Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Testes e Provações

Testes e Provações
Leitura estimada 14 min

 

Testes & Provações
 
1 Tess. 3:3 (TEB)... para que ninguém seja abalado por estas tribulações, porque vós mesmos sabeis que para isto, fostes destinados.
Atos 14:22 (Jer)... dizendo que, por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus ".
 
QUANDO COISAS RUINS ACONTECEM  As Escrituras falam de três categorias principais de "dificuldades" para aquele que crê: 1) disciplina, julgamento ou reprovação do Senhor; 2) testes, provações, e sofrimento; e 3) tentações ou ataques de Satanás. Então este problema atual é a mão do Senhor em repreensão direta, a provação de nossa fé prometida, ou será que estamos sendo enganados por Satanás? Nós deveríamos saber para podermos responder adequadamente.
 
Tiago 1:12 (JFA) Bem-aventurado é o homem que suporta a provação, porque depois de aprovado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam.
 
ESTUDO 2: Testes, Provações, Perseguições e Sofrimentos  1 Ped. 4:12-13 (JFA) Queridos amigos, não se surpreendam da provação dolorosa a qual estão sendo submetidos, como se algo estranho estivesse acontecendo com vocês. Mas, alegrai-vos por estarem participando nos sofrimentos de Cristo, de forma que você pode ser jubiloso quando a glória dele for revelada.
 
Deut. 8:2-3 (JFA) Lembrem-se de como o Senhor Seu Deus os conduziu por todo o deserto nestes quarenta anos, para os humilhar e os provar de forma a saber o que estava em seus corações, se manteriam os seus mandamentos ou não. Ele os humilhou... para ensinar que o homem não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do Senhor.
 
Gên 22:1-2 (JFA) Algum tempo depois, Deus provou Abraão. Ele disse a ele, Abraão "! " Eis-me aqui, " ele respondeu. Então Deus disse, "Leve seu filho, seu único filho, Isaque, [e o irmão mais velho de Isaque, Ismael? Veja Rom 9:8, Gal. 4:22-31, João 6:63] a quem você ama, e... o sacrifique lá como um sacrifício queimado em um das montanhas que eu lhe mostrarei".
 
Ex. 20:20 (JFA) Moisés disse ao povo: Não temam! Deus veio prová-los, de forma que Seu temor venha impedi-los de pecarem".
Sal.66:8-12 (NIV) Louvem ao nosso Deus, ó povos, deixem o som de seu louvor ser ouvido; ele preservou nossas vidas e impediu nossos pés de deslizarem. Pois tu, ó Deus, nos provou; o Senhor nos refinou como a prata. Nos trouxe à prisão e pôs fardos em nossas costas. O Senhor deixou homens montarem em cima de nossas cabeças; nós passamos por fogo e água, mas o Senhor nos trouxe para um lugar de abundância.
 
"ME SIGA..."  1 Ped. 2:19-23 (Phi) Um homem faz uma coisa boa quando ele suporta dor, com uma consciência clara direcionada a Deus, mesmo que ele saiba que está sofrendo injustamente. Afinal de contas, não é nenhum crédito se você é paciente e suporta um castigo que você mereceu justamente! Mas se você faz seu dever e é castigado por isto e ainda pode aceitar tal coisa pacientemente, você está fazendo algo que vale a pena à vista de Deus. Realmente esta é sua vocação. Pois Cristo sofreu por você e lhe deixou um exemplo pessoal, de forma que você pudesse seguir Seus passos. Ele não era culpado de nenhum pecado... Ainda assim, quando foi insultado, ele não devolveu nenhum insulto. Quando ele sofreu, ele não fez nenhuma ameaça de vingança. Ele simplesmente entregou sua causa ao que julga razoavelmente.
 
SOFRIMENTO, O CUSTO DO DISCIPULADO  João 15:18-20 (JFA) "Se o mundo lhe odeia, lembre-se que me odiou primeiro. Se você pertencesse ao mundo, ele o amaria como a seu próprio... Lembre-se das palavras que eu lhe falei; "Nenhum servo é maior do que o seu mestre". Se eles me perseguiram, eles também o perseguirão".
 
1 Ped. 4:1 (NIV) Uma vez que Cristo sofreu dor física, você tem que se armar com a mesma convicção interior que ele teve. Ser livre do pecado significa sofrimento físico, e o homem que aceita isto gastará o resto de seu tempo aqui na terra, não sendo conduzido por desejos humanos, mas fazendo a vontade de Deus.
 
2 Tim. 3:12 (NIV) Na verdade, todo aquele que quiser viver uma vida religiosa em Cristo Jesus será perseguido, enquanto os homens maus e os impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
 
João 16:2-4 (NIV)"... Na realidade, está vindo um tempo quando qualquer um que os mate pensará que está fazendo um serviço a Deus. Eles farão tais coisas porque eles não conheceram o Pai ou a mim. Eu lhes contei isto, de forma que quando o tempo vir, você se lembre de que eu os adverti..."
 
