Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Voando como Águias!

Voando como Águias!
Leitura estimada 14 min

 

VOANDO COMO ÁGUIAS!

A águia é realmente uma criatura incrível no vôo! Sem esforço, ela plana pelo céu, conquistando o respeito de todos que a vêem. Então, com um movimento de suas grandes asas, ela deixa o mundo para trás, enquanto voa para as alturas emocionantes.

A Bíblia freqüentemente usa a natureza a fim de ensinar lições práticas e ilustrar certas verdades. Por exemplo, em Provérbios 6:6-8, temos o exemplo da formiga e, com este pequeno animal, aprendemos um pouco a respeito de automotivação, trabalho árduo e planejamento...

Há ainda outras passagens bíblicas, como estas que nos concentraremos, as quais utilizam a figura da águia para alguma ilustração.

"Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os sobre as suas asas, assim, só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho" (Deuteronômio 32:11-12)

Perceba que a águia tem certas características que a destacam de todos os outros pássaros. Podemos aprender algumas lições importantes ao analisá-la.

Não apenas a águia simboliza majestade como também força, porque é extremamente forte. Por exemplo, uma águia pode descer do céu subitamente, apanhar um animal do chão que pesa tanto quanto ou mais do que ela e voar com aquele animal em suas garras.

Pássaro algum pode voar tão alto quanto à águia, e não há outro que se compare a ela na capacidade de subida até grandes alturas. Ela consegue alcançar alturas de mais de 3.000 metros!

De fato, quando uma águia constrói o seu ninho, freqüentemente, ela o faz na parte mais alta de um penhasco.

As águias usam grandes galhos e ramos a fim de construir seus ninhos. Tais pássaros levam esses galhos grandes até o topo da montanha e começam a arrumá-los dentro da fenda de uma rocha. Em seguida, acrescentam galhos menores. Mais tarde, cobrem o ninho com folhas. Então, como passo final, as águias pegam plumas, caídas do seus próprios corpos, para cobrir o interior do ninho.

Neste ponto, observe onde as águias constroem seus ninhos. Elas levam para cima da montanha, todo o material que conseguem e constroem o seu ninho nas rochas.

Aqui, reside uma lição a qual precisamos considerar. Por exemplo, observe o que Jesus declarou a respeito de construir sobre a rocha.

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha". (Mateus 7:24)

Note que Jesus declarou que um homem sábio edifica a sua casa sobre a rocha. Por quê? Pelo fato de a rocha ser um dos alicerces mais fortes sobre o qual alguém pode edificar.

Dessa forma, aprendemos uma lição com a águia, no que se refere a construir uma estrutura forte ou uma “casa espiritual” para a nossa vida. Assim como ela constrói o seu ninho em um fundamento sólido, é importante que edifiquemos a nossa vida espiritual da mesma forma!

O fundamento é a parte mais importante de qualquer construção porque é a base. Então, o alicerce precisa ser forte, firme e seguro. Se você deseja cumprir o que Deus planejou para a sua vida, tem de construir sobre um fundamento sólido – Jesus Cristo, a Rocha.

"... porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo". (1 Coríntios 10:4)
 

Capaz de resistir à tempestade

Perceba que as águias não constroem um ninho minúsculo. É uma construção ampla, pesando algumas vezes, aproximadamente, duas toneladas e bem capaz de proteger os componentes.

Se você conhece um pouco sobre montanhas, sabe que as rajadas de vento mais fortes se formam, geralmente, perto dos picos por causa das grandes altitudes. Contudo, um ninho de águia pode resistir àqueles ventos rigorosos, porque está construído dentro da fenda de uma rocha. Sem dúvida, elas constroem seus ninhos para durar!

É o que nós precisamos fazer. Temos de edificar um lugar de permanência na fenda da Rocha que é Cristo Jesus, de tal maneira que, todas as vezes que surgirem os ventos e as tempestades da vida, nossa casa espiritual permaneça firme, estabelecida em fundamento sólido.


Permanecerá uma casa edificada sobre a Palavra

Em meio à tempestade, as águias se aconchegam no ninho, sabendo que nele estão seguras – porque o construíram de maneira adequada desde o começo. Da mesma forma, quando você toma a Palavra de Deus e edifica a sua vida, corretamente, no fundamento da Sua Palavra, você também estará seguro.

As circunstâncias desfavoráveis e as tempestades da vida podem surgir. Mas você se aconchegará, firmemente, na sua casa espiritual, sabendo que ela permanecerá segura e que nada que venha a surgir contra ela, destrui-la-á. Contudo, esta certeza advém do conhecimento do que diz a Bíblia e da edificação da sua vida no fundamento sólido da Palavra!

