SENHOR, TIRA DE MIM A SOBERBA!

A HUMILDADE DE JESUS E A SOBERBA DO DIABO

JESUS, SENDO SENHOR, SE FEZ SERVO. 
Satanás, sendo servo, quis ser Deus.

“A soberba precede a ruína, o Espírito arrogante vem antes da queda.” Provérbios 16:18

 

Quando Deus criou o homem, o colocou em um ambiente de vida, totalmente natural... Deus podia ter colocado o homem em um sistema de vida, que para nós seria “moderno e perfeito.”

Criou o homem com natureza sem conhecimento do mal: sem cobiça, sem soberba, sem ganância, sem vaidades, ...

Estava em ambiente totalmente natural, desprovido de todo arsenal, que chamamos hoje de “era evoluída” com sua tecnologia e ciência (isso não era o plano de Deus para o homem).

Mas que o homem vivesse totalmente da provisão de Deus (dependente de Deus): o homem estava nu, não sentia frio, por que Deus criou um ambiente (clima) de conforto mesmo, em um universo, que para nós era “arcaico.”

Mas, o homem não tinha enfermidades, dores, e seus sentimentos eram puros (nem enxergava sua nudez), porque não havia nenhum sentimento mau.

Selados pelo mal - satanás induziu o homem a ter estes sentimentos.

PRECISAMOS NOS VIGIAR , em todo tempo, para não estarmos pensando mal ou tendo sentimentos ruins por alguém [mesmo quando esse alguém quer o nosso mal]

SENTIMENTOS MAUS POR ALGUÉM É FALTA DE AMOR; É DESPREZAR AO PRÓXIMO.

E todo o homem sofre com esses sentimentos malignos, de desprezo a si mesmo e ao próximo.

Correndo atrás da ‘soberba da vida’, o vazio que Satanás coloca no coração dos homens, no mundo de conquista e perfeição.


Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É arrogância, altivez; a autoconfiança exagerada.

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1 João 2:16

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.” Isaías 64:6

SE TENTARMOS NOS JUSTIFICAR PELAS OBRAS HUMANAS, VAMOS MURCHAR COM AS INIQUIDADES = DE FALTAR COM AMOR E A MISERICÓRDIA.


A soberba cega, despreza, é ingrata, egoísta. Porque  “só ela quer ser” -  ela é dominadora. Sempre com pretensões próprias e malignas.

O desprezo é totalmente maligno: leva ao ato de superioridade, de ter “o melhor”; de orgulho de ser, de “só ele é melhor!”

DESPREZO   – “Ninguém Faz Nada Direito”; “Tudo Porcaria”, “Isso É Lixo”, “Isso Não Presta”, “Porque Eu Faço Melhor”, “Que Eu Sou O Melhor”, “O Que Eu Faço É Melhor”, “Eu Toco Melhor”, “Eu Canto Melhor”, “Deus Me Usa Melhor”...Tomamos o Formato da Vanglória, pois O Mundo Valoriza O Ser’  e  ‘O Ter.’

COMO MÁQUINAS ” - PARA PRODUZIR PARA O MUNDO E SUAS PERFEIÇÕES; O MUNDO E SEUS VALORES.

Desprezamos as vidas, e colocamos mais valor em “o que ela podia produzir de melhor.”
Não estamos interessados nas almas, mas sim, nos valores que elas podem nos oferecer...
As pessoas são “um nada”, ...mas se ela produzir algo que é rentável, aí é que tem valor!
Como animais de força (de carga) - se já não temos mais força, somos descartados.


LOUVADO E GLORIFICADO SEJA O NOME DO NOSSO DEUS!

QUE LEVOU JESUS AO DESPREZO, PARA NOS RESGATAR DA SOBERBA, E NOS TRANSFORMAR NA SUA HUMILDADE.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos;  e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente  ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si;  e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas e le foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.  Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas;  cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. ” Isaías 53:3-6

 

QUEM  TEM NOS “TIRADO DO LIXO” E NOS FEITO FILHOS DE DEUS??!!
Mesmo sendo lixo do mundo, Deus não nos desprezou!

Antes nos recebeu, e trabalhou com Seu Espírito em nós, nos ensinando, tirando a nossa incapacidade, colocando Seus dons em nossas vidas, nos adornando e nos valorizando!

