Abandonando a Maledicência

   

‚ÄúDespojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledic√™ncias, desejai ardentemente, como crian√ßas rec√©m-nascidas, o genu√≠no leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salva√ß√£o.‚ÄĚ (1 Pedro 2:1-2)

Este texto fala sobre o crescimento espiritual. E o apóstolo Pedro, usando uma figura, diz que quando nascemos de novo, somos semelhantes a uma criança recém nascida. E assim como essa criança precisa de alimento para se desenvolver, ele diz que nós também precisamos de crescimento. Só que, diferente da criança que precisa apenas do acréscimo do alimento, ele está aqui dizendo que nós não apenas precisamos desejar o alimento, mas também que algumas coisas na nossa vida precisam ser tiradas, alguns impedimentos que precisam ser removidos.

BUSQUEMOS O LEITE E CRESÇAMOS

E Deus tem me guiado de uma maneira muito clara a reconhecer nestes dias que há um grande impedimento para o nosso crescimento. Há um grande impedimento para o crescimento da igreja de uma forma coletiva, que nos impede de provar mais a graça de Deus e esse impedimento precisa ser arrancado da nossa vida; ele precisa ser deixado de lado, ele precisa ser abandonado.

Embora o apóstolo Pedro fale sobre vários impedimentos, o tempo e a nossa necessidade nos leva tratar de um só deles: A MALEDICÊNCIA.

MALEDICÊNCIA SIGNIFICA DIZER  MAL OU FALAR MAL

Como crentes em Jesus, somos advertidos a abandonar esta pr√°tica:

‚ÄúAgora, por√©m, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indigna√ß√£o, maldade, maledic√™ncia, linguagem obscena do vosso falar.‚ÄĚ (Colossenses 3:8)

‚ÄúLembra-lhes que se sujeitem aos que governam, √†s autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra, n√£o difamem a ningu√©m; nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens.‚ÄĚ (Tito 3:1-2)

Os crentes daquela época não eram diferentes de nós; sabiam muito bem o que é esse problema, de você emitir opinião, fazer julgamentos, interpretar à sua maneira, ou levar à frente algo que alguém já te trouxe... Isto era um problema que eles também tinham, que eles também enfrentavam, e que a Bíblia nos exorta a tomar um posicionamento firme quanto a ele.

Eu quero falar sobre algumas coisas ligadas à maledicência e tentar te ajudar a ver com mais clareza o quanto Deus leva a sério este assunto.

UMA QUEST√ÉO DE CAR√ĀTER

Em primeiro lugar, quero afirmar para você que do ponto de vista de Deus, deixar a maledicência é uma questão de caráter.

Em 1 Tim√≥teo cap 3 verso 1 ao 10 diz: "ESTA √© uma palavra fiel: se algu√©m deseja o episcopado, excelente obra deseja. Conv√©m, pois, que o bispo seja irrepreens√≠vel, marido de uma mulher, vigilante, s√≥brio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; n√£o dado ao vinho, n√£o espancador, n√£o cobi√ßoso de torpe gan√Ęncia, mas moderado, n√£o contencioso, n√£o avarento; que governe bem a sua pr√≥pria casa, tendo seus filhos em sujei√ß√£o, com toda a mod√©stia
¬†(Porque, se algu√©m n√£o sabe governar a sua pr√≥pria casa, ter√° cuidado da igreja de Deus?); n√£o ne√≥fito, para que, ensoberbecendo-se, n√£o caia na condena√ß√£o do diabo. Conv√©m tamb√©m que tenha bom testemunho dos que est√£o de fora, para que n√£o caia em afronta, e no la√ßo do diabo. Da mesma sorte os di√°conos sejam honestos, n√£o de l√≠ngua dobre, n√£o dados a muito vinho, n√£o cobi√ßosos de torpe gan√Ęncia; Guardando o mist√©rio da f√© numa consci√™ncia pura. E tamb√©m estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreens√≠veis."