No entanto, quando o inimigo investe contra algumas pessoas, elas tremem e ficam desnorteadas, porque não estão verdadeiramente seguras. Não estão certas se a casa delas resistirá à prova.

Se você estiver seguro, sabendo que edificou uma morada espiritual forte sobre o que diz a Escritura, resistirá ao inimigo e ele fugirá, dirá com confiança: “Haja o que houver, eu permanecerei firme porque construí a minha casa sobre a Palavra de Deus”!


Gaste tempo para construir certo

Esse é o tipo de confiança que a águia demonstra. Quer no vôo ou abrigada com segurança no seu ninho, a águia encarará a tempestade e a desafiará. Se não estiver flutuando no ar, ela estará trabalhando duro no seu ninho como a dizer: “Sopre quanto quiser, vento.  Eu permanecerei firme porque levei tempo para construir o meu ninho adequadamente”.

Todavia, o problema de alguns cristãos é que eles não gastaram tempo para edificar, adequadamente, a vida deles sobre a Palavra. Então, quando o inimigo os atinge, eles têm de recomeçar toda a construção.

Você sabe que é mais difícil reconstruir algo do que construí-lo certo na primeira vez? Converse com pessoas que entendem de construção. Elas lhe dirão que é mais barato, mais fácil e muito mais prático construir um edifício direito, da primeira vez, do que voltar atrás e ter que refazê-lo mais tarde.

Se isso é uma verdade na construção de uma casa – moradia natural -, quanto mais o será quando você edificar a sua casa espiritual, a sua estrutura para uma vida de fé em Deus. Sem dúvida, é melhor construir sua casa espiritual corretamente.


Aprendendo a voar

Analisemos a passagem de Deuteronômio 32:11: "Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os sobre as suas asas".

Sem dúvida, este versículo refere-se à parte de trás da asa de um pássaro, onde o filhote aterriza quando está na asa dos seus pais.

Algum dia, se você desejar voar alto como as águias, terá de estar disposto a confiar em Deus e a deixar a segurança do ninho. E se, em algum momento, quiser receber as bênçãos que você crê que Deus falou ao seu coração, e vê-las acontecer, precisará experimentar suas asas espirituais.

Do mesmo modo, você precisa aprender a confiar em Deus, porque Ele sabe qual é o momento em que você deve começar a estender as suas próprias asas espirituais e aprender a voar!

Então veja, você precisará tomar uma atitude. Dê um passo para fora do seu ninho de dependência e complacência espirituais, e aprenda a confiar no Pai. Não tenha medo de experimentar as suas asas da fé. Você tem potencial para voar alto com elas, e, um dia, conseguirá – mas não enquanto não fizer um movimento e der o primeiro passo!


Tire as limitações

Deus jamais o limitará no recebimento de tudo o que Ele tem para você. A verdade é que você é quem O limita em sua vida!

Deixe-me perguntar-lhe: Quantas coisas grandes você pode sonhar em realizar para Deus? Quanto pode crer nEle para isso? A sua resposta determinará sua atitude espiritual ou a altura que você atingirá, na vida, com Cristo.

O limite é seu, não de Deus. Estude a Palavra e descubra que Deus não coloca limite algum sobre você.

O Senhor diz: "Nada vos será impossível" (Mateus 17:20c).

Ele diz: "Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis". (Marcos 11:24b)

Tire as limitações e fixe os olhos nas alturas, em Deus. Aprenda uma lição com a águia: construa a sua casa espiritual no fundamento certo – na Palavra – e a construa solidamente, de maneira a resistir às provas. Então, não tenha medo de dar um passo de fé e experimentar suas asas espirituais. É algo que você mesmo tem de fazer.

Você precisa crer em Deus e considerá-Lo na Sua Palavra. Se assim o fizer, logo se encontrará voando sobre o abismo das impossibilidades com nada por baixo dos seus pés, a não ser a Palavra de Deus. E você alcançará alturas maiores do que as que jamais imaginou que pudesse atingir!


Enfrentando a tempestade face a face

Você não deve temer as circunstâncias da vida ou as situações desafiadoras em que se possa encontrar. Você tem de sentir-se em paz, porque a Bíblia diz que não existe medo naquele cuja mente está em Cristo Jesus (Isaías 26:3).

Compete a você saber como reagir às tempestades que surgem em seu caminho. É dicisão sua fugir apavorado ou não, ou começar a esfregar as suas mãos e dizer: "Oh, meu Senhor! Por que está acontecendo isso comigo?"

Isso já aconteceu com todos nós em alguma ocasião. Escondemos-nos face a um problema e esfregamos as nossas mão perguntando-nos: "O que farei agora?"

