Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

SER VERDADEIRO

SER VERDADEIRO
Leitura estimada 9 min

Dissimulado = fingido, hipócrita ou falso

PARA ENGANAR OS ESCOLHIDOS, A ARMA DO INIMIGO É A DISSIMULAÇÃO = SE PASSAR POR JESUS

“PARECE, MAS NÃO É! É BRANCO; PARECE SAL, MAS NÃO É!”

Uma vida de “faz de conta”, representar aquilo que não é.

Os dissimuladores sempre estiveram no meio do povo de Deus - os falsos profetas, os sacerdotes -que representavam a santidade de Deus, mas estavam contaminados pelos pecados; ainda que pela imposição, em manipularem com seus objetivos, para impor suas vontades e regras.

Jesus chamou os escribas e fariseus de hipócritas porque “só representavam”, e impondo suas vontades e regras, ensinavam doutrinas de seus interesses.

Paulo enfrentou a dissimulação com os irmãos, e até com Pedro:

“Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.  E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;  Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão.

E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.  Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.  E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor”. Gálatas 2:1-18

Pedro foi edificado por Jesus; mas com o passar do tempo, se deixou levar pelas dissimulações dos homens, sendo corrigido por Paulo.

Se não vigiarmos, com o tempo, esfriamos na fé.

Podemos começar bem a carreira espiritual, mas durante a peregrinação, se não ficarmos firmes e vigilantes, caímos na dissimulação.

 

COMO PAULO PREGAVA QUE "ALGUNS TINHAM SIDO ALGUMA COISA, MAS AGORA, JÁ NÃO ERAM".

O primeiro amor = quando somos alguma coisa em Cristo. Mas, a corrupção da dissimulação desvia os ouvidos de ouvir o evangelho e andar pela palavra de Deus, e faz tomar o caminho da representação: da religiosidade, do cerimonial, dos dogmas, do ritual, das campanhas, dos congressos, das marchas... Somos "mais um na multidão, ...representando!"

 

VAMOS `A IGREJA (PRÉDIO), TEMOS BÍBLIA, LOUVAMOS, ORAMOS, ... 

Muitos têm “cargos” na igreja; ofertam; ensinam; pregam; tendo títulos de pastores, bispos, apóstolos; mas, já não são; só parecem, mas não são.

O rei Uzias foi um homem que buscou a Deus e foi abençoado.

Durante sua caminhada, o Senhor o fez prosperar em tudo: deu vitória contra seus inimigos; construiu casas; multiplicou seus rebanhos; seus inimigos o serviam.

 

Enquanto Uzias vivia na obediência, sujeito a Deus e às suas autoridades constituídas, ele foi uma benção.

Mas, quando se deixou levar pela dissimulação (ser o que não era)  - quis ser superior aos sacerdotes que tinham a função de oferecer sacrifícios e queimar incenso no altar.

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: a ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus. Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso. Então o sumo sacerdote azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o Senhor o ferira.” 2 crônicas 26:16-20

Andar com Deus é obedecer ao evangelho e às autoridades constituídas por ele, para edificação dos Santos, e para que o homem ande em justiça.

Não tem como andar com Deus sem obedecê-lo.

A submissão ao Senhor Jesus [que é autoridade sobre a igreja], em guardar e andar nos seus mandamentos; mulheres submissas aos maridos; filhos submissos aos pais; os homens submissos às leis, para não dar escândalo à igreja; os membros submissos ao evangelho e às suas autoridades constituídas.

A dissimulação faz-nos: esconder; disfarçar; enganar; representar aquilo que não somos.

A APARÊNCIA ENGANA: “RELUZ, MAS NÃO É OURO!”

Os homens sustentam uma vida de aparência:” tens nome de que vives, mas estás morto”.

 

“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus, e as sete estrelas: conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto”. Apocalipse 3:1

“Como dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”; apocalipse 3:17

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.   Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus 7:21-23

Sustentar uma vida de aparência, financeira, posição social, de bondade, carismáticos, de homens bons e honestos, queremos ser vistos pelos homens como pessoas boas, que cumpre todos seus deveres com exemplos...

Não podemos nos deixar levar pelo social para agradar a homens, sendo carismáticos, e deixar de exercer o verdadeiro evangelho. Temos que ficar na edificação e comunhão dos Santos, em toda a santidade e obra no Senhor, tendo o temor de fazer tudo que nos está ordenado, não ficar inventando, com dissimulações e estratégias de homens para encher os templos.

A reunião dos Santos tem que ser para edificação, na palavra, nos dons espirituais, no amor, na oração, nas intercessões, nas vigílias, orando em todo tempo, no socorro aos que estão na obra do Senhor.

"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam". Isaías 64:6

 

"ACIMA DE TODAS AS COISAS, ENGANOSO É O CORAÇÃO, CORRUPTO".

NOSSO EGO, ORGULHO, O EGOÍSMO, A SOBERBA, NOS ENGANAM.

ACHAMO-NOS SER ALGUMA COISA, NÃO SENDO NADA!!!

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é Santo. Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: o Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus". 1 coríntios 3:16-23

"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus". Colossenses 3:1

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração". Colossenses 3:14-16

“Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15:8).

Deus abençoe.

Pastor Carlos Alberto Daniluski - Mensagem do dia 22/01/2019

Ouça nossas mensagens no nosso site: 

https://www.casadosenhor.com.br  - Rádio Web Nova Vida – 24h On-Line

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.