E Os Que S√£o de Cristo Jesus Crucificaram A Carne

 

E OS QUE SÃO DE CRISTO JESUS CRUCIFICARAM A CARNE

 

"E os que s√£o de Cristo crucificaram a carne com as suas paix√Ķes e concupisc√™ncias.‚ÄĚ (G√°latas 5:24)

A MORTE DE CRISTO NA CRUZ¬† N√ÉO S√ď QUEBROU O DOM√ćNIO DA LEI, COMO TAMB√ČM DESTRUIU O VELHO HOMEM¬†

"Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." (Gálata 4:5)  

"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que n√£o sirvamos mais ao pecado." (Romanos 6:6)

E CRUCIFICOU A CARNE COM SUAS PAIX√ēES E CONCUPISC√äNCIAS¬†

Deus, por sua gra√ßa incluiu todos os homens em Cristo, na cruz, para a morte ‚Äď "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando n√≥s assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram." (2 Cor√≠ntios 5:14), e nos regenerou para uma viva esperan√ßa mediante a ressurrei√ß√£o de Jesus Cristo dentre os mortos ‚Äď "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande miseric√≥rdia, nos gerou de novo para uma viva esperan√ßa, pela ressurrei√ß√£o de Jesus Cristo dentre os mortos." (1 Pedro 1:3)

A nossa morte em Cristo crucificado, n√£o se refere a morte do corpo f√≠sico, mas antes, est√° em foco o corpo usado pelos impulsos pecaminosos. O pr√≥prio corpo n√£o √© maligno em si mesmo, mas torna-se instrumento das paix√Ķes pecaminosas. Portanto, aqueles que est√£o identificados com Cristo na sua morte e ressurrei√ß√£o, est√£o libertos da pr√°tica do pecado, como tamb√©m est√£o acima dos incitamentos das paix√Ķes e concupisc√™ncias.

John  Oatman, foi divinamente inspirado quando escreveu estes lindos versos que encerram verdades profundas, plenas de sabedoria:         

‚ÄúQuero viver acima deste mundo, Embora Satan√°s me projete suas setas;¬† pois a f√© apanhou o som alegre, o c√Ęntico dos santos em terreno mais alto.‚ÄĚ

Aqueles que s√£o de Cristo Jesus, est√£o libertos de toda sorte de paix√Ķes e afetos dominadores.

O Senhor Jesus abriu as portas das pris√Ķes, p√īs em liberdade os prisioneiros, e¬† conduziu o mundo inteiro ao ano do Jubileu - "O ano q√ľinquag√©simo vos ser√° jubileu; n√£o semeareis nem colhereis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das separa√ß√Ķes." (Lev√≠tico 25:11)

Em Cristo se cumpriu o vatic√≠nio de Isa√≠as, que se l√™ a seguir: ‚ÄúO Esp√≠rito do Senhor Deus est√° sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me para curar os quebrantados de cora√ß√£o, a proclamar liberta√ß√£o aos cativos, e a por em liberdade os algemados‚ÄĚ- (Isa√≠as 61:1)

Definindo Paix√£o

Conforme dizem os dicionaristas da l√≠ngua portuguesa, paix√£o significa sentimento e emo√ß√£o elevados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se √† lucidez e √† raz√£o. √Č uma disposi√ß√£o afetiva intensa, ardente, dominadora e cega. Paix√£o √© uma obsess√£o intensa e doentia, que ultrapassa os limites da l√≥gica e da conveni√™ncia.

Os entendidos da ci√™ncia dos fen√īmenos ps√≠quicos e do comportamento humano dizem que paix√£o √© uma insanidade impercept√≠vel na mente ou no pensamento do indiv√≠duo que, uma vez vindo √† tona, causa danos irrepar√°veis. Outros ainda afirmam que paix√£o √© a degenera√ß√£o do amor. Degenera√ß√£o √© a passagem de um estado natural a outro inferior.

Leia com aten√ß√£o II Samuel 13:1-20, sobre o ocorrido com Amon e Tamar, para se ter uma id√©ia do que a paix√£o faz com as pessoas. Amon adoeceu de paix√£o por Tamar. Suas imagina√ß√Ķes devassas e seus desejos perversos pela irm√£ ficaram fora de controle. Amon enganou a seu pr√≥prio pai, que, sem saber de seus planos, deu ordens para que Tamar cuidasse dele enquanto estivesse doente.

Tamar sem suspeitar de nada, preparava refei√ß√Ķes e levava para o irm√£o que estava acamado. Ao ficar sozinho com a irm√£ no quarto, o desejo insano de Amon se inflamou. Quando Tamar se aproximou da cama para lhe dar comida, ele a agarrou com veem√™ncia e consumou o estupro.

