CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO
"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)
"Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Romanos 10:10)
O QUE CREMOS É O RESULTADO DO NOSSO PENSAMENTO
Se pensarmos erroneamente, vamos crer de maneira errada.
Se nossa crença for errada, a confissão também o será, ou seja, o que dissermos estará errado.
TUDO DEPENDE DO NOSSO MODO DE PENSAR!
Mas a Palavra de Deus nos foi dada para endireitarmos os nossos pensamentos.
Geralmente, conversamos bastante sobre o crer, mas não conversamos tanto sobre o falar. É claro que não seremos capazes de falar certo, se não pensarmos certo.
Nosso pensamento tem de estar em sintonia com a Palavra de Deus, porque não poderemos crer além do que nos revela Sua Palavra.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração E NÃO TE ESTRIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO [mente]" (Provérbios 3:5)
"Destruindo os conselhos [raciocínios] e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5)
A Bíblia também nos fala:
"ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2)
RENOVAMOS NOSSA MENTE ESTUDANDO A PALAVRA DE DEUS
A Bíblia ensina a "Ter a mente de Cristo": - "Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16)
A única maneira de termos a mente de Cristo é estudando Sua Palavra, crer nEla de todo o coração e agir conforme seus ensinamentos.
A Palavra de Deus também nos ensina a pensar "Nas coisas que são boas, puras e honestas, se houver nelas alguma virtude": "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8)
Portanto, a Palavra de Deus realmente tem muitas coisas a dizer sobre a mente.
Entretanto, precisamos compreender que os pensamentos podem surgir de duas fontes distintas. Em outras palavras, os pensamentos que vêm à nossa mente nem sempre se originam dela.
O diabo coloca muitos pensamentos de fora: esta é uma fonte.
Por outro lado, pensamentos de Deus vêm do nosso interior: Eles vêm através do nosso espírito para nossa mente.
Quando você fica em COMUNHÃO ESTREITA COM O SENHOR POR MEIO DA ORAÇÃO, MEDITAÇÃO E ESTUDO DA SUA PALAVRA, aprende a distinguir a origem dos seus pensamentos.
NATURALMENTE, PENSAMENTOS MALIGNOS SÃO DO DIABO
Deus é Amor, e o amor não pensa, não ouve e não vê mal. Esses tipos de pensamentos vêm de Deus.
Eu tenho percebido que as referências feitas sobre a mente confundem muitas pessoas. Porém, no tocante ao fato de crer, muitos pensam que crêem. E, realmente, o fazem em suas mentes, mas não em seus corações.
Por exemplo, se alguém fala sobre confissão, a maioria das pessoas pensa em confessar pecado, enfermidade ou fracasso.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)
Mas a Palavra de Deus tem muito mais a dizer sobre o lado positivo do que o negativo.
Se as pessoas entendessem, isso faria uma grande diferença na vida e na maneira de pensar de cada um.
Paulo disse em Romanos cap 10 verso 9:
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus ..."
Isso não se refere à confissão de pecado, nem é uma confissão de fraqueza. Ao invés disso, é uma confissão do senhorio de Jesus Cristo. E continua dizendo:
"E, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."
O CRISTIANISMO É CHAMADO DE GRANDE CONFISSÃO
Em Hebreus cap 3 verso 1 revela que devemos considerar o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão:
"POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão."
É necessário que façamos como em Hebreus cap 4 verso 14: "Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão."