Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Fruto do Espírito: - Um Desafio Diário!

Fruto do Espírito: - Um Desafio Diário!
Leitura estimada 19 min

 

FRUTO DO ESPÍRITO: - UM DESAFIO DIÁRIO!

 

Sem o fruto do Espírito, passamos a desenvolver um cristianismo teórico, sem vida e seremos condenados pelos outros, como aconteceu a uma igreja inglesa, quando o famoso estadista indiano Mahatma Gandhi adentrou neste templo para assistir a um culto. No fim da reunião transtornado, numa reação que mistura indignação com sabedoria, ele assim exclamou: "O vosso Cristo eu quero, o vosso cristianismo eu não quero".

Com esta frase, podemos analisar o quão importante é o fruto do Espírito como uma verdadeira faceta de santidade pela Palavra.como João Calvino, o homem que durante dez anos tornou Genebra a cidade de Deus na terra, pois verdadeiramente lá se vivia uma teocracia, pois Deus reinava absoluto segundo os ensinamentos da palavra de Deus, pois isto o reformador genebrino assim exclamou:
"- Devemos como servos de Deus nos submeter à escola das santas escrituras e tirar dali, tudo o que for necessário".

Nossa vida fala mais alto que nossas palavras, por isso o ensino deve, novamente, ser a prioridade da igreja, pois a Palavra é a espada do Espírito (Efésios 6.17), e a forma de melhor transmiti-la é com nossa vida.

A melhor forma de ganhar o próximo para Jesus é vivendo uma vida de integridade, e isto só se torna possível mediante o fruto do Espírito Santo que são expressões do caráter de Cristo em nossas vidas.

Quando nossa vida fala mais alto, não apenas nossas palavras, são quando as pessoas vêem algo diferente no nosso falar, no nosso proceder, quando o evangelismo passa a ser também com a vida.

Esta sim é a verdadeira obra do Espírito, pois o Senhor está interessado num povo santo e de boas obras, que busque a santificação, tenha caráter e santidade para que assim possa fazer a diferença diante da pós-modernidade.

Diante de tantas indagações feitas pelo homem moderno à igreja, deve oferecer respostas e estas têm que serem apresentadas com diferença de vida e agir.

Pois, se buscarmos apenas os dons e não o fruto, poderá causar espanto apenas pelas coisas miraculosas que podem ser feitas, mas não pela diferença social e humana que devemos causar na sociedade, impactando o homem moderno com atitudes que apresentem respostas para as principais indagações dos homens nesta era pós-moderna, onde as vãs filosofias dominam e a palavra poder e glória têm tomado conta do pensamento globalizado.

Com esta reflexão, analiso primeiramente a importância do fruto do Espírito tanto no contexto evangélico, como a sua influência sobre a sociedade, em detrimento de uma igreja que busca apenas dons e poder, mas tem sérias deficiências em áreas como maturidade e caráter. Agindo assim, o mundo não observará na igreja uma agência de mudança, mas sim, uma agência de poder.

Na verdade, o poder de Deus é de suma importância para o desenvolvimento da obra, mas tem que vir acompanhado pelo fruto do Espírito, pois do contrário,  nossa membrasia corre o risco de cair no ostracismo, valorizando demais dons, graça e conseqüentemente glória própria e menos caráter, santidade o que, conseqüentemente, apresenta a glória de Deus entre os homens, como o nosso Senhor Jesus nos ensinou, "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração". (Mt 11.29)

DEFINIÇÕES:

FRUTO: Segundo o dicionário, a palavra fruto em sua etimologia significa filho, prole, efeito, resultado, utilidade, rendimento.

Já no sentido bíblico, o fruto está sempre associado com nossas atitudes (Mt 7:17-20), que devem estar sempre de acordo com os ensinos de Cristo (Lc 6.43-49), para que possamos estar sempre como uma vara ligada em Cristo para que possamos dar muitos frutos (Jo 15. 2-5), porque sem Cristo nada podemos fazer (Jo 15.5).

DEFINIÇÃO TEOLÓGICA DO FRUTO DO ESPÍRITO SANTO:

A Missão do Espírito Santo é conduzir o homem a toda a verdade, transmitindo a este as palavras de Cristo, fazendo-os lembrar (Jo 5.39), através da espada do Espírito (Ef 6.17), transmitindo ao homem a capacidade de ser alvo da plenitude do Senhor.

"Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" (Ef 3.17-19).

Através do Fruto do Espírito Santo, estas virtudes se manifestam na vida do crente e este é cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). Fruto do Espírito constitui-se em expressões do caráter de Cristo em nossas vidas, pois nos torna mais parecidos com o nosso mestre, restaurando o homem à imagem de Cristo (Rm 8.29, Cl 3.10).

