Eu NÃO Sou Um Pecador!!

 

EU NÃO SOU UM PECADOR!!

Você está dizendo que é perfeito? Se está, então é primeira pessoa perfeita que eu encontro.
 

Você está dizendo que nunca quebrou uma das Leis de Deus? Você nunca mentiu, foi desonesto ou roubou alguma coisa? Se já fez, então você é um pecador mesmo que pense que não é. As Leis de Deus tem punições (uma lei sem punições seria apenas um slogan).

Como um pecador, você está separado de Deus (Isaías 59:2). No entanto, Deus o ama o suficiente para não querer que você permaneça separado dEle. Ele enviou Jesus (1 João 4:10) para pagar pelos pecados na cruz. Assim, a única maneira de ter seus pecados perdoados é colocar a sua confiança em Jesus e no sacrifício que Ele fez. A Bíblia diz que todos são pecadores (Romanos 5:12). Isto inclui você também.

O QUE É PECADO?

Pecado é tanto fazer o que é errado como não fazer o que é certo. Isto é, quebrar as Leis de Deus (1 João 3:4). Em outras palavras, é fazer o contrário da vontade de Deus. Se Ele diz para não mentir e você mente, então você é um pecador. Se Ele diz para você não roubar e você rouba então você tem pecado. E, de acordo com Deus, o pecado nos separa d'Ele (Is 59:2).

Pecado é uma ofensa ao caráter de Deus. Porque Deus não mente, é errado você mentir. Porque Deus não pode roubar, é errado para você roubar. Certo e errado, então, são manifestações do caráter de Deus. Deus é santo; Ele não pode pecar. Pecado ofende-o pessoalmente porque a Suas leis acerca do que é certo errado foram quebradas. Se você tem ofendido a Deus precisa encontrar um meio de reconciliar-se com Ele. O problema é que você não pode. mas Ele ofereceu Seu Filho, Jesus Cristo, na cruz como um sacrifício pelo pecado.

EU SOU PECADOR DEMAIS (UM GRANDE PECADOR)

Ninguém é pecador demais. O amor de Deus e o sacrifício de Jesus é capaz de limpar todos os pecados. Até mesmo Hitler poderia ter se salvado se ele tivesse se voltado para Cristo. Você é um pecador da mesma maneira que qualquer outro. Só que os seus pecados são seus. Eles não são tão grandes que Deus não possa removê-los. Os pecados não têm poder sobre Deus, apenas sobre você.

Deixe-me dizer uma coisa a você. Você acha que adulterar e matar são pecados sérios? Sim? Bem, Davi, um homem na Bíblia que era chamado por Deus um homem segundo o Seu coração (At 13:22), adulterou e assassinou. Ele ainda tentou esconder seus pecados dos outros. Mas Deus sabia dos seus pecados e os expôs. Davi arrependeu-se e recebeu a misericórdia de Deus. Deus o perdoou e o amou. Deus ama você e Ele o perdoará se você confiar em Jesus e pedir a ele que o perdoe dos pecados (Rm 10:9-10).

O QUE É SALVAÇÃO?

Salvação é o perdão dos pecados. É conseguida apenas através da fé em Jesus como Salvador. Ele morreu na cruz pelos pecadores. Se você quer salvação, então você precisa confiar que Jesus morreu na cruz por você. Uma vez que você o faça então receberá vida eterna e estará com Deus.

Salvação é livrar uma pessoa de condenação. Condenação é o resultado do julgamento do pecador. Este julgamento consiste em Deus condenar o pecador à punição eterna no inferno. este é o destino de todos os que rejeitam a provisão de Deus para o perdão dos pecados. Se você quer salvação então terá que reconhecer que é pecador e pedir a Jesus que o perdoe. Ele o fará.

O QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO?

Salvação é um dom de Deus (Rm 6:23). Jesus carregou os pecados no Seu corpo (1 Pe 2:24) e pagou as penalidades por quebrarmos a Lei de Deus, que é a morte espiritual (a eterna separação de Deus). Se você deseja ser salvo, você precisa admitir que é pecador e que você quer que Jesus o perdoe dos seus pecados. Você deve reconhecer que não existe nada que possa fazer para receber o perdão. Ore e peça a Ele para perdoá-lo. Você precisa confiar em Jesus. Busque a Jesus e Ele salvará você.

ARREPENDIMENTO É PARTE DA SALVAÇÃO

Uma vez salvo, você deve parar de fazer aquelas coisas que desagradam a Deus. ele viverá em você e o capacitará a desejar resistir ao pecado (1 Coríntios 10:13). Quando você for salvo, espere mudanças -- para melhor!

O batismo é necessário para a salvação?

Não. Fé em Jesus é suficiente para salvação. Você não tem que fazer coisa alguma. Cristo já fez tudo que é necessário. No entanto, batismo é muito importante e todo o crente deveria ser batizado. Se você recusar o batismo após convertido, eu colocaria em dúvida a sua conversão.
Existem denominações cristãs que acreditam que o batismo seja necessário para a salvação. O argumento usado, superficialmente parece poderoso, mas após um exame mais profundo o batismo é encontrado depois da conversão e não como uma causa ou com parte dela. Veja um exemplo, Atos 10:44-47. Enquanto Pedro estava testemunhando, o Espírito Santo encheu aqueles que estavam ouvindo a mensagem... e eles foram ouvidos falando em línguas e exaltando a Deus. Então Pedro respondeu: "Pode alguém recusar água para serem batizados a estes que receberam o Espírito Santo da mesma maneira que nós recebemos?"

