Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:16

Vergonha

Vergonha
Leitura estimada 22 min

 

VERGONHA
 
 
Jer. 6:15 (RA) Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor.
 
O PROCEDER DA VERGONHA
 
A vergonha, a culpa, e a condenação são parecidas, no sentido de que esses sentimentos estão ligados ao pecado. Contudo, diferem quanto ao seu grau, duração e magnitude.
 
A vergonha é um sentimento intenso de angústia, que faz com que você queira desaparecer; extrema humilhação e remorso; um desespero intenso devido a um constrangimento miserável.
 
A culpa é o reconhecimento que você fez algo errado, geralmente por causa de um pecado específico.
 
Condenação é ser sentenciado (condenado) por se fazer algo errado.
 
A vergonha é mais profunda do que a culpa. Não é baseada em se fazer alguma coisa errada; é mais um sentimento de dor na alma por estarmos errados no âmago do nosso ser. A vergonha é mais cortante do que a condenação, onde a realidade do julgamento é mentalmente temida, mas vem de um árbitro externo. Quando temos vergonha, sentimos tangivelmente nossa própria depravação, em uma auto-percepção intensa.
 
Com esta definição, qual é o beneficio da vergonha na vida dos redimidos? A sua presença debilitante não deve ser levada em consideração, ou Deus a utiliza - até mesmo a requere? É uma questão de auto-piedade, ou algo que vem do Espírito Santo?
 
O CASO A FAVOR DA VERGONHA       
 
1 Cor 15:34 (RA) Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não tem conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa.
 
1 Cor 6:5 (RA) Para vergonha vo-lo digo...
 
Eze. 16:63 (RA) para que te lembreis, e te envergonhes...
 
Salmo 69:5,7 (RA) Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas... Pois tenho suportado afrontas por amor a ti, e o rosto se me encobre de vexame.
 
Heb. 12:2 (Phi) ...Pois ele mesmo agüentou a cruz e não levou a sua vergonha em consideração [NVI: desprezando a vergonha] por causa do regozijo que ele sabia que viria após seus sofrimento...
 
O CASO CONTRA A VERGONHA
 
Isa. 54:4 (RA) Não temas, pois não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade...
 
Joel 2:27 (RA) Sabereis que estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e não há outros; e o meu povo jamais será envergonhado.
 
1 Ped. 2:6 (RA) Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será de modo algum envergonhado".
 
É preciso que entendamos que estas e outras Escrituras que são "contra" a vergonha contém promessas futuras - proferidas para mostrar o caminho e dar esperança. Em outras palavras, estes textos prometem que não seremos envergonhados se nos alinharmos com Deus e permanecermos nele até o fim. Mesmo assim, estes versículos existem; não deviríamos nos esforçar para obter estas promessas?
 
RECUSANDO O TRATAMENTO
 
A vergonha é boa ou ruim? é útil ou destrutiva? Em doses pequenas ou grandes? E qual é a relação entre a vergonha e o amor?
 
Jer. 3:3 (RA) Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de prostituta, e não queres ter vergonha.
 
Em estudos anteriores, nós falamos sobre convicção e condenação [nota da tradutora: estes dois estudos ainda não foram traduzidos] e como elas levam ao arrependimento. A convicção é mostrada na Escritura como a primeira obra do Espírito, e a condenação é a sentença (justiça) de Deus em nossa natureza pecaminosa. Espero que isto seja claro, pois é um benefício prático de nossos reflexos espirituais, pois nos trazem de volta a Cristo quando nos pegamos "na carne".
 
Jer 6:15 (BLH) Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum. Eles nem sabem o que é sentir vergonha e por isso vão cair como outros tem caído...
 
A vergonha pode também ser usada para a nossa santificação, e é bom que entendamos isso. Por exemplo, muitas vezes hesitamos em olhar atentamente para a nossa inclinação ao pecado, porque sentimos um profundo senso de vergonha... e portanto, nos distraímos para que a dor possa ser temporariamente aliviada. O sermão acabou, a sessão chegou ao término e quando nos afastamos do espelho, não lembramos como realmente estávamos.
 
Pode ser que parte do romance de Deus tenha o objetivo de nos preparar para que sejamos uma noiva que "fique vermelha". Certamente temos muito que ficar vermelhos, se deixarmos que o Espírito nos escrutine.
 
