A Mentira: N√£o Compactue Com Falsos Mestres!

 

A MENTIRA: NÃO COMPACTUE COM FALSOS MESTRES!

 
"N√£o suporto as pessoas falsas, mas amo a tua lei." (Salmos 119:113)
 
N√£o podemos de fato amar a Palavra de Deus sem aborrecer o pecado.
 
ABOMINE A MENTIRA
 
"Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei." (Salmos 119:163)
 
A FALSIDADE EST√Ā EM GUERRA CONTRA O DEUS VERDADEIRO

Seja fiel, o Senhor se deleitará em ti: - "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite." (Provérbios 12:22)
 
O caráter e as atitudes auto-revelados de Deus provêem um forte motivo para a verdade.
 
ABORREÇA A MENTIRA

"O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominavel e se confunde." (Provérbios 13:5)

O justo prefere sofrer por falar a verdade do que evitar o sofrimento usando de mentira. Tais pessoas sabem que mentir por hábito é pecar contra o Senhor, que viver desse modo é excluir-se do reino de Deus.
 
Os fi√©is estar√£o sempre com o Senhor: ‚Äď "Os meus olhos procurar√£o os fi√©is da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servir√°. O que usa de engano n√£o ficar√° dentro da minha casa; o que profere mentiras n√£o estar√° firme perante os meus olhos." (Salmos 101:6-7)
 
Assim como Davi procurava homens fiéis, Deus está a procura de homens integros, para estarem na eternidade com Ele.
 
Além de expulsar o mal, é necessário reunir e organizar o bem.

O DIABO √Č O PAI DA MENTIRA
 
"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44)
 
A indiferença para com o pecado da mentira é um dos sintomas mais claros da impiedade de uma pessoa. Tal pessoa ainda não nasceu do Espírito e está sob a influência de satanás, como seu pai espiritual.

DEIXE A MENTIRA E FALE A VERDADE

"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25) 

A VERDADE
 
Como membros uns dos outros: - "Assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros." (Romanos 12:5)
 
Temos que evitar a falsidade em palavra: - "N√£o mintais uns aos outros, pois que j√° vos despistes do homem velho com os seus feitos." (Colossenses 3:9)
 
E em a√ß√£o: - Onde o denota "manter" ou "viver a verdade" em face do erro induzido por ast√ļcia.
 
Tudo é possível àquele que é instruído na verdade em Jesus.

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22:15)
 
(Estas palavras solenes devem servir de advertência a todos que, inclusive na igreja, acham que Deus tolera a mentira e o engano.)

N√£o tome decis√Ķes fora do que √© verdadeiro e justo: - "E, levantando-se toda a multid√£o deles, o levaram a Pilatos." (Lucas 23:1) ¬†¬†
 
Ele tornou-se o s√≠mbolo dos que tomam decis√Ķes religiosas √† base da conveni√™ncia pol√≠tica, e n√£o a base da verdade e justi√ßa. Todo crente deve tomar cuidado para n√£o transigir com a palavra de Deus.
 
Ele deve tomar posi√ß√£o por aquilo que √© justo, e n√£o por coisas que servir√£o apenas a suas ambi√ß√Ķes ego√≠stas.
 
Não comungue com obras das trevas: - "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes,  condenai-as." (Efésios 5:11)
 
Aquele que √© em tudo leal a Cristo, n√£o pode ser neutro, nem manter sil√™ncio quanto as obras infrutuosas das trevas e √† imoralidade. Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniq√ľidade √© odiar o pecado, tomar posi√ß√£o com Deus, contra o mal e permanecer fiel a Cristo, o qual tamb√©m denunciava as obras das trevas.
 
Viva para agradar a Deus: - "Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, n√£o seria servo de Cristo." (G√°latas 1:10)
 
Todos os crentes no Evangelho de Cristo devem ter como alvo, assim como Paulo o tinha - agradar a Deus, mesmo que isso importe em desagradar alguém.
 
Odeie o mal e ame o Senhor: - "Odeiem o mal, vocês que amam o SENHOR, pois Ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios." (Salmos 97:10)

Também devemos sentir profunda aflição quando o pecado e a imoralidade são tolerados na casa de Deus.
 
Coopere com ministérios sérios: - "Quem recebe um profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo." (Mateus 10:41)
 
Por outro lado, n√£o devemos apoiar, assistir ou cooperar com pastores e pregadores que n√£o proclamam a verdade de Deus de conformidade com a revela√ß√£o do Novo Testamento, ou que n√£o vivem uma vida piedosa, segundo os padr√Ķes justos de Deus. Se apoiarmos tais pessoas, participaremos do ju√≠zo que vir√° sobre elas.
 
Fuja da hipocrisia e dos falsos mestres: - "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós , escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando." (Mateus 23:12-13)
 
Crist√£os que, em nome do amor, da toler√Ęncia, ou da uni√£o, n√£o procedem nesses casos como Jesus, quanto aos que corrompem os ensinos de Cristo e das Escrituras, participam das m√°s a√ß√Ķes dos falsos profetas e mestres.
 
A mentira cauteriza a consciência: - "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência." (1 Timóteo 4:2)

Muitos crentes se desviar√£o da f√© porque deixar√£o de amar a verdade e de resistir √†s tend√™ncias pecaminosas dos √ļltimos dias.
 
Seja um exemplo: - "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4:12)
 
O pastor, antes de mais nada, deve ser um modelo de fidelidade, de pureza e de perseverança no viver religioso. Somente deve ocupar o cargo de pastor da igreja, o homem do qual a igreja possa dizer aos seus membros: este obreiro tem uma vida cristã digna de ser imitada.

Ame o que √© justo e verdadeiro: - "Amaste a justi√ßa e aborreceste a iniq√ľidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com √≥leo de alegria, mais do que a teus companheiros." (Hebreus 1:9)

O Senhor Jesus aborrece a iniq√ľidade, o mesmo devemos fazer.
Não basta o crente amar a justiça; ele deve, também, aborrecer o mal.
 
Cuidado para n√£o fazer parte das m√°s "obras": - "Se algu√©m vem ter convosco e n√£o traz esta doutrina, n√£o o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o sa√ļda tem parte nas suas m√°s obras." (2 Jo√£o 10,11)
 
Deus proíbe o crente de apoiar ou sustentar financeiramente o trabalho de tais mestres e de participar do mesmo. Isso seria participar com eles na oposição a Deus e à sua palavra e ser passivel da mesma condenação dos ensinadores que transigem com a verdade.
 
 


www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®