Mordomia Crist√£

 

MORDOMIA CRISTÃ

 

"Mordomia cristã, refere-se à administração correta de todos os bens e recursos que Deus colocou à nossa disposição, bem como, de todos os dons com que enriqueceu nossas vidas, seguindo os valores cristãos!"1

 O que ganhamos é o resultado do nosso trabalho e o nosso trabalho é o resultado de obedecermos a Deus, que nos capacitou e nos deu a oportunidade de "dominar sobre tudo que há na terra, debaixo da terra!" "Deus é a fonte, o restante são meios!"

"O AMOR AO DINHEIRO √Č QUE √Č A RA√ćZ DE TODOS OS MALES!" 1Tim√≥teo 6.10

"A B√≠blia faz 205 refer√™ncias diretas √† f√©; 208 √† salva√ß√£o e 2.085 ao dinheiro ou a outros meios usados para transa√ß√Ķes financeiras."(BARRO,At√© que o Dinheiro nos Separe)

A Bíblia menciona dois tipos de atitudes que podemos ter com o dinheiro, em relação a Deus e Sua Igreja:

Ofertas Sacrificiais ‚Äď Valor estabelecido no cora√ß√£o, depois de ter dado o d√≠zimo, em situa√ß√Ķes e objetivos especiais e com objetivos diferentes constru√ß√£o de templo; de casa para um irm√£o; para socorro em calamidades);

"Nossos conceitos determinam nossas a√ß√Ķes e estas os revelam!" Nossos conceitos sobre d√≠zimos e ofertas determinam nossas a√ß√Ķes e estas os revelam, por isso, nosso tema √©:

TEMA: "CONTRIBUI√á√ēES REVELADORAS"¬†¬†¬†¬†¬† REVELAM GRATID√ÉO ‚Äď G√™nesis 14.18-24

¬†Primeira refer√™ncia sobre d√≠zimo na B√≠blia ‚Äď (N√£o sobre oferta, pois, Caim e Abel ofertam ao Senhor bem antes)

¬†Contexto ‚Äď Abra√£o se preocupa com o sobrinho L√≥, que fora levado cativo pelos inimigos, juntamente com os habitantes de Sodoma e Gomorra. Com um ex√©rcito de 318 homens, venceu os inimigos, recuperou L√≥ e tudo o que havia sido roubado e ao retornar √© aben√ßoado por Melquisedeque;

Grato pelas duas bênçãos: a) Libertação de Ló; b) A bênção proferida por Melquisedeque) ele dá o dízimo de tudo o que havia ganho na batalha;

¬†Foi um ato volunt√°rio ‚Äď

¬†Foi um ato lit√ļrgico de adora√ß√£o ‚Äď Melquisedeque, tipo de Cristo (Hb.7.1-4);

¬†Foi um ato sacrificial ‚Äď "tirado dos melhores despojos";

¬†Um cora√ß√£o realmente grato a Deus, √© dizimista.¬†¬†¬†¬† REVELAM COMPROMISSO ‚Äď G√™nesis 28.18-22

1.- Segunda referência sobre dízimo na Bíblia;

2.- Contexto ‚Äď Jac√≥ est√° fugindo de casa, por ter roubado a b√™n√ß√£o de Esa√ļ. De deus n√£o se foge! "Deus est√° neste lugar e eu n√£o sabia!"

A presença de Deus o leva à algumas atitudes:

Edifica um altar ‚Äď s√≠mbolo de alian√ßa ‚Äď 28.18;

Mudou o nome do local ‚Äď √© muito mais do que "luz‚Äô, √© BETEL ‚Äď CASA DE DEUS;

Fez um compromisso com Deus:

Pediu proteção na viagem;

Pediu providências para as necessidades básicas;

Disp√īs-se √† voltar em paz (arrependimento) para a casa dos pais;

Fez uma declara√ß√£o de F√© ‚Äď 28.21;

Resolveu tornar seu compromisso vis√≠vel ‚Äď d√≠zimo;

Deus está presente e se temos consciência da Sua presença e de que devemos estabelecer compromissos com Ele, o dízimo é uma das maneiras de revelar, tornar visível este compromisso

REVELAM CONFIAN√áA ‚Äď Ml. 3.8-12 O texto mais lido e nem sempre compreendido, sobre o d√≠zimo;

Contexto ‚Äď ap√≥s o grande avivamento de Neemias, n√£o demorou muito e o povo esfriou na f√©. Deus levantou profetas para exortar e chamar o povo √† um reavivamento (Ageu e Malaquias) Ag.1.1-15;

O estilo pr√≥prio de Malaquias ‚Äď Mon√≥logo ‚Äď perguntas e respostas;

Constata√ß√£o de Deus ‚Äď "V√≥s me roubais!"

