Andar No Espírito

 

ANDAR NO ESP√ćRITO

 

‚ÄúDigo, por√©m: Andai em Esp√≠rito, e n√£o cumprireis a concupisc√™ncia da carne. Porque a carne cobi√ßa contra o Esp√≠rito, e o Esp√≠rito contra a carne; e estes op√Ķem-se um ao outro, para que n√£o fa√ßais o que quereis." (G√°latas 5:16-17)

VIVEMOS EM GUERRA VINTE E QUATRO HORAS POR DIA; SETE DIAS POR SEMANA

Trata-se de uma batalha ininterrupta, n√£o s√≥ contra os dem√īnios mas contra a nossa pr√≥pria carne. O ap√≥stolo Paulo declarou que via em seu corpo uma guerra entre:

Seu homem interior - que tinha prazer na lei de Deus, E a sua carne - que se via dominada pela lei do pecado.

DEUS NOS COMISSIONOU A VENCER A CARNE; E PODEMOS FAZÊ-LO!!!

Esta é uma das áreas onde o Espírito Santo veio ministrar em nossas vidas para nos conduzir a um viver santo, vitorioso. E os benefícios do uso da linguagem de oração no espírito estão diretamente ligados às áreas de ação do Espírito do Senhor em nós. Em suma, se é ministério do Espírito nos fazer vencer a carne, então é certo que o falar em línguas nos auxiliará no tocante a esta área.

SOMENTE ANDANDO NO ESP√ćRITO VENCEREMOS OS DESEJOS E INCLINA√á√ēES DA CARNE

No capítulo 7 Paulo declara que passava o conflito interior que todos nós também passamos:

"Porque o que fa√ßo n√£o o aprovo; pois o que quero isso n√£o fa√ßo, mas o que aborre√ßo isso fa√ßo. E, se fa√ßo o que n√£o quero, consinto com a lei, que √© boa. De maneira que agora j√° n√£o sou eu que fa√ßo isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto √©, na minha carne, n√£o habita bem algum; e com efeito o querer est√° em mim, mas n√£o consigo realizar o bem. Porque n√£o fa√ßo o bem que quero, mas o mal que n√£o quero esse fa√ßo.‚ÄĚ (Romanos 7:15:19)

Depois faz a pergunta:

‚ÄĚMiser√°vel homem que eu sou! quem me livrar√° do corpo desta morte?" (Romanos 7:24), externando assim a sua incapacidade de vencer a carne.

Muitos pensam que esta pergunta ficou sem resposta; mas n√£o! Logo a seguir, ele mesmo afirma:

‚ÄúDou gra√ßas a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo √† lei de Deus, mas com a carne √† lei do pecado.‚ÄĚ (Romanos 7:25)

E o cap√≠tulo 8 revela como Jesus Cristo nos d√° esta vit√≥ria. Temos a provis√£o de Cristo para vencermos. E da mesma forma como havia dito aos G√°latas que o segredo de n√£o cumprir os desejos da carne √© ANDAR NO ESP√ćRITO, o ap√≥stolo tamb√©m o diz em outras palavras aos crentes de Roma.

"Porque a lei do Esp√≠rito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.‚ÄĚ (Romanos 8:2)

H√Ā DUAS LEIS EM FUNCIONAMENTO NA VIDA DOS QUE SERVEM A DEUS: A DE VIDA E A DE MORTE

Enquanto a lei do Esp√≠rito vivifica, a lei do pecado mata. No verso 6 lemos: "Porque a inclina√ß√£o da carne √© morte; mas a inclina√ß√£o do Esp√≠rito √© vida e paz.‚ÄĚ

Mas na exposi√ß√£o das leis, temos mais do que um mero contraste entre uma e outra; as Escrituras est√£o nos dizendo que uma lei √© maior e sobrep√Ķe a outra.

A lei do Espírito da vida NOS LIVRA da lei do pecado e da morte!

Graças a Deus! Embora a lei operante na maioria dos homens seja a do pecado, nós temos o antídoto: a lei do Espírito da vida. Quando a segunda entra em operação, a primeira é anulada.

Basta andar no Espírito, acionando voluntariamente esta lei, e você experimentará a vitória. Caso contrário, jamais agradará a Deus:

‚ÄúPorquanto a inclina√ß√£o da carne √© inimizade contra Deus, pois n√£o √© sujeita √† lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que est√£o na carne n√£o podem agradar a Deus.‚ÄĚ
(Romanos 8:7-8)

O QUE √Č ESTAR NA CARNE?