O apóstolo Paulo cita alguns critérios que os líderes devem ter em suas vidas.

Ele come√ßa falando dos presb√≠teros e suas esposas, depois ele fala dos di√°conos e das suas esposas. E entre estas muitas caracter√≠sticas, diz o seguinte: ‚ÄúDa mesma sorte, as mulheres sejam s√©rias, n√£o maldizentes, temperantes e fi√©is em tudo.‚ÄĚ (1 Tim√≥teo 3:11)

Ele diz que elas não devem ser maldizentes. Ele estabelece isto como um traço de caráter, um requisito de Deus para que alguém seja estabelecido em uma posição de liderança.

Muitas vezes, o nosso posicionamento √© de separar o que √© um ‚Äúpecad√£o‚ÄĚ e o que √© um ‚Äúpecadinho‚ÄĚ; e acabamos tolerando algumas coisas que n√£o deveriam ser toleradas. E n√£o estou falando s√≥ sobre falar mal de pessoas; muitas vezes falamos mal de uma circunst√Ęncia, falamos mal de um momento, alguns chegam a falar mal de si mesmo.

Deus me levou a um texto que mostra que esta quest√£o de n√£o ter na nossa vida a maledic√™ncia √© algo que Deus olha como um tra√ßo de car√°ter que Ele n√£o negocia. Veja o caso de Jos√©. N√≥s n√£o temos muitas por√ß√Ķes b√≠blicas sobre a pessoa de Jos√©, que se casou com Maria, e que foi o pai de Jesus, mas n√≥s sabemos que Deus precisava escolher uma pessoa descente, honrada, que pudesse ser um exemplo e um espelho para o Senhor Jesus na sua cria√ß√£o. Se fosse algu√©m com o car√°ter deturpado, se fosse algu√©m cheio de desvios de comportamento, ele n√£o seria um bom espelho para o Senhor Jesus (E mesmo ele n√£o sendo o pai biol√≥gico, ele seria o espelho dentro de casa).

A B√≠blia n√£o fala muito sobre a pessoa dele, de suas virtudes, mas praticamente uma das √ļnicas que √© mencionada, foi uma das coisas que Deus usou mais fortemente para impactar meu cora√ß√£o nesse assunto.

‚ÄúOra, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua m√£e, desposada com Jos√©, sem que tivessem antes coabitado, achou-se gr√°vida pelo Esp√≠rito Santo. Mas Jos√©, seu esposo, sendo justo e n√£o a querendo infamar, resolveu deix√°-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: Jos√©, filho de Davi, n√£o temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado √© do Esp√≠rito Santo. Ela dar√° √† luz um filho e lhe por√°s o nome de Jesus, porque ele salvar√° o seu povo dos pecados deles‚ÄĚ(Mateus 1:18-21)

Quero que você pare e pense um pouco comigo.

A B√≠blia diz que quando Jos√© ouve a not√≠cia de que Maria est√° gr√°vida, eles eram noivos. A palavra desposado significa comprometido antes do casamento. Um estava comprometido ao outro; ele estava aguardando o casamento e como um homem de Deus, ele espera o casamento antes de se envolver com sua mulher. Mas, de repente, ele ouve a not√≠cia: Maria est√° gr√°vida! Sabe que n√£o foi ele e, nunca se ouviu falar nem antes, nem depois, de algu√©m ter concebido do Esp√≠rito Santo... Ent√£o tente imaginar Jos√© cogitando, qual a probabilidade do que possa ter acontecido. Na mente dele era uma coisa s√≥ que se passava: Maria o tinha tra√≠do, o tinha rejeitado, tinha quebrado a alian√ßa antes mesmo dela ser definitivamente estabelecida. √Č l√≥gico que isto n√£o aconteceu de fato, mas at√© que Jos√© recebesse um esclarecimento de Deus, foi o que pensou.

