Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Dispostos E Disponíveis

Dispostos E Disponíveis
Leitura estimada 6 min

 

DISPOSTOS E DISPONÍVEIS
 

Como parte da boa obra que Deus está operando e aperfeiçoando em nós, podemos experimentar de forma desmascarada até que ponto estamos abertos para um relacionamento profundo e de serviço para com Deus e o nosso próximo.

A base de estudo está constituída no fato de estarmos dispostos a fazer as obras que Deus preparou para que andássemos nelas e disponíveis para cumpri-las a qualquer instante:

Dispostos: A nossa disposição para Deus é proporcional ao quanto o conhecemos e compreendemos seus planos de ação, ou seja, à medida que o conhecemos, pela nossa disposição em servi-lo, nos comprometemos com a sua causa.

Amor a Deus e ao próximo: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." (Mateus 22:37-40) Conhecer a causa de Deus: (2 Timóteo 2:3- 4), (Tiago 5:19-20), (Isaías 52:7 e Romanos 10:15)

"E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24:46-49)
 

Disponíveis: a disponibilidade representa a ação, o compromisso sendo executado.
Pelo conhecimento de Deus, e impulsionados pelo Amor, nos dispomos a fazer muitas coisas.

Até este momento as idéias não passam de teoria, o que faz com que a teoria se torne realidade é a nossa disponibilidade para colocar as idéias em prática a qualquer momento.

Se Deus dissesse para você fazer uma obra missionária no Acre, estaria disposto ? E se Ele completasse dizendo que seria hoje, saindo daqui a ½ hora, estaria disponível? Por que? E uma visita a alguém próximo?

Não estar preso: (2 Timóteo 2:4) Buscar o reino em 1º lugar: (Mateus 6:33) Estar atento a voz do Espírito Santo: (Atos 13:2-3) Ser servo, fazer o que vier a mão: (Eclesiastes 9:10) Ser submisso, não questionar: Naamã - (2 Reis 5:9-14)

Por meio da morte expiatória de Cristo, a graça de Deus até então desconhecida pelo homem, inserido e subjugado aos rudimentos da lei, foi manifestada aos homens trazendo-lhes uma salvação plena.

Este parágrafo em conjunto com o texto do capitulo 3.4-7, formam o principal ponto teológico desta carta paulina.

Como indicativo, descreve o que amorosamente Deus fizera por nós. como imperativo, descreve as instruções que Deus espera que façamos.(1.10 – 2.10).

Quanto ao enunciado “ se há manifestada” revela o aparecimento repentino, como inesperado. (imediatamente necessário). Como em Isaias 53 “... como raiz de uma terra seca...”, “como a rocha no deserto”, “ como o mar se abrindo para Israel passar”, “como uma virgem conceber sem a presença de um marido”.... Deus nos quis salvar quando não havia esperança de salvação....

BENEFÍCIOS DA SALVAÇÃO:

1 – A Manifestação da Graça:

Manifestado (aoristo - grego). A expressão aponta um ato definitivo, uma vez para sempre.
Não há mais necessidade de acontecer outra graça manifestada.

A encarnação e obra expiatória de Cristo são reveladas como ato conclusivo, definitivo e suficiente para Salvar os pecadores.

(cfr. 3.4).

Em caráter e propósito, a graça assim manifestada é «salvadora» ela tem seu propósito definido como salvadora. «trazendo salvação», e isto não apenas aos judeus, mas a todos os homens, nos moldes de (João 1:11-12)

Seu alvo é mundial. A graça salvadora de Deus traz-nos sob uma disciplina que nos instrui nitidamente quanto ao dever de reorientar a nossa presente vida.

A manifestação da Graça Divina, nos coloca imbuídos de dois lados distintos:

Negativamente: Devemos, com determinação, abandonar aquela velha vida dominada, não pela reverência a Deus, mas pelos meros interesses deste mundo: Positivamente: Devemos procurar viver corretamente, em relação a nós mesmos, ao próximo e a Deus, - isto é, abstinente do mundo, do pecado e da maldade, justa e piamente (com esmerada piedade).

2 – A Graça que nos Educa:

Deus quis nos salvar. Agora salvos, devemos ser educados para uma existência celestial e eterna. No entanto, esta educação inicia-se aqui através do Evangelho. O evangelho nos dá além de uma nova vida aqui, segundo a pratica do mesmo, esperança para além da vida atual.
O evangelho nos educa em:

Abnegação.

Renegando uma vida de impiedade e paixões mundanas.
Abandonando o mundo de pecado
Apartando-se do mal.
Negando-se a si mesmo.
Abrindo mão de suas vontades a fazer a vontade de Deus.

Ter esperança:

Nunca andar em desespero.
Não se sentir invejoso de quem quer que seja.
Não amar o mundo, e fazer dele a sua subsistência.
Aguardar o aparecimento de Cristo nas nuvens
As bodas do cordeiro - a grande festa no céu.
Do nosso galardão – em cristo.

3 – A Graça que nos deu Jesus:

Não tínhamos paz, esperança, segurança. Éramos inconstantes e instáveis, mas em Cristo somos convidados a ser novas criaturas. Gerados da ação do Espírito Santo em nossa vida:

Convencidos do pecado do juízo e da morte.
Perdoados de todos os nossos pecados.
Feitos filhos de Deus
Feitos herdeiros do Pai
Co-herdeiros com Cristo
Inseridos no Reino de Deus.
Feitos Justos – sem culto alguma.
Alimentados por promessas jamais perecíveis.
Somos instruídos na verdade.

4 – Conclusão:

Em Hebreus 2.3, diz-nos: Como poderemos escapar se caso não aceitarmos a imensa salvação oferecida pelo Pai através de Cristo.

    Pela graças é que somos salvos.
    Tendo de Deus a certeza da vida eterna pela fé em Cristo Jesus Nosso Senhor.
    Pela graça você é ouvido e visto por Deus.
    Pela graça você alcança perdão de tudo o que você tem feito.
    Pela graça não haverá mais nada contra você pelo que você praticou no passado.
    Deus te quer salvar aceito-o nesta hora e seja plenamente feliz.

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.