√Č viver a vida sem Cristo, desprovida por completo da lei do Esp√≠rito. Este n√£o √© o caso dos crist√£os verdadeiros, pois o texto prossegue dizendo:

‚ÄúV√≥s, por√©m, n√£o estais na carne, mas no Esp√≠rito, se √© que o Esp√≠rito de Deus habita em v√≥s. Mas, se algu√©m n√£o tem o Esp√≠rito de Cristo, esse tal n√£o √© dele.‚ÄĚ (Romanos 8:9)

Depois desta declaração profunda, de que ninguém que serve a Cristo está desprovido do Espírito Santo para vencer, Paulo estabelece claramente ONDE cada uma das duas leis opera:

A do pecado: na carne; E a do Espírito da vida: em nosso próprio espírito.

‚ÄúE, se Cristo est√° em v√≥s, o corpo, na verdade, est√° morto por causa do pecado, mas o esp√≠rito vive por causa da justi√ßa.‚ÄĚ (Romanos 8:10)

O qu√™, exatamente, significa a express√£o ‚Äúcorpo morto por causa do pecado‚ÄĚ?

Fala da opera√ß√£o da lei do pecado na nossa carne; mais √† frente o escritor usa o termo ‚Äúcorpo mortal‚ÄĚ. Mas assim como a carne est√° sob a lei do pecado, nosso esp√≠rito, por sua vez, est√° sob a vida; ou seja, tem nele a opera√ß√£o do Esp√≠rito da vida! Enquanto a B√≠blia chama nossa carne de corpo morto (ou mortal), chama nosso esp√≠rito de vivo (ou vivificado) e diz que esta vida do esp√≠rito pode fluir para o corpo, anulando a lei da morte.

‚ÄúE, se o Esp√≠rito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em v√≥s, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus h√° de vivificar tamb√©m os vossos corpos mortais, pelo seu Esp√≠rito que em v√≥s habita‚ÄĚ.
Romanos 8:11

Durante muito tempo achei que este vers√≠culo s√≥ se aplicava √† ressurrei√ß√£o do corpo, por ocasi√£o da vinda de Jesus. Mas hoje vejo claramente que este ‚Äúvivificar o corpo mortal‚ÄĚ fala da lei do Esp√≠rito da vida anulando a lei do pecado e da morte na carne j√° neste tempo presente.

Resumindo, s√≥ vencemos a carne pelo operar do Esp√≠rito Santo em n√≥s: ‚ÄúPorque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esp√≠rito mortificardes as obras do corpo, vivereis‚ÄĚ (Romanos 8:13). N√£o h√° outro meio de vencer a carne, a n√£o ser anulando esta lei mortal do pecado mediante o poder e a√ß√£o do Esp√≠rito de vida.

O CATIVEIRO DO PECADO

Para melhor enxergarmos a atuação do Espírito Santo quebrando o domínio do pecado e da carne em nossas vidas, precisamos reconhecer que Paulo trata a lei do pecado como sendo um cativeiro:

‚ÄúPorque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo √† lei do pecado, que est√° nos meus membros.‚ÄĚ (Romanos 7:22-23)

Preste aten√ß√£o na frase usada pelo escritor ‚Äúlevando cativo‚ÄĚ. √Č nesta linha de racioc√≠nio que ele declara em Romanos cap 8 verso 15 que n√£o recebemos o ‚Äúesp√≠rito de escravid√£o‚ÄĚ.

A lei do pecado e da morte, é na verdade, uma escravidão.

Depois o raciocínio deste cativeiro do pecado se estende e apresenta a própria criação (ecossistemas) escravizada e ansiando pela libertação:

‚ÄúPorque a cria√ß√£o aguarda com ardente expectativa a revela√ß√£o dos filhos de Deus.Porquanto a cria√ß√£o ficou sujeita √† vaidade, n√£o por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperan√ßa de que a pr√≥pria cria√ß√£o h√° de ser liberta do cativeiro da corrup√ß√£o, para a liberdade dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a cria√ß√£o, conjuntamente, geme e est√° com dores de parto at√© agora; e n√£o s√≥ ela, mas at√© n√≥s, que temos as prim√≠cias do Esp√≠rito, tamb√©m gememos, aguardando a nossa ado√ß√£o, a saber, a reden√ß√£o do nosso corpo‚ÄĚ. (Romanos 8:19-23)

E a Palavra de Deus tra√ßa um paralelo entre a natureza e a humanidade nestes termos: ambos est√£o no ‚Äúcativeiro da corrup√ß√£o‚ÄĚ; ambos aguardam a liberta√ß√£o; e ambos possuem a mesma linguagem de desabafo neste anseio de serem livres: os gemidos. Tanto a natureza como a humanidade gemem. E estes gemidos s√£o uma verdadeira ora√ß√£o por liberta√ß√£o que ser√° atendida! E logo a seguir, veremos Paulo usando a frase ‚Äúdo mesmo modo tamb√©m o Esp√≠rito‚ÄĚ.

