Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Chamados e Convidados

Chamados e Convidados
Leitura estimada 15 min


(João  8:33,34)   diz:  "Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; com dizes que seremos livres? Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo, que todo o que comete pecado é escravo do pecado" .  

Quem é escravo do pecado,  consequentemente  é escravo do diabo. Um pouco mais a frente,
em  (João  10:9-11)  diz:  "Jesus disse: Eu sou a porta. Quem entra por mim será salvo; Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão (diabo) veio somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e vida em abundância. Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas".

Se deixarmos o pecado dominar uma área qualquer da nossa vida, por menor que seja, ele infernizará toda a nossa existência.

Os demônios sabem de quem e quem somos. Eles conhecem ‘a quantas anda o nosso relacionamento com Deus’.

Atos 19:13-17  "E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
E isto foi notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido"
.

Os filhos de Ceva usaram o nome de Jesus, mas não funcionou. Levaram uma surra dos demônios.

Os demônios NOS CONHECEM, e sabem que se obedecemos a Deus, os demônios têm que se sujeitar, em nome de Jesus, a nós.

Mas, se não obedecermos ao Evangelho e não nos sujeitarmos a Deus, aí sim, que os demônios vão ter poder sobre nós.

 

E AÍ, DE QUE LADO VOCÊ QUER ESTAR?

Nisso sabemos quem é Filho de Deus, o qual tem poder sobre os demônios, e o maligno não pode lhe tocar.


Os filhos de Ceva queriam EXPULSAR DEMÔNIOS das pessoas, como sendo eles também "poderosos" como Paulo.

 

Para ser usado por Deus, é necessário Unção, Poder, possuir e ser cheio do Espírito Santo.


Dito popular diz que o Dicionário é o “Pai dos Burros”. Não! Não mesmo! O Dicionário é o pai das pessoas inteligentes e sensatas. Porque, ao conhecermos o significado da palavra, TEMOS O DISCERNIMENTO .

 

DITO POPULAR DIZ QUE “A BIBLIA É PARA FRACOS”.

 

A Bíblia é para os fracos?  

SIM, ELA É: PARA OS FRACOS “DO MUNDO”, mas  FORTES EM DEUS!

 

“Irmãos, contemplai a vossa vocação! Pois não foram convocados muitos sábios, de acordo com critérios humanos, nem muitos poderosos, nem tampouco nobres. 

Pelo contrário, Deus escolheu justamente o que para o mundo é insensatez para envergonhar os sábios, e escolheu precisamente o que o mundo julga fraco para ridicularizar o que é forte.  

Ele escolheu o que do ponto de vista do mundo é insignificante, desprezado, e o que nada é, para reduzir a nada o que é”. 1 Coríntios 1:26-28

 

O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniquidade”. (Pv 10. 29)

 

LEMBRANDO QUE JESUS NOS DISSE:

- QUE HÁ 2 SENHORES = DEUS OU MAMON

- TEMOS 2 CAMINHOS = VIDA OU MORTE

- TEMOS 2 PORTAS = ESTREITA OU LARGA

- TEM 2 PAIS = DEUS OU DIABO

 

Mas, só temos a Vida Eterna quando:

- Andamos na Presença de Deus,

- Ficamos na porta estreita e

- Vamos a JESUS que é único Caminho, a Verdade e a Vida - QUE NOS LEVA AO PAI!

Somos rodeados pelas propostas dos ímpios (que vêm no momento mais difícil, pelo qual estamos passando...)

 Aí, nos entregamos às dissoluções deles e vivemos contaminados, cegos, separados de Deus, como ímpios.

A sedução, no qual Satanás opera nos filhos da desobediência, para tentar nos convencer:

 - “Você é bobo(a), é melhor se separar”, “casa com outro(a), estão te enganando”, ”ninguém é santo nesta vida,  até os irmãos de tal igreja, que são evangélicos, bebem, participam dos shows do mundo, isso não tem nada a ver, ...”