Depois de ter cometido tal loucura, Amon mandou que Tamar fosse embora. Lançar fora uma mulher violentada, é pior do que a humilhação e o constrangimento do próprio estupro

Segundo as Escrituras, Amon cometeu dois crimes: estupro e incesto ao mesmo tempo -

Levítico 20:17. Os resultados do desvario de Amon violando a lei, ofendendo a Deus e ferindo os direitos do próximo, foram devastadores. Um desses resultados foi a vingança da humilhação de Tamar, por parte de Absalão, executando a morte de Amon - II Samuel 13:23-32.

Outro exemplo digno de ser lembrado para definir paix√£o, pode ser visto em G√™nesis 34:1-7, onde se l√™ a triste hist√≥ria de Siqu√©m e Din√°. Siqu√©m possu√≠do de intensa paix√£o e desvario seduziram e violentaram a jovem Din√°, filha √ļnica de Jac√≥. A louca paix√£o de Siqu√©m por Din√° resultou no assassinato em massa na tribo de Hamor pelos filhos de Jac√≥, para vingar a humilha√ß√£o da irm√£.

PAIX√ÉO √Č PRODUTO DO VELHO HOMEM

"N√£o reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obede√ßais √†s suas paix√Ķes‚ÄĚ- Romanos 6:12.

O viver do homem antes duma experi√™ncia real com a pessoa de Jesus Cristo, √© de ignor√Ęncia e insensatez, sujeito a toda sorte de paix√Ķes. O homem natural, sem a vida de Cristo, possui inclina√ß√£o para o mal; sua perversidade √© inata, e est√° em plena atividade em seus pr√≥prios atos. No texto a seguir, Paulo lembra a Tito, seu amado irm√£o em Cristo, sobre as condi√ß√Ķes deplor√°veis que eles viviam antes de conhecerem o Evangelho:

‚ÄúPois n√≥s tamb√©m, outrora, √©ramos n√©scios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paix√Ķes e prazeres, vivendo em mal√≠cia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros‚ÄĚ- Tito 3:3.

As paix√Ķes causam conflitos e promovem guerras entre os homens. O pior inimigo do homem est√° dentro dele. A natureza maligna com suas sutilezas pecaminosas, e suas paix√Ķes infames, √© a causadora de todas as desgra√ßas na vida do ser humano. Esta √© a raz√£o pela qual a Escritura nos adverte:

‚ÄúAmados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paix√Ķes carnais, que fazem guerra contra a alma‚ÄĚ- I Pedro 2:11.

Os desejos f√≠sicos n√£o s√£o errados em si mesmos, mas, s√£o pervertidos pela natureza humana pecaminosa. A express√£o paix√Ķes carnais, referida no texto supracitado, inclui tanto os pecados do corpo, como todos os outros que s√£o relacionados com a natureza humana deca√≠da, descritos em G√°latas 5:19-21.

A vida humana √© passageira, √© contingente, √© incerta, est√° sujeita √† dissolu√ß√£o e ao desaparecimento a qualquer momento. Por isso a Escritura nos exorta a vivermos conforme a vontade de Deus, e n√£o segundo as nossas paix√Ķes:

‚ÄúPara que, no tempo que vos resta na carne, j√° n√£o vivais de acordo com as paix√Ķes dos homens, mas segundo a vontade de Deus‚ÄĚ- I Pedro 4:2.

A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos, e cheguem ao pleno conhecimento da verdade - I Timóteo 2:4.

A vontade de Deus é que todos os homens se arrependam - Atos 17:30.

A vontade de Deus é que todos os homens deixem seus maus caminhos, seus pensamentos iníquos, e se convertam a Cristo - Isaías 55:7.

A vontade de Deus é que todos os homens tenham fé em Jesus - João 6:40.

A vontade de Deus é que ninguém se perca - João 6:39.

A vontade de Deus é que todas as pessoas sejam agradecidas - I Tessalonicenses 5:18.

A vontade de Deus é que todas as pessoas sejam santas - I Tessalonicenses 4:3. 

A vontade de Deus √© que todos os homens fujam ‚Äúdas paix√Ķes da mocidade, sigam a justi√ßa, a f√©, o amor e a paz com os que, de cora√ß√£o puro, invocam o Senhor‚ÄĚ- II Tim√≥teo 2:22.¬†

A vontade de Deus √© que todos os homens creiam na sua morte e ressurrei√ß√£o em Cristo, com diz a Escritura; e n√£o sejam ‚Äúarrogantes, murmuradores,¬† descontentes, andando segundo as suas paix√Ķes, por motivos interesseiros‚ÄĚ- Judas 16.

O AMOR √Č FRUTO DO ESP√ćRITO

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio - Gálatas 5:22-23.