Pergunta ir√īnica do povo ‚Äď "Em que?"

Resposta objetiva de Deus ‚Äď "Nos d√≠zimos e nas ofertas!"

Conseq√ľ√™ncias pessoais e coletivas, previstas por Deus ‚Äď "Maldi√ß√£o"

Desafio de Deus ‚Äď "Trazei todos os d√≠zimos √† casa do tesouro"- ao templo ‚Äď 3.10 a;

Provando a Deus ‚Äď "Fazei prova de mim!":

Janelas do céus abertas;

Abund√Ęncia, prosperidade;

Repreens√£o ao devorador (gafanhoto) (comp.c/Joel 1.4 ‚Äď 4 tipos de gafanhotos: cortador; migrador; devorador e destruidor;

Proteção das e nas calamidades;

Reconhecimento e elogio dos de fora;

Felicidade;

Roubar √© ficar ou pegar o que n√£o √© meu, por isso, d√≠zimo n√£o se d√°, porque n√£o posso dar o que n√£o √© meu; n√£o se paga, porque nunca poderia pagar por aquilo que Deus me tem dado; D√ćZIMO SE DEVOLVE, PORQUE √Č DE DEUS!

Lembrar que os 90% que ficam sob nossa administração, também, são de Deus e vamos prestar contas a Ele. Por isso, cuidado com o consumismo desenfreado e a materialismo escravagista. "Nunca vi tanta coisa, no mesmo lugar, sem nenhuma necessidade! "Nós os cristãos, devemos viver pela lei da graça e não pela lei de mercado!"

Ser dizimista, além de não roubar de Deus, também, e não roubar dos irmãos, pois, se eles forem dizimistas e eu não, estarei usufruindo de privilégios que a Igreja me concede e que foram e são sustentados pelos dízimos deles. Serei como um parasita, que se aproveita e se alimenta dos esforços dos outros.

Ser dizimista, também, iguala todos os irmãos, para que um não fique pensando que contribuí mais do que os outros. Se todos são dizimistas, ninguém dá mais do que ninguém e a Igreja se livra daqueles que querem ser "donos de Igreja", porque acham que contribuem com mais.

Ser dizimista é uma das maneiras mais práticas de demonstrar que confio nas promessas de Deus.

REVELAM UMA LITURGIA INTEGRAL ‚Äď Mateus 23.23

Jesus fala duas vezes, apenas, sobre d√≠zimo, e o faz no mesmo contexto ‚Äď criticando os fariseus, porque n√£o estavam desenvolvendo uma liturgia ou adora√ß√£o integral ‚Äď Lucas 11.42;

Fariseus ‚Äď grupo de judeus extremamente legalistas, por√©m, sem atitudes de justi√ßa, miseric√≥rdia e f√©;

O desafio de Jesus:

Continuem dando o dízimo, até das mínimas coisas (hortelã, endro e o cominho);

Agreguem atitudes que a pr√≥pria lei exige ‚Äď justi√ßa, miseric√≥rdia e f√©;

Esp√≠rito de Religiosidade ou Espiritualidade Doentia ‚Äď Mateus 5.21-26;

Os dízimos simbolizam minha consagração a Deus, cujos recursos ajudarão no sustento daqueles que foram chamados por Ele e consagrados pelo Seu povo, afim de abençoarem não só a mim, mas, à outras pessoas;

Paulo usa o mesmo conceito do d√≠zimo, VT, sustendo dos levitas, para defender o sustento dos ap√≥stolos ‚Äď I Cor√≠ntios 9.1-18;