Esta passagem mostra que o batismo aconteceu depois da salvação. Como nós sabemos que eles foram salvos? Eles estavam falando em outras línguas -- que é um dom de Deus (1 Coríntios 14) para os crentes e eles estavam exaltando a Deus. Não crentes não exaltam a Deus. Também, Pedro disse que eles haviam recebido o Espírito Santo. Isto é somente para cristãos e aconteceu antes do batismo.

Outro conjunto de versículos aplicáveis a este assunto é 1 Coríntios 1:17. Paulo diz: "Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho..."

O evangelho é que salva e isto é explicado em 1 Co 15:1-4.

Batismo não é parte do evangelho; é uma coisa que os crentes fazem depois da salvação.
Batismo é apenas um símbolo de que você foi salvo e símbolos não salvam ninguém.

Eu ainda não sou bom o suficiente

Quão bom você tem que ser para ir ao céu? Deus é santo e requer santidade. Santidade é pureza. Você pode até chegar a pensar que é bom o suficiente, mas um só pecado o desqualificaria para ficar na presença de Deus. Você nunca chegará a ser bom o suficiente. É por isso que vocÊ precisa de Jesus.
A Bíblia diz que não há ninguém bom o suficiente. "Não há nenhum justo, nem um sequer" (Rm 3:12). Bondade é medida pelo padrão de Deus e não pelo nosso.
Dizer que você é bom o suficiente significaria que Cristo morreu em vão. Mas Ele morreu para salvar os pecadores. A Bíblia diz que se a retidão pudesse ser alcançada com boas obras então Cristo não precisaria ter morrido (Gl. 3:21). Mas Ele morreu por você, mesmo você não sendo bom o suficiente.

Eu estou fazendo o melhor que eu posso e estou sendo sincero

Apesar de você poder fazer ainda melhor do que está fazendo agora ainda assim não alcançará o favor de Deus por ser bom por ser bom (Gl 2:21), mas por aceitar a Jesus (1 Jo 1:12).
Sinceridade não é um caminho para o céu. E se você estiver sinceramente errado? (Lembra-se de Jo 14:6?)
Se você está confiando na sua sinceridade, então você está dizendo que porque é sincero, então está sendo bom o suficiente para chegar por si próprio a Deus. Você não vê? Apelar para a sua sinceridade é apelar para o seu orgulho, porque você está apelando para uma coisa que você está fazendo para alcançar o céu, e não na confiança em Deus. Eu sinto muito, mas sinceridade não é suficiente. Você deve ter fé em Jesus.

Eu sou um cético

Você é honesto nas suas respostas às perguntas? Se você for eu gostaria muito de continuar conversando com você acerca de Jesus ou acerca do que você quiser conversar.
Você é cético a respeito de quê? Ainda assim nós podemos conversar acerca daquilo que você sente a respeito do conhecimento salvador de Jesus.

Eu tentei o Cristianismo uma vez.

A Bíblia diz que uma vez que você foi salvo, então nunca mais será o mesmo: você é uma nova criatura (2 Co 5:17). Se você voltou para os seus velhos caminhos então, muito provavelmente, nunca foi salvo. Se, porém, você foi salvo, então Deus não permitirá que você permaneça em rebelião por muito tempo. Ele tratará com você da maneira que for necessária para trazê-lo de volta ao relacionamento com Ele.
Você tornou-se um cristão por ir à igreja ou por pedir a Jesus que perdoasse seus pecados? A segunda faz de você um cristão, a primeira, não.

Eu conheci alguns cristãos uma vez e eles não foram corretos comigo.

Cristãos não são perfeitos. Eles podem cometer erros assim com quaisquer outros. Eu espero que você encontre espaço no seu coração para perdoá-los. Eu acho que é isso que eles fariam por você.
Pode ser que eles não soubessem que não estavam sendo corretos com você. Eles foram realmente maus ou apenas cometeram um engano? Você foi até eles e conversou à respeito disso? Pode ser, que se você os perdoar poderá começar a entender o perdão de Deus para você. Nós todos precisamos de perdão, você não acha?

Eu ainda terei minhas chances.

Até quando, eternamente? Eternidade é um tempo longo demais para estar errado. Porque deveria você se engambelar em um assunto tão importante quanto o seu destino eterno. Leva somente um momento para confiar em Cristo para a sua salvação. Existe uma eternidade de de dor e condenação se você não o fizer.
Jesus disse que Ele é o único caminho para Deus. Ele perdoou pecados, andou sobre as águas, acalmou um oceano com um comando, ressuscitou pessoas da morte e ressuscitou a Ele mesmo da morte. Ninguém em toda a história fez o que Ele fez. Se Ele pôde fazer tudo isto, não acha que Ele poderia ouvi-lo?

Eu não sou uma má pessoa.

