO SIMPLES 
 
O ladr√£o moribundo foi salvo do mesmo modo que Abra√£o e Paulo foram salvos, do √ļnico modo que qualquer pecador foi ou pode ser salvo, atrav√©s da simples f√© em Jesus Cristo. "Portanto √© pela f√©, para que seja segundo a gra√ßa. Rm 4:16.
 
Sem d√ļvida, este moribundo passou por uma mudan√ßa de mente e cora√ß√£o t√£o grande que se tivesse tido tempo e oportunidade, viveria de modo diferente dali por adiante. Mas agora era tarde demais por isso.
 
N√£o poderia se tornar membro de uma igreja, pois os membros estavam espalhados e sem condi√ß√Ķes de receb√™-lo. N√£o podia ser batizado, pois se encontrava pregado numa cruz. Ainda bem que Deus nunca disse a ningu√©m para se tornar membro de uma igreja ou ser batizado para ser salvo do inferno.
 
"Mas aquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça." Rom. 4:5.
 
Este ladr√£o moribundo j√° n√£o tinha condi√ß√Ķes de fazer nenhuma obra, mas pela gra√ßa de Deus podia crer; e isto √© tudo o que o pecador precisa para ser salvo. √Č t√£o simples, que se tornou oculta "aos s√°bios e entendidos," mas foi revelado "aos pequeninos." Mat. 11:25
 
SALVAÇÃO IMEDIATA
 
"Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino" foram as palavras do ladr√£o. Geralmente Deus nos d√° mais do que pedimos. Sem d√ļvida este ladr√£o n√£o tinha em mente uma manifesta√ß√£o futura do reino de Deus aqui na terra, mas Jesus lhe fez uma promessa para aquele mesmo dia.
 
‚ÄėE disse-lhe Jesus; Em verdade ti digo que hoje estar√°s comigo no Para√≠so." Luc. 23:43.
"Deixar este corpo, para habitar com o Senhor." I Cor. 5:8.
 
Há ainda aspectos futuros da salvação, inclusive a ressurreição do corpo, mas Jesus salva imediatamente cada alma que confia nele. Nossa experiência de salvação começa na regeneração, continua na santificação e se completará na ressurreição.
 
Mesmo que esteja na hora da morte, você ainda pode ser salvo, como o malfeitor o foi, através da fé em Cristo. Mas se ainda tiver muito tempo para viver, porque vivê-la como o ladrão, roubando de si mesmo e de Deus as alegrias da salvação que poderiam ser suas agora mesmo?
 
Confie em Jesus agora e ele o salvar√° agora.
 


www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®