A B√≠blia Sagrada est√° dizendo que assim como a cria√ß√£o e a humanidade gemem, ASSIM TAMB√ČM o Esp√≠rito Santo geme! N√£o geme por necessitar de liberta√ß√£o, mas geme em n√≥s, levando-nos a uma ora√ß√£o por liberta√ß√£o mais eficaz. E √© exatamente neste ponto que aparece a ora√ß√£o no Esp√≠rito Santo ligada ao vencer a carne:

‚ÄúDo mesmo tamb√©m o Esp√≠rito nos ajuda na fraqueza; porque n√£o sabemos o que havemos de pedir como conv√©m, mas o Esp√≠rito mesmo intercede por com gemidos inexprim√≠veis.‚ÄĚ (Romanos 8:26)

SOMOS AJUDADOS NA FRAQUEZA

E que fraqueza √© esta? O contexto de todo o cap√≠tulo - e mesmo dos anteriores - fala de uma s√≥ fraqueza: a inclina√ß√£o da carne. A √ļnica maneira de vencer a carne √© com a ajuda do Esp√≠rito. E como Ele nos ajuda? Visto que n√£o sabemos orar como conv√©m, o Esp√≠rito intercede por n√≥s... A linguagem sobrenatural de ora√ß√£o √© o aux√≠lio que o Pai nos deu para que ven√ßamos a carne; √© usando o falar em l√≠nguas que conheceremos o toque liberador de vida do Esp√≠rito Santo.

√Č interessante tamb√©m, o significado desta palavra traduzida como ‚Äúajuda‚ÄĚ (ou assiste). No original grego √© sunantilambanomai, que quer dizer ‚Äúpegar firme contra algo, juntamente com‚ÄĚ. Tal palavra cabe bem no exemplo de algu√©m que ajuda outro a carregar algo pesado, como um piano. √Č literalmente ‚Äúpegar a outra ponta do peso‚ÄĚ, o que reflete, na verdade, uma sociedade. √Č ajuda em parceria.

Agora veja bem, quando falamos do nosso espírito, pelo Espírito Santo dentro em nós, orando em línguas, isto não lhe sugere uma sociedade também?

Aleluia! Deus nos deu uma poderosa arma contra a inclinação da carne, e devemos usá-la dia após dia. Sei muito bem na prática, que, à medida que oramos mais em línguas nossa carne é enfraquecida. O próprio exercício do espírito nos faz mais consciente da presença de Deus e nos alerta para as sutis armadilhas da carne.

Orar em l√≠nguas √© ter a ajuda do Esp√≠rito Santo contra as fraquezas da carne; √© t√™-lo como parceiro, ‚Äúpegando a outra ponta do peso‚ÄĚ e nos auxiliando quanto a um peso que n√£o podemos carregar sozinhos. O cativeiro da corrup√ß√£o da lei do pecado em nossa carne √© quebrado ao gemermos e orarmos no Esp√≠rito. Ele intercede por n√≥s, pois de n√≥s mesmos n√£o saber√≠amos faze-lo de forma correta. E se Ele ora da forma correta por nosso meio ao falarmos em l√≠nguas, podemos ter a certeza que assim veremos a resposta!

A B√≠blia n√£o diz que o Esp√≠rito Santo intercede por n√≥s l√° no c√©u. Mas que o Esp√≠rito de Deus intercede ATRAV√ČS de n√≥s QUANDO falamos em l√≠nguas. A √ļnica incumb√™ncia b√≠blica do Esp√≠rito Santo quanto √† ora√ß√£o √© nos ajudar a orar, n√£o orar em nosso lugar. Ent√£o, se queremos vencer, devemos intencional e deliberadamente investirmos tempo na ora√ß√£o no Esp√≠rito.

Vencer as fraquezas da carne √©, portanto, mais um dos m√ļltiplos benef√≠cios do falar em l√≠nguas dados para a nossa plena vit√≥ria.

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®