O Fruto do Espírito Santo produz santificação, pois ajuda o crente a ser mais submisso ao senhorio do Senhor, através de uma limpeza pela palavra (Jo 15.3), o que conduzirá o homem à santificação (Jo 17.17), apresentando a verdade (Jo 8.32, 36), tornando o salvo um eterno discípulo de nosso Senhor (Jo 8.31), o que irá ajudar o crente a dominar a sua velha natureza (II Co 5.17, Gl 5.16-17).

O que irá culminar em uma santificação de dentro para fora, ou seja, do espírito, alma e corpo, ensinando-nos o que é realmente andar no espírito (Gl 5.16), manifestando assim a verdadeira santidade.

Com isto, não são as obras que fazem o homem ser bom, mas o homem bom faz as boas obras.

Devemos atentar que a palavra fruto encontra-se no singular e não no plural significando que é um fruto subdividido em nove atributos ou virtudes que tem no amor a sua origem, sendo esta a principal virtude as outras são conseqüências ou reflexos (Gl 5.22, I Co 13.1,4-8), e quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (I Jo 4.7-8).

VIRTUDES QUE COMPÕE O FRUTO DO ESPÍRITO

AMOR: No original grego, a palavra amor tem vários significados, podendo primeiramente ser definido como amor ágape, Eros ou fileo. Como virtude principal e inicial do fruto do Espírito o amor aqui relatado é a ágape, ou seja, o amor divino.Este amor emana de Deus para o homem, pois o Senhor é a fonte de todo o amor (I Jo 4.8).

Um certo pastor definiu como 'um desejo intenso de agradar a Deus, de fazer o bem à humanidade, à  própria alma é o espírito de toda a verdadeira religião; cumprimento da lei e aquilo que dá energia a fé'.

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro, e se somos regenerados pela sua graça e justificados pela fé, recebemos o amor de Deus que excede a todo o entendimento (Ef 3.18), cumprindo com isto os dois principais mandamentos da lei que foram enfatizados nos ensinos de Jesus quando este debatia principalmente com os escribas e fariseus, como no caso debate inicial sobre o cumprimento da lei para herdar a vida eterna, o que culminou com Jesus contando a parábola do Samaritano.

"Amarás ao Senhor, teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo" (Lc 10.27).

Agindo segundo este ensinamento, passaremos realmente a ter a plataforma para as outras virtudes do fruto do Espírito e cumpriremos cabalmente, e com total integridade, a religião verdadeira, como ensina-nos Tiago o líder da igreja em Jerusalém e irmão de nosso mestre:

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se da corrupção do mundo." (Tg 1.27).

Mediante este ensino de Tiago, devemos amar ao próximo, como a nós mesmos, "pois mesmo se eu falasse a língua dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine" (I Co 13.1).

Por isso, devemos analisar o décimo terceiro capitulo da primeira epístola de Paulo a igreja de Corinto, analisando que:

"A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre; tudo crê; tudo espera; tudo suporta. A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão, havendo ciência, desaparecerá; porque em parte conhecemos e, em parte profetizamos. Mas quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado".(I Co 13.4-10 ARC).

Analisando estes versículos, sintomaticamente concluímos que o caminho para a santificação é a manutenção diária do fruto do Espírito Santo.

GOZO: No original grego é "chara".

Trata-se daquela qualidade de vida que é graciosa, e bondosa, caracterizando-se pela generosidade na dádiva aos outros, o que é resultado de um senso de bem estar e prazer na presença de Deus, o que é derivado de uma intimidade com o Senhor mediante a palavra (Os 6.3).

O que gera regozijo no Espírito Santo. Este gozo envolve todas as áreas de nossas vidas nos tornando mais tranqüilos e sensatos diante das situações, mesmo as mais adversas.

Para entendermos este gozo basta analisamos o Salmo 23.1, quando Davi assim exclama: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."

Diferente do que muitos pretensos teólogos pensam, este 'nada me faltará' não se encontra ligado a bens materiais, mas a presença de Deus, pois quando realmente meditamos na palavra somos prósperos espiritualmente (Js 1.8), confiantes em Deus (Sl 46.10), sabedores de que mesmo que nunca nos falte dias de tribulações ou de alegrias devem ser sempre satisfeitas (I Tm 6.8), pois como o Senhor ensinou a Paulo ele também deseja nos ensinar:

"A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo, pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." (II Co 12.9-10).


Devemos ser gratos a Deus em tudo, porque aos efésios, Paulo assim nos ensinou:

"Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo."

Irmãos, Paulo não está nos ensinando a sermos passivos, pessoas que aceitem tudo que é ensinado na igreja, que aceitem tudo que os outros falam como palavra de Deus, mas o que Paulo nos ensina é que o gozo que nós sentimos na alma é pela presença de Deus nas nossas vidas.