Mas, graças a Deus, aqueles dias se foram! Não precisamos mais fugir do inimigo, apavorados. Podemos levantar-nos vitoriosos! No Reino espiritual, onde Deus deseja que habitemos, nós nos ergueremos com toda nossa força.

Deus não deseja que o inimigo leve vantagem sobre o Seu povo. Considere como a águia reage à tempestade. É certo que existe turbulência na tempestade, assim como o risco de destruição. Há ainda a possibilidade de devastação total. Mas, por causa da sua força e habilidade no vôo, a águia impede que a tempestade a destrua!

Sem dúvida, a águia sabe o que fazer no meio de uma tempestade. Ela tem a noção exata de quando virar-se e quando subir e cair com as correntes de vento. Assim, mesmo que ela enfrente uma força que a poderia destruir totalmente, ela não fica paralisada diante do que a tempestade possa causar-lhe. Por quê? Porque confia, tendo a consciência do que ela pode fazer.

Não devemos ser tão ignorantes pensando que o perigo potencial não existe, quando enfrentamos as tribulações. Certamente, precisamos compreender que o inimigo é uma força que nos pode destruir se permitirmos.

Entretanto, a partir do momento que sabemos o que a Palavra de Deus tem a ensinar-nos, podemos segui-La para saber exatamente de que jeito devemos mover-nos e qual direção tomar. Então, nas tempestades da vida, temos de agir confiantes, como a águia o faz em uma tempestade natural!


Eu creio em Deus

Quando você exercita a sua fé e confia em Deus para alguma questão, a resposta nem sempre vem instantaneamente. Assim, freqüentemente, o inimigo virá e tentará, ao máximo, fazê-lo desistir e desencorajá-lo de permanecer na Palavra.

Em tais situações, acontecerá com você uma das duas coisas: ficará desencorajado, deprimido e perderá a sua vitória, ou permanecerá firme, encarará a tempestade e exclamará: "Eu creio em Deus"!


SEJA UM CRISTÃO ÁGUIA

Percebemos que há duas característica distintas sobre a águia ao enfrentar uma tempestade: ela demonstra total ausência de medo face à destruição e tem habilidade para voar alto.

Precisamos tornar-nos cristãos águias, destemidos e confiantes frente à adversidade, extraindo vitória da derrota enquanto voamos para alturas maiores!

Veja, a águia não tem crise de identidade; ela não busca a sua identidade; ela sabe que tipo de criatura é e o que é capaz de realizar; seja caçar habilmente uma presa ou voar majestosamente no céu. Esse é o seu jeito de viver.

Você sabia que, por meio da Palavra de Deus, também podemos descobrir quem somos? Temos como saber quem somos, em Cristo, e o que temos nEle, para onde vamos, em Deus, e de que modo chegaremos lá. Podemos viver em contínua vitória se aplicarmos as verdades espirituais em nossa vida. Essa é a maneira do cristão águia viver!

Contudo, muitas vezes, ouço as pessoas dizerem: "Sei o que a Palavra promete, mas não tenho certeza se realmente sou vencedor".

Não basta simplesmente conhecer a Palavra. Você tem de agir em conformidade com Ela, pois essa é a única maneira de experimentar vitória real.


Força sobrenatural

Outros pássaros podem voar com a águia por um tempo, mas ela é a única que tem capacidade de voar a tão grandes alturas. Não há outra ave que se compare com esta no vôo. Mesmo em meio a uma tempestade, ela supera todos os outros pássaros. Enquanto, os pardais e outros pássaros buscam refúgio em seus ninhos, você olha para cima e vê a águia ainda voando alto.

"Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão". (Isaías 40:29-31)

Note que a parte final de Isaías 40:31 garante que, ao subirmos com asas como águias, não nos cansaremos e não nos fatigaremos. Isso fala de força sobrenatural.

Se você refletir sobre esse assunto, concluirá que é normal ficar cansado depois de fazer algum esforço por um longo tempo. Sua força e habilidade naturais poderão falhar porque elas têm limites. Elas o sustentarão por um tempo, mas não lhe proporcionarão um ímpeto duradouro. Entretanto, o poder de Deus, que habita em você, far-lhe-á!

A sua habilidade de voar alto não vem da sua própria força, mas sim, pelo Espírito de Deus (Zacarias 4:6): "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos."!

A sua capacidade para voar acima da adversidade vem do Senhor. E a Bíblia afirma que a alegria do Senhor é a sua força (Neemias 8:10c).

É por isso que você é capaz de enfrentar as crises com um sorriso no rosto e um cântico de louvor nos lábios, em vez de lágrimas nos olhos e lamento na voz!

Atraia o poder de Deus para você em todas as situações. Declare a Palavra de Deus com fé, e confie na força sobrenatural do Senhor, que pode sustentá-lo.
 

 



www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.