Mas "a carne" ODEIA este corar de vergonha mais do que qualquer outra coisa! Isto atinge o nosso egoísmo de uma forma muito dolorosa. Então, por que deviríamos agüentar sentimentos tão terríveis?
 
REAÇÕES DE DEUS
 
Lucas 5:8 (BLH) Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
"Senhor, afaste-se de mim, pois sou pecador!"
 
A reação de Simão Pedro é uma reação comum que ocorre quando temos um encontro real com Deus. Ao ver Jesus, ele ficou "arruinado" por causa da percepção magnificada de sua depravação; ele estava tão longe da glória de Deus.
 
Uma coisa é brincarmos com palavras e nos enganarmos a respeito de nossa condição diante daquele que é Santo; é bem diferente quando nos deparamos com Sua bondade pura. O que pensávamos que queríamos, agora faz com que nos sintamos como nada.
 
Quando a bondade está entrelaçada com a maldade, é mais fácil de se engolir, mais fácil de se relacionar com ela. Mas quando a bondade é pura, ela se torna estranha a nós. E nós sabemos que Deus é poderoso, mas quando experimentamos Seu poder, nossa própria insuficiência vem à tona. Nossa tendência é de nos afastarmos daquilo que mais desejamos.
 
Jesus não deixou Simão Pedro sem uma resposta, apesar de sua honesta reação. Ele pronunciou palavras de conforto e o chamou para ser um apóstolo. A força de vontade de Pedro chocou-se com uma vontade maior. Mas a "reação" de Pedro permaneceu intacta, para que ele passasse, futuramente, por um "tratamento" mais profundo. Somos melhores do que Simão Pedro? Temos uma necessidade menor de sermos salvos do que ele? Não teremos que ser curados deste mesmo problema no futuro, mesmo depois de ouvirmos palavras de conforto? Mesmo depois de confessarmos a Cristo? Mesmo depois de andarmos em comunhão íntima com o nosso Senhor?
 
O PROBLEMA DA AUTO-CONFIANÇA E DO ORGULHO
 
Luc. 22:31-34 (Phi) "Ó, Simão, Simão, você sabia que Satanás pediu para ter vocês todos peneirados como o trigo? - mas eu orei por você para que não perca sua fé. Sim, quando você retornar, você deverá animar seus irmãos." Pedro lhe disse, "Senhor, eu estou pronto a ir para a prisão, ou até mesmo morrer com você!" "Eu te digo, Pedro," replicou Jesus, "antes do galo cantar hoje, você negará que me conhece três vezes!"
 
Pedro era um falador, confiante em si mesmo. Como nós, ele tinha inclinações a fazer grandes promessas a Deus, mas na hora do "vamos ver", ele falhava, levando-o à dor da vergonha.
 
Lucas 22:59-62 (Phi) "Eu estou convencido que este homem estava com ele..." "Homem," replicou Pedro, "eu não sei o que você está falando". E imediatamente, enquanto ainda falava, o galo cantou. O Senhor virou-se e olhou Pedro diretamente nos olhos, e as palavras que o Senhor lhe falou passaram pela sua mente... "Você me negará..." ... e ele [Pedro], saiu e chorou amargamente.
 
Nesse processo sombrio de humilhação, talvez possamos entender mais profundamente como Deus irá trabalhar para que a carne não se glorie na Sua presença.
 
Você quer dizer, conosco? Será?
 
O MÉTODO USADO POR DEUS PARA QUE NOS TORNEMOS BONS AMANTES
 
Eze. 16: 54,58-61 (RA) "para que leves a tua ignomínia e sejais envergonhada por tudo oque fizeste... As tuas depravidades e as tuas abominações tu levarás, diz o Senhor. Porque assim diz o Senhor Deus: Eu te farei a ti como fizeste, que desprezaste o juramento, invalidando a aliança. Mas eu me lembrarei da minha aliança, feita contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna. Então te lembrarás dos teus caminhos, e te envergonharás ...
 
Estas falhas vergonhosas são verdadeiramente lamentáveis, mas Jesus levou-as sobre si, para Pedro e para nós também. Eles estava completamente ciente do impacto emocional que o incidente teria em Pedro quando seus olhos se encontraram. Ele sabia tudo isso com antecedência. E não foi por capricho ou por acaso, mas sim o jeito como tudo foi planejado. Ele deliberadamente escolheu este caminho e "levou na cabeça" por nós, porque nossas almas precisavam especificamente deste medicamento.
 