Nos ensina, mesmo diante das piores situações de desespero, depressão, lutas, doenças e transtornos, que só a graça dele para nos ajudar a suportar todos os desafios.

Quando entendemos verdadeiramente o que é a alegria no Espírito Santo, teremos um gozo na alma como um refrigério, que mesmo diante das piores situações, que em muitas vezes preferimos a morte como no caso de Elias, Moisés e Jonas, a graça dele nos sustenta para nos mantermos fiéis à Sua palavra.

Não que não podemos sofrer, mas este refrigério nos ajudará a não deixarmos a nossa fé no Eterno ir embora, esmorecer. Como também nos dias de alegria, esta virtude irá nos ensinar a atribuir a Deus todas as nossas conquistas diárias, para que assim não venhamos a nos ensoberbecer, mas sempre regozijarmos no Espírito Santo pelas nossas vitórias pessoais, pois isto é dádiva dele.

PAZ: Como virtude do Espírito é a paz que excede a todo o entendimento.

Foi pelo intermédio da cruz que Deus estabeleceu a paz (Cl 1.20).

A paz envolve muito mais do que uma simples tranqüilidade. Ela se encontra totalmente ligada a transformação segundo a imagem de Cristo, onde passamos a desenvolver a mente de Cristo (Rm 12.1-2).

Assim o crente sabe qual é a boa, a perfeita e a agradável vontade de Deus, passando a desenvolver uma maturidade cristã que irá permitir-lhe viver em paz com todos (I Ts 5.13, Hb 12.14).

Abandonando assim, por completo, as implicações do eu humano, sabendo que como cristãos, nossa maior preocupação deve ser refletir a pessoa de Cristo com nossas atitudes e buscar sempre paz, tanto a interior, como a paz com todos.

O Reino de Deus é paz (Rm 14.17), porque Deus é Deus de paz (Fp 4.9, II Ts 3.16), e é Ele quem nos outorga a paz de Deus (Cl 3.15), que excede a todo o entendimento (Fp 4.7), pois as coisas do Espírito são loucura para aqueles que não são da fé.

A paz faz do crente um pacificador (Pv 15.18), alguém que, com sua palavra transmite paz, segurança e amor:

"A palavra dura suscita a irá, mas a palavra branda desvia o furor" (Pv 15.1).

Como crentes, devemos procurar manter o vínculo da paz com todos, sejam estes crentes ou descrentes (Rm 12.18). Agindo assim, iremos honrar as palavras de Cristo:
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (Jo 14.27).

Que a paz de Deus seja sempre o árbitro (juiz) em todas as nossas atitudes, e que, por meio desta paz, façamos a diferença num mundo em volta de tendências pós-modernas.

LONGANIMIDADE: No grego é "makruthumia" que significa uma qualidade atribuída a Deus, ou seja, longânimo, que ele tolera pacificamente todas as iniqüidades do homem.

Transliterando para a língua portuguesa é 'ânimo longo', o que significa = aquele que tem paciência diante de várias situações, em vez de ter ânimo precipitado (Pv 14.29).

Na Bíblia encontramos referências sobre a longanimidade de Deus (I Pe 3.20). Jesus demonstrou toda a sua longanimidade diante de todas as situações ao qual foi alvo no seu ministério terreno.

O Amor de Deus é derramado em nossos corações através da obra do Espírito Santo (Rm 5.5), assim esta virtude irá ajudar o cristão a ser longânime tanto com os seus irmãos, como em todas as situações de sua vida.

Só mesmo com paciência para agüentarmos o fardo do dia a dia, mas se tivermos o amor como plataforma, o gozo na alma, como regozijo e a paz de Deus que excede a todo o entendimento como marca, certamente então demonstraremos o animo longo em todas as nossas atitudes, sendo uma expressão do domínio próprio, diante de todos os tipos de situações, sejam elas favoráveis ou não. Quando temos animo longo, nos lembramos das palavras de nosso Senhor quando assim ensinou: "Basta a cada dia o seu mal." (Mt 6.34).

BENIGNIDADE: No original grego é "chestotes", que significa gentileza e bondade.

Este termo também pode indicar excelência de caráter, honestidade, sendo Deus a sua fonte originária e Cristo foi quem melhor exemplificou esta qualidade, passando a ser o nosso modelo Maximo de benignidade.

O cristão que possui este atributo é gracioso, gentil, educado e amável. Na Bíblia, podemos encontrar o exemplo de benignidade de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo (II Co 10.1).

Paulo orienta a igreja de Corinto a viver na benignidade e no espírito, ou seja, viver de uma forma espiritual e com amor, para que possa transmitir isto com atitudes reais e não com hipocrisias ou com os problemas que ocorriam na cidade de Corinto em decorrência da falta de uma vida de benignidade e no Espírito (II Co 6.6).