Quer você se sinta bnom ou ruim, o assunto real não é este. A Bíblia diz que todos temos pecado (Rm 3:23). Se todos temos pecado, bons ou maus, todos sofrem o julgamento de Deus. Deus não requer de alguns que sejam "bonzinhos"; Ele requer que não pequem. Mas Ele sabe que você não consegue. Então Ele "deu Seu único Filho para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).
A Bíblia diz que as nossas boas obras são como trapos diante de Deus (Is 64:6). Não está dizendo que nós não devemos tentar ser bons, está dizendo que apesar de sermos bons, isto não é suficiente. Diz também que não ninguém que faça o que é bom (Rm 3:12). O padrão de Deus é a perfeição. Nós não podemos agradar a Deus por nossos próprios esforços. É por isso que Jesus morreu no lugar dos pecadores. Se você quiser ser bom o suficiente então deve deixar que Deus o veja através da retidão de Jesus Cristo. Esta é a única retidão que conta para Deus.

Eu sou muito velho ou muito novo.

Você nunca será velho demais para confiar em Jesus com seu Salvador. Não importa o quanto você viva você pode pedir a Ele para perdoá-lo dos seus pecados. Ele atenderá ao pedido do seu coração
(Pode ser alguns sejam novos demais para entender a mensagem do evangelho, mas aqui nós nos dirigimos àqueles que usam isto como uma desculpa.) Juventude é uma benção de Deus. Não a use como desculpa para fugir d'Ele. Se você já pode entender o que é pecado e que você precisa se libertar dele, então você não é mais tão jovem que não possa receber Jesus com seu Salvador. Ele salva qualquer um, jovens e velhos.

Eu não acredito que Deus mandaria as pessoas para o inferno.

O inferno foi originalmente criado para o diabo e seus anjos. No futuro ele conterá aqueles que se juntaram a Satanás ao rejeitar a Deus. Se você rejeitar a provisão de Deus para o perdão dos seus pecados então se juntará ao Diabo, que rejeitou a Deus desde o princípio. É isto que você quer?
Você acreditaria em um Deus que tornou-se humano, sofreu nas mãos dos humanos e foi morto por eles. tudo para que a sua morte fosse um pagamento pelos seus pecados? Isto é amor ao extremo. Deus está salvando pessoas que merecia ir para o inferno -- e nós todos merecíamos isto. Lembre-se que o mesmo Deus que manda pessoas para o inferno também morreu por elas. Se elas rejeitam o que Deus providenciou para elas então o que é que Deus fará? Ele terá de julgá-las.
Você acreditar em alguma coisa ou não, não invalida o fato da sua existência. Jesus falou freqüentemente acerca do inferno (Mt 25:41-46; Mc 9:47-48; Lc 16:19-31) e nos advertiu para que não acabássemos indo para lá. Você poderia dizer que Jesus não sabia o que estava dizendo quando Ele falou a respeito disso?
Você está insinuando que é injusto Deus mandar pessoas para o inferno? Se sim, então você está acusando Deus de injustiça. Pecado é erro e deve ser punido. O que Deus deveria fazer com aqueles que se opuserem a Ele fizerem o mal? Você quer que Ele meramente ignore aqueles que fizeram o que é errado? Você quer que Ele vire a cabeça e não seja santo e justo?

Eu me preocuparei com isto na próxima vida.

Então você o fará eternamente. Eternidade é um tempo longo demais para estar errado, especialmente a respeito de Jesus. Deus advertiu-nos na Bíblia que está reservado ao homem morrer uma vez e depois disso ser julgado (Hb 9:27). Depois da morte você será julgado. Você gostaria de enfrentar a eternidade sem contar com o sacrifício de Jesus a seu favor? Deus odeia o pecado e você tem pecado. Deus punirá os pecadores se eles rejeitarem a Jesus. No entanto, Ele te ama. Por isso Ele enviou Seu Filho para morrer pelos pecadores. Se você deseja a vida eterna então você precisa se preocupar acerca disso agora. Eternidade é um tempo longo demais para estar errado, especialmente a respeito de Jesus. Não existe uma próxima vida. Reencarnação não é verdade. A Bíblia diz que depois da morte você será julgado por Deus (Hb 9:27).

Eu não quero abandonar as coisas que estou fazendo.

Se você tornar-se cristão então está dizendo que quer parar de fazer o que está fazendo agora. Isto significa que você sabe que isto é errado. Deixe-me perguntar uma coisa. Se você se tornasse cristão e Deus viesse morar no seu coração e você olhasse para trás, para a vida que leva agora, você diria de si mesmo: "Eu fiz um monte de coisas que eu não deveria ter feito"? Provavelmente sim.
A Bíblia fala de coisas assim. Romanos 6:21 diz: "Que fruto colheram então das coisas das quais agora se envergonham? O fim delas é a morte" (NVI). O que você está dizendo é que Deus requer que você deixe certas coisas que gosta de fazer. Desde que Deus somente quer o que é bom e certo, e que não quer deixar de fazer o que faz, então está dizendo que o que quer é errado.
Você permitirá que os seus prazeres interfiram na sua salvação? A sua vida de pecados vale uma eternidade de dor e condenação? Jesus disse: "Do que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua alma?" (Mc 8:36).