Se ele abrisse a boca dizendo que ela estava gr√°vida, pela lei de Mois√©s ela poderia at√© ser apedrejada. Jos√© poderia ceder ao esp√≠rito vingativo, ao rancor, ao ci√ļme. Ele podia no m√≠nimo ter defendido seu lado, mas a B√≠blia diz que Jos√© era homem justo, e porque ele era justo, n√£o queria difama-la, ent√£o ele intenta deixa-la secretamente. Em sua mente ele estava dizendo: acabou. S√≥ que preferia sair de fininho, para n√£o complicar a vida dela. Ela ainda estava pensando isso, quando o anjo do Senhor apareceu a ele explicando o que estava de fato acontecendo.

Agora responda com sinceridade: você acha que José tinha motivos para falar de Maria ou não? Na mente dele antes que ele soubesse o que aconteceu, era esta a interpretação. Ele poderia ter se achado no direito de falar. A maioria de nós não perderia uma chance dessas para acabar com a outra pessoa! Ele poderia no mínimo ter buscado o direito de se explicar, mas a Bíblia diz que havia nele um traço de caráter, que ao meu entender foi uma das coisas que levou Deus a escolhe-lo para exercer o papel que exerceu.

Imagino Deus vasculhando a terra atr√°s de um homem descente para ser exemplo ao seu Filho... e me pergunto: o que levou Deus a colocar seus olhos em Jos√© e dizer: ‚Äú√© de algu√©m assim que Eu preciso, algu√©m que tinha a oportunidade e a possibilidade de destruir a vida de algu√©m, mas decide fechar os seus l√°bios, e diz simplesmente que se recusa a difamar‚ÄĚ.

Difamar (ou infamar): Significa espalhar m√° fama, falar mal.

Ent√£o, quando a Palavra de Deus est√° tocando em um assunto como este, eu acredito que n√≥s precisamos considerar e dizer: ‚Äúisso √© uma coisa mais s√©ria do que a gente normalmente acha que √©‚ÄĚ. O pecado da maledic√™ncia tem ferido muito a Igreja do Senhor, uma vez que Deus se move muito na unanimidade. O Novo Testamento mostra que quando havia unanimidade o Esp√≠rito Santo vinha com tudo, mas quando a maledic√™ncia, a fofoca, o mexerico e o diz-que-me-diz come√ßam a correr solto no nosso meio, n√£o h√° como se manter a unidade. E quando a unidade vai embora, vai-se com ela a grande possibilidade de estarmos debaixo de uma grande visita√ß√£o de Deus.

Se nós queremos ver Deus agir, nós vamos precisar que Deus trabalhe esse traço de caráter na nossa vida.

O Senhor Jesus tamb√©m foi muito enf√°tico no serm√£o do monte: ‚ÄúBendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam‚ÄĚ (Lucas 6:28).

Bendizer: Significa falar bem.

Esta foi a ordem do Senhor: fale bem dos que te maldizem, dos que falam mal de você. E ore pelos que te caluniam, pelos que estão inventando histórias sobre você. O Senhor Jesus nos advertiu a não jogar o mesmo jogo!

‚ÄúAh! mas fulano tamb√©m est√° falando‚ÄĚ, diriam muitos. Mas Jesus est√° dizendo para voc√™ n√£o jogar o mesmo jogo! Se algu√©m falou mal de voc√™, fale bem dele! ‚ÄúAh! mas ele est√° me caluniando‚ÄĚ... Ent√£o ore por ele!

A grande verdade √© que quando Deus diz para n√£o falar mal dos outros, Ele n√£o est√° pensando nos outros, Ele est√° pensando em voc√™. Porque falar mal de quem quer que seja, prejudica a voc√™ e n√£o necessariamente a outra pessoa. Praticar a maledic√™ncia √© acionar uma lei espiritual que vai te colocar em desvantagem, que vai te trazer preju√≠zo. Ent√£o, quando Ele diz, ‚Äún√£o fale mal‚ÄĚ, Ele n√£o est√° tentando proteger a outra pessoa de quem voc√™ falaria, Ele est√° tentando proteger voc√™.