Os seguidores do evangelho não devem se inflexíveis e amargos, mas antes gentis e suaves.
Devemos viver com  Doçura de temperamento, sobretudo para com os inferiores, predispondo-nos a uma atitude afável e cortês, que nos deixa facilmente abordáveis, quando alguém nos magoa.

BONDADE: O Termo grego usado para bondade é "agathosune" que significa retidão, prosperidade e gentileza.

Sobre este tema o apóstolo Paulo orienta os crentes em Roma:
" Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestardes uns aos outros". (Rm 15.14).

Assim, a bondade funciona como uma qualidade de generosidade e de ação gentil para com outras pessoas.

Sobre este tema, Martinho Lutero assim expressou: Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar àqueles que estão em necessidade. Este é grande desafio da bondade, transformar a mera reflexão em ação, ou seja, não ser bondoso apenas de palavras, mas com ações, amar realmente o próximo e lembra-se todos os dias que o meu próximo não é aquele que eu encontro pelos caminhos da vida, mas aqueles em cujo caminho eu me coloco.

A bondade expressa a humildade que é a beleza da santidade, realmente se trilharmos caminhos bons, construiremos pontes entre as pessoas e não 'muralhas', seremos conhecidos não apenas pelo que pregamos, mas pelo que realizamos em vida, pois o grande interesse da vida não é viver, mas deixar marcas.

FIDELIDADE: No original grego é "pistis", que significa fidelidade ou confiança.

Esta fidelidade indubitavelmente tem a ver com a fé, pois quando temos uma fé com fundamento (I Jo 5.4), verdadeiramente somos fiéis a palavra, pois procuramos viver segundo os ditames da sã doutrina.

A fé é gerada em nós pelo ouvir e o ouvir vem pela pregação da palavra (Rm 10.17), assim quando nossa fé é baseada nas escrituras e não em emoções, somos discípulos de Cristo (Jo 8.31), o que irá nos tornar fieis ao Senhor.

Esta fidelidade é gerada em nós através da fé salvadora, que é o meio pelo qual o Espírito Santo gera em nós fé para aceitarmos o convite da salvação (Ef 2.8-9). A fé não é produto humano, mas uma ação divina, "pois não vem de nós, mas é dom de Deus", é dado aquele que Jesus convida a salvação mediante a fé salvadora que é transmitida pela pregação da palavra de Deus.

A fidelidade à doutrina é de suma importância para o caminhar cristão, pois o justo viverá da fé, e caminhará de fé em fé rumo ao céu (Jo 1.17).

MANSIDÃO: O vocábulo grego para mansidão é "prautes", que significa placidez e modéstia.

Esta é uma das qualidades expressadas no sermão da montanha para aqueles que herdarão a terra. "Os mansos herdarão a terra" (Mt 5.5). Esta era uma das qualidades de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma". (Mt 11.29).

A mansidão é associada com a mente de Cristo, consistindo-se em gentileza e bons tratos com o próximo, pois são marcas indissociáveis de quem possui a mente de Cristo.

Ele nos ensinou mansidão (Lc 6.27-29), e os servos de Deus devem possuir este atributo (Tg 3.13), e se revestirem continuamente de mansidão (Cl 3.12), para que possamos ter bom trato com os outros, um olhar mais humano sobre todos os acontecimentos do dia a dia, olhando tudo em volta com humildade e sobriedade, para que assim possamos nos conservar pacíficos, com serenidade e brandura que devem ser as marcas de um verdadeiro cristão.

TEMPERANÇA OU DOMÍNIO PRÓPRIO: No grego é "egkrateia" que significa autocontrole, referindo-se a autodisciplina que um cristão precisa ter em sua vida.

Tiago, em sua epistola, assim ensina:

"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito e poderoso para refrear todo o corpo". (Tg 3.2).

Muitas vezes, o egoísmo, as contendas querem prevalecer em nossas vidas, por isso devemos buscar aniquilar as obras da carne, para viver uma vida de moderação (II Tm 1.7), que é uma força contra a carne (Gl 5.17), fazendo com que o crente busque em tudo a direção do espírito (Gl 5.25).

Se vivermos no espírito, andemos também no Espírito. Assim devemos procurar andar no espírito (Gl 5.16), pois se assim agirmos somos cheios do Espírito Santo (Ef 5.18), porque somos guiados pelo Espírito (Gl 5.18) e assim passamos a desenvolver a temperança ou o domínio próprio.

A temperança traz ricas bênçãos, pois ajuda o crente a rejeitar o mal (Sl 141.4, Dn 1.8) e lhe dá o domínio para discernir todas as coisas mediante a sua rica experiência com a palavra de Deus (I Ts 5.19, At 10.17).



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.