Cristianismo é chato.

Então você ainda não o experimentou. Ninguém que é cristão irá dizer ele é chato.
Como você sabe? Você já experimentou? Existem milhões de cristãos que têm experimentado muita alegria em serem cristãos. Nós só fazemos isto com menos pecado, e portanto, com menos problemas. Pode ser que os seus problemas é que façam as coisas parecerem chatas.
Você acha que tudo o que fazemos todos os dias é sentar em volta de uma fogueira e ler a Bíblia? Nós jogamos futebol, nadamos, brincamos, praticamos esportes, lemos, temos amigos e problemas como quaisquer outros. Cristianismo não é uma chatice, é uma aventura.

Eu sou ateu. Eu não acredito em Deus.

Um ateu é alguém que diz que sabe que não existe Deus. Mas você não pode saber isto com certeza, porque você teria de saber todas as coisas que existem para saber se Deus existe ou não. Se você soubesse todas as coisas então você seria Deus. Portanto, a única coisa que você poderia ser é um agnóstico, não um ateu. Um agnóstico é alguém que diz que não sabe se existe ou não um Deus. (Normalmente, depois de dizer isto eu o desafio a explicar as profecias do Antigo Testamento que foram completamente cumpridas no Novo. Eu mostro como a Bíblia é única e que somente Deus poderia ter feito profecias 100% exatas. Então eu peço a ele para me explicar como isto poderia ser feito se não existe Deus.)
No que você acredita? Evolução? Se sim, você acredita porque a estudou ou acredita em tudo que dizem na televisão. A evolução tem um monte de problemas. Para mim é necessário um bocado de fé para acreditar que você veio de uma ameba do oceano por mero acaso. No entanto eu, como cristão, tenho a evidência da ressurreição de Cristo de testemunhas oculares que registraram isto nos evangelhos. Evolução ou não, Jesus ressurgiu da morte, disse que é Deus e perdoa pecados. Eu colocarei a minha fé n'Ele em vez de na evolução.
Se Deus não existe como você diz, então no fim eu não perderei nada. Mas, se Deus existe assim como eu estou dizendo, então no fim, você perderá tudo.
Por que você não acredita em Deus? Existe uma razão inteligente para rejeitar a Sua existência? Ou, você simplesmente deseja não acreditar n'Ele?
A Bíblia não tenta provar que Deus existe. Ela simplesmente fala d'Ele. Pode ser que eu não possa provar a você que existe um Deus, mas eu posso demonstrá-lo a você por meio do Seu Filho Jesus Cristo e você poderá julgar se as palavras de Cristo na Bíblia o convencem da Sua existência.
(Nota: Nós existimos. Como chegamos até aqui? Um ateu dirá que foi pela evolução. Se você estudar a evolução lendo livros cristãos que revelam e documentam seus muitos sérios problemas, então estará apto a questionar a crença do ateu nela. A lógica é simples: se a evolução e a criação são as únicas opções, remover uma é acreditar na outra. Assim, aprenda o que você puder a respeito da evolução. Seu testemunho será grandemente reforçado.)


Eu estou tentando ser um cristão.


Você se torna um cristão simplesmente colocando a sua fé em Jesus e no Seu sacrifício por você na cruz. Não existe nenhuma tentativa envolvida. Se você confia em Jesus, se você pediu a Ele para perdoar os seus pecados e ser o seu Salvador, então você é um cristão.
Se você acha que para tornar-se cristão é necessário ser bom, ou você está enganado ou não tem um entendimento adequado da salvação. Um cristão é um cristão por dom de Deus (Rm 6:23), não por obras de homens (Ef 2:8-9). Não existe nada que você possa fazer para ganhar ou manter a salvação. Isto é uma coisa que Deus dá gratuitamente a você. Se você a quer confesse os seus pecados, arrependa-se, volte-se para Deus e confie em Jesus como seu único Salvador. Então, e somente então, você se tornará um cristão.

Eu já sou religioso.

Quem disse que Deus quer que você seja religioso? Ele quer ter um relacionamento com você. Religião é a tentativa do homem de alcançar a Deus. Cristianismo é Deus alcançando o homem. 1 Co 1:9 diz que Deus quer que você tenha comunhão com Jesus. Ele está falando acerca de um relacionamento, alguém com quem você possa conversar. Ele não que sobrecarregá-lo com uma lista de Faças e Não-faças. Ele quer estender a Sua mão de amor a você e ajudá-lo a viver uma vida limpa e que vale a pena. Mas Ele não pode fazê-lo até que o problema real que há em você seja resolvido, que é o pecado. Pecado nos separa de Deus (Is 59:2). Se você quer salvação em vez de "religião", então venha a Jesus. Busque-o. Ele nunca deixará de atendê-lo.
Estou vendo. Qual igreja você freqüenta?

Eu não preciso de Deus.