- “Ah! Isso é bobeira, todo mundo faz, por que você não?!”

Provavelmente, você já ouviu muitas frases como essas. Satanás usa seus servos e os filhos do diabo para seduzir os que são chamados por Deus, para atender ao ímpio que são direcionados pelo diabo.

NÃO ESQUEÇA! JESUS DISSE AOS JUDEUS DESOBEDIENTES, QUE ELES TINHAM POR PAI O DIABO:

“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

NÃO ESQUEÇA QUE JESUS DISSE: MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS.

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Mateus 22:14

Quem são os Chamados

Se você observar cuidadosamente, nesta parábola aqueles que foram os primeiros a serem chamados (os judeus), não aceitaram o chamado para as bodas. E o rei então enviou um convite aberto a todos. Ele disse:

“Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes”. Mateus 22:9

CHAMADOS são os Convidados A IREM à FESTA; MAS PRECISAM ESTAR TRAJADOS com VESTES NUPCIAIS!

Por isso, Jesus disse: “Muitos são chamados”, A maioria dos chamados não se prepararam para ser escolhido.

Na Parábola das Bodas, Jesus disse:

Quem são os Escolhidos

Nem todos estão dispostos a OUVIR o Evangelho. O CHAMADO NÃO FAZ DELE UM ESCOLHIDO.

FOI LANÇADO O CONVITE PARA TODOS OS CHAMADOS A TIRAREM SUAS VESTES VELHAS E SUJAS, E SE REVESTIR, COLOCAR VESTES NUPCIAIS.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo"  (2 Coríntios 5:17).

O novo nascimento é indispensável para a salvação: MORRE A VELHA NATUREZA E NASCE UMA NATUREZA DIVINA. ISSO É TROCA DE VESTES, NO QUAL PRECISA SER VIVIDA.

E NÃO FICAR COMO ALUSÃO BÍBLICA, MAS SER UM NOVO SER E VIVÊ-LO.

Têm OS que são Chamados, mas não dão ouvidos; e têm OS que são Chamados e DÃO OUVIDOS!

Isso não faz dele um escolhido. Atentemos pela segunda parte da Parábola:

“Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”  Efésios 5:27

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”  1 Tessalonicenses 5:23

 

Paulo também no orienta em Colossenses 3:12-14: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados , de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”.

 

E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 22:11-13

Muitos chamados e não deram ouvido a Palavra de Deus, ao convite, e não se preparam para a festa, O convidado da parábola ao ser questionado fica mudo, sabendo PORQUE NÃO SE preparou devidamente FOI LANÇADO FORA.

São poucos que respondem ao chamado, se convertem verdadeiramente ao Evangelho. Por isso: “Poucos são escolhidos”.

NOS SOMOS A NOIVA E COMO UMA NOIVA SEM MACULA TEMOS QUE NOS APRESENTAR AO NOIVO PARA QUE POSSAMOS SER RECEBIDOS NO REINO DE DEUS

QUE SEJEM BRANCAS SUAS VESTES EM TODO TEMPO

Jesus DISSE A igreja de Sardes,  que poucas pessoas não tinham contaminado suas vestes (Apocalipse 3:1-5).

- Jesus DISSE Igreja de Laodicéia estavam nus diante d’Ele, e estavam tão cegos que não percebiam a nudez espiritual em que se encontravam (Ap 3:14-18).

- Na segunda vinda de Jesus só entrarão nas bodas com Ele os que estiverem trajando vestes alvas (Mt 22:1-13).

- No último dia quem estiver com as vestes inadequadas (sujas) será lançado no inferno (Mt 22:11-13).


“Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça”.
 (Eclesiastes 9:8)

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”. Apocalipse 3:18 

Só podemos receber a vestidura branca do próprio SENHOR, e isto é pura graça. Aqueles que não receberem a vestidura branca, certamente estarão vivendo em nudez, ou em pecado e, jamais poderão entrar no céu.

