O que Deus Abomina

 

O QUE DEUS ABOMINA

 

Nem todo erro é pecado.
Nem todo pecado é contravenção.
Nem toda contravenção é crime.
Todo crime, contravenção e pecado são erros e precisam ser evitados,
mas cada um tem efeitos e penalidades diferentes.

Alguns afirmam que todo pecado √© igual. A b√≠blia, por√©m, n√£o diz tal coisa. Tanto √© que existem pecados para morte (IJo.5.16), existe pecado sem perd√£o (Mt.12.32), mas nem todos se encaixam nestas categorias. A lei de Mois√©s determinava penas diferentes conforme a gravidade do pecado cometido. Uma das formas de se distinguir um pecado do outro √© atrav√©s das conseq√ľ√™ncias de cada um.

√Č evidente que todo pecado √© maligno e deve ser evitado. Quero, entretanto, chamar a aten√ß√£o para alguns pecados que se destacam nas Escrituras. O ditado popular diz: ‚Äúerrar √© humano‚ÄĚ. Isto est√° correto, mas pode trazer um perigoso sentimento de conforma√ß√£o com o erro. Errar √© humano, mas existem erros que s√£o irrepar√°veis. Por isso, n√£o podemos nos dar ao luxo de comet√™-los.

Todo pecado desagrada a Deus, mas alguns são classificados como abominação aos seus olhos.

O que seria abominação?

Imagine que algu√©m lhe sirva uma refei√ß√£o com arroz, feij√£o, carne, e alguns peda√ßos de fezes por cima, e, como acompanhamento, um copo de v√īmito. Talvez voc√™ tenha dito ‚Äúeca!‚ÄĚ ou ‚Äúargh!‚ÄĚ. Isto √© abomina√ß√£o: nojo, repulsa, avers√£o extrema a ponto de se querer vomitar ou at√© mesmo agredir quem faz tais coisas (Ex.8.26).

Desculpe-me por escrever coisas tão nojentas, mas é só para dar uma idéia da reação divina diante de alguns pecados.

Você ficou enojado com tudo isso? Deus também fica, quando se faz aquilo que é detestável aos seus olhos.

Vejamos exemplos b√≠blicos de atitudes ou a√ß√Ķes que s√£o consideradas abomina√ß√Ķes diante do Senhor:

- Ato homossexual e outras devassid√Ķes ‚Äď Lv.18.22-30; Lv.20.13; Dt.22.5; Ez.22.11;
- Incesto ‚Äď Ez.22.11;
- Idolatria ‚Äď Lv.26.30; Dt.7.25-26; Dt.12.31; Dt.13.13-14; Dt.27.15; Dt.29.17; Dt.32.16; Jr.16.18; Jr.44.3-4;
- Oferta defeituosa ou fruto de pecado ‚Äď Dt.17.1; Dt.23.18;
- A oferta e o sacrifício do ímpio - Pv.15.8; Pv.21.27;
- Adivinha√ß√£o, feiti√ßo e consulta aos mortos ‚Äď Dt.18.9-12.
- Roubo em transa√ß√Ķes comerciais - Dt.25.13-16; Pv.11.1; Pv.20.10,23;
- O sanguin√°rio e o fraudulento ‚Äď Salmo 5.6.
- O perverso ‚Äď Pv.3.32.
- O arrogante ‚Äď Pv.16.5;
- O que causa contenda entre os irm√£os ‚Äď Pv.6.16-19.
- A mentira ‚Äď Pv.12.22;
- Condenar o justo e justificar o √≠mpio ‚Äď Pv.17.15.
- A ora√ß√£o do desobediente ‚Äď Pv.28.9;
- Furto, homic√≠dio, adult√©rio e falso juramento ‚Äď Jr.7.9-10; Ez.22.11; Ez.33.26;
- A prostitui√ß√£o ‚Äď Jr.13.27; Ez.16.25;
- O div√≥rcio ‚Äď Mal.2.16 (foi permitido em algumas situa√ß√Ķes, mas n√£o √© algo normal e agrad√°vel a Deus);

Observa-se que as abomina√ß√Ķes est√£o geralmente relacionadas a graves injusti√ßas, aberra√ß√Ķes sexuais e atos religiosos ofensivos a Deus. Se f√īssemos fazer nossa pr√≥pria lista, talvez n√£o inclu√≠ssemos quest√Ķes religiosas, como oferta, etc, mas a b√≠blia nos mostra o quanto essas coisas agridem a santidade divina.

Nós, como filhos de Deus, devemos abominar aquilo que ele abomina e amar o que ele ama (Sl.119.163).

Os profetas do Velho Testamento se levantaram para denunciar as abomina√ß√Ķes praticadas em Israel e Jud√°. Como n√£o lhes deram ouvidos, o Senhor permitiu que os inimigos viessem e levassem aquele povo para o cativeiro na Ass√≠ria e na Babil√īnia.

‚ÄúO Senhor n√£o podia por mais tempo suportar a maldade das vossas a√ß√Ķes, as abomina√ß√Ķes que cometestes; pelo que se tornou a vossa terra em desola√ß√£o, e em espanto, e em maldi√ß√£o, sem habitantes, como hoje se v√™‚ÄĚ (Jr.44.22).

Toda abomina√ß√£o atrai a ira de Deus (Dt.32.16). ‚ÄúAgora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abomina√ß√Ķes‚ÄĚ (Ez.7.8).

N√£o √© de se estranhar que aqueles que n√£o conhecem o Senhor pratiquem abomina√ß√Ķes (e existem muitos √≠mpios que n√£o chegam a faz√™-las ‚Äď ICo.5.1). O crist√£o, entretanto, n√£o pode comet√™-las de modo nenhum, pois trar√° sobre si a ira de Deus, podendo, inclusive cair nas m√£os de Satan√°s (ICo.5.1-5,11), pois a abomina√ß√£o traz consigo o assolador (Dn.9.27).

‚ÄúDesviando-se o justo da sua justi√ßa, e cometendo a iniq√ľidade, fazendo conforme todas as abomina√ß√Ķes que faz o √≠mpio, porventura viver√°? De todas as suas justi√ßas que tiver feito n√£o se far√° mem√≥ria; pois pela trai√ß√£o que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrer√°‚ÄĚ (Ez.18.24).

Não estamos debaixo da lei mosaica para que apedrejemos quem pratica abominação, mas isso não diminui a agressão que se faz à santidade de Deus quando se comete tais pecados.

Se houver arrependimento, Deus perdoar√° as abomina√ß√Ķes cometidas, mas isto n√£o pode servir como licen√ßa para pecar, pois, mesmo havendo perd√£o, haver√° conseq√ľ√™ncias terr√≠veis. Davi adulterou, arrependeu-se e foi perdoado. Contudo, o filho do adult√©rio morreu e outras conseq√ľ√™ncias vieram sobre o rei.

‚ÄúPois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem √© lavrada, recebe a b√™n√ß√£o da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos, √© rejeitada, e perto est√° da maldi√ß√£o; o seu fim √© ser queimada. Mas de v√≥s, √≥ amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salva√ß√£o...‚ÄĚ (Heb.6.7-9).
 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®