Jer. 31:19 (RA) Na verdade, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito; fiquei envergonhado, confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade.
 
DA GLÓRIA PARA A VERGONHA E DE VOLTA PARA A GLÓRIA
 
Em Romanos 9-11, Paulo nos dá uma sinopse sobre como Deus lida com a Israel natural (esta "geração" - ou descendentes) e a Israel espiritual (a igreja), colocando as duas em um confronto temporário - mas ainda, traçando o destino de Deus para cada uma. No final (onde estaremos entrando agora) Paulo esta "nas alturas", considerando a majestade do plano de Deus - tão cheio da mente de Cristo, que ele está para "explodir" nos versículos 33-36. Mas antes de fazê-lo, ele se refere a um ponto essencial no plano de Deus para com judeus e gentios, que é um resumo da sabedoria de Deus.
 
Romanos 11:32 (Phi) Deus colocou todos os homens juntos na prisão da desobediência, para que ele possa mostrar misericórdia para todos eles.
Rom. 11:32 (Wey) Pois Deus trancou todos na prisão da incredulidade, para que Ele possa ter misericórdia de todos.
Rom. 11:32 (Jer) Deus encerrou todos na desobediência para a todos fazer misericórdia.
Rom. 11:32 (NVI) "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!" "Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" "Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?" Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
 
O que levou Paulo a este êxtase festivo? Como pode ser que o fato da vergonha de todos nós sermos penosamente desobedientes se torna louvor e glória a Deus?
 
RESPOSTA: A DIFERENÇA ENTRE O FARISEU E O BOM AMANTE
 
Lucas 7:36-38 (RA) Convidou-o uns dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento.
 
Lucas 7:39-40 (RA) Ao ver isto, o fariseu que o convidara, disse consigo mesmo: Se este for a profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre.
 
Lucas 7:41-43 (BLH) Jesus disse: - Dois homens deviam dinheiro a um homem que costumava emprestar. Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinqüenta, mas nenhum dos dois podia pagar ao que havia emprestado. Então ele perdoou as dívidas dos dois. Qual deles vai estimá-lo mais? -Eu acho que é aquele que devia mais -respondeu Simão. - Você está certo - disse Jesus.
 
Lucas 7:44-47 (BLH) Então virou-se para a mulher e disse a Simão. -Você está vendo esta mulher? Quando entrei, você não me ofereceu água para lavar os pés, porém ela os lavou com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me beijou quando cheguei; ela, porém, não pára de beijar os meus pés desde que entrei. Você não arranjou azeite para a minha cabeça, porém ela derramou perfume nos meus pés. Afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas a pessoa a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.
 
"SINE QUA NON": SEM A QUAL NÁO É POSSÍVEL
 
Rom. 11:32-33 (NVI) Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos. 'Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!'
 
Vamos ser claros a este respeito: o pecado é abominável - para nós e para Deus - mas tem um propósito. É terrível, mas Deus sente a dor ainda mais do que nós. Então, por que, em Sua soberania, Deus permite que "entremos numa fria", especialmente se Ele Mesmo sente a dor mais agudamente do que nós? Será que esta é realmente a melhor maneira de termos nossas feridas curadas? Será que este é o tratamento necessário para trabalhar numa alma que pode e mostra verdadeira paixão eterna para Deus?
 
Lucas 7:47 (Phi) É por isso que eu digo que seus pecados, ainda que muitos, são perdoados; porque ela tem tamanho amor. Mas o homem que tem pouco a ser perdoado, tem somente um pouco de amor para dar.
 
Perceba aqui, que Jesus não está contente com um caso positivo; pelo contrário, ele enfatiza o caso negativo. Aqueles que são perdoados pouco estão em uma posição desavantajada quando se trata de amar outras pessoas. Estranho!
 
Então, quando somos expostos por Deus, porque estamos tão profundamente encurralados pelo pecado, nos achamos ao mesmo tempo envergonhados e alegres. Afinal de contas, Deus nos tornou "bons amantes". E Ele sabia exatamente como fazê-lo. Certamente, não foi idéia nossa! Nós não O aconselhamos a agir desta forma!
 