DESTINO...  1 Tess. 3:3 (JFA) De forma que ninguém seja atribulado por estas provações. Você sabe que nós fomos destinados a elas.
2 Tim. 3:12 (Phi) A perseguição é inevitável para aqueles que estão determinados a viver vidas realmente cristãs.
 
1 Ped. 1:6-7 (Phi) Isto significa tremenda alegria para vocês, embora no momento você possa estar sendo hostilizado temporariamente por todos os tipos de provações. Isto não é por acaso - acontece para provar sua fé que é infinitamente mais valiosa do que o ouro e o ouro, como você sabe, embora seja no final das contas perecível, deve ser purificado através de fogo.
 
Tiago 1:2-4 (Phi) Quando todos os tipos de provações e tentações aglomeram em suas vidas, não se ressinta deles como a intrusos, mas lhes dê boas-vindas como a amigos! Perceba que eles vêm provar sua fé e produzir em você a qualidade da resistência.
2 Tim 1:8 (Phi)... Aceite a sua parte de sofrimento que a fidelidade ao evangelho requer, na força que Deus lhe dá.
 
ESTAS SÃO BOAS NOTÍCIAS?  1 Ped. 4:12-14 (Phi) E agora, queridos amigos meus, eu lhes imploro que não fiquem alarmados indevidamente por causa das provações ígneas que vêm provar sua fé, como se esta fosse uma experiência anormal. Vocês deveriam alegrar-se, porque significa que vocês estão compartilhando os sofrimentos de Cristo. Um dia, quando ele se mostrar em seu completo esplendor, vocês serão preenchidos da mais tremenda alegria. Se vocês forem reprovados por serem seguidores de Cristo, isto é motivo de alegria, pois vocês podem estar certos de que o Espírito do Deus da glória está descansando em vocês.
 
1 Ped. 1:6 (JFA) Nisto regozije-se grandemente, ainda que agora, por um pouco, você possa ter sofrido dissabores de todos os tipos de provações.
2 Cor 4:16-17 (Phi) Esta é a razão de nós nunca perdemos a coragem. O homem exterior realmente sofre desgaste, mas diariamente o homem interior recebe força nova. Estas pequenas dificuldades (que realmente são tão transitórias) estão ganhando para nós uma recompensa permanente, gloriosa e sólida além de toda a proporção da nossa dor.
 
SURF ESPIRITUAL  Rom 8:37 (Jer) Estas são tribulações através das quais nós triunfamos, pelo poder daquele que nos amou.
Oswald Chambers: "A [onda] que aflige o nadador comum produz no surfista a super alegria de passar por dentro dela. Aplique esta situação às nossas próprias circunstâncias, as mesmas coisas - tribulação, aflição, perseguição - produz em nós uma super alegria; elas não são coisas com as quais devemos lutar.
 
Nós somos mais do que meros conquistadores... somos vencedores, com uma alegria que não teríamos se não fosse por essas mesmas coisas que parecem que vão nos subjugar... O santo conhece a alegria do Senhor não apesar da tribulação, mas exatamente por causa dela ".
 
REGOZIJE-SE!  Col. 1:24 (Phi)... É verdade que neste momento, eu [Paulo] estou sofrendo... ainda assim eu me alegro, porque me dá uma chance para contribuir em meus próprios sofrimentos com algo para as dores incompletas que Cristo sofre em nome de Seu corpo, a Igreja.
 
Rom 5:3-5 (JFA) Não só assim, mas nós também regozijamo-nos em nossos sofrimentos, porque sabemos que o sofrimento produz perseverança; a perseverança, caráter; e o caráter, esperança. E a esperança não nos desaponta, porque Deus despejou Seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo, a quem ele nos deu.
Rom 8:18 (Jer) Eu creio que o que nós sofremos nesta vida nunca pode ser comparado à glória, que ainda não foi revelada e que está esperando por nós...
 
Heb. 10:32,35-39 (NIV)... em face ao sofrimento... não desperdice sua confiança; ela será recompensada ricamente. Você precisa perseverar de forma que quando você tiver feito a vontade de Deus, você receberá o que ele prometeu. Por que em um pouco mais de tempo, "Aquele que está vindo virá e não tardará. Mas o meu justo viverá pela fé. E se ele se desviar, eu não ficarei satisfeito com ele".
 
