A Harmonia e Unidade da Bíblia

 

 
A HARMONIA E UNIDADE DA B√ćBLIA
 
 
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." (2 Pedro 1:20) 
 
A harmonia e unidade da Bíblia se constituem numa prova de que a mente de DEUS via tudo e guiava os seus escritores.
 
 
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande miseric√≥rdia, nos gerou de novo para uma viva esperan√ßa, pela ressurrei√ß√£o de Jesus Cristo dentre os mortos,¬†para uma heran√ßa incorrupt√≠vel, incontamin√°vel, e que n√£o se pode murchar, guardada nos c√©us para v√≥s,¬†que mediante a f√© estais guardados na virtude de Deus para a salva√ß√£o, j√° prestes para se revelar no √ļltimo tempo,¬†em que v√≥s grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necess√°rio, que estejais por um pouco contristados com v√°rias tenta√ß√Ķes, para que a prova da vossa f√©, muito mais preciosa do que o ouro que perece e √© provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e gl√≥ria, na revela√ß√£o de Jesus Cristo; ao qual, n√£o o havendo visto, amais; no qual, n√£o o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inef√°vel e glorioso;¬†alcan√ßando o fim da vossa f√©, a salva√ß√£o das vossas almas.¬†
 
Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar." (1 Pedro 1:3-12)
 
 
A HARMONIA E UNIDADE DA B√ćBLIA SE CONSTITUEM NUM MILAGRE INIGUAL√ĀVEL
 
Nunca, em qualquer outro lugar e em t√£o diversas circunst√Ęncias, se juntaram tantos tratados diferentes contendo hist√≥ria, biografia, √©tica e poesia, para perfazer um livro. √Č algo semelhante a ossos, m√ļsculos e ligamentos que se combinam na forma do corpo humano, Quanto √† sua harmonia e unidade a B√≠blia n√£o tem nenhum paralelo com a literatura humana, visto que todas as condi√ß√Ķes, humanamente falando, n√£o apenas s√£o desfavor√°veis, mas fatais a tal combina√ß√£o.
 
I. PORMENORES DA HARMONIA DA B√ćBLIA
 
A exist√™ncia da B√≠blia at√© aos nossos dias s√≥ pode ser explicada como um milagre. Seus 66 livros escritos por cerca de 40 homens, num per√≠odo de mais ou menos dezesseis s√©culos, somam-se num s√≥ com uma mensagem harm√īnica. Seu aspecto miraculoso real√ßa quando estudados os seguintes elementos, partes do seu processo de prepara√ß√£o como livro.
 
1. Os escritores. Os escritores da Bíblia foram homens de, praticamente, todas as atividades da vida humana então conhecidas, razão por que encontramos os mais varia- dos estilos na sua escritura. Moisés foi príncipe e legislador. Josué foi um grande soldado. Davi e Salomão foram reis e poetas. Isaías, estadista e profeta. Daniel, ministro de Estado. Pedro, Tiago e João, pescadores. Zacarias e Jeremias, sacerdotes e profetas. Amós, agricultor e vaqueiro. Paulo, teólogo e erudito, e assim por diante.
 
Apesar de toda essa variedade de formação e ocupação profissional dos escritores da Bíblia, examina- dos os seus escritos, é possível notar como os mesmos se completam, tratando de um só assunto.
 
O que eles escreveram não se constitui em muitos livros, pelo contrário, são partículas que somadas formam um só livro, poderoso e coerente.
 
2. As condi√ß√Ķes. O estudante da B√≠blia cedo descobrir√° que n√£o houve uniformidade de condi√ß√Ķes na composi√ß√£o do texto sagrado. Note por exemplo:
 
Moisés escreveu os seus livros nas solitárias paragens do deserto.
Jeremias, nas trevas e imundícies duma masmorra.
Davi,nas campinas, eleva√ß√Ķes dos campos.
Paulo escreveu suas ep√≠stolas ora em pris√Ķes, ora em viagens.
Jo√£o escreveu o Apocalipse exilado na ilha de Palmos.
 
N√£o obstante tantas e diferentes condi√ß√Ķes em que os livros da B√≠blia foram escritos, juntos eles s√£o duma uniformidade incr√≠vel. O pensamento de DEUS, e n√£o propriamente dos seus escritores, corre uniforme e progressivamente atrav√©s dela, como um rio que, brotando da sua nascente, assemelha-se a um t√™nue fio d√°gua que vai se avolumando at√© tornar-se num caudaloso "Amazonas" de DEUS. Esta harmonia e perfei√ß√£o √© uma caracter√≠stica exclusiva do Livro de DEUS.
 