 Esta é uma ordem e é um mandamento do Senhor Jesus, e Ele espera que nós sigamos aquilo que Ele mandou.

QUEM EST√Ā POR TR√ĀS

Talvez o grande problema da maledic√™ncia √© quem est√° por tr√°s dela. N√≥s falamos em primeiro lugar sobre tra√ßo de car√°ter, e agora eu quero mostrar o que est√° por tr√°s dela. Quando o ap√≥stolo Paulo estava dando instru√ß√£o sobre quais vi√ļvas deveriam ser socorridas, faz uma afirma√ß√£o sobre o comportamento de algumas que ele n√£o aprovava:

‚ÄúAl√©m do mais, aprendem tamb√©m a viver ociosas, andando de casa em casa; e n√£o somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que n√£o devem. Quero, portanto, que as vi√ļvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e n√£o d√™em ao advers√°rio ocasi√£o favor√°vel de maledic√™ncia. Pois, com efeito, j√° algumas se desviaram, seguindo a Satan√°s.‚ÄĚ (1 Tim√≥teo 5:13-15)

Ele diz: Tim√≥teo, tome cuidado com as que est√£o nesta posi√ß√£o, porque elas v√£o se tornar ociosas, andando de casa em casa, falando o que n√£o conv√©m... E a express√£o que ele usa √© ‚Äúalgumas j√° se desviaram, seguindo ap√≥s Satan√°s‚ÄĚ. A B√≠blia est√° dizendo que quem instiga maledic√™ncia √© Satan√°s e os seus dem√īnios, ele √© quem est√° por tr√°s disto! Quando a B√≠blia diz que elas se tornam intrigantes, est√° chamando elas de promotoras de intrigas. Trata-se de gente que est√° gerando contenda, confus√£o no meio do povo de Deus. E Paulo √© muito taxativo e diz: ‚Äúelas est√£o seguindo a Satan√°s‚ÄĚ!

Voc√™ n√£o pode dar outro nome a isso. E ainda tem gente que diz: ‚ÄúAh, pastor, foi s√≥ uma falhazinha, afinal de contas eu tamb√©m sou humano‚ÄĚ. Pois √© querido, os humanos s√£o a prefer√™ncia de Satan√°s, para disseminar a semente e o mal dele, ele escolhe pessoas como voc√™ e eu, porque ele sabe que muitas vezes n√≥s somos suscept√≠veis √† instiga√ß√£o dele...

‚ÄúOra, a l√≠ngua √© fogo; √© mundo de iniq√ľidade; a l√≠ngua est√° situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e n√£o s√≥ p√Ķe em chamas toda a carreira da exist√™ncia humana, como tamb√©m √© posta ela mesma em chamas pelo inferno.‚ÄĚ (Tiago 3:6)

A B√≠blia diz que nossa l√≠ngua √© posta em chamas pelo inferno, ou seja, pelos poderes das trevas! Quando falamos mal uns dos outros, estamos dando lugar ao Diabo. N√£o h√° meio termo nem outra explica√ß√£o para isto. Esta √© umas das raz√Ķes pelas quais mais devemos correr deste pecado. Mas al√©m disto, ainda h√° as conseq√ľ√™ncias...

ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS

Em certa ocasião, o apóstolo Paulo comentou que algumas pessoas o estavam acusando de ter falado algumas coisas que ele não tinha de fato falado, e afirma:

‚ÄúE por que n√£o dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condena√ß√£o destes √© justa.‚ÄĚ (Romanos 3:8)

Ele estava dizendo: ‚ÄúEu nunca falei isso, eles colocaram estas palavras na minha boca, e porque eles est√£o me difamando, dizendo que eu disse algo (mesmo n√£o tendo dito), a condena√ß√£o deles √© justa‚ÄĚ. O texto fala de condena√ß√£o, e isto n√£o pode ser visto como coisa boa!

E quantos de nós já não fizemos isso?