Contudo, nós não somos desses que se desviam e são destruídos, mas dos que acreditam e são salvos.
1 Ped. 4:16-19 (NIV)... Se você sofre como um cristão, não se envergonhe, mas louve a Deus porque você suporta este nome. Porque é tempo do julgamento começar com a família de Deus; e se começa conosco, qual será o resultado para aqueles que não obedecem o evangelho de Deus. E, "se é difícil para o justo ser salvo, o que será feito do ímpio e do pecador"? Assim, então, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem se submeter ao Seu fiel Criador e continuar fazendo o bem.
 
CONSELHO DE JESUS  Apoc. 2:9 (Jer) "Eu conheço as tribulações pelas quais vocês passaram, e quão pobres vocês são - entretanto vocês são ricos "!
 
Apoc. 2:10 (JFA) Não tenha medo do que você está a ponto de sofrer. Eu lhe digo, o diabo porá alguns de você em prisões para os testarem, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel, até mesmo ao ponto da morte, e eu lhes darei a coroa da vida".
Lucas 12:4-5 (JER) "Eu lhes digo, meus amigos, não tenham medo dos que podem matar o corpo e nada além disso. Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: Tema aquele que, depois de matar o corpo, tem o poder para o lançar a alma no inferno. Sim, eu lhes digo, temam a ele".
Apoc. 3:10 (Jer) "Porque você manteve meu mandamento de suportar tribulações, eu o manterei seguro na hora da tribulação que virá sobre o mundo inteiro..."
 
QUANDO A DIFICULDADE VEM, QUE TIPO É?
 
DISCIPLINA
TESTE/PROVAÇÃO
TENTAÇÃO
DO
Senhor
Deus, Mundo, Satanás
O Diabo
RESULTA DE
Desobediência
Seguir a Deus
Orgulho ou Exposição
COMO DISCERNIR
Se ajusta ao crime
Prova a fé
Leva a Perdição
RESPOSTA CERTA
Arrependa-se!
Persevere
Resista!
NÃO
Faça pouco caso disso
Se acovarde
Caia
DEUS DIZ QUE
Somos Filhos
Seu Nome em Nós
A carne é fraca
TERMINA COM
Temor e Santidade
Morte e Glória
Pecado ou Vitória
 
 
O QUADRO TOTAL  Rom 8:28 (NIV) E nós sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, daqueles que foram chamados de acordo com o seu propósito.
 
Rom 8:35,37-39 (Phi) Quem poderá nos separar do amor de Cristo? Seria a dor, os problemas a perseguição? A falta de roupas e comida, o perigo de vida e partes de nossos corpos, a ameaça e a força de braços?... Não, em todas estas coisas nós ganhamos uma vitória maravilhosa através daquele que provou seu amor por nós. Pois estou bem certo de que nem a morte nem vida, nem nenhum mensageiro de Céu, nem monarca de terra, nem o que acontece hoje, nem o que pode acontecer amanhã, nem um poder do alto, nem um poder debaixo, nem qualquer outra coisa no mundo inteiro de Deus tem algum poder para nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor!
 
ACREDITANDO NO EVANGELHO...  1 Cor 15:1-2 (Jer) Irmãos, eu quero lembrá-los do evangelho... porque o evangelho só os salvará se vocês continuarem acreditando exatamente naquilo eu preguei a vocês - acreditar em qualquer outra coisa não conduzirá a coisa alguma.
1 Cor 15:3-4 (Phi) Porque eu lhes passei - como essencial, a mensagem eu recebi- que Cristo morreu por nossos pecados, como as Escrituras disseram que ele iria; que ele foi enterrado e ressuscitou novamente no terceiro dia, novamente como as escrituras predisseram.
 
A.W. Tozer: "Enquanto nós permanecermos no corpo, nós estaremos sujeitos a uma certa parcela daquele sofrimento comum que todos nós compartilhamos com os filhos dos homens. Mas há outro tipo de sofrimento, só conhecido pelos Cristãos: é um sofrimento voluntário, deliberado e consciente incorrido por causa de Cristo.
 
"Tal é um luxo, um tesouro de valor fabuloso. E é tão raro quanto precioso, porque há poucos nesta época decadente que vão por sua escolha própria nesta mina escura procurar jóias. Deus não nos forçará a este tipo de sofrimento; ele não porá esta cruz em nós, nem nos envergonhará com riquezas que nós não queremos. Tais riquezas são reservadas para aqueles que se aplicam a servir na legião dos "disponíveis", que não amam as suas vidas até morte, que se dão voluntariamente a sofrer pela causa de Cristo e que seguem sua aplicação com vidas que desafiam o diabo e convidam a fúria de inferno.
 
"Tais disseram adeus para os brinquedos do mundo; eles aceitaram a labuta e o sofrimento como sua porção terrestre. As marcas da cruz estão neles e eles são conhecidos no céu e no inferno. Mas onde eles estão? Esta raça de Cristãos desapareceu da terra "?
 


www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.