3. As circunst√Ęncias. Foram as mais variadas as circunst√Ęncias √†s quais estavam sujeitos os escritores da B√≠blia quando escreveram os seus respectivos livros. Davi, por exemplo, escreveu parte dos seus escritos no calor das batalhas; enquanto que Salom√£o escreveu na paz e conforto dos seus pal√°cios. Alguns dos profetas escreveram seus livros em meio √† mais profunda tristeza, ao passo que Josu√© escreveu o seu livro em meio √† alegria das conquistas de Cana√£.
 
Apesar dessa pluralidade de condi√ß√Ķes, a B√≠blia apresenta um sistema de doutrina uniforme, uma s√≥ mensagem de amor, um s√≥ meio de salva√ß√£o. Do G√™nesis ao Apocalipse √© assim √° B√≠blia!
 
II. O PORQU√ä DA HARMONIA E UNIDADE DA B√ćBLIA
 
Se a Bíblia fosse um livro resultante de esforços puramente humanos, certamente que sua composição seria algo extremamente confuso e indecifrável. Seria uma verdadeira Babel.
 
1. Confus√£o do homem e harmonia de DEUS. Imaginemos quarenta dos melhores escritores da atualidade, providos de todos os recursos necess√°rios, isolados uns dos outros, em situa√ß√Ķes diferentes, cada um com a miss√£o de escrever partes duma obra que somadas deveriam formar um todo. Se no final fossem reunidas todas as partes dessa obra, jamais ter√≠amos um conjunto uniforme. Na verdade ter√≠amos algo semelhante a uma colcha de retalhos.
 
Pois bem, imagine isto acontecendo nos antigos tempos em que a Bíblia foi escrita. A confusão seria muito maior. Numa época em que os meios de comunicação em nada se assemelhavam aos de nossos dias, nada a não ser a mente de DEUS assegurou o sucesso e a harmonia da Bíblia.
 
2. A perfeição da harmonia da Bíblia. Qualquer falta encontrada na Bíblia, será de pura responsabilidade humana, como tradução mal feita, grafia inexata, interpretação forçada, má compreensão de quem estuda, falsa aplicação dos sentidos do texto, etc. Portanto, quando encontrarmos na Bíblia um trecho aparentemente contraditório com o todo dela, não nos apressemos por concluir ser isso um erro da Bíblia. Tenhamos a capacidade de refletir e a humildade de confessar como Agostinho que disse: "Num caso desse, deve haver erro do copista, tradução mal feita do original, ou então, sou eu mesmo que não consigo entender..."
 
A perfeita harmonia da B√≠blia, √© para a mente humilde e sincera, uma prova incontest√°vel da origem divina da mesma. √Č uma prova in- sofism√°vel de que uma √ļnica Mente via tudo e guiava os seus escritores.
 
3. A catedral da revela√ß√£o divina. Grandes catedrais, como as de Mil√£o, na It√°lia, e Col√īnia, na Alemanha, precisaram de s√©culos para serem edificadas. Centenas e milhares de trabalhadores foram empregados na sua constru√ß√£o. Certamente ningu√©m necessita ser in- formado que por tr√°s do trabalho desses edificadores, houve um arquiteto que construiu mentalmente nesses templos, antes de serem lan√ßados os seus fundamentos. Algu√©m que antes de mais nada, tra√ßou os planos e forneceu at√© mesmo especifica√ß√Ķes minuciosas, de modo que a estrutura deve sua simetria inigual√°vel, n√£o aos trabalhadores bra√ßais que fizeram o trabalho bruto, mas √†quele √ļnico arquiteto, o c√©rebro da constru√ß√£o, que planejou a catedral em sua totalidade.
 
A Bíblia é uma majestosa catedral. Muitos edificadores humanos, cada um por sua vez, contribuíram para a sua estrutura.
 
Mas, quem foi o seu arquiteto? Que mente foi aquela que planejou e enxergou o edif√≠cio pronto e acabado? Sem d√ļvida, a mente do DEUS que √© desde o princ√≠pio - "NO princ√≠pio criou Deus os c√©us e a terra." (G√™nesis 1:1)
 


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