 

A humildade do Senhor Jesus, que sendo Deus, se fez homem desprezado, e está buscando “a escória”, “as coisas desprezíveis”, néscia [sem valor para uma sociedade “rica”, “perfeita”, “intelectual”], e os têm tornado filhos de Deus, participantes da vida eterna.

A SOBERBA E O DESPREZO SÃO TOTALMENTE OPOSTOS À HUMILDADE DE DEUS, QUE FAZ SEU FILHO SER DESPREZADO PARA SERMOS HUMILDES NELE!

SERÁ QUE TEMOS FEITO NOSSOS FILHOS SEREM HUMILDES? OU ESTAMOS CRIANDO CRIATURAS SOBERBAS PARA O MUNDO?!!

 

JESUS NOS ENSINA: APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE!

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;” Filipenses 2:3-9

Precisamos parar de “sugar as vidas”, mas sim, oferecer o conhecimento e amor de Cristo.

“A sabedoria ministra o temor do Senhor, e a humildade antecede a honra.” Provérbios 15:33

 

O SENHOR JESUS, SENDO DEUS, LAVOU OS PÉS DOS SEUS DISCÍPULOS!
O Senhor Jesus nos ensina, que precisamos renunciar a nós mesmos, e tomar a forma de servo.

“Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e a minha face, aos que me arrancavam a barba; não escondi o rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.” Isaías 50:6

Mas só vamos conseguir,  se,  Verdadeiramente, os dons espirituais estiverem em nossa vida: a paciência, a longanimidade, a benignidade; tirando a soberba, e se revestindo da humildade de Jesus.

Só o Espírito Santo pode fazer a nossa natureza carnal, morrer.

Precisamos nos render, e buscar o conhecimento de Jesus. E não “conhecimentos de homens”, que só criam a soberba!

Éramos incapazes de herdar o reino de Deus. Mas, Jesus nos tornou capaz!
Precisamos entrar na brecha da incapacidade das pessoas, para Deus torná-la capaz!

“Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.) Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a Ele. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.) Oferecei sacrifícios de Justiça, e confiai no Senhor. Muitos dizem: quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” Salmos 4:2-8

 

DEUS NOS COMPROU , POR PRECIOSO PREÇO , NÃO POR OURO OU PRATA,  MAS PELO PRECIOSO SANGUE DE JESUS , QUE SENDO NÓS PECADORES, NOS VALORIZOU, PARA TERMOS A ETERNIDADE COM ELE, PARA SERMOS PERFEITOS PARA ELE, EM BOAS OBRAS, E  NÃO PARA SERMOS SOBERBOS PARA O MUNDO!

“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” 2 Coríntios 11:3

APRENDENDO A TOMAR NOSSA CRUZ - SÍMBOLO DE VERGONHA.
- Quando a honra vem de Deus, e não dos homens. 
- Quando nossa honra está em ser humilde, diante de Deus e dos homens... 
- Quando nossa honra está em suportar as fraquezas dos fracos;
- Quando nossa honra está em ser desprezado pelos homens;
- Quando nossa honra está em levar o vitupério de Jesus (vergonha);
- Quando nossa honra está em levar a Verdade do Evangelho;
- Quando nossa honra está em enfrentar o pecado e formos maltratados.

A cruz nos ensina a crucificar nossa soberba, intolerâncias e o desprezo que temos, e nos faz ressuscitar com Cristo, em humildade, colocando a esperança que lapida, como pedra preciosa, para Deus.

“Do mesmo modo, jovens, sede submissos aos mais velhos. E, todos vós, igualmente, tratai com humildade uns aos outros, porquanto, Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. 1 Pedro 5:5

“A sabedoria ministra o temor do Senhor, e a humildade antecede a honra”. Provérbios 15-33

“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34:18)

SENHOR, AJUDE-NOS A ABRIR NOSSO ENTENDIMENTO, PARA NÃO FICARMOS PRESOS À NOSSA SOBERBA E ÀS CONCUPISCÊNCIAS DO MUNDO, MAS ILUMINA O NOSSO CORAÇÃO A VIVERMOS PELA SUA HUMILDADE.

Deus abençoe.
Pastor Carlos Alberto Daniluski - Mensagem do Dia - 19/10/2019

 



www.casadosenhor.com.br
Salvar em PDF
Compartilhar

Estudos Bíblicos. Rádio Web Nova Vida - Bíblia Online

Ministério Internacional Casa do Senhor. © 2003-2019 Todos os direitos reservados. ®