Se você está dizendo que não precisa d'Ele, então você acredita que Ele existe. Se acredita por que acha que não precisa d'Ele? Não é Ele que determina o seu destino? Não é Ele quem tem o poder e a autoridade para enviar você para o céu ou para o inferno? É bobagem dizer que não precisa d'Aquele que é o seu Criador, que ama você e que provê o meio para perdoar os seus pecados. Você precisa de Deus porque Ele é o único que pode perdoar o seus pecados.
Do que você precisa? Você está realmente vivendo bem sem Deus? Você está feliz com as coisas estão indo em sua vida? Se não está, então precisa de Jesus. E mesmo se você estiver feliz, você ainda assim precisa d'Ele, por que você não poderá levar com você o que o faz feliz quando morrer.

Há coisas que eu preciso fazer antes de me tornar cristão.

Como o quê? Por que você precisa fazer estas coisas antes de vir a Deus? São coisas boas ou más? Se são más então você não deveria fazê-las. Se são boas então por que você não se torna um cristão para depois fazê-las?
Nada que você precise fazer é mais importante que o seu relacionamento com Deus. O resto é bobagem. O que aconteceria se antes disso você morresse? Então você passaria a eternidade sem esperança.
A sua afirmação implica que você crê que seguir a vontade de Deus significa que você não poderá fazer as coisas que você quer fazer. Se isto é verdade então implica que as coisas que você intenta fazer desagradam a Deus? Você está dizendo que prefere fazer algumas coisas que Deus não gostaria que você fizesse? Se é isso então você está premeditadamente pecando contra Deus e se colocando em uma situação perigosa. Tudo isso é indicação de como você precisa do Seu perdão.

Eu prefiro manter a mente aberta.

Mente aberta significa uma busca de alguma coisa honestamente. Você tem esta abertura também com o cristianismo? Você gostaria de ver o que Jesus disse e ensinou acerca do que Ele pode lhe oferecer?
Se você diz que quer manter a mente aberta mas não aceita o cristianismo, então, na realidade, você tem uma mente muito fechada. POde ser que o cristianismo seja verdade. E a sua mente aberta deveria ser capaz de descobrir isto.

Eu já acredito em Deus.

Você está vivendo a sua vida como se isto fosse verdade? Você crê que Deus afeta a sua maneira de viver ou continua vivendo inteiramente de acordo com a sua própria vontade.
Se você diz que acredita em Deus, então como você sabe o que Ele quer de você? Como você entra em contato com Ele? Você tem certeza que o que você sente é verdadeiro?
A Bíblia diz que até os demônios crêem e Deus (Tg 2:19) e ele estão perdidos. Se tudo o que você faz é acreditar que Ele existe não está sendo melhor que eles. Não é o conhecimento intelectual da existência de Deus que Deus quer, mas que você aceite que é o sacrifício que Jesus fez no lugar dos pecadores que agrada a Deus. Simplesmente creia que isto é suficiente. Você deve escolher segui-lo.
Não é no que você crê; mas em quem você coloca a sua fé. Quem é este Deus em quem você crê? É o Deus cristão? É Alá? É de outro planeta? Ele é qualquer um que você ache correto? Acreditar em Deus é certo, a menos que seja um Deus falso. O que é importante é que você deve acreditar em um Deus verdadeiro, não em um falso. E o único verdadeiro é encontrado na Bíblia.


Eu escolherei Deus depois.


Se você não quer escolhê-lo agora, o que o faz pensar que O desejará depois? Quanto mais longe você for sem Deus, mais difícil será voltar para Ele. Quanto mais você pecar mais endurecido seu coração se tornará e para mais longe de Deus você se afastará (Hb 3:13). Esperar é convidar a condenação. Deus o chama para se arrepender dos seus pecados hoje, não mais tarde. O que você escolherá
Se você diz que vai escolher a Deus depois, então está admitindo que precisa d'Ele, certo? Ora, se é assim, então porque esperar. Você pode morrer cedo e então, será muito tarde.

Existem muitos hipócritas na igreja.

A igreja é um bom lugar para os hipócritas, assim como para os mentirosos e ladrões. Se eles estiverem lá, então serão expostos à Palavra de Deus e aprenderam que hipocrisia é errada. Julgar aqueles que estão na igreja é condenar a você mesmo, pois todos nós somos hipócritas de uma forma ou de outra. O fato de você reconhecer isto me diz que você sabe que isto é errado. Não é hipocrisia apontar o dedo para a igreja cheia de pecadores quando você mesmo é um deles?
Você está se escondendo atrás da hipocrisia dos outros para manter-se afastado da igreja? Você deve ficar ciente de que responderá pelos seus próprios atos a Deus no dia do julgamento e que Ele não perguntará a seu respeito para outras pessoas. Ele virá até você e pedirá contas da sua vida. Os hipócritas da igreja também estarão diante de Deus, com ou sem você lá.
As pessoas não enganam para sempre. Por que você acha que eles são hipócritas? Porque o cristianismo é valioso!

Porque nós estamos aqui? Ou, por que Deus nos criou?

