Ele Nos Libertou Do Império Das Trevas

 

ELE NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS

 

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados." (Colossenses 1:12-14)

A aparente e temporária derrota dos crentes é o produto do desconhecimento da posição em Cristo Jesus

1. Antes de Cristo:

a) Satanás acusava os filhos de Deus diante de Jeová.

"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles." (Jó 1:6)

"E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR." (Jó 1:12)

b) Seguíamos a corrente deste mundo.

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência." (Efésios 2:2)

2. Depois de Cristo:

a) Despojou principados e potestades e triunfou sobre eles.

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo." (Colossenses 2:14-15)

b) Destruiu o que tinha poder da morte.

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo." (Hebreus 2:14)

c) Foi expulso o acusador dos irmãos.

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite." (Apocalipse 12:10)

d) Tem guardado em trevas e algemas para o juízo final.

"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo." (2 Pedro 2:4)

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia." (Judas 6)

PODERÁ UM CRENTE SER POSSUÍDO POR DEMÔNIOS SE O ESPÍRITO SANTO ESTÁ NELE?

a) Deus guarda e o maligno não toca.

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (1 João 5:18)

b) Já nos libertou do império das trevas.

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados." (Colossenses 1:12-14)

c) O valente bem armado tem os seus em segurança.

"Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem." (Lucas 11:21)

O versículo: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios ..." só se aplica para pessoas que não tem o Espírito Santo.

a) O espírito imundo sai do homem.

"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má." (Mateus 12:43-45)

b) O endemoninhado Gadareno.

"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.

E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.

E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito." (Lucas 8:26-39)

c) A moça que tinha espírito de adivinhação.

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." (Atos 16:16-18)

Se Cristo já nos libertou das potestades do diabo, então qual é a luta, a batalha que o crente tem diariamente e em todo o lugar?

Cada um é tentado por sua própria concupiscência e cobiça: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência."(Tiago 1:13-14) As guerras e contendas são dos prazeres da carne: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4:1) Fazei morrer a natureza terrena: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria." (Colossenses 3:5)

PAULO REDUZIA O CORPO À ESCRAVIDÃO

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (1 Coríntios 9:24-27)

O ESPINHO DA CARNE DE PAULO ERA A LEI DO PECADO

"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor." (2 Coríntios 12:1)

"Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar." (2 Coríntios 12:6-7)

NÃO IGNOREMOS AS MAQUINAÇÕES DE SATANÁS

"... Para que não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardis." (2 Coríntios 2:10-11)

VERSÍCULOS MAL INTERPRETADOS PELA RELIGIÃO

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (Efésios 6:10) "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (Efésios 6:16) "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte." (1 Pedro 5:6) "Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1 Pedro 5:9) "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Este trabalho é totalmente voluntário!

Nos últimos meses, não temos recebido ajuda nenhuma para manter essa obra.
Mas, AGORA PRECISAMOS DA SUA AJUDA, para poder manter este trabalho no ar.

Entre em contato através do nosso WhatsApp +55 (11) 98704-5053, ou através do email radioweb@casadosenhor.com.br para saber como ajudar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Ministério Internacional Casa do Senhor. © 2003-2020 Todos os direitos reservados. ®