Nossos d√≠zimos e atitudes devem andar juntos, sem dicotomia. Nosso culto deve ser integral, pois, √© este culto que agrada a Deus. Ele procura verdadeiros adoradores, que o adorem em esp√≠rito (convic√ß√Ķes internas) e em verdade (testemunhos externos);

REVELAM SOLIDARIEDADE E VIS√ÉO MISSION√ĀRIA ‚Äď II COR√ćNTIOS 9; FILIPENSES 4.10-23;

Os dois contextos nos falam de ofertas, isto √©, al√©m e depois do d√≠zimo. Elas s√£o motivadas por situa√ß√Ķes especiais: aquisi√ß√£o, constru√ß√£o, necessidades da Igreja ou de irm√£os, calamidades e miss√Ķes;¬†¬† Exemplos de Ofertas na B√≠blia:

Constru√ß√£o ‚Äď Tabern√°culo (√äxodo 35); Templo (I Cr√īnicas 29);

Solidariedade ‚Äď Situa√ß√£o de fome em Jerusal√©m (II Cor.9) "assist√™ncia lit√ļrgica";

A Solidariedade Estimula Outros ‚Äď 9.2;

Deve ser feita com Seriedade ‚Äď 9.3-4 (cuidado com: "L√° vem o golpe!")

Deve ser acompanhada de um esp√≠rito generoso ‚Äď 9.5;

Deve ser entendida como uma semeadura ‚Äď 9.6 (o dia em que eu precisar, terei onde colher);

Deve ser volunt√°ria, sem constrangimento e com alegria ‚Äď 9.7-10;

Deve ser entendida como um culto a Deus ‚Äď 9.12-15;

Oferta Mission√°ria ‚Äď Fp.4.10-23;

O "maior recibo" da hist√≥ria ‚Äď Paulo escreve para informar √† Igreja de Filipos, que Epafrodito havia entregue a oferta:

Significa nosso cuidado com os obreiros; 4.10;

Significa nosso desejo de fazer parte da sociedade ou parceria ‚Äď 4.14-15;

Significa nossa participa√ß√£o nos "cr√©ditos" ou galard√Ķes na eternidade ‚Äď 4.16-17;

Significa nossa participa√ß√£o na promessa ‚Äď 4.18;

Significa nosso culto a Deus ‚Äď 4.18;

"Nossos dízimos revelam se somos cristãos: gratos, comprometidos, equilibrados na adoração e nossas ofertas revelam se somos solidários e se temos visão missionária!

"CADA UM EXAMINE-SE A SI MESMO E OU√áA O QUE O ESP√ćRITO DIZ √Ä IGREJA!"

"10 RAZ√ēES PORQUE EU DEVOLVO O D√ćZIMO:"

1.- Eu sou dizimista, porque a Bíblia traz este mandamento de forma muito clara: "Trazei todos os dízimos!". Eu não discuto. Eu obedeço!

2.- Eu sou dizimista, porque fui salvo pela graça de Deus e em gratidão ao que Ele fez por mim, trago o meus dízimos todos meses.

3.- Eu sou dizimista, porque quero contribuir com a pregação do evangelho e ver o Reino de Deus sendo implantado na terra.

4.- Eu sou dizimista, porque quero ajudar nos sustento digno de pastores e mission√°rios.

5.- Eu sou dizimista, porque quero ver minha Igreja crescendo e ajudando no sustento de pobres, vi√ļvas e √≥rf√£os.

6.- Eu sou dizimista, porque quero ver crianças, adolescentes, jovens e idosos, sendo atendidos em suas necessidades emocionais e espirituais.

7.- Eu sou dizimista, porque creio que a Igreja √© a √ļnica institui√ß√£o na face da terra, que tem uma mensagem de esperan√ßa para este mundo perdido em seus delitos e pecados.

8.- Eu sou dizimista, porque não quero ficar de fora quando Deus abrir as janelas do céu e derramar bênçãos sem medida, sobre o Seu povo.

9.- Eu sou dizimista, porque quando me batizei ou professei a minha fé, assumi um compromisso de sustentar a minha igreja, moral, espiritual e financeiramente.

10.- Eu dou dizimista, porque sou crente.
 



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