Deus nos criou para que nós o glorifiquemos e tenhamos comunhão com Ele (1 Jo 1:1-3). Ele criou Adão e Eva, colocou-os em um jardim e vinha ter comunhão com eles. Ele deu a eles as melhores coisas que poderiam ter, Seu amor e Sua presença. Depois que eles pecaram, Deus disse "Adão, onde está você?" Deus procurou Adão. Em Ex 25:8 Deus disse a Moisés, enquanto Israel estava no deserto, "Construa um santuário para Mim para que Eu posa habitar no meio deles." No Novo Testamento em Jo 1:14 ele diz: "E o Verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós..."(1) Deus procurou a nossa presença. Ele quer ter comunhão conosco. Ele nos fez par dar-nos o Seu amor e a alegria da Sua presença. Mas o homem pecou e se afastou de Deus. Por isso, Cristo morreu pelos pecadores, para que a nossa comunhão com Deus pudesse ser restaurada

O que acontecerá com aqueles que nunca ouviram o evangelho?

Esta é uma boa questão. A Bíblia diz que Deus é um Deus justo. Nós sabemos que, o que quer que Ele faça está certo. Quando Ele julgar aqueles que nunca ouviram acerca do Evangelho Ele fará o que é certo, seja o que for. Mas, e quanto a você? Você esteve ouvindo o evangelho e Deus o julgará de acordo com o que você responder. Ele o está chamando ao arrependimento, para deixar os seus pecados e seguir após Ele.
Em Rm 2:12-16 ele fala acerca daqueles que nunca ouviram falar da Lei de Deus e que eles serão julgados de acordo com a lei que estiver escrita em seus corações. A lei escrita em seus corações é o conhecimento do certo e do errado. Tudo o que eu sei é que Deus fará o que é certo e a única maneira de ter os pecados perdoados é através de Jesus.

Jesus é somente um dos grandes homens da história.

Concordo, Jesus foi um grande homem da história. Isto é um fato. Mas Ele é diferente de todos os outros grandes homens da história. Quantos grandes homens da história ressuscitaram da morte, acalmaram o mar, andaram sobre as águas, ressuscitaram outros da morte, curaram doentes e perdoaram pecados? Não existe qualquer outro homem que eu saiba. Você conhece algum? Estas coisas fazem d'Ele algo mais que um grande homem da história. Elas fazem d'Ele alguém especial e único.
Você está certo, Jesus foi um grande homem. Então, deixe me perguntar-lhe uma coisa. Se Ele era grande, Ele mentiria? Certamente não. Se Ele era grande, seria também insano? Não. Veja você, Jesus disse que era Deus (Jo 8:58 com Ex 3:14; Jo 5:18; Jo 10:30-33). Se Ele estava mentindo, então nós não deveríamos ouvi-lo nem dizer que Ele era grande. Se Ele era um insano então não deveríamos ouvi-lo e, de novo, não deveríamos considerá-lo grande. Se Ele é grande, então deve estar dizendo a verdade, certo?
João 1:1 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus." Verso 14 diz: "e o Verbo se tornou carne..." O Verbo era Jesus.

Por que existe o mal e o sofrimento no mundo?

A questão implica em que se existe um Deus bom, então o mal não deveria existir, já que Deus, sendo todo-poderoso, poderia eliminá-lo.

Nós precisamos responder duas questões. Primeiro, o que é o mal? É tudo que é contra Deus. Isto é, qualquer coisa moralmente ruim ou errada. O que é injurioso, depravado, mau. Alguns exemplos aceitáveis poderiam ser assassinato, estupro, roubo, mentira e engano. Segundo, se nós queremos que Deus aniquile o mal nós queremos que Ele aniquile todo o mal ou só uma parte dele? Em outras palavras, somente uma parte dele por quê? Se Ele fosse acabar apenas com uma parte do mal ainda permaneceria questão "porque existe mal no mundo?"

Suponha que alguém está a ponto de cometer um assassinato. Deus teria que pará-lo, talvez sussurrando aos seus ouvidos, ou se isso não funcionasse fazer algo um pouco mais drástico como fazer algo cair em cima dele, ou parar o coração dele, ou fazer as mãos dele de repente parassem de funcionar. De qualquer maneira, Deus teria de fazer alguma coisa.

O que faria se alguém quisesse roubar? Deus teria de impedi-lo também, certo? Indubitavelmente, a imaginação de Deus criaria métodos mais práticos dos que eu estou sugerindo, mas o resultado seria o mesmo.

E se alguém fosse mentir? Se alguém fosse dizer uma mentira, então para ser consistente você gostaria que Deus impedisse aquela pessoa de mentir? Depois de tudo, Ele não poderia deixar nenhum mal acontecer, poderia?

Deixe-me ir um passo mais adiante. Suponha que alguém esteja planejando alguma coisa ruim. Então, certamente, Deus teria de ir um passo adiante e evitar que ele pensasse coisas erradas, certo? O resultado final é que Deus não poderia deixar ninguém sequer pensar livremente. Já que nem todos os pensamentos são pensamentos puros Deus estaria um tanto ocupado e nós não estaríamos habilitados a pensar. Assim mesmo, em que ponto a coisa deveria parar? No nível do assassinato, no nível da mentira ou do pensamento? Como a sua questão implica, se você quer que Deus acabe com o mal, então deveria ser consistente e desejar que Ele fizesse tudo em todo o tempo. Assim, não existiria trabalho.

O mal está no mundo parcialmente porque nós demos lugar a ele, mas certamente porque Deus na Sua soberania o permite e o mantém sob Seu controle.