Express√Ķes referentes ao amor √°gape, aparecem no Novo Testamento por mais de cem vezes. O amor fhileo aparece por vinte e cinco vezes. Mas, no que se refere ao amor eros, que significa amor sensual, n√£o se encontra no Novo Testamento.

Isso não significa que o sexo seja errado em si mesmo, mas o homem em sua natureza humana pecaminosa, com suas atitudes infames e torpes,  é que faz o sexo pervertido.

O amor é a virtude essencial em todo o relacionamento humano, principalmente na vida sexual das pessoas, desde que esteja em conformidade com os ensinamentos de Deus nas Escrituras. Deus é amor - I João 4:8, e do amor nascem todas as virtudes.

O AMOR √Č A FONTE DE TODO O BEM

O amor é maior de todas as virtudes cristãs, é mais importante do que a fé e a esperança - I Coríntios 13:12. Sem o amor nada somos.

O amor não consiste em mera emoção; mas, é uma qualidade da alma, mediante a qual o indivíduo ama o próximo como a si mesmo. O amor é a disposição do caráter que leva a pessoa a considerar o seu semelhante com afeição, com respeito, com estima, com justiça e compaixão.

O AMOR √Č UMA DAS EVID√äNCIAS DO NOVO NASCIMENTO

O amor é a essência do Evangelho. Daí, o testemunho vivo das Escrituras a respeito daquele que nos deu o maior exemplo de amor:

“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor de seus amigos- João 15:13

√Č o amor de Cristo em n√≥s que nos impele a amar uns aos outros. Agostinho afirmou com muita sabedoria: ‚ÄúUm cora√ß√£o que ama incendeia outro.

AMOR VERSOS PAIXÃO

‚ÄúAinda que eu fale a l√≠ngua dos homens e dos anjos, se n√£o tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o c√≠mbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conhe√ßa todos os mist√©rios e toda a ci√™ncia; ainda que eu tenha tamanha f√© ao ponto de transportar montes, se n√£o tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que eu entregue o meu pr√≥prio corpo para ser queimado, se n√£o tiver amor, nada disso me aproveitar√°‚ÄĚ- I Cor√≠ntios 13:1-3.

A palavra paixão não está expressa em I Coríntios 13. Entretanto, no comentário a seguir, ela é usada para mostrar a grande diferença entre amor e paixão.

O amor √© paciente, a paix√£o √© agitada, inquieta. O amor √© benigno, a paix√£o √© maligna. O amor n√£o arde em ci√ļmes, a paix√£o √© ciumenta, ressentida. O amor n√£o se ufana, n√£o se ensoberbece, a paix√£o √© arrogante, ostentosa e soberba. O amor n√£o se conduz de modo inconveniente, n√£o falta com o decoro, a paix√£o √© indecorosa, oposta √† sensatez e a dec√™ncia. O amor n√£o procura os seus interesses, n√£o busca benef√≠cio pr√≥prio, a paix√£o quer levar vantagem e proveito em tudo. O amor n√£o se exaspera, n√£o se irrita, a paix√£o √© agitada, impetuosa e violenta. O amor n√£o se ressente do mal, a paix√£o se sente ofendida e magoada por qualquer coisa. O amor √© santo, a paix√£o √© impura e s√≥rdida. O amor √© divino, a paix√£o √© terrena, √© mundana. O amor outorga a vida, a paix√£o mata. Enfim, o amor tudo sofre, tudo cr√™, tudo espera, tudo suporta; a paix√£o n√£o admite sofrimento, √© incr√©dula, n√£o espera e nada tolera. O amor cresce ao ser desfrutado, a paix√£o se desgasta. O Amor jamais acaba, a paix√£o dura pouco tempo.

Por isso meus amados, o Senhor Deus nos exorta a fugir apressadamente de todas as formas de paix√Ķes e concupisc√™ncias: ‚ÄúFoge, tamb√©m, das paix√Ķes da mocidade.

Segue a justi√ßa, a f√©, o amor e a paz com os que, de cora√ß√£o puro, invocam o Senhor‚ÄĚ- II Tim√≥teo 2:22.

Por tradição, ou por não conhecer a verdade, muitos usam a palavra paixão no lugar do amor, com a intenção de estar fazendo uma coisa boa, de estar agindo de maneira justa e legal. Muitas vezes ouvimos alguém dizer que está apaixonado por uma determinada pessoa. O sentido correto seria dizer que, o seu amor por aquela pessoa é real e verdadeiro.

Portanto, se alguém lhe disser: Estou apaixonado por você; saiba, porém, que isso não é amor, é obsessão cega, interesseira e egoísta. Não seja tolo, fuja às pressas, rapidamente. Que bom seria  se todas as pessoas  pudessem dizer: Amor sim, paixão não.

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Minist√©rio Internacional Casa do Senhor. © 2003-2018 Todos os direitos reservados. ®