O PROCEDER DO "MUITO AMOR"
 
Ao ver este cenário, somos movidos a beijar copiosamente os seus pés e enxugá-los com os nossos cabelos. Que o fariseu veja isso e fique indignado. Pois nós sabemos de onde Ele nos salvou, e sentimos a vergonha tão tangivelmente quanto a glória da Sua salvação.
 
Não queremos fazer outra coisa, a não ser louvar Seu Santo Nome por ter-nos salvo de uma maneira tremenda. Que eles olhem e vejam que estamos extasiados com nosso Salvador.
 
Salmo 40:1-3 (RA) Esperei confiantemente no Senhor; e ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.
 
Salmo 40:5 (BLH) Ó Eterno, meu Deus, tu tens feito grandes coisas por nós. Não há ninguém como tu! Tens feito muitos planos maravilhosos para o nosso bem. Ainda que eu quisesse, não poderia falar de todos eles, pois são tantos, que não podem ser contados.
 
Perceba que Davi, assim como Paulo, entra em um êxtase e louvor - em virtude da mesma revelação que "levou" Paulo à presença de Deus: a vergonha da nossa própria necessidade.
 
O RESÍDUO DA VERGONHA E A ETERNIDADE DO AMOR
 
Antes, nossas tentativas para amar eram efêmeras e inconstantes. Claro que tivemos bons momentos, e sempre esperamos que haja mais, contudo nossa duplicidade vem à tona novamente. Como poderíamos ter pensado que isso seria suficiente? Será que Deus iria usar uma "varinha de condão" e nos enganar para nos curar? Não, Ele não é assim. Sua solução é justa e verdadeira, e funcionará para sempre.
 
Além de reconhecermos que pecamos (culpa) e que Deus nos vê (condenação), sentir vergonha por cause DE QUEM SOMOS, também é bom para nós. Isso transforma os instintos de nossos corações e destrói todo ídolo de nossa auto-suficiência.
 
Rom. 7:24 (NVI) Miserável homem que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
 
A vergonha é a "escola do amor" em Cristo. Será que caímos fora antes de nos formar? Ainda ficamos vermelhos de vergonha?
 
1 Jo. 1:8-10 (RA) Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmo nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós.
 
AME-ME COMO VOCÊ O FEZ NO COMEÇO?
 
De princípio, foi a vergonha que nos encaminhou ao amor e perdão de Cristo. Mas nós nos tornamos endurecidos, cauterizados, até mesmo insolentes. Onde está o instinto de vergonha que nos levou a Cristo? Será que podemos amar ao Senhor como o fizemos no início?
 
Apoc. 2:2-5 (RA) Conheço as tuas obras, assim o teu labor como a a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
 
O EXEMPLO DO MESSIAS
 
Heb. 12:2 (Phi) ...Pois ele mesmo suportou a cruz e não ligou para a sua vergonha porque ele sabia o regozijo que viria após seu sofrimento...
Heb. 12:2 (RA) ...Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia...
Heb 12:2 (Jer) ...Jesus, que, em vez da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e se assentou à direita do trono de Deus.
 
Fil. 2:5,8-9 (Phi) Que sua atitude em relação à vida seja como a do próprio Jesus Cristo... Ele se humilhou, vivendo uma vida de total obediência, ao ponto de morrer, e a morte que morreu foi a de um criminoso comum. É por isso que Deus o levantou às alturas, e lhe deu o nome acima de todos os nomes.
 
A vergonha é o ferir a nossa carne com a verdade de Deus para levá-la à morte.
 
O PROCEDER DA VERGONHA
 
Se nós quisermos realmente ver, Deus revelará gloriosamente a MANEIRA por Ele utilizada para nos salvar. Ele não é somente "justo" e "verdadeiro" abstratamente, ou "no geral". O Seus caminhos são igualmente justos e verdadeiros.
 
Dan. 4:37 (RA) "Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.
 
Apoc. 15:3 (NVI) E cantavam o cântico de Moisés [uma canção profética sobre as falhas de Israel], servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: "Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, Rei das nações".
 
Atos 5:41 (BLH) Os apóstolos saíram... muito contentes porque Deus os havia achado dignos de sofrer insultos por causa do nome de Jesus.
 