Então você pode perguntar: "Poderia Ele fazer-nos perfeitos e ainda assim sermos pecadores?" Ele já fez isso. Ele fez um anjo perfeito, Satanás, mas ele pecou. Ele fez um homem perfeito, Adão, mas ele pecou. Ele fez uma mulher perfeita, Eva, mas ela pecou. Deus sabe o que Ele está fazendo. Ele nos fez desta maneira com um propósito. Nós podemos não compreender perfeitamente este propósito, mas Ele tem.

Deus é soberano; Ele tem o direito de fazer como Ele deseja. Ele tem o direito de permitir o mal a fim de realizar a Sua vontade. Como Ele poderia fazer isso? Simples, veja a cruz. Foi por meio do mal que os homens prenderam e crucificaram a Jesus. Ainda assim, Deus na Sua infinita sabedoria, tornou este mal em bem. Foi na cruz que Jesus levou os nossos pecados no Seu corpo (1 Pe 2:24) e é por causa da cruz que nós podemos ter o perdão dos pecados.

Considere o exemplo bíblico de José, no Antigo Testamento. Ele foi vendido como escravo pelos seus irmãos. Embora eles quisessem fazer isto para mal, Deus tornou isso em bem (Ge 50:20). Deus é tão grande que nada acontece sem a Sua permissão, e nesta permissão Ele descortina o seu plano perfeito. No Seu plano Ele usa para o bem aquilo que foi intencionado como mal.Deus está no controle.

O que faz de Jesus alguém tão especial?

Porque Ele disse que era. Ele disse que era Deus. Em Jo 8:58, Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, Eu sou". Quanto Ele disse "EU SOU", Ele estava citando uma passagem do Antigo Testamento: Ex 3:14. Que é onde Moisés estava falando com Deus e perguntando Seu nome. Deus respondeu dizendo: "EU SOU". Quando Jesus disse "EU SOU" Ele estava atribuindo o nome de Deus a si mesmo e, portanto, dizendo que era Deus. Outros grandes homens da história apontaram uma filosofia e ensinaram boas idéias. Somente Jesus apontou a si mesmo, dizendo-se Deus, e falando com autoridade que confirmou esta afirmação.
O que Jesus fez. Jesus perdoou pecados (Lc 5:20). Ele ressuscitou da morte (Lc 24), ressuscitou outros da morte (Jo 11:43-44), e Ele andou sobre as águas (Jo 6:19). Ninguém mais na terra fez as coisas que Jesus fez. Não há como escapar disso. Jesus é especial, e sobre isso não há dúvidas.

Por que Jesus teve de morrer para que eu possa ir para o céu?

Porque o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Apesar de Jesus nunca ter pecado (1 Pe 2:22), Ele levou os nossos pecados no Seu corpo na cruz (1 Pe 2:24) e morreu. Ele morreu no nosso lugar. Em vez de Deus fazer com que nós pagássemos pelos nossos pecados Ele mesmo fez isso tornando-se um de nós.
Duas coisas acontecem quando nós pecamos: uma a Deus e outra a nós mesmos. Quando nós pecamos Deus é ofendido. Por quê? Porque estamos quebrando a Sua lei. Também, quando nós pecamos, nós morremos. Nós não morremos ali, naquele mesmo lugar, nós enfrentaremos uma morte que é mais severa. O Pecado nos mata (Rm 9:12) por nos separar eternamente de Deus (Is 59:2). Deus odeia o pecado (Hc 1:13) e o pecado deve ser punido. Desde que nós não conseguimos agradar a Deus porque somos todos pecadores, Ele fez uma oferta que o satisfez. Esta oferta foi o sacrifício de Jesus na cruz. Não existe outro caminho. Se existisse, Deus o teria utilizado.

O que faz você pensar que a Bíblia é a Palavra de Deus?

Profecia. O Antigo Testamento foi escrito antes de Jesus ter nascido. O Novo Testamento foi escrito por homens que conheceram Jesus, que andaram com Ele, comeram com Ele e aprenderam d'Ele. No Antigo Testamento existem profecias concernentes ao Seu nascimento (Mq 5:1-2), que Ele nasceria de uma virgem (Is 7:14), que Ele seria rejeitado pelo Seu próprio povo (Is 53:3), que Ele seria traído por um amigo chegado (Is 41:9), que Ele morreria tendo as suas mãos e pés perfurados (Sl 22:16-18), e que Ele ressuscitaria da morte (Sl 16:10, 49:15). No Novo Testamento todas estas profecias, e muitas mais, foram plenamente cumpridas em Jesus. Agora, esta é a questão que você deve responder: "Se a Bíblia não foi inspirada por Deus, então por que contém tantas profecias plenamente cumpridas?" Como isto seria possível se a Bíblia não viesse de Deus?
Somente Deus sabe o futuro, tem poder sobre ele e pode olhar para ele e dizer-nos exatamente o que vai acontecer. Na Bíblia nós temos uma marca de Deus: profecias plenamente cumpridas.
Sabedoria. A Bíblia está cheia de grandes verdades acerca do homem e Deus, pecado e salvação. O Sermão do Monte (Mt 5) é lindo em sua sabedoria, humildade e amor. O salmos são poesias incríveis de grande profundidade e beleza. As cartas do Novo Testamento são grandes descrições de amor, perdão, paciência, generosidade, etc. Mesmo que você não queira se tornar um cristão, estudar as verdades de Deus como reveladas na Bíblia será de grande ajuda para sua vida. -- O objetivo não é meramente levar a pessoa a usar a Bíblia com um guia de vida, mas encorajá-la a ler. Desta maneira ela estará lendo a Palavra de Deus e pode ser que chegue a se converter, porque a Palavra de Deus assegura que é isso que Ele quer (Is 55:11).