Apocalipse 22:14 – “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. 

Precisamos estar sempre atentos para com nossos atos, nossa conduta, nosso modo de viver.

AMIZADES RUÍNS, MÁS COMPANHIAS - destroem o caminho reto e leva ao inferno.

 

- Nós somos influenciados pelas más conversações, pelas pessoas com quem convivemos.

  POR ISSO, ANDAIS COMO SÁBIOS, NÃO COMO NÉSCIOS.

     Provérbios 13:20  Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição”.

 

     1 Coríntios 15:33  Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes”.

 

- Devemos andar com aqueles que, com o coração puro, andam na presença de Deus.

     Salmo 119:63  Companheiro sou de todos os que Te temem, e dos que guardam os Teus preceitos”.

 

     Provérbios 2:20  “ Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos”.

 

     Provérbios 15:31  O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada”.

 

  Provérbios 22:5  Espinhos e laços há no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma    
  retira-se para longe dele”.

 

- Amizades ruins nos induz a TRANSGREDIR O EVANGELHO.

  Provérbios 12:26 “ O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.

 

     Provérbios 22:24,25 “ Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico;  para  
  que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma”.

 

     Eclesiastes 9:18b “ Um só pecador destrói muitos bens”.

 

- A tentação do Inimigo é nos fazer achar agradável a maneira de proceder do ímpio.

     Provérbios 24:1 “ Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles”.

 

     Salmo 141:4 “ Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com
  aqueles que praticam a iniquidade; não coma eu das suas iguarias”.

 

     Provérbios 23:6,7 “ Não comas o pão daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus
  manjares gostosos; pois como imaginou na sua alma, assim é; ele te diz: Come e bebe, mas o seu  
  coração não está contigo”.

 

- Precisamos andar no evangelho para nos afastar de amizades ímpias e infrutíferas.

  Salmo 1:1 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se  
  detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

 

  Salmo 26:4,5 “ Não me assento com homens vãos, nem me associo com os hipócritas. 5 Aborreço a   
  congregação de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os ímpios.”

 

    Salmo 84:10 “ Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta
 da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade”.

 

    Salmo 101:4,7  “ Longe de mim o coração perverso [teimoso, desobediente]; não conhecerei o mal. … 7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que
  profere mentiras não estará firme perante os meus olhos”.

  

    Salmo 119:115  Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus.

    Provérbios 1:10,15  Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. … 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas.

 

    Provérbios 9:6  Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

 

    2 Coríntios 6:14,17  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? …Pelo 
 que saí do meio deles, apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.

 

    Efésios 5:11  E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.

 

    Apocalipse 18:4  Ouvi outra voz do Céu dizer: Sai dela [da Babilônia], povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas.

 

  - Amizades ruins vão trazer condenação junto com elas.

 

 2 Crônicas 19:2b  Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá  
 sobre ti grande ira da parte do Senhor.

 

     Provérbios 21:16  O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos  

 mortos repousará.

 

    Efésios 5:6-8  Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os   

    filhos da desobediência. 7 Portanto não sejais participantes com eles.8 Pois outrora éreis trevas, mas    
 agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.

 

- Nem sequer deveríamos nos associar com outros cristãos que andam NA DESOBEDIÊNCIA DO
  EVANGELHO.

    Romanos 16:17  Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a   
 doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles.

 

    1 Coríntios 5:11  Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for  
 devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda  
 comais.

 

    2 Tessalonicenses 3:6  Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a 
  tradição que de nós recebeu.

    2 Pedro 2:18-22    Se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas
  e vencidos, tornou-se lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do 
  santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este Provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a
  revolver-se na lama.

 

    Provérbios 9:6  Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.

 

 

    DEUS ABENÇOE.

 

    PASTOR CARLOS A DANILUSKI

 

    www.casadosenhor.com.br  Radio Web Nova Vida   24h on-line

 

 





 


 

 


 

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.