A VERGONHA E A SOBERANIA DE DEUS
 
Nós somos persuadidos pelas Escrituras que Deus tem em mente repreender toda a carne, e quer deixar bem claro sobre a eleição destes últimos dias. Isso Será consumado na reconciliação final de Israel, após Deus mostrar ao mundo quão degradantes eles são.
 
Esta grande demonstração da prerrogativa de Deus será com certeza o ápice da revelação sobre eleição, e Ele está mandando o mesmo fogo sobre a igreja antes de mandá-lo sobre Israel, para que possamos ser igualmente purificados. Muitos dos textos prévios estavam falando sobre Israel.
 
Somos menos apóstatas do que os judeus? Temos mais discernimento? Somos mais obedientes, tendo em vista as riquezas que temos no Messias? A verdade é que, mesmo com tais vantagens, nós blasfemamos o nome do Senhor mais abundantemente e com menos arrependimento.
 
Se o "tratamento de vergonha" é suficiente para Israel em grandes doses (e a dose maior ainda está por vir), então nós na igreja deviríamos nos regozijar por estarmos recebendo o mesmo tratamento. Na realidade somos os "primeiros frutos".
 
A VERGONHA DA IGREJA
 
A igreja moderna parece dividida em dois campos: aquele que pensa que qualquer coisa que parece ser sobrenatural é de Deus, sem testá-las ou discerni-las (os "assanhados"), e os outros que até prefeririam que Deus não os incomodassem agora que estão "salvos" (os "frígidos"). Cada grupo justifica-se através de comparações feitas sobre os excessos do grupo contrário. · medida que esta patologia continua, cura e unidade parecem pouco prováveis, pois estamos caindo nos barrancos existentes à margem do caminho estreito.
 
"Uma casa dividida não fica em pé", disse o Senhor. Levando isso em consideração, somente Deus pode nos salvar da tempestade que está por vir. Ele nos disse com antecedência - assim como ele disse a Pedro - que ele com certeza cairia - e este episódio parece ser necessário para que Deus "salve-nos de uma maneira tremenda". Contudo, é uma coisa difícil de ser encarada.
 
Mat. 26:75 (Phi) ...e ele [Pedro] saiu e chorou amargamente.
 
Nossa base para nos vangloriarmos - o obra completa de Cristo - agora se tornou o zênite do horror da nossa vergonha. Não há qualquer tipo de desculpa, pois mostramos falta de fé e desobediência, a despeito de todo encorajamento e advertência que nos foram dados. Mas as boas novas - a chama sobrenatural de esperança - é que nossa vergonha será usada para a Sua glória.
 
A VERGONHA DA CONGREGAÇÁO
 
Sofonias 2:1-3 (BLH) Pense bem e tome juízo, povo sem-vergonha, antes que vocês sejam levados embora como a palha que desaparece num só dia; antes que a ira furiosa do Deus Eterno caia sobre vocês; antes que chegue o dia da ira do Deus Eterno. Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no dia da ira do Deus Eterno.
 
Oséias 5:15-6:2 (RA) Irei [O Senhor], e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados... "Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou, e nos sarará; fez a ferida, e a ligará. Depois de dois dias nos revigorará; ao terceiro dia nos levantará, e viveremos diante dele".
 
Dá para sentir? É o sofrimento inacabado do Messias. Deus fará Sua eleição mais vividamente conhecida através de tamanha vergonha.
E, se a igreja se afasta de tais riquezas até mesmo agora, então devemos dar boas vindas ao "tratamento" dado por Deus àqueles a quem Ele tanto ama, a ponto de humilhá-los, para depois os exaltar em tempo oportuno. Será que este é o treinamento apropriado para aqueles servos escolhidos para ministrar encorajamento e proteção ao povo a quem Deus tanto ama, ao ponto de humilhá-los para enfim os exaltar nas alturas?
 
Lucas 22:32 (NVI) Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça . E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos.


www.casadosenhor.com.br

Este estudo lhe edificou? Compartilhe!

Mais Estudos

Viva em União!

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3


Conecte-se conosco

Este trabalho é totalmente voluntário!

Precisamos de sua ajuda para manter este trabalho no ar.

"E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui." Gálatas 6:6

Utilizamos cookies para possibilitar e aprimorar sua experiência em nosso site, de acordo com nossa Política de Cookies.