Muitas vezes ou√ßo crentes dizendo: ‚Äúfulano falou isto‚ÄĚ! E pergunto: ‚Äúvoc√™ ouviu dele‚ÄĚ? Normalmente a resposta √©: ‚ÄúN√£o! Mas ouvi de uma fonte segura‚ÄĚ... Ent√£o acrescento: ‚Äúsim, que tamb√©m ouviu de outra fonte segura, que ouviu de outra fonte segura, e sabe-se l√° quantas fontes seguras tem no meio disto tudo‚ÄĚ!

Provavelmente voc√™ j√° tenha brincado de telefone sem fio, e sabe que cada conto aumenta um ponto. Sabe, √© assim que n√≥s vamos promovendo o mal. E eu acredito que a maioria de n√≥s, os crentes, n√£o falamos mal s√≥ pelo gosto de falar mal. N√£o inventamos o que estamos falando de mal; normalmente s√£o interpreta√ß√Ķes e equ√≠vocos, mas s√≥ o fato de estarmos espalhando, se n√£o estamos falando o que devia, pode nos colocar sob condena√ß√£o!

Al√©m disto, a maledic√™ncia nos rouba b√™n√ß√£os de Deus. O Salmo cap 140 verso 11 diz que o maldizente n√£o se estabelecer√° na Terra. Essa era uma das maiores promessas de Deus desde o in√≠cio: ‚Äúvoc√™ vai se estabelecer na terra que o Senhor Deus te d√°, voc√™ vai prosperar, voc√™ vai ter isso e aquilo‚ÄĚ, mas o texto diz que os maldizentes n√£o ter√£o esta b√™n√ß√£o.

E o pior é que isto é como uma bola de neve, quanto mais rola, mais cresce!

‚ÄúEvita, igualmente, os falat√≥rios in√ļteis e profanos, pois os que deles usam passar√£o a impiedade ainda maior. Al√©m disso, a linguagem deles corr√≥i como c√Ęncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto.‚ÄĚ (2 Tim√≥teo 2:16-17)

A B√≠blia diz que os que est√£o nisto passar√£o a uma impiedade ainda maior. N√£o h√° como interromper esse processo depois que voc√™ come√ßa. A B√≠blia diz que isso corr√≥i, cresce como c√Ęncer, s√£o c√©lulas mortas, cancer√≠genas, crescendo no corpo e estragando aquilo que Deus projetou para funcionar de forma adequada.

A Escritura nos mostra que as conseq√ľ√™ncias s√£o s√©rias, que se trata de um pecado grave. Quando o ap√≥stolo Paulo fala de alguns pecados que impedem as pessoas de herdar o reino de Deus, inclui os maldizentes na lista:

‚ÄúOu n√£o sabeis que os injustos n√£o herdar√£o o reino de Deus? N√£o vos enganeis: nem impuros, nem id√≥latras, nem ad√ļlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladr√Ķes, nem avarentos, nem b√™bados, nem maldizentes, nem roubadores herdar√£o o reino de Deus.‚ÄĚ (1 Cor√≠ntios 6:9-10)

Jesus também afirmou que do coração do homem procede muitos dos pecados e incluiu a blasfêmia na lista:

‚ÄúPorque de dentro, do cora√ß√£o dos homens, √© que procedem os maus des√≠gnios, a prostitui√ß√£o, os furtos, os homic√≠dios, os adult√©rios, a avareza, as mal√≠cias, o dolo, a lasc√≠via, a inveja, a blasf√™mia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males v√™m de dentro e contaminam o homem.‚ÄĚ (Marcos 7:21-23)

Blasfemar: Significa falar mal, infamar.