O Novo Testamento foi escrito só para mostrar que Jesus cumpriu as profecias.

Então você está dizendo que os escritores do N.T. mentiram a respeito de Jesus. Ele, na verdade, não ressuscitou da morte e todos aqueles milagres atribuídos a Ele são falsos. Certo?
Eu posso entender o seu ponto de vista, mas existe um problema. Como você vê a questão dos escritores do N.T. ensinarem verdade, amor, honestidade, bondade, etc, tudo baseado em mentiras? Por que eles passariam sofrimentos como açoites, fome, naufrágio, encarceramentos, e finalmente execução para nada mais que mentiras? O que você está dizendo não faz sentido e levanta mais questões que respostas.
A única explicação lógica é que as profecias se cumpriram realmente e que Jesus ressuscitou da morte. Ele realizou milagres e perdoou pecados. Se Ele perdoou pecados naquela época e pode fazê-lo agora. Meus pecados foram perdoados e os seus?

A Bíblia é cheia de contradições.

Realmente. Você conhece alguma? Poderia me citar uma ou duas?
No caso de alguém citar algo que ele acredite ser uma contradição, você deve estar apto a dar-lhe uma resposta competente (1 Pe 3:15). Se você não puder, não se preocupe. Simplesmente diga-lhe que pesquisará o assunto e que voltará para esclarecer-lhe. E tenha certeza de fazê-lo.
Existem áreas da Escritura que são de difícil entendimento. Isto não torna a Bíblia não confiável. Você pode procurar um livro que o ajude a esclarecer os pontos difíceis da Bíblia.

Como eu sei qual a religião correta?

(Esta é uma pergunta difícil de responder porque envolve alguns princípios que a pessoa para quem você está testemunhando pode ou não concordar. Por exemplo, ele ou ela concordam com você que é possível conhecer a verdade, que Deus tentaria se comunicar com as pessoas, ou que só uma religião pode ser certa? Normalmente, eu começo reconhecendo a dificuldade de se encontrar uma resposta fácil. Porém, eu lhes falo que eu tenho uma resposta; e que eu tenho certeza que está certa porque é uma resposta baseada em evidência.. Que tipo de evidência? Profecia e seu completo cumprimento (veja a questão #35), Jesus e Seus milagres, a ressurreição de Cristo, etc. Então eu pergunto à pessoa se ela tem conhecimento destas coisas terem acontecido em outras religiões.(1) A resposta é invariável: "Não." Então eu menciono que estas coisas só aconteceram no cristianismo. Se alguma religião é verdadeira, o cristianismo preenche os requisitos.

Religião é aquilo que você sente que é certo.

Como você sabe que o que você sente é certo? Não têm os seus sentimentos possibilidade de estarem errados? Está dizendo que o que você sente determina a verdade? Se for, então você está se colocando no lugar de Deus e vendo tudo o que sente como certo.
Se religião é aquilo que você sente ser certo então isto nos levará para o caos. O que acontece se algumas pessoas tiverem uma religião onde eles sentem que roubar é aceitável? E sobre mentir e enganar? Você confiaria em alguém que acredita em uma religião que sente que é certo roubar, mentir e fraudar?
Hitler sentia que matar judeus era certo. Ele estava errado. A Bíblia diz que o nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17:9). Se você pudesse chegar à verdade por aquilo que você sente, então a Bíblia, que é a revelação de Deus, não precisaria ser escrita. Mas, ela foi escrita e revela que Deus é a única fonte da verdade, e não os nossos sentimentos.
Eu nunca tive conhecimento de uma verdade que se contradiz. O que acontece se alguém pensa que uma coisa está certa e outra pensa que está errada? Ambas estariam certas? Se esta afirmação é verdadeira, então como pode existir uma contradição como esta se os sentimentos determinam o que é a verdade?

Todas as religiões são caminhos diferentes para o mesmo lugar.

Se todas as religiões são diferentes caminhos para o mesmo lugar, então porque alguns caminhos contradizem outros? Pode a verdade contradizer a si mesma? Deixe-me mostrar rapidamente o ensino de três religiões:
O Budismo é panteísta e diz que não existe um Deus pessoal e cada um pode alcançar a divindade por seus próprios meios. O Islamismo diz que Jesus foi só um profeta e não o único caminho para Deus. O Cristianismo diz que existe um Deus pessoal e que o único caminho que existe para Ele é Jesus Cristo (Jo 14:6). Se estas três religiões, como você disse, são diferentes caminhos para o mesmo lugar, então por que elas contradizem uma a outra? Pode a verdade contradizer a si mesma?

 

Número de visualizações 25168

arrow_upward
Pedido de Oração