Jesus colocou a blasfêmia junto com a prostituição, o homicídio e o furto. Mas em nossa mente tentamos desassociar tais pecados e nos convencer que não é assim tão sério. Não podemos negar. A Palavra de Deus nos mostra que a maledicência causa um estrago muito grande no meio da igreja de Cristo, é por isso que nós precisamos abandona-la, é por isso que nós precisamos deixa-la de lado, se queremos experimentar o que Deus prometeu e o que Ele disse que faria, nós temos que deixar de lado o que impede o nosso crescimento e impede o crescimento dos outros.

‚ÄúO homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.‚ÄĚ (Prov√©rbios 16:28)

Criamos tantos problemas com a nossa língua! Se a domássemos, a maior parte deles acabaria:

‚ÄúSem lenha, o fogo se apaga; e, n√£o havendo maldizente, cessa a contenda.‚ÄĚ (Prov√©rbios 26:20)

Uma das conseq√ľ√™ncias mais graves em nossa vida √© que a maledic√™ncia abre espa√ßo para que o diabo tenha autoridade de ferir nossas vidas. A maledic√™ncia √© uma brecha, uma legalidade para Satan√°s nos ferir. Falando de Israel no deserto e que essas coisas nos servem de exemplo, Deus diz:

‚ÄúNem murmureis, como alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.‚ÄĚ (1 Cor√≠ntios 10:10)

Tem muito crente sendo ferido pelo diabo. Não porque a proteção de Deus não seja eficaz, mas porque abre brechas com sua própria língua bifurcada. Se você não tem conseguido deter os ataques do diabo contra sua vida, sugiro reexaminar seu comportamento nesta área, pois a probabilidade de falharmos nela é grande!

PRIVADOS DA PRESENÇA DIVINA

Quando tratava comigo nesta área, o Senhor falou ao meu coração que a maledicência, além de fazer de nós um canal de Satanás, ainda nos rouba a presença de Deus.

‚ÄúQuem, SENHOR, habitar√° no teu tabern√°culo? Quem h√° de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justi√ßa, e, de cora√ß√£o, fala a verdade; o que n√£o difama com sua l√≠ngua, n√£o faz mal ao pr√≥ximo, nem lan√ßa inj√ļria contra o seu vizinho‚ÄĚ (Salmos 15:1-3).

Este texto não só nos revela que para estar na presença do Senhor precisamos vencer este pecado, como também traz um pouco mais de luz sobre este tipo de erro. O texto fala de dois tipos de pecado da maledicência: ativo e passivo. O que difama com a língua é o ativo, e o passivo é o que ouve.

Porque quando você ouve o maldizente (mesmo se você não fala nada) também está pecando por cumplicidade: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR. Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado." (Levítico 19:16-17)

Logo, quando emprestamos o ouvido a um maldizente estamos participando do mesmo pecado. E isto nos priva da presença de Deus.

Se você observar Efésios cap 4 verso 29 que fala sobre não entristecer o Espírito Santo, vai perceber que o versículo anterior e o posterior retratam pecados cometidos com a língua. Logo, se queremos uma vida cheia do Espírito, é preciso corrigir isto. Portanto, evite a maledicência. Você faz isso de duas formas: evitando a maledicência e também evitando o maldizente

EVITANDO FALAT√ďRIOS E FALADORES

‚ÄúE tu, √≥ Tim√≥teo, guarda o que te foi confiado, evitando os falat√≥rios in√ļteis e profanos e as contradi√ß√Ķes do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da f√©.‚ÄĚ (1 Tim√≥teo 6:20)

Assim como o justo não se assenta na roda dos escarnecedores, precisamos também cuidar para que não nos enredemos por este pecado. Mas eu não só evito pecar com minha boca, como também evito pecar cedendo meus ouvidos à maledicência. As Sagradas Escrituras nos ensinam a evitar os maldizentes:

‚ÄúMas, agora, vos escrevo que n√£o vos associeis com algu√©m que, dizendo-se irm√£o, for impuro, ou avarento, ou id√≥latra, ou maldizente, ou beberr√£o, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.‚ÄĚ (1 Cor√≠ntios 5:11)

Desta forma, venceremos e continuaremos a crescer no Senhor.

 



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